Mensagem
por Sharivan » 19 Set 2023 16:58
Luta é uma coisa, briga, outra. Há, inclusive, vários vídeos perdidos por aí envolvendo lutadores profissionais que levaram a pior nas ruas, como casos com Bj Penn, Dillon Danis, Maiquel Falcão, só para citar alguns. Claro que no "X1", com um mínimo de "nobreza", sempre haverá a tendência de o lutador se sair melhor, mesmo que seja mais leve do que o "brigador", até porque, como já falaram, praticamente todos os lutadores, em OFF, pesam bem mais do que o peso da categoria na qual lutam. Porém, a gente nunca pode desprezar uma discrepância física muito grande, especialmente casos onde o cara, por mais leigo que seja, se trate de um verdadeiro ogro de forte. Eu já treinei tanto com lutador profissional quanto com cara totalmente "crú" que, no entanto, era asburdamente forte, e, em ambos os casos, são situações diferenciadas:
No caso do "ogro", foi um treino de JJ, era um cara muito grande (trabalhava de mecânico; muito provavelmente pesava mais de 100kg "seco"), eu já era um faixa azul duro, considerado bastante explosivo em termos de força física (até por isso fui um dos sorteados para rolar com ele...), e, ainda assim, tive muuuito trabalho em lidar com um cara que era zerado de chão! Tive que jogar totalmente na alavanca porque simplesmente não dava para trocar força com o cara.
Já na oportunidade de treinar com o profissional (tanto em pé quanto no chão), que, por sinal, era menor e mais leve que eu, percebi que o cara sabia dosar com precisão os momentos de explosão de força, resistência, velocidade e etc., o que fazia ele aparentar ter uma capacidade física muito superior ao indicado pela sua estrutura física, todavia, ficou a impressão de que, na grosseria, dava para compensar muitos aspectos técnicos.
Claro que, no final das contas, se tiver que apostar, eu diria que um lutador profissional levará a melhor na grande maioria das vezes, mas sempre haverá a ressalva de que, se a diferença física for das mais absurdas, o cenário poderá sim mudar drasticamente, vide o que um cara como o Bob Sapp fez enquanto lutou a sério, o que o Brock Lesnar conseguia compensar puramente na grosseria ou até mesmo o que foi o Semmy Schilt no K1 (no MMA ele era absolutamente cru). Até nos primórdios do Vale-Tudo e MMA, quando o cara muito maior/pesado não era, pelo menos, zerado de chão, já dificultava sobremaneira para o lutador muito menor/mais leve. Lembram do Royce absolutamente exausto após vencer o Kimo Leopoldo no primeiro UFC?! Acho que retata bem o que quero dizer.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2