Faixa branca tem que treinar com faixa branca?
-
- Contato:
Faixa branca tem que treinar com faixa branca?
Quando eu treinava e era faixa branca, sempre que eu treinava com outro branca independente do peso eu passava o carro.
Minha evolução acontecia quando eu treinava com graduados, especialmente os mais pesados, lá eu tomava amasso, e a cada semana ia desenvolvendo ferramentas de defesa e maneiras de sobreviver e em algumas situações até reverter posições.
Gurgel está certo ou errado? Esse método é bom pro aluno ou só pro professor que visa lucro pra sua academia?
Já surgiu um grande casca grossas de competição que iniciou no jiu-jitsu nos moldes "treino com turma só de faixas brancas?"
https://www.instagram.com/reel/DJm-t6qS ... 4xZzU0czVh
Minha evolução acontecia quando eu treinava com graduados, especialmente os mais pesados, lá eu tomava amasso, e a cada semana ia desenvolvendo ferramentas de defesa e maneiras de sobreviver e em algumas situações até reverter posições.
Gurgel está certo ou errado? Esse método é bom pro aluno ou só pro professor que visa lucro pra sua academia?
Já surgiu um grande casca grossas de competição que iniciou no jiu-jitsu nos moldes "treino com turma só de faixas brancas?"
https://www.instagram.com/reel/DJm-t6qS ... 4xZzU0czVh
Re: Faixa branca tem que treinar com faixa branca?
Acho que o faixa branca tem que fazer a aula técnica de branca. Ele precisa entender os fundamentos e posições básicas da luta, aprender a cair, aprender a sair de quadril, desenvolver alguns movimentos básicos, antes de querer se aventurar contra praticantes mais antigos.
Não dá pra jogar o branca numa aula de coloridas, praticando posições que ele não tem todos os requisitos para aprender ainda.
Sobre rolar com praticantes mais antigos, depende! Muita gente desanima e fica insegura se forem colocadas para serem "saco de pacandas" de alunos mais antigos, e acabam desistindo.
Lógico que sempre vai existir os alunos que são mais atirados, mais propensos a buscar esse treino, mas mesmo assim, ainda é preciso um certo freio, a chance de se machucar fazendo muita força, por não conhecer a luta direito, é grande.
Não dá pra jogar o branca numa aula de coloridas, praticando posições que ele não tem todos os requisitos para aprender ainda.
Sobre rolar com praticantes mais antigos, depende! Muita gente desanima e fica insegura se forem colocadas para serem "saco de pacandas" de alunos mais antigos, e acabam desistindo.
Lógico que sempre vai existir os alunos que são mais atirados, mais propensos a buscar esse treino, mas mesmo assim, ainda é preciso um certo freio, a chance de se machucar fazendo muita força, por não conhecer a luta direito, é grande.
Editado pela última vez por Tartaruga em 14 Mai 2025 13:29, em um total de 1 vez.
A vida não é palco, é trincheira!
Imagina na primeira semana um sparring com um boxeador topTartaruga escreveu: ↑14 Mai 2025 12:34Acho que o faixa branca tem que fazer a aula técnica de branca. Pode rolar com quem quiser.
Eu vejo o pessoal colocando o faixa branca, na primeira aula, numa turma comercial com um monte de coloridas e aí o iniciante, que nunca viu os golpes básicos, não sabe os princípios da luta, tendo que fazer uma posição mega avançada, que o campeão das galáxias fez no último campeonato.
Aí ele vai lá e além de fazer tudo torto, não tem a menor ideia da onde aquilo saiu, do motivo de estar fazendo aquilo e com qual propósito.
Você tem que ter os fundamentos bem estabelecidos e fundamentados, antes de querer ir pra posições avançadas. Não adianta querer correr na F1, se você nunca dirigiu um carro.
Fogo em naziliberal
Turtle disse tudo
Tem q ter turma separada pra escolinha, mas rolar se rola com td mundo. Na real o branca se desenvolve muito mais rolando com um roxa q vai jogar solto do q outro branca q vai ir com tudo
Tem q ter turma separada pra escolinha, mas rolar se rola com td mundo. Na real o branca se desenvolve muito mais rolando com um roxa q vai jogar solto do q outro branca q vai ir com tudo
Foi igual qdo fui fazer aulas de dança de forró. Eu com os dois pés esquerdos e o professor nem aí, fazendo tudo rápido e os alunos mais graduados seguindo de boa, enquanto q eu e outros noobs tendo grande dificuldade. Fui pra mais duas aulas só pra ter certeza mesmo q eles não tão nem aí pro novato, então saí
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Ah tem isso no JJ é?
Já fiz um monte de arte marcial diferente (mas sempre de trocação), e em quase todas as academias rolavam os treinos em q só podiam participar quem fosse mais graduado, mas nunca treinos em q só se pode quem não sabe nada.
É algo específico de jiu ou outras tipo o judô tbm tem isso?
Já fiz um monte de arte marcial diferente (mas sempre de trocação), e em quase todas as academias rolavam os treinos em q só podiam participar quem fosse mais graduado, mas nunca treinos em q só se pode quem não sabe nada.
É algo específico de jiu ou outras tipo o judô tbm tem isso?
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
Eu já acho bem importante desenvolver o sentimento de combate/sobrevivência do branca, desde as primeiras aulas. Muitos chegam no jiu sem nenhuma experiência com agressividade e luta, além das posições e golpes iniciais, muito do jogo do branca é empírico do que ele aprende na hora do sufoco. Entretanto, eu entendo a possível desistência de alguns brancas que se assustem nas primeiras aulas. Obviamente tudo tem que ser monitorado por professor ,e de preferência, o branca iniciante deve rolar com graduados que irão conduzir o rola de uma forma proveitosa (inclusive é um treino pros coloridas graduados, como desenvolver o rola com o iniciante ensinando e se pondo em situações ruins).Tartaruga escreveu: ↑14 Mai 2025 12:34Acho que o faixa branca tem que fazer a aula técnica de branca. Ele precisa entender os fundamentos e posições básicas da luta, aprender a cair, aprender a sair de quadril, desenvolver alguns movimentos básicos, antes de querer se aventurar contra praticantes mais antigos.
Já a questão das posições do treino, eu já entendo que deve ser passado somente o basicão. Não cabe o iniciante ta aprendendo berimbolo e não sabe nem abrir uma guarda.
Editado pela última vez por AçoitaBjj em 14 Mai 2025 13:37, em um total de 1 vez.
Ai vc pega um Tyson da vida...
Fogo em naziliberal
Isso fala mais do graduado do que do iniciante. Se vc sabe que o cara ta começando, vale de quê descer a porrada nele ?? Quer um saco de pancada, escolhe um na academia.
Se vc é graduado e tá num treino com vários iniciantes, é função sua treinar e ensinar qualquer um. Agora meter um iniciante "cru" num treino de competição, ai realmente não concordo que o iniciante frequente.
Sim, mas aí eu já recomendo esse branca fazer uns rolas com uns azuis mais antigos/roxas, pra cima. Os brancas quase azuis ainda não tem controle suficiente pra pegar leve e deixar o iniciante treinar, mas tem armas pra vencê-lo.AçoitaBjj escreveu: ↑14 Mai 2025 13:34Eu já acho bem importante desenvolver o sentimento de combate/sobrevivência do branca, desde as primeiras aulas. Muitos chegam no jiu sem nenhuma experiência com agressividade e luta, além das posições e golpes iniciais, muito do jogo do branca é empírico do que ele aprende na hora do sufoco. Entretanto, eu entendo a possível desistência de alguns brancas que se assustem nas primeiras aulas. Obviamente tudo tem que ser monitorado por professor ,e de preferência, o branca iniciante deve rolar com graduados que irão conduzir o rola de uma forma proveitosa (inclusive é um treino pros coloridas graduados, como desenvolver o rola com o iniciante ensinando e se pondo em situações ruins).
Na minha época faixa-branca já rolava com todos logo no primeiro dia, sendo feito de boneco pelos mais graduados.
Isso durava até chegar outro novato, quando você descontava nele e assim seguia, era meio que uma seleção natural.
Mestre Gurgel sabe o que é mais saudável para a academia, como forma de perder menos alunos, não discordo dele.
Se bem que os tempos são outros, nem a tradicional faixada nas cerimonias de troca de faixa pode mais...
Isso durava até chegar outro novato, quando você descontava nele e assim seguia, era meio que uma seleção natural.
Mestre Gurgel sabe o que é mais saudável para a academia, como forma de perder menos alunos, não discordo dele.
Se bem que os tempos são outros, nem a tradicional faixada nas cerimonias de troca de faixa pode mais...
Putz! Lá na Brotherhood, que sempre foi porrada e eles nunca tiveram um propósito comercial, quem sobrevivia ficava duro pra caramba, mas eu vi cada furada que eles colocavam os menos graduados, que beirava o absurdo kkkkkk
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Esse é o melhor cenário pro iniciante; é até o mais recomendável.
Nem dá pra chamar de sparring, é uma luvinha.
Geralmente, o iniciante fica travadão, com receio de levar uma, e vc tem q ir encorajando o cara a soltar as sequências q aprendeu anteriormente.
Pior cenário possível são dois iniciantes empolgados fazerem luva. Dae o prof tem q ficar de olho o tempo todo.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).