Meritocracia- Vamos debater.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Meritocracia- Vamos debater.

Mensagem por palmeirense » 21 Abr 2020 14:07

É possível ascender socialmente somente com o esforço individual? podemos desconsiderar fatores como a sorte, condições financeiras dos pais, País de origem etc???

Por exemplo, uma mulher que nasce na Arabia Saudita pode ser a mais esforçada possível e dificilmente alcançará sua ascensão social; por outro lado, os indivíduos que nascem na Africa possuem maiores dificuldades do que os que nascem em países mais ricos e desenvolvidos.

Por fim, visando o fomento do debate segue um dos melhores artigos que já li sobre o assunto e de difícil refutação: https://www.scimed.pt/geral/o-mito-da-m ... num-dogma/

POBRELOKO
Contato:

Re: Meritocracia- Vamos debater.

Mensagem por POBRELOKO » 21 Abr 2020 14:09

Não são vários fatores como índole e o famoso qi

Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Jaisonn » 21 Abr 2020 14:11

CJS escreveu:
21 Abr 2020 14:07
É possível ascender socialmente somente com o esforço individual?
Sim, é possível.

Espero ter ajudado. Abs
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Peixola
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Peixola » 21 Abr 2020 14:16

CJS escreveu:
21 Abr 2020 14:07
É possível ascender socialmente somente com o esforço individual?
Não

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 21 Abr 2020 14:17

Eu não olho sites de Portugal, terminam com .PT

São comunistas com toda certeza, já não basta vírus comunista, agora vou ficar de quarentena olhando sites comunistas?

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 21 Abr 2020 14:20

Ascensão possível é pobre ->classe média-baixa.

Alguém sair de classe média ou pobre e virar Rico milionário é praticamente impossivel pela estrutura social que vivemos, tem que ser alguém ninja dos negócios ou um completo pilantra.

Geralmente conheci gente que é classe média alta, que veio de familia do mesmo nível e o mesmo no caso de rico, gente que é rica porque a familia já era rica.

Nesse último caso mesmo que a pessoa tenha familia rica, mas comece algo do zero, sempre tem muitas portas abertas e consegue manter o status ao contrário de um fudido começar um negócio.
Tapirus terrestris

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 21 Abr 2020 14:22

Sim, é possível, todos somos unicamente responsáveis por nosso futuro e felicidade, NINGUÉM deve absolutamente nada a ninguém.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Rasta
Contato:

Mensagem por Rasta » 21 Abr 2020 14:24

Possível é, mas infelizmente acredito estar cada dia que passa mais difícil...
Isso pra uma escalada brusca. Ir de pobre a multi milionario..

Agora ir de pobre pra classe media, vivendo ok é bem mais “facil”
Editado pela última vez por Rasta em 21 Abr 2020 14:26, em um total de 1 vez.

MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por MãoDeMacaco » 21 Abr 2020 14:24

Vou marcar aqui pra lembrar de escrever um textão sobre isso.

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 21 Abr 2020 14:33

Difícil demais. Olhem as pessoas ao redor de vocês e notem quantas ascenderam socialmente com ajuda da família, dinheiro, QI, evasão de divisas, crimes fiscais, influencia. E olhe quantas ascenderam socialmente sem isso.
"Ah, mas Zé Aldo dormia na academia, passou dificuldade e tal. E hoje taí no UFC." Beleza... E o resto dos que tentaram e não saíram da merda? Exceção não é regra.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

zehmetal
Contato:

Mensagem por zehmetal » 21 Abr 2020 14:37

Possível é.
Provável não.
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por MãoDeMacaco » 21 Abr 2020 14:39

KRATOSCS 85 escreveu:
21 Abr 2020 14:14
Totalmente possível, sou um exemplo disso.
Totalmente possível desde que não lhe sejam privados direitos básicos durante infância/adolescência. Quero ver ascender socialmente tendo passado fome ou largado a escola porque tinha de trabalhar.

Eu também “passei de nível” socialmente falando, mas nunca passei fome e sempre tive escola, o que eu fiz com isso foi mérito meu e não mereço nada a mais por isso, já que era me interesse próprio deixar de ser pobre.

Só para contextualizar, cresci em uma casa sem pisos e as paredes não eram pintadas, eram no reboco. Estudei, passei em uma etec no ensino médio, fiz um cursinho comunitário e entrei em uma universidade federal e hoje tenho um emprego que me paga 10+ salários mínimos, só eu da minha família chegou até aqui. Isso é relevante para mim e não sou um herói por isso.

Nunca passei fome, mas não cresci com 3g de proteínas por kg, a mistura era contada e quando faltava comida e dinheiro para comprar eu ia com minha mãe buscar alimentos na casa da minha vó.

Falar de meritocracia para um guri que foi abandonado pelo pai, passa fome e vai para a escola pela merenda é hipocrisia. Falar que você não cresceu na vida porque estudou em uma escola normal ou não teve x e y durante a infância, onde x e y não são comida para matar a fome e família para te dar suporte é hipocrisia.

Tem muito vagabundo usando meritocracia de muleta. Tem muito reaça que foi apoiado pelos pais usando meritocracia de palco.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 21 Abr 2020 14:54

"Portanto, o nosso mérito será qualquer coisa como 90% sorte, 10% esforço. Certamente que ver as coisas desta forma tira muito glamour a todas as nossas conquistas sociais. Mas é a realidade.

Que fique claro, não se está a falar contra os empreendedores. Eles têm mérito e alguns deles revolucionaram a sociedade em que vivemos. Agora, que se acabe com esta ideia que surgem no vazio, que o seu mérito é exclusivamente seu e que os com pouco mérito o são por “preguiça” e “não se terem esforçado o suficiente”. Obviamente que também existem os preguiçosos, mas a generalização como forma de atacar o Estado Social para reduzir a contribuição do “Self Made Man” via impostos para a sociedade, é só ridícula.

E, para quem acha que o “Self Made Man” conseguiu erguer-se à custa de um trabalho imenso, investindo 100 horas por semana na sua carreira, desengane-se. Os CEOs trabalham em média 60 horas por semana. Não é mau…mas agora vamos imaginar a mãe solteira com dois empregos, a receber o ordenado mínimo, sem ajuda em casa para tomar conta dos filhos, o que significa que ainda tem que fazer a lida doméstica e acompanhar as crianças na escola…faltará esforço a esta pessoa? Onde está a sua recompensa por este esforço? Ou terá tido azar relativamente às suas condicionantes de vida?"

Trecho do artigo que citei no começo do post

whiterabbit
Contato:

Mensagem por whiterabbit » 21 Abr 2020 15:04

O que é ascender socialmente pra você? É apenas ter uma maior renda, patrimônio e poder aquisitivo? Se sim, é totalmente possível.

É possível uma pessoa na extrema pobreza se tornar extremamente rica? Sim, é, mas é extremamente raro.
É possível uma pessoa com boas condições financeiras (classe média em geral) se tornar extremamente rica? Sim, é, mas é muito raro.

A questão é: riqueza é anti natural e, por isso, é incomum. Poder aquisitivo, na maior parte das vezes, vem com a abdicação de muitas coisas que a maioria das pessoas não estão dispostas a sacrificar. E tá tudo bem, cada um tem suas prioridades e toma suas próprias escolhas.

E a anti naturalidade da riqueza não tem classe social; embora quanto mais distante dela _normalmente_ se é mais difícil de chegar.

Agora, por fim, não cometa o erro de achar que meritocracia é comparação; é colocar duas pessoas em condições sociais diferentes em uma pista de corrida pra ver quem chega primeiro. Isso é errado e, obviamente, a pessoa com melhor condição social terá mais chances. Meritocracia é uma competição consigo mesmo no qual você sai do ponto x para o ponto y. A questão é quais serão os obstáculos impostos no caminho: estado, sociedade, etc. E o nosso Brasil distorce muito essa corrida individual.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 21 Abr 2020 15:16

Ascenção moderada é muito possível. Ascenção disruptiva pouco provável, com raras exceções.

Acredito que não para quem vive na linha abaixo da pobreza. Aí a prioridade é viver um dia após o outro. Acho mais provável um cara criado numa casa de classe média baixa ir para classe média alta do que um cara criado numa família na linha de miséria sequer conseguir um emprego formal.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Responder