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duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 18:14
por jotaerre
Pessoal, precisando trocar o pneu DP carro. A especificação é 195/50 r16
Na loja não tinha, ob vendedor falou que não tem problema em trocar pelo 195/55 r16. Confere?
Aproveitando , Goodyear efficiente grip ou Pirelli ?
Valeu!
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 18:24
por Hall
Tu vai trocar 2 ou 4?
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 19:55
por jotaerre
Os 4...
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 20:10
por Mago
Se for trocar os 4 não tem problema, vai ficar até mais confortavel visto que o perfil do pneu é maior.
E eu pegaria Pirelli
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 20:11
por Lancaster
Cara, suas rodas e pneus não são originais de fábrica, né?
Qual era o tamanho dos pneus originais? 195/60/R15?
Você precisa ver se quando colocar pneus 55 não vai pegar na lata quando o carro levantar e baixar naquelas onduções que tem nas rodovias, porque se as especificações originais são as que eu disse anteriormente, você já diminuiu a altura dos pneus para colocar uma roda maior... se manter a roda e trocar por pneus mais altos, pode pegar na lata quando a suspensão trabalha.
195/55/R16 seria largura do pneu/altura perfil do pneu/circunferência da roda.
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 21:26
por jotaerre
São originais de fábrica sim. Mas o carro é o New fiesta importado do México, era o mesmo carro que ia pros EUA, acho que tinha um perfil menor por ser para estrada melhores...
Para as condições da bananolandia, um perfil maior é até melhor então, Certo?
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 01 Dez 2014 23:37
por jotaerre
Mas no caso é um perfil mais alto. O original é 195/50 r16. Não encontrei pirelli ou Goodyear dele, só tem o 195/55 r16
A dúvida é se esse aumento no perfil pode prejudicar algo...
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 00:12
por Lancaster
jotaerre escreveu:São originais de fábrica sim. Mas o carro é o New fiesta importado do México, era o mesmo carro que ia pros EUA, acho que tinha um perfil menor por ser para estrada melhores...
Para as condições da bananolandia, um perfil maior é até melhor então, Certo?
Então, cara... para absorção de impacto, um perfil maior é melhor... você sente menos a batedeira.
No Brasil tem muitos carros que vem com perfil 55 de fábrica... exemplos são Civic, Corolla, Cruze, Fluence, Sentra e etc... na verdade achei que o perfil 55 que saem de fábrica eram para pneus 205.
Olha, se você optar por um perfil 60 com os mesmos aros, eu acho que o pneu vai bater na lata quando estiver viajando com o carro pesado, naquelas condições que eu disse anteriormente... o que o colega citou sobre velocímetro e odômetro também deve ser considerado... dizem que dá uma diferença na marcação... apesar que muita gente usa rodas completamente fora das especificações de fábrica e ainda rebaixam o carro... até para manobrar o pneu pega no pára-lamas...

Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 11:06
por Pinhão
Nossa cara, que exagero!
Troca sem dó!
Manda ver, que você não vai sentir diferença nenhuma nem o carro.
A não ser que realmente pegue na lata, mas não me parece um dierença tão considerável que vá pegar dessa forma.
Eu andava com aro 17 num celta por um tempo, e nunca pegou, imagino que no seu não vá pegar.
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 11:14
por jotaerre
Valeu, galera, pelas dicas!
Farei a troca hoje. Encontrei um Michelin XM2 nos preços. Pessoal aqui no trabalho falou que era um pneu bom e ficou mais barato que o Goodyear e Pirelli
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 11:14
por Sharivan
Jotaerre,
Pode trocar sem medo! O '50' representa a medida do perfil, qual seja, a altura do pneu, que significa o percentual em relação a largura do mesmo. Quer dizer, se o pneu é 195/50, ele possui 97.5mm de altura do pneu/distância entre borda do aro e superfície de contato com o solo.
Embora o ideal seja manter o diâmetro equivalente à medida original de fábrica, a fim de preservar o bom funcionamento da suspensão e até a precisa leitura de velocímetro e hodômetro, uma alteração que não seja muito grande não acarreta prejuízos ao automóvel.
Se for trocar a medida, troque os 4 pneus, pois mesmo um par diferente já sacrifica o bom desempenho do carro em todos os aspectos. No mais, com o perfil '55' o carro ficará mais "macio".
Abraço.
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 12:30
por tlemos
Pode trocar sem medo, se vc for um cara chato a unica diferença que vai sentir vai ser a imprecisão do velocímetro em relação a velocidade mostrada no gps, e coisa de 1km/h pra menos ate.
É exagero achar que aumentar em um nível a altura dos pneus vai prejudicar em alguma coisa o carro, em relação a suspensão o pneu maior ajuda a não deixar a suspensão bater seco, se o seu carro fosse de alta performance falaria para manter o pneu que saiu de fabrica, mas como o seu carro faz parte dos carros "populares" vai sem medo que não fara diferença alguma pra vc.
Abs.
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 12:49
por Hall
jotaerre escreveu:Mas no caso é um perfil mais alto. O original é 195/50 r16. Não encontrei pirelli ou Goodyear dele, só tem o 195/55 r16
A dúvida é se esse aumento no perfil pode prejudicar algo...
não prejudica em nada.
so se trocasse só dois q nao daria certo, o carro ficará um pouco mais alto e só.
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 12:59
por jotaerre
Valeu, pessoal! Vou trocar os 4 mesmo, já que não encontro com o mesmo perfil dos antigos...
Re: duvida sobre pneu
Enviado: 02 Dez 2014 13:06
por Sharivan
tlemos escreveu:Pode trocar sem medo, se vc for um cara chato a unica diferença que vai sentir vai ser a imprecisão do velocímetro em relação a velocidade mostrada no gps, e coisa de 1km/h pra menos ate.
É exagero achar que aumentar em um nível a altura dos pneus vai prejudicar em alguma coisa o carro, em relação a suspensão o pneu maior ajuda a não deixar a suspensão bater seco, se o seu carro fosse de alta performance falaria para manter o pneu que saiu de fabrica, mas como o seu carro faz parte dos carros "populares" vai sem medo que não fara diferença alguma pra vc.
Abs.
Depende do carro e a alteração, mas coisa pouca não vai interferir no velocímetro, até porque nenhum carro marca com 100% de precisão, inclusive, quanto maior a velocidade maior é o erro de velocímetro e até por isso que aparelhos eletrônicos de fiscalização de trânsito têm uma margem de tolerância pré-definida.