Transcrição da última volta do Hamilton - GP da Inglaterra
Enviado: 05 Ago 2020 10:32
Como foram os bastidores desse fim de corrida do inglês? O que aconteceu na conversa pelo rádio entre o piloto e o engenheiro Peter Bonnington, conhecido pelo apelido de "Bono"?
Antes da transcrição, algumas informações da última volta: o pneu ficou definitivamente danificado com dois quilômetros na última volta. Ou seja: Hamilton teve de percorrer 3.800 metros, com duas curvas de alta velocidade: a Copse e a Stowe. E as velocidades nas tangências foram impressionantes, mesmo com apenas três pneus. Para comparar as voltas 51 e 52: na Copse, 236 km/h e 141 km/h; na Stowe, 190 km/h e 133 km/h. Tempos de volta na 51 e 52: 1m32s135 e 1m55s484. Velocidade na Reta do Hangar na 52: 230 km/h. Tudo isso no fio da navalha, com o cuidado de não deixar o pneu estragar a suspensão.
Volta 50 - Curva 6
Lewis Hamilton: "O quanto de pista posso usar?"
Peter Bonnington: "OK, Lewis, o outro carro (Valtteri Bottas) acabou de ter um pneu furado. Então cuide dos pneus da melhor maneira que você conseguir. E use o modo STRAT 11 (um dos modos de economia do motor)."
Volta 50 - Curva 8
Bonnington: "Então, por favor, não tente fazer a melhor volta. Só precisamos trazer o carro para casa - a integridade dos pneus está comprometida."
Hamilton: "Entendido."
Volta 50 - Curva 15
Bonnington: "Então, falha no pneu dianteiro esquerdo, falha no dianteiro esquerdo para Valtteri."
Volta 50 - Curva 16
Bonnington: "Então podemos ter pedaços deste pneu ao longo do circuito."
Volta 51 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Então, Max é o carro que está atrás - 15 segundos."
Volta 51 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Então, Verstappen acabou de parar para colocar pneus novos. Ele vai tentar a melhor volta, mas nós não vamos nos incomodar tentando."
Volta 52 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Só mais uma volta, Lewis. Traga o carro para casa."
Volta 52 - Curva 6 (Brooklands)
Hamilton: "Uhmmm, acho que algo aconteceu com meu pneu esquerdo também."
Volta 52 - Curva 7 (Luffield)
Bonnington: "OK, entendido. O mesmo de novo."
Volta 52 - Curva 8 (Woodcote)
Bonnington: "Verstappen está 30 segundos atrás."
Volta 52 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Diferença para Verstappen... Podemos ir com o modo DIFF-MID 12 (um dos modos de ajuste do diferencial) - e Verstappen está 25 segundos atrás... Esta é a última volta, temos 20 segundos para Verstappen."
Volta 52 - Curva 13 (Becketts)
Bonnington: "17 segundos, agora 16 segundos."
Volta 52 - Curva 15 (Stowe)
Bonnington: "E você pode usar qualquer modo STRAT que você desejar, então STRAT 5 (um dos modos de economia do motor)... E 10 segundos para Verstappen."
Volta 52 - Curva 16 (Vale)
Bonnington: "E 9 segundos para Verstappen."
Volta 52 - Curva 18 (Club)
Bonnington: "E 7 segundos para Verstappen."
Bandeira quadriculada
Hamilton: "Esta é a última volta?!"
Bonnington: "Sim, amigo. Você conseguiu, você conseguiu!. Bem, é isso!"
Hamilton: "Mas não teve bandeirada?"
Bonnington: "Você conseguiu completar! Só pare o carro. Pare o carro, vamos atrás para te pegar. Então, pare, pare, pare."
Hamilton: "Você tem certeza? Acho que consigo pilotar mesmo sem o pneu."
Bonnington: "Não. É perigoso. Pare o carro e vamos atrás de você para te pegar. Só precisamos preservar o carro, preservar as peças."
Hamilton: "Meu Deus, foi apertado. O carro, honestamente, está bom, não está arrastando."
Bonnington: "Podemos usar o modo HPP 7 (modo que altera vários detalhes, como o ponto da ignição e a mistura de combustível), posição 1. 7, posição 1. E se conseguirmos, modo HPP 3, posição 14. 3, posição 14."
Hamilton: "Uau, essa foi apertada!"
Bonnington: "Sim, ia falar isso agora. Foi apertado, mais apertado que o desejado. Mas sim, fantástico trabalho, amigo."
Hamilton: "O pneu... O pneu parecia bom e então ele deve ter atingido algo na pista."
Bonnington: "E agora você pode ir para o modo HPP 7, posição 1."
----------------------
O cara realmente é diferenciado e tem uma caralhada de "modos de pilotagem" a disposição, mas já é um dos GOAT's, foda é que a disparidade esta tão grande que precisou de um pneu estourar para dar "emoção" na disputa pelo primeiro lugar.
Antes da transcrição, algumas informações da última volta: o pneu ficou definitivamente danificado com dois quilômetros na última volta. Ou seja: Hamilton teve de percorrer 3.800 metros, com duas curvas de alta velocidade: a Copse e a Stowe. E as velocidades nas tangências foram impressionantes, mesmo com apenas três pneus. Para comparar as voltas 51 e 52: na Copse, 236 km/h e 141 km/h; na Stowe, 190 km/h e 133 km/h. Tempos de volta na 51 e 52: 1m32s135 e 1m55s484. Velocidade na Reta do Hangar na 52: 230 km/h. Tudo isso no fio da navalha, com o cuidado de não deixar o pneu estragar a suspensão.
Volta 50 - Curva 6
Lewis Hamilton: "O quanto de pista posso usar?"
Peter Bonnington: "OK, Lewis, o outro carro (Valtteri Bottas) acabou de ter um pneu furado. Então cuide dos pneus da melhor maneira que você conseguir. E use o modo STRAT 11 (um dos modos de economia do motor)."
Volta 50 - Curva 8
Bonnington: "Então, por favor, não tente fazer a melhor volta. Só precisamos trazer o carro para casa - a integridade dos pneus está comprometida."
Hamilton: "Entendido."
Volta 50 - Curva 15
Bonnington: "Então, falha no pneu dianteiro esquerdo, falha no dianteiro esquerdo para Valtteri."
Volta 50 - Curva 16
Bonnington: "Então podemos ter pedaços deste pneu ao longo do circuito."
Volta 51 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Então, Max é o carro que está atrás - 15 segundos."
Volta 51 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Então, Verstappen acabou de parar para colocar pneus novos. Ele vai tentar a melhor volta, mas nós não vamos nos incomodar tentando."
Volta 52 - Curva 1 (Abbey)
Bonnington: "Só mais uma volta, Lewis. Traga o carro para casa."
Volta 52 - Curva 6 (Brooklands)
Hamilton: "Uhmmm, acho que algo aconteceu com meu pneu esquerdo também."
Volta 52 - Curva 7 (Luffield)
Bonnington: "OK, entendido. O mesmo de novo."
Volta 52 - Curva 8 (Woodcote)
Bonnington: "Verstappen está 30 segundos atrás."
Volta 52 - Curva 9 (Copse)
Bonnington: "Diferença para Verstappen... Podemos ir com o modo DIFF-MID 12 (um dos modos de ajuste do diferencial) - e Verstappen está 25 segundos atrás... Esta é a última volta, temos 20 segundos para Verstappen."
Volta 52 - Curva 13 (Becketts)
Bonnington: "17 segundos, agora 16 segundos."
Volta 52 - Curva 15 (Stowe)
Bonnington: "E você pode usar qualquer modo STRAT que você desejar, então STRAT 5 (um dos modos de economia do motor)... E 10 segundos para Verstappen."
Volta 52 - Curva 16 (Vale)
Bonnington: "E 9 segundos para Verstappen."
Volta 52 - Curva 18 (Club)
Bonnington: "E 7 segundos para Verstappen."
Bandeira quadriculada
Hamilton: "Esta é a última volta?!"
Bonnington: "Sim, amigo. Você conseguiu, você conseguiu!. Bem, é isso!"
Hamilton: "Mas não teve bandeirada?"
Bonnington: "Você conseguiu completar! Só pare o carro. Pare o carro, vamos atrás para te pegar. Então, pare, pare, pare."
Hamilton: "Você tem certeza? Acho que consigo pilotar mesmo sem o pneu."
Bonnington: "Não. É perigoso. Pare o carro e vamos atrás de você para te pegar. Só precisamos preservar o carro, preservar as peças."
Hamilton: "Meu Deus, foi apertado. O carro, honestamente, está bom, não está arrastando."
Bonnington: "Podemos usar o modo HPP 7 (modo que altera vários detalhes, como o ponto da ignição e a mistura de combustível), posição 1. 7, posição 1. E se conseguirmos, modo HPP 3, posição 14. 3, posição 14."
Hamilton: "Uau, essa foi apertada!"
Bonnington: "Sim, ia falar isso agora. Foi apertado, mais apertado que o desejado. Mas sim, fantástico trabalho, amigo."
Hamilton: "O pneu... O pneu parecia bom e então ele deve ter atingido algo na pista."
Bonnington: "E agora você pode ir para o modo HPP 7, posição 1."
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O cara realmente é diferenciado e tem uma caralhada de "modos de pilotagem" a disposição, mas já é um dos GOAT's, foda é que a disparidade esta tão grande que precisou de um pneu estourar para dar "emoção" na disputa pelo primeiro lugar.