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A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 13:19
por Anom
Um grupo de 10 Sherpas finalmente conseguiu derrubar o último obstáculo do alpinismo: Chegar ao cume do K2 no inverno.
Infelizmente em outra expedição, o alpinista espanhol Sergi Mingote morreu após sofrer uma queda na volta para o acampamento base.
Aqui mostra passo a passo como foram as dificuldades para se chegar ao cume do último dos 14 picos com mais de 8.000m durante o inverno.
http://www.extremos.com.br/online/2020/k2/
https://explorersweb.com/2021/01/16/k2- ... er-summit/

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 13:33
por PHDookie
Eu subi 5600 metros caminhando no verão embora com neve e fui muito cansativo as 4 horas de caminhada. Imagina mais de 8k com 35kilos nas costas escalando boa parte do caminho... Os sherpas são sinistros...
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 13:39
por POBRELOKO
A comunidade da escalada meio que torce o nariz para os feitos dos sherpas, no próximo inverno algum escalador realiza esse feito acompanhado de seu carregadores leia se sherpas e lave os louros da conquista.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 13:58
por kyo_spirit
POBRELOKO escreveu: ↑17 Jan 2021 13:39
A comunidade da escalada meio que torce o nariz para os feitos dos sherpas, no próximo inverno algum escalador realiza esse feito acompanhado de seu carregadores leia se sherpas e lave os louros da conquista.
Toda a magia das conquistas de alpinismo acabaram pra mim quando vi a função dos sherpas.
Os sherpas fazem a mesma escalada q os alpinistas conhecidos, carregando todo o material, muitas vezes sem usar oxigênio....e nem quando morrem são lembrados. Qd rola alguma acidente grande, a notícia é q
morreu fulano, sicrano e três sherpas.
Eles são os grandes heróis do alpinismo. Pra mim, os alpinistas famosos não diferem muito de turistas q vão brincar de caçar leões na África; farsantes q recebem créditos indevidos, heróis de papelão.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 14:15
por Anom
Eu estava lendo uma reportagem interessante que nos últimos anos, os sherpas tem cada vez investido mais em estudos e aprendendo muito sobre os ramos de negócios. Querem ter suas próprias equipes de alpinismo (inclusive esse grupo que escalou o K2 é a junção de algumas delas), coisa que a tempos atrás eram em sua totalidade dos "estrangeiros".
Com o conhecimento que os sherpas tem das montanhas (ninguém conhece mais os picos do que eles), estão começando usar isso a seu favor ao invés de ficarem eternamente conhecidos como carregadores.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 16:45
por Carl
Eles deviam fazer isso sempre. Primeiro a galera raiz vai, registra e ganha fama, depois libera pros Nutellas subirem e ficarem tirando selfie e falando de superação.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 17:02
por FCB
Anom escreveu: ↑17 Jan 2021 14:15
Eu estava lendo uma reportagem interessante que nos últimos anos, os sherpas tem cada vez investido mais em estudos e aprendendo muito sobre os ramos de negócios. Querem ter suas próprias equipes de alpinismo (inclusive esse grupo que escalou o K2 é a junção de algumas delas), coisa que a tempos atrás eram em sua totalidade dos "estrangeiros".
Com o conhecimento que os sherpas tem das montanhas (ninguém conhece mais os picos do que eles), estão começando usar isso a seu favor ao invés de ficarem eternamente conhecidos como carregadores.
Demoraram pra despertar.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 17:09
por Leeo
Os sherpas são fodas pra caralho, mas do jeito que tão falando nesse tópico parece que qualquer um tira a bunda do sofá e resolve escalar o K2.
Só nego sinistro consegue escalar essa porra!!
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 17:40
por Ricardo Valota
Só lembrando que na conquista do Everest , as manchetes na época deram destaque sim ao nepalês :
Trecho de uma matéria da revista National Geografic :
“Edmund Hillary, neozelandês, e Tenzing Norgay, xerpa do Nepal, foram os mais fortes e mais experientes alpinistas por entre neve e gelo na expedição britânica de 1953.
Depois de a primeira equipa ter sido forçada a voltar para trás, Hillary e Tenzing, que constituíam a equipa de apoio, atingiram o cume às 11 h 30 min do dia 29 de maio. Para celebrar, Hillary estendeu a mão a Tenzing para o tradicional aperto de mão, mas Tenzing envolveu Hillary num forte abraço de alegria com palmadas nas costas.”
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 17:59
por POBRELOKO
Ano que vem se algum não sherpa conseguiu a mesma façanha reparem como vai ser noticiado. Tem sherpa que subiu mais de 20x o Everest e é simples o raciocínio um sherpas sobe o Everest sem um alpinista o contrário não acontece.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 18:51
por Anom
Eu sigo o Waldemar Niclevicz no Insta e já perguntei muitas coisas para ele das escaladas que ele participou. Ele me disse que definitivamente a mais sinistra é o K2 mesmo, especialmente na Bottleneck. As Seracs ali te deixam com o cu na mão pq cai um pedacinho ali, vc é história. Porém a mais mortal é a Annapurna pois poucos escalam lá e tem muitas mortes, algo perto de 35-40%.
Tem um documentário bem massa que eu vi no btv sobre o everest: The Wildest Dream. É narrado pelo Liam Nesson e conta sobre a história do Conrad Ankler, o alpinista que encontrou o corpo do Gregory Mallory 75 anos depois de darem como desaparecido na tentativa de chegar ao cume do Everest. Ele confeccionou a mesma roupa que o Mallory tentou escalar em 1924 e conseguiu chegar ao cume só com a roupa do corpo e sem auxílio de O2. O relato do Ankler foi que o Mallory caiu do Second Step, quebrou a perna e morreu. Inclusive eles não usaram a escada colocada pelos chineses em 1960 justamente para tentar reproduzir com a máxima fidelidade a tentativa do Mallory e do Irvine.
Outro cara foda que foi o primeiro a conquistar os 14 cumes com mais de 8.000m foi o italiano Reinhold Messner. O filme alemão "Nanga Parbat" conta a história dele e do seu irmão Gunther na qual conseguiram escalar a montanha, porém o Gunther morreu ao cair pelo Diamir. O Reinhold perdeu 7 dedos nesse acidente. E ele também foi o primeiro alpinista a conquistar o Everest solo e sem O2 auxiliar.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 19:00
por Humpty Dumpty
Xerpa de cu é rola. Os caras nasceram lá tem obrigação de subir tudo dando risada. O cara já nasce na montanha. Igual índio tem que atravessar a floresta amazônica pelado de boa. Tribo africana mata leão na porrada, esquimó mata urso polar.
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 19:08
por Maestro
Anom escreveu: ↑17 Jan 2021 18:51
Eu sigo o Waldemar Niclevicz no Insta e já perguntei muitas coisas para ele das escaladas que ele participou. Ele me disse que definitivamente a mais sinistra é o K2 mesmo, especialmente na Bottleneck. As Seracs ali te deixam com o cu na mão pq cai um pedacinho ali, vc é história. Porém a mais mortal é a Annapurna pois poucos escalam lá e tem muitas mortes, algo perto de 35-40%.
Tem um documentário bem massa que eu vi no btv sobre o everest: The Wildest Dream. É narrado pelo Liam Nesson e conta sobre a história do Conrad Ankler, o alpinista que encontrou o corpo do Gregory Mallory 75 anos depois de darem como desaparecido na tentativa de chegar ao cume do Everest. Ele confeccionou a mesma roupa que o Mallory tentou escalar em 1924 e conseguiu chegar ao cume só com a roupa do corpo e sem auxílio de O2. O relato do Ankler foi que o Mallory caiu do Second Step, quebrou a perna e morreu. Inclusive eles não usaram a escada colocada pelos chineses em 1960 justamente para tentar reproduzir com a máxima fidelidade a tentativa do Mallory e do Irvine.
Outro cara foda que foi o primeiro a conquistar os 14 cumes com mais de 8.000m foi o italiano Reinhold Messner. O filme alemão "Nanga Parbat" conta a história dele e do seu irmão Gunther na qual conseguiram escalar a montanha, porém o Gunther morreu ao cair pelo Diamir. O Reinhold perdeu 7 dedos nesse acidente. E ele também foi o primeiro alpinista a conquistar o Everest solo e sem O2 auxiliar.
O Messner e o irmão inclusive inauguraram a Face Diamir, diziam ser impossível antes deles, quase foi...
Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 19:23
por Anom
Maestro escreveu: ↑17 Jan 2021 19:08
O Messner e o irmão inclusive inauguraram a Face Diamir, diziam ser impossível antes deles, quase foi...
Este era o filme que eu comentei ali.
O do Everest é este:

Re: A última fronteira do Alpinismo: A conquista invernal do K2
Enviado: 17 Jan 2021 19:28
por carodrigues
Anom escreveu: ↑17 Jan 2021 18:51
Eu sigo o Waldemar Niclevicz no Insta e já perguntei muitas coisas para ele das escaladas que ele participou. Ele me disse que definitivamente a mais sinistra é o K2 mesmo, especialmente na Bottleneck. As Seracs ali te deixam com o cu na mão pq cai um pedacinho ali, vc é história. Porém a mais mortal é a Annapurna pois poucos escalam lá e tem muitas mortes, algo perto de 35-40%.
Tem um livro muito bom sobre o K2, chama morte e vida no K2 e narra o desastre que ocorreu no final da temporada de 2008, quando morreram 11 alpinistas.