Diversidade - Porque precisamos dela - Fu Manchu News

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
armlock
Contato:

Diversidade - Porque precisamos dela - Fu Manchu News

Mensagem por armlock » 05 Out 2014 15:45

Ok. Esse topico foi para tentar pescar o nosso colega Fu Manchu, cuja falta foi sentida "em outros pontos da Net", e outros equally minded interessados por ciencias sociais. Alem de descrever o porque lugares como esse forum ( assim como o PVT)nos enriquecem. Porque mesmo apos discussoes homericas sem chegar-se aparentemente a conclusoes unanimes, saimos com um sentimento de quer crescemos mentalmente?

Resposta: Diversidade.

Porque tanto governos como firmas tentam implementar (muitas vezes a forca ou de forma bastante controversial) diversidade nas universidades, escolas, firmas e outros ambientes produtivos?

A resposta, de forma simples, eh porque em testes controlados, grupos com diversidade entre os componentes repetidamente "outperform" concorrentes de composicao homogenea na solucao de problemas e em criatividade de solucoes.

Em testes monitorados de jury compostos de 6 membros caucasianos comparados com jury compostos de 4 caucasianos e 2 negros, invariavelmente foi encontrado que os jurys nao homogeneos discutiram uma variedade muito maior de evidencias durante a deliberacao, cometeram menos erros em lembrar de informacoes relevantes, e tinham niveis de incerteza maiores quanto a suas decisoes (quando mais conhecimento da sua possivel falibilidade, maior a incerteza, e maior a receptividade a novas informacoes.)
( http://ase.tufts.edu/psychology/sommers ... rs2007.pdf )

E a diversidade nao afeta apenas a solucao buscada. Afeta tambem a forma de cada individuo do grupo de pensar, rever e estruturar e expor seus proprios conhecimentos. E tambem de como encarar opinioes divergentes. Nos casos de jury acima, as melhoras em performance nao vieram pelos individuos negros trazerem informacao nova, mas porque os jurados caucasianos mudaram a forma de interpretar informacoes na presenca de jurados negros.

O acima eh um exemplo racial, mas diversidade pode ser vista de varias formas. Nao apenas o componente racial ou etnico, mas tambem sexo, idades, camadas sociais, religioes e quaisquer formas que possam trazer variacoes consistentes nas formas de encarar problemas e a forma de processar informacoes divergentes.

Um exemplo mais aplicado ao forum. Imaginem as velhas discussoes ateus vs. religiosos de que muitos aqui participavam. Se um religioso desavisado e acostumado a lidar apenas com outros religiosos (situacao homogenea) de sua mesma denominacao entrasse na discussao, invariavelmente era surpreendido por um grande choque cultural. Individuos que liam o topico e gradualmente se tornavam mais ativos, expressavam suas conviccoes de forma muito mais estruturada e com melhor compreensao dos seus propriso pontos fortes e fracos, fazendo as argumentacoes serem mais produtivas para ambos os lados. Para muitos fortalecia sua propria fe, para outros resultava em abandona-la (isso ja eh uma questao de funcionamento distinto de zonas cerebrais dominantes - outro assunto)

Enfim. Isso podia se tornar um livro :-@ , entao paro aqui e cedo a palavra. Exemplos de como a exposicao a ideias conflitantes com suas proprias conviccoes foram uteis (ou nao) sao benvindas. Ou seja la a direcao que quizerem dar ao topico..

Posta ai Fu ;)

Outras referencias interessantes (ingles): https://www.kellogg.northwestern.edu/~/ ... 11_13.ashx

http://www.hks.harvard.edu/var/ezp_site ... erence.pdf
Editado pela última vez por armlock em 05 Out 2014 20:17, em um total de 1 vez.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: Diversidade - Porque precisamos dela - Fu Manchu News

Mensagem por BrunoJJ » 05 Out 2014 16:34

Armlock mandando bem novamente! Leitura recomendada :ymapplause:
Imagem

Platini
Contato:

Mensagem por Platini » 05 Out 2014 18:22

Urso_Verde escreveu:Se o mundo todo fosse verde que graça teria
Graça nenhuma, viveriamos sempre com o fantasma da segundona nos cangotes.
:D

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Out 2014 21:45

Muito bom. Mas fico pensando se não há um limite para a heterogeneidade.
Deve haver um ponto a partir do qual a entropia prejudica a produtividade...
Imagina o júri com um evangélico, um muçulmano, um ateu e um satanista :)
Além disso, grupos são formados por afinidades ou por uma missão comum.
Acho que encontrar o equilíbrio em cada caso é a chave da boa diversidade.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 05 Out 2014 22:14

joaotavares escreveu: senti o baque nos meus primeiros meses de PVT nas discussões religiosas. .. ajudou a melhorar minha paciência e meu convívio com o contraditório. ...me forçar a a estudar cada vez mais a minha religião e os argumentos do "outro lado".
Hehe..O segredo do antagonismo eh nao ver o mesmo (nem exerce-lo) como um ataque pessoal, mas conceitual. Aqueles que conseguem se beneficiam do mesmo.

Marcial escreveu:Mas fico pensando se não há um limite para a heterogeneidade.
Deve haver um ponto a partir do qual a entropia prejudica a produtividade...
Voce toca em um aspecto interessante e em parte mostrado acima. Repare os powerpoint slides da minha ultima referencia. Nele eh mostrado que apesar da acuracia dos resultados do grupo heterogeneo seram bem maiores, a "percepcao" de efetividade entre os membros eh reduzida. Assim como ate a confianca dos membros nas suas conclusoes...

Ou seja ironicamente, os membros em grupos homogeneos confiam mais na validade dos seus resultados, embora na verdade estas conclusoes sejam menos acuradas que as dos grupos heterogeneos :-?? . Estes ultimos geralmente saem do processo com menos confianca e com a impressao de menor efficiencia no processo, entretanto os seus resultados obtidos sao mais acurados apesar dessa inseguranca e frustracao. ~x(

Agora, confesso desconhecer e teria que procurar informacao sobre como as diferentes constituicoes de um grupos afetariam a acuracia e se haveria um ponto de minimos retornos.
Imagem

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Out 2014 22:27

armlock escreveu: Ou seja ironicamente, os membros em grupos homogeneos confiam mais na validade dos seus resultados, embora na verdade estes apresentem sejam menos acurados que os dos grupos heterogeneos :-?? . Estes ultimos geralmente saem do processo com menos confianca e com a impressao de menor efficiencia no processo, entretanto os seus resultados obtidos sao mais acurados apesar dessa inseguranca e frustracao. ~x(
Nesse caso, acho que seria preciso avaliar o impacto de longo prazo da confiança na produtividade final...
É mais fácil e rápido decidir entre dois, que entre mil. Mas mil podem trazer mais força e inovação que dois.
armlock escreveu: Agora, confesso desconhecer e teria que procurar informacao sobre como as diferentes constituicoes de um grupos afetariam a acuracia e se haveria um ponto de minimos retornos.
Para mim, essa é a grande questão na gestão de equipes.
No futebol, seria o equivalente à escalação e à tática :)

Azulzinho
Contato:

Mensagem por Azulzinho » 06 Out 2014 00:30

Sempre marco alguns posts mentalmente para voltar e postar uma resposta mais elaborada, mas nesse não posso deixar de fazer um comentário off-topic:

Fico feliz em ver estes posts dos camaradas armlock e joaotavares! Embora comentasse pouco no tópico de ateísmo, lia muito, hehe.

Abraços!

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 06 Out 2014 00:46

Eddie Rock escreveu:Regra geral: a controvérsia somente reforça as minhas convicções. Nem por isso deixo de analisar opiniões contrárias. Elas servem para dar vazão aos meus argumentos. Acho que com todo mundo é assim.

Na verdade o topico tenta mostrar que a resolucao de problemas envolvendo diversidade de visoes em um grupo tende a produzir melhores resultados que quando o grupo possui um modo homogeneo de pensar. Nao tanto inferir sobre o efeito nas nossas conviccoes individuais...

Tenho que me retirar por hoje, mas deixo essa reflexao.

Se essa assercao que tu fizeste fosse verdadeira, "a grosso modo" voce ainda teria as mesma conviccoes de crianca. O fato de te-las mudado foi justamente por ter suas conviccoes expostas a controversias, testadas e violadas ao longo dos anos, forcando a evolucao das mesmas, e nao por teimar em manter as originais em face a controversia.

A percepcao as vezes eh de que nos eh que causamos as mudancas nas conviccoes, mas isso eh falso. Eh a intrusao da influencia alheia (seja direta ou indireta) que nos causa essa mudanca. Mesmo que seja passiva (apenas observacional). (A neuroscience esta mostrando que o processo de decisao nao eh consciente como imaginamos, mas sim um mero processamento deterministico, e que a consciencia eh um "pos-processador". Acabei de ler outro artigo sobre isso, talvez amanha post).

Boa noite para quem fica.
Imagem

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 06 Out 2014 01:45

Grande armlock! Obrigado pela lembrança! Eu estou digitando do celular agora e prometo olhar o topico com o carinho que merece. Mas já adianto que isso é um tapa na cara dos neoconsevadores europeus que batem tanto no multiculturalismo.

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 06 Out 2014 06:44

Uma equipe homegenica ou de que tente muito agradar o líder tende ao comodismo e ao pensamento comum.

Comodismo = baixo resultado
Pensamento comum = falta de inovação

Junta os dois e terá um desempenho muito abaixo do potencial do mercado.

Em relação a vendas eh lidar com a diversidade da equipe q traz resultados diferenciados, explorando oq cada um tem de melhor, e não montando um time igual.

Falo isso com base em 10 anos de gestão de equipes comerciais.

Belo tópico mestre armlock!
Imagem

Boxing
Contato:

Mensagem por Boxing » 06 Out 2014 08:11

Ótimo tópico e ótima discussão Armlock, parabéns!

Um grupo heterogeneo nas suas convicções com certeza ira gerar uma analise maior e com mais variedade de argumentos, mas acho que independente do nivel de conhecimento, cultura, classe social, raça ou qualquer coisa do tipo, depende mais dos indivíduos do grupo serem abertos a analisar novos pontos de vista para mudar/reforçar suas opiniões do que qualquer outra coisa. Conheço algumas pessoas inteligentes e com ótimo conhecimento porem que não estão "abertas" a receber novas ideias independente da argumentação usada, não querem ser uma metamorfose ambulante rs.

Bom tópico.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 06 Out 2014 11:44

Dia de prova em uma sala de aula, a professora entrega a prova com apenas uma questão com três figuras: a primeira continha uma garota com uma cesta na mão, a segunda mostra a mesma menina pegando frutas em uma árvore e a terceira, a mesma garota comendo as frutas com seus amigos. O objetivo da questão? Escrever uma história de acordo com as três figuras, a menina começa à imaginar como pudera desenvolver uma boa história de acordo com o pedido. No final da aula ela entrega a prova confiante que tirara uma boa nota. No dia seguinte ao chegar na sala de aula e ver sua prova, recebe um sermão da professora junto de sua nota 0, dizendo que a história imaginária não estava contida nas figuras portanto não fazia parte do contexto e que eles alunos, eram ensinados à retratarem apenas o que vissem, não para alimentar suas imaginações.

Parece estranha e até mentira esse acontecimento, porém é o que acontece na China, isso quem me disse foi uma moça chinesa que recebeu provas assim durante todo seu ensino básico.

Achei o assunto bastante pertinente e relacionado ao proposto no tópico, quando cheguei aqui logo notei a "inocência" desse povo, eles não têm malícia, criatividade, imaginação, e na universidade vemos em algumas aulas que temos nosso pensamento podado, mesmo sendo estrangeiros, porém tenho certeza que existe um momento em que eles deixam de serem "robôs" e passam a seres pensantes, enquanto ficar aqui tentarei encontrar esse "elo" que divide os dois tipos de pessoas que aqui existem.

De certo modo a população é toda homogênea, então não consigo mensurar até onde a heterogeneidade pode superar a homogeneidade, embora no meu caso acredito que o evoluo muito mais em ambientes diferenciados aos lugares comuns, porém não posso afirmar se isso é uma regra geral.

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 10 Out 2014 18:20

joaotavares escreveu:Excelente como sempre, amigo armlock.

Eu confesso que "senti o baque" nos meus primeiros meses de PVT nas discussões religiosas. Hoje, posso dizer, que aquele tópico "ateísmo" ajudou a melhorar minha paciência e meu convívio com o contraditório. Além de me forçar a a estudar cada vez mais a minha religião e os argumentos do "outro lado".

Abraço.
Ainda não desisti de você, nobre joaotavares! Conto contigo no lado negro do Ateísmo/Agnosticismo, Muawahuahauhauhuhau B-)
Imagem

Responder