Caio Fabio! Tópico oficial do mestre

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
marofa
Contato:

Re: Caio Fabio! Tópico oficial do mestre

Mensagem por marofa » 11 Mar 2020 13:37

Mestre demais

Mas a duvida foi inevitável, qual forista que começou namorar com 17 e casou com a mineira?

Thiago RS
Contato:

Mensagem por Thiago RS » 11 Mar 2020 13:55

Sobre o Caio Fábio, ele foi pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (denominação que eu faço parte), bastante proeminente no meio evangélico nacional no final da década de 80 e em meados da década de 90.
Caiu em desgraça após um caso extraconjugal (se não me engano com a empregada) que arruinou seu primeiro casamento, e também com o envolvimento do seu nome no Dossiê Cayman. Aliás, sobre a sua atuação política, ele foi um dos pioneiros na busca por aproximar o PT do eleitorado evangélico (há uma ala progressista forte entre presbiterianos e outras denominações protestantes históricas).
Após ter abandonado o pastorado, hoje ele adota uma linha "anti-igreja" (é um pouco mais complexo que isso, mas no fim das contas é ressentimento contra a igreja em geral) e tem um site onde ele tb responde essas perguntas do público, alem dos vídeos.
Eu particularmente fico triste, principalmente porque ele é muito inteligente, conhece bem a Bíblia.

Psymarley
Contato:

Mensagem por Psymarley » 11 Mar 2020 14:01

Esse é mestre, tópico merecido .

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 11 Mar 2020 14:03

Thiago RS escreveu:
11 Mar 2020 13:55
Sobre o Caio Fábio, ele foi pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (denominação que eu faço parte), bastante proeminente no meio evangélico nacional no final da década de 80 e em meados da década de 90.
Caiu em desgraça após um caso extraconjugal (se não me engano com a empregada) que arruinou seu primeiro casamento
Foi com a secretária, e se não me engano ele próprio que revelou ao mundo num livro...

Gosto muito da visão bíblica dele!

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 11 Mar 2020 14:10

Thiago RS escreveu:
11 Mar 2020 13:55
Caiu em desgraça após um caso extraconjugal (se não me engano com a empregada) que arruinou seu primeiro casamento, e também com o envolvimento do seu nome no Dossiê Cayman. Aliás, sobre a sua atuação política, ele foi um dos pioneiros na busca por aproximar o PT do eleitorado evangélico (há uma ala progressista forte entre presbiterianos e outras denominações protestantes históricas).
Após ter abandonado o pastorado, hoje ele adota uma linha "anti-igreja" (é um pouco mais complexo que isso, mas no fim das contas é ressentimento contra a igreja em geral) e tem um site onde ele tb responde essas perguntas do público, alem dos vídeos.
Eu particularmente fico triste, principalmente porque ele é muito inteligente, conhece bem a Bíblia.
É isso mesmo!!! Cheguei a ver uma mensagem impactante dele no início dos anos 90. Uma pena!!

sid_
Contato:

Mensagem por sid_ » 11 Mar 2020 15:24

Ele já foi chamado de tanta coisa , nessa guerra ideológica da internet rsrs

Mas sempre achei muito pertinente em seus comentários. Tem meu respeito.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 11 Mar 2020 15:31

O Caio Fábio é um dos casos mais famosos - e tristes! - de liderança religiosa que se perdeu: já foi um pastor bastante sério, conhecedor das Escrituras e eloquente, o que lhe rendeu prestígio e credibilidade no meio evangélico e até fora; tomou algumas decisões erradas e se deixou perder o rumo.

De fato é um cara inteligente e que sabe fazer toda uma pose em suas argumentações, mas quem conhece a Bíblia ou mesmo a pessoa que ele já foi, sabe muito bem que essa "versão atual" dele fala muita coisa descabida e deturpada. Por vezes ele passa a impressão de ter construído esse tipo fora de padrão de propósito, e, no fundo, nem ele mesmo acredita no que está falando; em outros momentos, se tem a sensação de que ele chutou o balde, deu uma pirada e não se importa com mais nada mesmo.

Tempos atrás assisti a alguns vídeos dele, tentei extrair o melhor de suas opiniões e conclusões, mas, no geral, não dá: por certo que ainda é um cara que tem conteúdo bíblico, no entanto, me parece que foi tomado por uma revolta e até descrença em muitas coisas, e, por consequência, passou a exprimir posicionamentos bastante questionáveis, seja por flexibilizações incabíveis, seja por evidentes desfigurações do texto bíblico.

Não quero aqui "condenar" o Caio Fabio, mas sou mais um que fica sinceramente triste em ver que ele se assumiu o personagem que muitos já o acusavam de ter se tornado.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 11 Mar 2020 16:00

Merecido o tópico do mestre.

Tem um vídeo dele afirmando que o Luladrão intimou uma conta bancária pra receber 30 melões do Gaddafi e NINGUÉM tocou no assunto
Team Cara de Sapato :gunthug:

Currador do Futuro
Contato:

Mensagem por Currador do Futuro » 11 Mar 2020 16:00

O discurso dele é anti igreja contemporânea. Quem é presbiteriano sabe que criam uma baita estrutura hierárquica, pastor ganha um bom salário, tem bastante envolvimento com mundo acadêmico e político...

Por incrível que pareça, se tem um lugar que a vaidade come solta, é na igreja evangélica! É um pastor querendo ser mais impactante que o outro, ter mais títulos acadêmicos que o outro, ter mais membros na igreja que o outro, fazer mais retiros espirituais, arrecadar mais dízimo, ter um grupo de louvor maior etc.

E os próprios membros entram nessa onda, uma busca pela vaidade de cantar no grupo de louvor, ser líder de grupo, ser presbítero, diácono, etc etc etc. Uma papagaiada só.

Se ser anti-igreja é ser contra essa forma de ser igreja, eu também me tornei anti-igreja. Não vou ser gado de pastor, na boa.

No mais, também acho que ele andou flexibilizando bastante, talvez por saber que o padrão cristão é inatingível e vc sempre vai ficar se sentindo um bosta ou preocupado com o julgamento alheio (justamente algo que Cristo diz pra não fazer).

Também sou presbiteriano, ando afastado pois a liderança da denominação me passa uma má impressão do caramba (me sinto melhor longe, apesar da falta que sinto da comunidade como um todo)
:offtopic:

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 11 Mar 2020 16:18

Grande Caio Fábio, entendo alguns de seus posicionamentos porém e clara a mágoa e o ressentimento que ele tem da igreja, entretanto santo ele não é, assim como nenhum outro pastor, negócio tá feio, ainda mais agora que as igreja se tornaram church, e os pastores se tornaram coachs, nego vai ao culto para ouvir baboseira que se vê em qualquer canal fuleiro do YouTube, não da !
Cadê a palavra que cura? Que trás confronto consigo mesmo? Que liberta ? Eu lá quero saber de carro e casa nova porra ! Faz a bosta do curso do Nando moura caralho !
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 11 Mar 2020 17:03

Currador do Futuro escreveu:
11 Mar 2020 16:00
O discurso dele é anti igreja contemporânea. Quem é presbiteriano sabe que criam uma baita estrutura hierárquica, pastor ganha um bom salário, tem bastante envolvimento com mundo acadêmico e político...

Por incrível que pareça, se tem um lugar que a vaidade come solta, é na igreja evangélica! É um pastor querendo ser mais impactante que o outro, ter mais títulos acadêmicos que o outro, ter mais membros na igreja que o outro, fazer mais retiros espirituais, arrecadar mais dízimo, ter um grupo de louvor maior etc.

E os próprios membros entram nessa onda, uma busca pela vaidade de cantar no grupo de louvor, ser líder de grupo, ser presbítero, diácono, etc etc etc. Uma papagaiada só.

Se ser anti-igreja é ser contra essa forma de ser igreja, eu também me tornei anti-igreja. Não vou ser gado de pastor, na boa.

No mais, também acho que ele andou flexibilizando bastante, talvez por saber que o padrão cristão é inatingível e vc sempre vai ficar se sentindo um bosta ou preocupado com o julgamento alheio (justamente algo que Cristo diz pra não fazer).

Também sou presbiteriano, ando afastado pois a liderança da denominação me passa uma má impressão do caramba (me sinto melhor longe, apesar da falta que sinto da comunidade como um todo)
Concordo com os seus apontamentos, realmente existe isso e não só na presbiteriana, mas em todas as denominações, mas a gente não pode considerar isso maior do que as muitas boas coisas que várias dessas igrejas desempenham (em vários sentidos) ou que isso sequer justifique o discurso ou posicionamento anti-igreja, ainda mais porque o próprio Caio Fabio bem sabe que há orientação bíblica clara no sentido de haver a reunião e comunhão entre os irmãos e que isto não vem a significar uma contradição para com o também claro ensinamento de que nós mesmos formamos a igreja de Cristo Jesus.

O que ao meu ver realmente pega mal, é ele, sendo um profundo conhecedor da Bíblia, expor orientações e posicionamentos bíblicos de forma absolutamente deturpada, apenas com base em achismos que são claramente norteados pelo sentimento de rancor e revolta que ele passou a nutrir das igrejas (no sentido organizacional e denominacional) em geral, e, há que se frisar, por conta dele não mais fazer parte em decorrência de incompatibilidades de conduta e não essencialmente dogmáticas, que é o que ele hoje tenta fazer acreditar.

De fato há muitas "igrejas" e "pastores" mal intencionados, mas não se pode generalizar, também há muitos bons pastores ou mesmo não pastores, simplesmente cristãos, que expressam o que as Escrituras verdadeiramente ensinam, em que pese um ou outro detalhe interpretativo distintivo. Há muito conteúdo cristão de qualidade no YouTube que não se limita à denominação ou pastor, desde que determinados princípios cristãos e cernes bíblicos sejam observados e é aqui que reside o problema em se tratando de vários vídeos do Caio Fábio: ele simplesmente passa por cima de tudo a fim de cravar a sua opinião, tendo o agravante de que ele sabe, ainda que intrinsecamente, que está sendo contrário à Palavra de Deus.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 11 Mar 2020 17:44

Garfield escreveu:
11 Mar 2020 17:15
Caio Fabio não é anti igreja. Ele nao pede para ninguém sair de nenhuma igreja, não prega fechamento de igrejas nem nada do tipo.

Ele apenas não cabe nessas caixas mais e expõe o porque. Ele passa longe de ser um militante anti igreja.
A partir do momento que ele, como cristão e conhecedor da Bíblia, passa a expressar posicionamentos que são contrários à clara orientação bíblica da necessidade dos irmãos em Cristo se congregarem, ele está sim sendo anti-igreja (reunião dos irmãos em nome de Jesus) e ao mesmo tempo sendo contrário ao próprio ensinamento Bíblico. E a questão nem fica restrita a isto, de ser anti-igreja ou não, porque ele deixa escapar em vários de seus mais diversos posicionamentos que há uma mágoa em relação aos seus tempos de pastor e filiação denominacional. Agora, o que pega mesmo, nem é essa questão unicamente, mas sim o fato de que ele flexibiliza muita coisa que, à luz do cristianismo e do evangelho, não teria e não tem cabimento e ele certamente sabe disto. A impressão que fica é a de que, para sustentar a imagem de diferente e aquele ar meio "hippie" ou algo do tipo, ele não se importa em passar por cima de premissas que ele bem sabe que não poderia suprimir e é aí que está o ponto que, como cristão, não se poderia aceitar. Enfim, não pertenço a nenhuma denominação, mas como cristão e centrado na Bíblia, ao meu ver, entendo que ele contraria muita coisa bastante objetiva a todo cristão que conhece um mínimo das Escrituras, o que independe de ser filiado ou frequentador de denominação A ou B.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 11 Mar 2020 19:33

Garfield escreveu:
11 Mar 2020 18:34
Ele discordar da sua interpretação da bíblia. Não o faz anti nada.

Cristão segue os ensinamentos de Cristo ponto. Não tem obrigação nenhuma em ser protestante para ser Cristão.

E ele acertadamente, na minha opinião, baseia sia interpretação toda no novo testamento.
Olha só,

Ninguém aqui falou em ser protestante, mas sim em ser cristão; sim, ser cristão é seguir aos ensinamentos de Cristo, a sua Palavra, que está contida na Bíblia Sagrada. E, não, não se trata dele simplesmente discordar da "minha interpretação", mas sim, de discordar e/ou flexibilizar diversos pontos e temas bastante objetivos expressos na própria Bíblia.

Entretanto, se a partir dos vídeos dele você se despertou para buscar a Cristo e a tê-lo como seu Senhor e salvador, fico muito feliz, pois isto está acima de qualquer discussão, em absoluto, e torço para que você siga firme na fé. Não pretendo, de forma alguma, questionar isso ou eventual sentimento seu.

Abraço.

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 11 Mar 2020 20:06

café c/ leite escreveu:
11 Mar 2020 19:52
O problema de ser desigrejado e só seguir a Bíblia é que, sem uma autoridade física chamada Igreja pra dizer o que é a Bíblia, não existe Bíblia. :D
Certa vez ouvi um comentário bem interessante que falava ser ilógico querer ser cristão mas sem frequentar, pois assim como em uma academia você evolui mais do que treinando em casa, assim somos quando nos propusemos a não frequentar, não evoluímos.
Creio que essa noção esteja um pouco ultrapassada, pois, da mesma maneira que adquirimos formação intelectual na internet, podemos também aprofundar nossos estudos sobre as sagradas escrituras.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 11 Mar 2020 20:12

É a presbiteriana que teve um racha por causa da maçonaria?
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Responder