E se os Dinossauros eram totalmente diferentes?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Pegaso
Contato:

E se os Dinossauros eram totalmente diferentes?

Mensagem por Pegaso » 04 Jan 2015 20:51

Nunca um ser humano viu (ou verá) um dinossauro vivo. É um facto. Há cerca de 65 milhões de anos, naquela que é a mais popular das extinções, a extinção dos dinossauros, estes animais que fascinam o nosso imaginário foram dizimados do nosso planeta e não mais voltariam.
Tudo o que conhecemos dos dinossauros, bem como de diversos outros animais pré-históricos, chegou até nós na forma de fóssil, que nos mostra como era o esqueleto dos animais. E é a partir do esqueleto que podemos imaginar a aparência e especular sobre os hábitos e comportamentos desses animais com vida.

Evidentemente, os estudos são o mais rigorosos possíveis, um paleontólogo não se limita a “achar” coisas sobre um dinossauro: ele estuda todos os pormenores, compara com outros animais atualmente existentes e fundamenta as suas conclusões. Por vezes existem falhas, mas a ciência é assim mesmo, não dar nada como certo e garantido, não criar dogmas. Novas descobertas podem mudar radicalmente conceitos anteriores (como a descoberta de que vários dinossauros tinham penas, algo que não era espectável), mas tendo em conta os “restos” incompletos e fragmentados que chegaram até nós ao longo de milhões de anos, podemos considerar que sabemos bastante sobre os primeiros animais do nosso mundo.
Porém, no que toca à aparência dos dinossauros, apenas podemos contar com a observação dos seus esqueletos e imaginar como seria aquele animal, com órgãos, músculos, sangue e pele por cima dos ossos. Parece simples? Não o é propriamente. Se mostrar ao leitor os esqueletos de uma dúzia de animais bem conhecidos do nosso mundo atual, talvez não reconheça a que animais pertencem alguns deles. Mais à frente terá a prova disso.
Foi esse o motivo que levou dois paleoartistas(1), C.M. Kosemen e John Conway, a desafiar a ideia que todos temos dos dinossauros, representados por exemplo nos filmes «Jurassic Park» e em diversos documentários, explorando possibilidades radicalmente diferentes. Esse trabalho deu origem ao livro «All Yesterdays: Unique and Speculative Views of Dinosaurs and Other Prehistoric Animals», que se pode traduzir como «Todos os Passados: Perspetivas Únicas e Especulativas dos Dinossauros e Outros Animais Pré-Históricos». Estamos sempre a pensar nos dinossauros como animais elegantes e ferozes, mas, e se por acaso até eram gordos e fofinhos?

Imagem

Na imagem em cima temos um “temível” Tyrannosaurus rex a tirar uma sesta, descansando numa posição “amigável”, parecida com a posição de dormir dos nossos adoráveis gatos domésticos. Esta interpretação, bem diferente das habituais ilustrações deste dinossauro onde é quase sempre colocado em cenários sangrentos a despedaçar presas, tem por base os predadores modernos: passam a maioria do seu tempo a dormir e fazer a digestão, não propriamente a aterrorizar os outros animais.

Imagem

Aqui temos um Stegosaurus a acasalar com outro dinossauro, uma imagem também nunca explorada nas habituais ilustrações de dinossauros. Uma coisa que os fósseis nunca nos vão mostrar, é como seria o aspeto ou o tamanho dos órgãos genitais dos dinossauros. Seriam enormes, como sugerido na imagem? O cruzamento entre espécies diferentes também é sugerido. Hoje esse comportamento é amplamente conhecido e até chegam a gerar descendência, os animais híbridos. Terão havido dinossauros híbridos?

Imagem

A imagem à esquerda mostra um Majungasaurus crenatissimus observado de frente, em oposição ás ilustrações habituais deste dinossauro onde é sempre representado de perfil. Na direita, o pequeno dinossauro Leaellynasaura amicagraphica, imaginado como se fosse gordinho e peludo, com caudas longas e tufadas, em contraposição à estrutura elegante e esguia com que é habitualmente representado.

Imagem

Esta imagem é particularmente interessante. Porque motivo os artistas colocaram três Proceratops – uma espécie parente do conhecido Triceratops – em cima de uma árvore, se nada nos seus esqueletos sugere que seriam capazes de as subir? A resposta está nas “nossas” cabras. Também conseguem escalar árvores e no entanto, nada no esqueleto de uma cabra sugere essa habilidade…

Imagem

Que dinossauro feroz é este? Nenhum. A imagem em cima mostra o esqueleto de um babuíno atual, gordo e felpudo. Mas se não os conhecêssemos, um paleoartista iria muito provavelmente representá-lo da forma como está na ilustração abaixo. Esta é uma evidência de que se imaginarmos os animais exclusivamente através dos seus ossos, podemos chegar a figuras muito diferentes do que na realidade são.

Imagem

Mais um exemplo: o esqueleto de uma vaca e a possível interpretação do mesmo por um paleoartista. Parece uma vaca, um boi ou um touro? Nem por isso…

Imagem

Para o fim deixamos aquele que é, possivelmente, o exemplo mais representativo em como o esqueleto nos pode “enganar”. Nesta imagem temos o esqueleto de um gato doméstico e podemos ver logo, em particular pelo crânio, que não sugere em nada a linda face dos nossos gatos.
A possível representação de um paleoartista a partir do esqueleto do gato é assustadora: não é minimamente parecido com um gato. Mas a verdade é que está fiel ao seu esqueleto, tão fiel como qualquer ilustração de dinossauros aos respetivos fósseis que deles conhecemos.
Obviamente todas estas ilustrações são especulativas. Tal como escrevemos logo de início, nunca nenhum ser humano viu um dinossauro vivo. Não existem fotografias ou gravuras, não existe qualquer registo além dos fósseis que resistiram no tempo. Por outras palavras, nunca saberemos com exatidão qual era a aparência de um dinossauro ou qualquer outro animal da pré-história. E como demonstram os autores deste livro, nem sempre o esqueleto do animal é semelhante ao animal em vida.
Esbeltos e ferozes? Gordos e pachorrentos? Fica para a imaginação de cada um.

http://www.mundodosanimais.pt/animais-p ... iferentes/" onclick="window.open(this.href);return false;

Achei muito interessante esse artigo. Realmente eu nunca tinha pensado nisso...

Rogerspr
Contato:

Re: E se os Dinossauros eram totalmente diferentes?

Mensagem por Rogerspr » 04 Jan 2015 23:24

Muito legal. Pra complementar segue aí:

phpBB [video]

junim
Contato:

Mensagem por junim » 05 Jan 2015 01:47

achei massa tbm

analisando um esqueleto humano sem qualquer registro de fotos de seres humanos, aposto que nenhum "paleoartista" faria a representação de um obeso

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 05 Jan 2015 01:54

Ainda não li, mas Vendo a foto DP tiranossauro ali, me lembra uma dúvida que sempre tive: como ele fazia pra se levantar sem apoio das mãos e com todo o peso? Me parece impossível.

Tem um bocado de coisa que eu acho estranho na era dos dinossauros: como animais gigantes sobreviviam em meio a floresta? Com um porte desses, herbívoros teriam que viver onde tivesse muita comia disponível, ou seja, florestas densas. Grandes carnívoros precisariam caçar grandes herbívoros, e como fariam isso dentro de uma floresta gigante? Como um morcego gigante conseguia voar com todo aquele peso e sem plumas? Tem cidade no meu estado que diz que conserva pegadas de dinossauro. Como a porra da pegada ficou ali por milhões de anos depois dum asteróide que fudeu tudo? Pegada não apagariA com tempestades, ventanias, etc?

Meu lado conspiratório sempre achou que há um pouco de charlatanismo aí.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 05 Jan 2015 04:31

jotaerre escreveu:Ainda não li, mas Vendo a foto DP tiranossauro ali, me lembra uma dúvida que sempre tive: como ele fazia pra se levantar sem apoio das mãos e com todo o peso? Me parece impossível.

Tem um bocado de coisa que eu acho estranho na era dos dinossauros: como animais gigantes sobreviviam em meio a floresta? Com um porte desses, herbívoros teriam que viver onde tivesse muita comia disponível, ou seja, florestas densas. Grandes carnívoros precisariam caçar grandes herbívoros, e como fariam isso dentro de uma floresta gigante? Como um morcego gigante conseguia voar com todo aquele peso e sem plumas? Tem cidade no meu estado que diz que conserva pegadas de dinossauro. Como a porra da pegada ficou ali por milhões de anos depois dum asteróide que fudeu tudo? Pegada não apagariA com tempestades, ventanias, etc?

Meu lado conspiratório sempre achou que há um pouco de charlatanismo aí.
Bom post JR, mas sobre o asteroide, ele acabou com tudo pela poeira que levantou e mais outras coisas, o seu impacto só acabou com o que estava relativamente próximo.

Eu tenho muita curiosidade sobre a extinção dos dinossauros, não consigo entender como praticamente só uma espécia acabou nesse período e outras que viviam no mesmo período sobreviveram.

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 05 Jan 2015 09:51

Mas o asteróide, apesar do impacto local, pelo muito pouco que eu vi acabou por mudar todo o clima da terra, trazendo tempestades e outras anomalias por todo o planeta, o que teria causado a extinção global...

A extinção global é outra coisa estranha. Se acha osso de dinossauro em todo canto, quer dizer que todo o planeta ficou inabitável até para os pequenos dinossauros?

zico
Contato:

Mensagem por zico » 05 Jan 2015 10:23

jotaerre escreveu:Mas o asteróide, apesar do impacto local, pelo muito pouco que eu vi acabou por mudar todo o clima da terra, trazendo tempestades e outras anomalias por todo o planeta, o que teria causado a extinção global...

A extinção global é outra coisa estranha. Se acha osso de dinossauro em todo canto, quer dizer que todo o planeta ficou inabitável até para os pequenos dinossauros?
Pelo pouco que sei, alguns pequenos dinossauros sobreviveram, evoluíram e se transformaram em aves, outros apenas diminuíram de tamanho como é o caso dos crocodilos e pequenos mamíferos que já viviam naquela época, como os ratos, se multiplicou em várias outras espécies diferentes.

Não sei se é bem assim, entendo muito pouco do assunto, mas acho muito maneiro.

Urubu Rei
Contato:

Mensagem por Urubu Rei » 05 Jan 2015 10:52

zico escreveu: Pelo pouco que sei, alguns pequenos dinossauros sobreviveram, evoluíram e se transformaram em aves, outros apenas diminuíram de tamanho como é o caso dos crocodilos e pequenos mamíferos que já viviam naquela época, como os ratos, se multiplicou em várias outras espécies diferentes.

Não sei se é bem assim, entendo muito pouco do assunto, mas acho muito maneiro.
As aves possuem uma descendência muito próxima, ao ponto de, segundos alguns cientistas, serem consideradas praticamente os dinossauros atuais. Descobriram evidências de que boa parte dos dinossauros podiam ter penas e bicos, inclusive. Crocodilos existiam desde dá época dos dinossauros e possuem uma outra linhagem, ou seja, os crocodilos modernos não são descendentes diretos dos dinossauros. Os crocodilos daqueles tempos eram bem maiores (Que os de agora) e inclusive predavam alguns dinos. Tirando o tamanho, não mudaram quase nada pelo que sei.
Mas como também entendo bem pouco sobre o assunto posso ter falado um monte de abobrinha. Quem tiver mais conhecimento, sinta-se à-vontade pra me corrigir.
Penso, logo bustamanteio.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 05 Jan 2015 13:30

Ontem eu vi esse documentario do history, é bem exagerado mas curioso:

http://www.assombrado.com.br/2013/10/al ... ens-e.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu gosto muito dessa parte pré-histórica, animais antigos me fascinam.

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 05 Jan 2015 21:38

Legal esse estudo, nunca tinha imaginado isso.

sohnos
Contato:

Mensagem por sohnos » 06 Jan 2015 06:10

"...mas q dentes/presas/garras gigantes e perfurantes vc tem..."
"... é para ....."

Responder