Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Ford encerra a produção de veículos no Brasil
A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller.
A marca manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Há menos de um mês, a Mercedes-Benz encerrou produção de automóveis no Brasil
Questionada pelo G1, a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina — o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil.
Ao todo, a empresa possui 6.171 funcionários no Brasil. Em Taubaté, 830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.
A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté, onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte.
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.
A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Em comunicado, a montadora confirma a venda dos novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1 no Brasil.
De acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo de seu processo de reestruturação global.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.
No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.
Encerramento em São Bernardo do Campo
No Brasil, o primeiro passo da reestruturação, em 2019, foi o encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52 anos. Em outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.
Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões na América do Sul. A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses, apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos.
Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem às necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no negócio.
Impactos no mundo
O plano de reorganização da empresa também afetou outros países nos últimos anos. Foram fechadas fábricas na Austrália, após 91 anos no país, e na França, em Blanquefort. Na Europa e Estados Unidos, a montadora anunciou demissões em 2019.
Repercussão
A associação das fabricantes, a Anfavea, disse que não vai se pronunciar sobre o encerramento das atividades.
"A Anfavea não vai falar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil", disse a associação em nota.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2 ... 2021.ghtml
A marca manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Há menos de um mês, a Mercedes-Benz encerrou produção de automóveis no Brasil
Questionada pelo G1, a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina — o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil.
Ao todo, a empresa possui 6.171 funcionários no Brasil. Em Taubaté, 830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.
A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté, onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte.
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.
A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Em comunicado, a montadora confirma a venda dos novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1 no Brasil.
De acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo de seu processo de reestruturação global.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.
No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.
Encerramento em São Bernardo do Campo
No Brasil, o primeiro passo da reestruturação, em 2019, foi o encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52 anos. Em outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.
Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões na América do Sul. A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses, apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos.
Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem às necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no negócio.
Impactos no mundo
O plano de reorganização da empresa também afetou outros países nos últimos anos. Foram fechadas fábricas na Austrália, após 91 anos no país, e na França, em Blanquefort. Na Europa e Estados Unidos, a montadora anunciou demissões em 2019.
Repercussão
A associação das fabricantes, a Anfavea, disse que não vai se pronunciar sobre o encerramento das atividades.
"A Anfavea não vai falar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil", disse a associação em nota.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2 ... 2021.ghtml
Online
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
sinistro... antes aqui no brasil só tinham quatro, e dessas quatro a ford foi a primeira a chegar aqui
sinal dos tempos
sinal dos tempos
- cardonelli
- Mensagens: 15505
- Registrado em: 01 Out 2014 16:40
- Contato:
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
topico repetido
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE"
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE"

- codematrixbr
- Aprendiz
- Mensagens: 6366
- Registrado em: 01 Out 2014 00:34
- Contato:
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Ao invés de baixar os preços preferem sair do mercado, incrível como são escrotas essas montadoras, imagina o quanto esse setor lucra no Bananistão, pois uma empresa como a ford concluir que é mais barato importar o lixo no qual eles chamam de carro do que produzir aqui, vão lá burrão paguem 100 mil em qualquer porcaria.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Meu primeiro e segundo carro foram da FORD, gosto muito da ergonomia da FORD, mas tecnicamente sempre foram piores.
Carros com problemas crônicos, fora a grosseria na montagem da carroceria, câmbio e motor ficando pouco tempo no mercado, entre outras bizarrices
Não é a toa que estavam disputando posição com a Toyota (que só vende carro caro) e a newcomer Hyundai com capacidade de produção restrita
Carros com problemas crônicos, fora a grosseria na montagem da carroceria, câmbio e motor ficando pouco tempo no mercado, entre outras bizarrices
Não é a toa que estavam disputando posição com a Toyota (que só vende carro caro) e a newcomer Hyundai com capacidade de produção restrita
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Não acredite nessas bobagens. As margens são pequenas e os custos fixos são elevados. O volume de vendas é baixo, por isso essas empresas não têm lucro. Inventaram que o Brasil é o paraíso das montadoras, mas isso hoje é uma mentira. Se esse setor lucrasse como os leigos imaginam, deveriam ser inauguradas novas fábricas e ampliados os investimentos.codematrixbr escreveu: ↑11 Jan 2021 19:33Ao invés de baixar os preços preferem sair do mercado, incrível como são escrotas essas montadoras, imagina o quanto esse setor lucra no Bananistão, pois uma empresa como a ford concluir que é mais barato importar o lixo no qual eles chamam de carro do que produzir aqui, vão lá burrão paguem 100 mil em qualquer porcaria.
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Mestre Kron desde o finado, sendo um grande defensor das montadoras.Anônimo escreveu: ↑11 Jan 2021 19:53Não acredite nessas bobagens. As margens são pequenas e os custos fixos são elevados. O volume de vendas é baixo, por isso essas empresas não têm lucro. Inventaram que o Brasil é o paraíso das montadoras, mas isso hoje é uma mentira. Se esse setor lucrasse como os leigos imaginam, deveriam ser inauguradas novas fábricas e ampliados os investimentos.
Octacampeão Brasileiro
Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆
Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Sou realista. A galera acredita que montadoras ganham bilhões, planos de saúde idem, e a realidade não é essa. Essas empresas perdem dinheiro no mundo todo, principalmente com essa pandemia. O único que ganha dinheiro com automóveis no Brasil é o governo, que leva por volta de 35% do valor na forma de impostos. No finado, tinha gente que jurava que as empresas fraudavam o balanço para ter prejuízo. Não se assustem se em breve PSA (Peugeot e Citroen) tbm deixarem o país. Achar a fórmula para agradar o brasileiro é difícil. A Ford ficou para trás faz décadas. Tentou algo com o Ecosport, novo Ford KA e nada além disso. Uma empresa para se manter no Brasil tem que ser como a VW (carros "confiáveis"), GM (o Ônix salvou a emporesa) ou a Renault, que trouxe essas carros da Romênia (Sandero e Logan) e Índia (Kwid). Na Europa, Sandero e Logan são os carros mais baratos, vendidos com a marca Dacia. Se a Renault tentasse vender Clio e outros modelos aqui, já teria quebrado tbm.
Editado pela última vez por Anônimo em 11 Jan 2021 22:07, em um total de 1 vez.
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
A única coisa q a Ford vende decentemente nos EUA é picape e SUV.
-
- Aprendiz
- Mensagens: 17416
- Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
- Contato:
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
coitadinhas das fabricantes de automóveis, fiquei até com pena depois desses posts do anonimo.
vamos organizar uma vakinha pra ajudá-las?
vamos organizar uma vakinha pra ajudá-las?
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Fiat comprou a PSA. Vao format um novo grupo, a quarta maior do mundo...Anônimo escreveu: ↑11 Jan 2021 22:00Sou realista. A galera acredita que montadoras ganham bilhões, planos de saúde idem, e a realidade não é essa. Essas empresas perdem dinheiro no mundo todo, principalmente com essa pandemia. O único que ganha dinheiro com automóveis no Brasil é o governo, que leva por volta de 35% do valor na forma de impostos. No finado, tinha gente que jurava que as empresas fraudavam o balanço para ter prejuízo. Não se assustem se em breve PSA (Peugeot e Citroen) tbm deixarem o país. Achar a fórmula para agradar o brasileiro é difícil. A Ford ficou para trás faz décadas. Tentou algo com o Ecosport, novo Ford KA e nada além disso. Uma empresa para se manter no Brasil tem que ser como a VW (carros "confiáveis"), GM (o Ônix salvou a emporesa) ou a Renault, que trouxe essas carros da Romênia (Sandero e Logan) e Índia (Kwid). Na Europa, Sandero e Logan são os carros mais baratos, vendidos com a marca Dacia. Se a Renault tentasse vender Clio e outros modelos aqui, já teria quebrado tbm.
Teremos a fusao de mecanica de uno com interior de citroen
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Ah claro, fica mais fácil acreditar que uma empresa que lucra horrores fechará as fábricas no Brasil por birra. Vocês não fazem ideia dos custos envolvidos para fechar uma empresa desse porte. Ex1: se os prazos ainda não expiraram, os incentivos fiscais dados pelos estados precisam ser devolvidos. Ex2: donos de concessionária terão que ser indenizados.A fábrica da Dodge no Paraná, que produzia a Dakota, durou apenas 4 anos e teve que fazer isso. Se pegarmos a história da Chrysler (Dodge) no Brasil, esta é a quarta tentativa da empresa no Brasil.LeoMatosJJ escreveu: ↑11 Jan 2021 22:32coitadinhas das fabricantes de automóveis, fiquei até com pena depois desses posts do anonimo.
vamos organizar uma vakinha pra ajudá-las?
"Ao todo, a Chrysler esteve presente durante 3 oportunidades no país; nos anos 50, mediante a joint venture com a Brasmotor, entre 1967 e 1981 com sua companhia e entre 1998 e 2002, com a divisão Dodge, que produziu a pick-up Dakota. "
Agora, sob o comando da FCA, a Chrysler volta com a marca Jeep. Se pegarmos a estória do automóvel no Brasil, diversas empresas entraram e saíram do país. Por aqui, nem o Walmart conseguiu sobreviver.
A Ford, quando formou a Autolatina em parceira com a VW, já tinha ideia de deixar o país segundo especialistas do setor.
- codematrixbr
- Aprendiz
- Mensagens: 6366
- Registrado em: 01 Out 2014 00:34
- Contato:
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
"Um aspecto pode parecer paradoxal, mas não é. A atividade fabril na Argentina continuará, apesar de problemas econômicos e políticos até mais graves que os brasileiros por incluir mais uma moratória de sua dívida externa. O país vizinho produz a Ranger, dentro do escopo mundial da companhia. E a legislação argentina oferece incentivos fiscais para picapes, tanto que a Hilux é o produto mais vendido no mercado local. Apesar de a Toyota como marca estar atrás da VW, a líder em vendas totais."
https://www.uol.com.br/carros/colunas/a ... zinhos.htm
Mas como a argentina é comunista segundo alguns, logo vai quebrar tudo, e o brasil 100% liberal vai voar como a águia. rs...
https://www.uol.com.br/carros/colunas/a ... zinhos.htm
Mas como a argentina é comunista segundo alguns, logo vai quebrar tudo, e o brasil 100% liberal vai voar como a águia. rs...
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"
- ThiagoM TJP
- Mensagens: 1165
- Registrado em: 11 Out 2014 11:10
- Contato:
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Vai tarde, tentou de todo jeito incentivo fiscal!
Se queimou demais com o powershift, cambio problemático que tem milhares de processos rolando, foram obrigados a aumentar a garantia para 10 anos no caso do Ford Focus!
Reposição de peças complicado, insistem com a Motorcraft, e sempre falta peças!!
Meu padrasto precisou de um sensor do Fusion 2018 dele, não tinha e para encomendar 20 dias, por 950,00 reais!! comprou em um site de peças importadas, por 320,00 e chegou em dois dias!!
Vai com Deus Ford, fica lá com os hermanos, que lá o governo te ajuda!!
Se queimou demais com o powershift, cambio problemático que tem milhares de processos rolando, foram obrigados a aumentar a garantia para 10 anos no caso do Ford Focus!
Reposição de peças complicado, insistem com a Motorcraft, e sempre falta peças!!
Meu padrasto precisou de um sensor do Fusion 2018 dele, não tinha e para encomendar 20 dias, por 950,00 reais!! comprou em um site de peças importadas, por 320,00 e chegou em dois dias!!
Vai com Deus Ford, fica lá com os hermanos, que lá o governo te ajuda!!
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Resumindo. Só o Estado lucra pesado parasitando o sistema e a maioria aceita como normal esse absurdo. Mas quer saber? Eu quero mais que a Ford se exploda, já que a fundação Ford é uma das que mais financiam socialismo no mundo.Anônimo escreveu: ↑11 Jan 2021 22:00Sou realista. A galera acredita que montadoras ganham bilhões, planos de saúde idem, e a realidade não é essa. Essas empresas perdem dinheiro no mundo todo, principalmente com essa pandemia. O único que ganha dinheiro com automóveis no Brasil é o governo, que leva por volta de 35% do valor na forma de impostos. No finado, tinha gente que jurava que as empresas fraudavam o balanço para ter prejuízo. Não se assustem se em breve PSA (Peugeot e Citroen) tbm deixarem o país. Achar a fórmula para agradar o brasileiro é difícil. A Ford ficou para trás faz décadas. Tentou algo com o Ecosport, novo Ford KA e nada além disso. Uma empresa para se manter no Brasil tem que ser como a VW (carros "confiáveis"), GM (o Ônix salvou a emporesa) ou a Renault, que trouxe essas carros da Romênia (Sandero e Logan) e Índia (Kwid). Na Europa, Sandero e Logan são os carros mais baratos, vendidos com a marca Dacia. Se a Renault tentasse vender Clio e outros modelos aqui, já teria quebrado tbm.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: adauto_mma, Alekson lima, Anom, Carrapeta, Djair Ferreira, Germer, Jubileu, Tartaruga e 147 visitantes