Cutelaria
- Tanaka-bjj
- Contato:
Re: Cutelaria
Show de bola o tópico aprendi bastante sobre facas gosto muito de acampar e tem alguns modelos interessantes.
- Queixodevidro
- Contato:
Ganhei de presente da minha futura ex-namorada essa faca de cozinha, chef, etc. A marca é Fortis Brasil, do RS, disseram que a lâmina é alemã. Não é lá essas facas que tem aqui, custou umas 100 lascas, mas gostei da empunhadura, do peso (não é muito leve como as outras que tenho). Só que ela comprou numa feira medieval que teve aqui e disseram pra ela que não pode cortar cebola com essa faca. Ela não soube explicar porque. Aí fiquei grilado, porque cebola é a coisa que mais se corta na cozinha ué. Será que ela oxida? Outra coisa, vi os vídeos sobre amolar faca, mas são profissa demais e não vi ninguém falando de chaira, ela não é ideal pra amolar? Eu só uso isso, ou a beirada da pia.

A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
Queixodevidro escreveu:Ganhei de presente da minha futura ex-namorada essa faca de cozinha, chef, etc. A marca é Fortis Brasil, do RS, disseram que a lâmina é alemã. Não é lá essas facas que tem aqui, custou umas 100 lascas, mas gostei da empunhadura, do peso (não é muito leve como as outras que tenho). Só que ela comprou numa feira medieval que teve aqui e disseram pra ela que não pode cortar cebola com essa faca. Ela não soube explicar porque. Aí fiquei grilado, porque cebola é a coisa que mais se corta na cozinha ué. Será que ela oxida? Outra coisa, vi os vídeos sobre amolar faca, mas são profissa demais e não vi ninguém falando de chaira, ela não é ideal pra amolar? Eu só uso isso, ou a beirada da pia.
Queixo, se ela eh de carbon-steel e dependendo do tipo deste, a lamina tende a descolorar/escurecer rapido se voce cortar coisas acidicas como limoes e cebolas... (sim aco rico em carbono eh mais duro porem tem facilidade em oxidar)
Tente esperar ate a lamina naturalmente descolorar para um cinza/azulado. Voce pode cortar os alimentos acima, mas tente limpar a lamina imediatamente apos, com uma toalha umida e depois outra seca... Senao voce vai ficar com a lamina toda manchada. (E pode sair um odor estranho tambem nas primeiras vezes... nao estranhe)

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
- Queixodevidro
- Contato:
Opa, valeu demais armlock! Vou mais devagar com isso então. Cheiro até que não percebi, mas vou ficar atento. Obrigado parceiro.armlock escreveu:Queixo, se ela eh de carbon-steel e dependendo do tipo deste, a lamina tende a descolorar/escurecer rapido se voce cortar coisas acidicas como limoes e cebolas... (sim aco rico em carbono eh mais duro porem tem facilidade em oxidar)
Tente esperar ate a lamina naturalmente descolorar para um cinza/azulado. Voce pode cortar os alimentos acima, mas tente limpar a lamina imediatamente apos, com uma toalha umida e depois outra seca... Senao voce vai ficar com a lamina toda manchada. (E pode sair um odor estranho tambem nas primeiras vezes... nao estranhe)
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
Comprei uma guepardo hunter de natal para mim mesmo.

Boa empunhadura, feita interiça,muito afiada.
Gostei da faca

Gostei da faca

- Raphael Shaka
- Contato:
Site confiável para compras? O facaseespadas não tem quase nada em estoque.
Viciado não é doente 

- Chet Baker
- Contato:
Excelente tópico, me interesso muito pelo tema.
Tenho uma pequena coleção de canivetes, mas não sei como postar as fotos do meu computador.
Alguém conhece algum site que hospede fotos gratuitamente?
Tenho uma pequena coleção de canivetes, mas não sei como postar as fotos do meu computador.

Chet eu uso o imgur.com eh muito prático.Chet Baker escreveu:Excelente tópico, me interesso muito pelo tema.
Vc tb pode conectar via tapa talk no fórum q vc consegue postar fotos da memoria do seu celular q ele UPA sozinho.
Ps: Demorei uma vida para responder mas a presepada do Patrick ajudou a desenterrar o tópico

Hall escreveu:Comprei uma guepardo hunter de natal para mim mesmo.
Gostei da faca
linda faca!

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
Por acaso estava checando um tipo de lamina hoje ( qual a diference entre um Wharncliffe Blade e um sheepsfoot blade) e me deparei com esse guia de facas (em ingles).
Quer saber a finalidade dos diferentes formatos de laminas? Diferentes tipos de mechanismos que prendem a lamina em "folding knives", tamanhos, custos, marcas, etc?
De uma olhada nesta pagina e tire suas duvidas.. Nao eh nada muito sofisticado, mas responde o basico para quem quer conhecer as variedades existentes:
http://www.knife-depot.com/learn/pocket ... _of_blades" onclick="window.open(this.href);return false;
Divirtam-se.
Quer saber a finalidade dos diferentes formatos de laminas? Diferentes tipos de mechanismos que prendem a lamina em "folding knives", tamanhos, custos, marcas, etc?
De uma olhada nesta pagina e tire suas duvidas.. Nao eh nada muito sofisticado, mas responde o basico para quem quer conhecer as variedades existentes:
http://www.knife-depot.com/learn/pocket ... _of_blades" onclick="window.open(this.href);return false;
Divirtam-se.

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
- RicardoBJJ
- Contato:
muito legal esse guia! Obrigado!armlock escreveu:Por acaso estava checando um tipo de lamina hoje ( qual a diference entre um Wharncliffe Blade e um sheepsfoot blade) e me deparei com esse guia de facas (em ingles).
Divirtam-se.

armlock escreveu:Por acaso estava checando um tipo de lamina hoje ( qual a diference entre um Wharncliffe Blade e um sheepsfoot blade) e me deparei com esse guia de facas (em ingles).
Divirtam-se.
Valeuuu Mestrão!Muito obrigado!!! Retribuindo a gentileza ......
Livro "Facas Brasileiras", 2a edição
http://www.cutelariaartesanal.com.br/do ... _2a_Ed.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
fonte: http://www.cutelariaartesanal.com.br/bl ... 2a-edicao/" onclick="window.open(this.href);return false;
Está no ar a segunda edição do livro “Facas Brasileiras”, de autoria de Augusto J. S. Campello. Revisado e com nova diagramação, o livro é essencial para quem gosta do assunto, e vem lançar luz sobre um tema ainda bastante desconhecido em nosso país. O blog do autor fica em http://facasbrasileiras.blogspot.com, e o livro pode ser baixado e distribuído livremente, com os devidos créditos. Uma obra pioneira, fruto de anos de pesquisa, que não pode deixar de ser lida e relida.

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
- Chet Baker
- Contato:
Obrigado Hall pela dica.
Eu tenho uma (bem) pequena coleção de canivetes. Normalmente quando viajo, costumo trazer um canivete tradicional do local. Minha mais recente aquisição foi uma “navaja” espanhola Muela, em aço damasco, comprada em Toledo.

1 – Muela (Espanha): lâmina em aço damasco e cabo de chifre de cervo;
2 – Laguiole (França): cabo de chifre de búfalo;
3 – Consigli (Itália) lâmina estilo fiorentina e cabo de chifre de boi;
4 – Wenger (Suíça): comemorativa dos 700 anos da Confederação Helvética;
5 – Benchmade 42 Bali-Song (EUA): lâmina em aço 154 CM e cabo em titânio;
6 – Benchmade e HK (EUA): lâmina estilo tanto em aço 154 CM;
7 – Spyderco Military Black (EUA): lâmina em aço CPM S30V e cabo em G-10;
8 – Victorinox (Suíça).
Eu tenho uma (bem) pequena coleção de canivetes. Normalmente quando viajo, costumo trazer um canivete tradicional do local. Minha mais recente aquisição foi uma “navaja” espanhola Muela, em aço damasco, comprada em Toledo.

1 – Muela (Espanha): lâmina em aço damasco e cabo de chifre de cervo;
2 – Laguiole (França): cabo de chifre de búfalo;
3 – Consigli (Itália) lâmina estilo fiorentina e cabo de chifre de boi;
4 – Wenger (Suíça): comemorativa dos 700 anos da Confederação Helvética;
5 – Benchmade 42 Bali-Song (EUA): lâmina em aço 154 CM e cabo em titânio;
6 – Benchmade e HK (EUA): lâmina estilo tanto em aço 154 CM;
7 – Spyderco Military Black (EUA): lâmina em aço CPM S30V e cabo em G-10;
8 – Victorinox (Suíça).

Boa Chet!
Adorei a ideia de ter uma faca de cada pais q visitar.
Vou fazer isso daqui para frente!
Comprei uma faca de cerâmica para a cozinha.
Bicha eh bem afiada e bonita, mas cheia de restrições para usar.
A minha eh essa aqui:

Adorei a ideia de ter uma faca de cada pais q visitar.
Vou fazer isso daqui para frente!
Comprei uma faca de cerâmica para a cozinha.
Bicha eh bem afiada e bonita, mas cheia de restrições para usar.
A minha eh essa aqui:

Eu tava querendo começar a colecionar. Alguem tem dicas de sites de facas industriais e artesanais?
Valeu
Valeu