Vergonha do Trabalho

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
JRGL
Contato:

Vergonha do Trabalho

Mensagem por JRGL » 06 Fev 2020 10:32

Com 22 anos fazia mestrado na Universidade Federal e era professor. Um orgulho pra família minha e da mineira.

Mas a vida girou. Tive que sair do emprego pra dedicar ao mestrado, mas perdi minha bolsa de mestrado 4 meses depois e me vi sem condições de me manter. 5 meses depois, mestrado trancado, nada na minha área, aceitei um emprego como operador de uma fábrica, ganhava pouco mais que 1 salário mínimo.

Acontece que aos 22 anos, os resquícios da mente adolescente apareceram, e eu tinha vergonha da situação. Era um desastre pra mim quando alguem perguntava como tava o mestrado ou o trabalho. Fora as críticas que ouvia de pessoas e até alguns familiares. Tinha vergonha até do uniforme que usava, evitava ao máximo alguma foto na empresa, com receio de alguém postar minha foto com o uniforme.

Na indústria cresci e fiz carreira. Não voltei pro mestrado ainda, mas estou bem. E vejo que não devia ter vergonha do meu trabalho. Era meu trabalho, e assim ganhava a vida. Hoje até me orgulho de toda a história.

Ja tiveram que aceitar empregos inferiores a área de formação e ja tiveram vergonha disso? Ja foram criticados pela família ou até zoados por causa de uma situação dessas? Acham normal alguém ter essa reação??

Raul Nutti
Contato:

Re: Vergonha do Trabalho

Mensagem por Raul Nutti » 06 Fev 2020 10:53

Já passei por isso sim
Me formei em Eng Sanitária e Ambiental, acabei assumindo a desentupidora que era do meu pai, basicamente faço tudo: dirijo caminhão, faço os serviços, administro, atendo telefone, corro atrás de documentação, etc

Quando comecei a faculdade eu já ajudava meu pai com isso, era muito comum os professores perguntarem quem tinha emprego na área e eu nunca dizia, pois achava que o que eu faço para o que um Eng faz era totalmente diferente. Mas para minha surpresa meus professores sempre se mostraram muito interessados na minha experientes profissional e isso acabou sendo muito útil principalmente na parte de instalações hidráulico prediais e Rede de coleta de esgoto, ao ponto do paraninfo na formatura me agradecer por tudo que colaborei com as aulas.

A verdade é que vergonha e inferioridade é um sentimento que parte da gente, quem levanta de manhã e trabalha até o fim do dia para poder viver costuma dar o devido valor a quem faz o mesmo.

Claro que tem toda uma cultura de gente esnobe que acha que quem faz trabalho braçal ou não vive enfiado num escritório é menos que eles, mas se você é seguro de si esse tipo de coisa não te aflinge. Tô cheio de colegas de faculdade terminando mestrado e não ganharam um real até agora, eu já tenho minha moto dos sonhos, meus hobbies, e mando na minha vida, chegar cansado e as vezes sujo em casa compensa

Não existe trabalho ruim, ruim é ter que trabalhar
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 06 Fev 2020 10:56

JRGL escreveu:
06 Fev 2020 10:32
Com 22 anos fazia mestrado na Universidade Federal e era professor. Um orgulho pra família minha e da mineira.

Mas a vida girou. Tive que sair do emprego pra dedicar ao mestrado, mas perdi minha bolsa de mestrado 4 meses depois e me vi sem condições de me manter. 5 meses depois, mestrado trancado, nada na minha área, aceitei um emprego como operador de uma fábrica, ganhava pouco mais que 1 salário mínimo.

Acontece que aos 22 anos, os resquícios da mente adolescente apareceram, e eu tinha vergonha da situação. Era um desastre pra mim quando alguem perguntava como tava o mestrado ou o trabalho. Fora as críticas que ouvia de pessoas e até alguns familiares. Tinha vergonha até do uniforme que usava, evitava ao máximo alguma foto na empresa, com receio de alguém postar minha foto com o uniforme.

Na indústria cresci e fiz carreira. Não voltei pro mestrado ainda, mas estou bem. E vejo que não devia ter vergonha do meu trabalho. Era meu trabalho, e assim ganhava a vida. Hoje até me orgulho de toda a história.

Ja tiveram que aceitar empregos inferiores a área de formação e ja tiveram vergonha disso? Ja foram criticados pela família ou até zoados por causa de uma situação dessas? Acham normal alguém ter essa reação??
A reação escrota de certas pessoas é normal. Infelizmente.

O que fazer nessas horas? Mandar um sonoro FODACY, afinal, quem paga suas contas é você, imagino, e aceitar uma posição a qual você mesmo sabe que naquele momento não era a ideal, mas lhe proporcionava uma certa autonomia pra tocar a vida, mostra que você tem caráter, e isso não tem preço.

Vergonha você deveria ter se tivesse que ficar a vida toda dependendo dos outros e não aceitando posição de trabalho dita inferior!
Imagem

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 06 Fev 2020 11:07

Eu tenho vergonha de não saber construir nada.

Estou ensaiando faz tempo fazer um curso de marcenaria, mas fico no ensaio, seja pela falta de tempo, seja por falta de escola. Me amarro em trabalhos com madeira, marchetaria, móveis antigos e talhados à mão; verdadeira arte. Gostaria também de aprender a fabricar cachimbos, um hobby q gosto e aprecio muito a estética das peças.

Ainda, gostaria de saber fabricar umas peças de alfaiataria masculina: paletós, coletes, calças e camisas, mas é outra profissão que não se acha quem ensina.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

o homem na estrada
Contato:

Mensagem por o homem na estrada » 06 Fev 2020 11:22

Montfort escreveu:
06 Fev 2020 11:07
Estou ensaiando faz tempo fazer um curso de marcenaria, mas fico no ensaio, seja pela falta de tempo, seja por falta de escola. Me amarro em trabalhos com madeira, marchetaria, móveis antigos e talhados à mão; verdadeira arte. Gostaria também de aprender a fabricar cachimbos, um hobby q gosto e aprecio muito a estética das peças.
Também me amarro, desde moleque montamos uma oficina como hobby em casa, o problema é que as ferramentas são caras d+
Vira e mexe vou pra lá fazer algumas coisas em madeira

Cachimbo eu só fiz um quadrado mas serviu kkkkk
Faz um cachimbo de espiga de milho tipo Missouri

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 06 Fev 2020 11:31

Ja recolhi lixo em Uma Empresa q trabalhava. Na epoca senti vergonha. Hoje sinto orgulho de ter feito isso.
Homem tem q esta disposto a fazer qualquer coisa desde que seja honesta para sustentar a ele e sua familia.

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 06 Fev 2020 11:38

Na verdade, ao meu ver, as pessoas que não tem vergonha de fazer algo tem mais tendência à prosperar.

Sou advogado e conheço muuuita gente fodida nesse meio, ou que ganha seus 1,5k ou 2k porque tem medo/vergonha de por a cara.

Tem muita gente rica que começou fazendo coisa considerada vergonhosa por quem já nasceu com uma boa condição financeira.

Irmã da minha avó começou a vida vendendo roupa batendo de porta em porta há vários anos atrás. A porra da véia hoje é milionááária e dá o sustento das gerações que vieram depois dela até hoje.

Um amigo do coroa, também de família sem condição, começou a vender sapato por conta própria.. maluco já colocou a loja dele, anda de carrão, tá construindo casa de praia e os caralho. Enquanto nego que tem vergonha fica ali num escritório trabalhando pros outros e ganhando mixaria.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 06 Fev 2020 12:10

sou formado, tenho especialização e nunca tive tão feliz com o q faço agora que é basicamente servir comida pros outros, limpar o banheiro, varrer o chão, entregar panfleto etc hahaha. claro que existe funcionário pra tudo isso, equipe, mas quando um funcionário falta quem mete a mão na privada pra limpar banheiro de cliente? quer o bonus de ser dono do teu trampo, tem que ter o onus da responsa de ser dono do teu trampo!
nunca tive tanta paz. chego com cheiro de gordura, e muito mais realizado do que quando fazia reunião chique com as agências de publicidade mais moderninhas e descoladas do país.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Kiloiron
Contato:

Mensagem por Kiloiron » 06 Fev 2020 12:20

No filme o todo poderoso, o Morgan freeman utiliza uma frase mais ou menos assim:

"as melhores pessoas do mundo, chegam em casa fedendo no final do dia".
[img]https://imgur.io/828it48?r[/img]

rick_lee
Contato:

Mensagem por rick_lee » 06 Fev 2020 12:31

Já fiz bico de garçom, bartender, contava parafuso numa metalúrgica, pilotei empilhadeira. Nesse meio tempo consegui me formar em TI - veja bem, me formar mas não ganhar bem, ainda! - e digo que oq mais me incomoda é justamente as pessoas q me conhecem, pensarem que hoje eu tô patrão na vida e esquecerem q já fiz isso tudo pra me manter.

Não que eu ache também q foi um sacrifício e sei q tem gente e rala muito mais por aí de forma honesta, mas foi um tempo q me ensinou bastante coisa e q me recordo com gratidão.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 06 Fev 2020 12:53

Já fiz bico no Paraguai por anos, já trabalhei lavando carros, fui soldado por um ano, fazia bico de empacotador e depois de garçom em pizzaria durante a faculdade. Dei aula pra crianças, já tentei empreender, perdi um dinheiro considerável, o pouco que tinha.

Hoje tô formado e trabalhando na área, entretanto voltei a estudar mandarim pra arrumar algum emprego que remunere melhor e/ou tenha mais chance de escalonamento.

Nunca tive vergonha dos trabalhos que fiz, só preferiria catar lixo a voltar trabalhar no mercado que trabalhei, era o inferno na Terra.

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 06 Fev 2020 12:59

Montfort escreveu:
06 Fev 2020 11:07
Eu tenho vergonha de não saber construir nada.

Ainda, gostaria de saber fabricar umas peças de alfaiataria masculina: paletós, coletes, calças e camisas, mas é outra profissão que não se acha quem ensina.
Então vem fazer um curso no SENAI :D
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Fev 2020 13:02

Quando meu irmão enlouqueceu e fez uma dívida fudida na empresa eu tive que dar aula de Muay Thai e MMA, eu dizia que era por hobby só que na verdade estava fudido.
Foi essa experiência que me fez despertar para o que realmente amo, logo entrei para a faculdade de Educação Física e hj estou terminando o mestrado.
Só que agora eu trabalho o dobro de antes kkk, acordo às 5 e chego alguns dias meia noite em casa, me divido em trabalho no laboratório, aulas do mestrado, personal, Crossfit e preparação física. Quais são minhas metas? Terminar o mestrado, iniciar o doutorado e fazer uma porrada de cursos que vão me custar uma grana.
Eu acho que to ficando maluco.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Currador do Futuro
Contato:

Mensagem por Currador do Futuro » 06 Fev 2020 13:15

Formado Engenheiro da Computação, trabalhei em Lan house, cuidando da molecada e recolhendo lixo. Fiz isso 2 vezes. Banquei minha 1a. Pós dando aulinha de informática para idosa.
Era desesperador passar 5 anos na faculdade, ter estudado e tirado notas altas em Matemática Aplicada a Computação (série de Fourier, la place etc.) Mecânica dos fluídos, circuitos elétricos em corrente alternada etc... Pra trampar em Lan house. Graças a Deus o jogo virou...
:offtopic:

Jon Jones GOAT

Mensagem por Jon Jones GOAT » 06 Fev 2020 13:33

Só por curiosidade, o dono do tópico é formado em que área?

Responder