Faixa branca tem que treinar com faixa branca?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Braziliano
Contato:

Faixa branca tem que treinar com faixa branca?

Mensagem por Braziliano » 14 Mai 2025 11:47

Quando eu treinava e era faixa branca, sempre que eu treinava com outro branca independente do peso eu passava o carro.

Minha evolução acontecia quando eu treinava com graduados, especialmente os mais pesados, lá eu tomava amasso, e a cada semana ia desenvolvendo ferramentas de defesa e maneiras de sobreviver e em algumas situações até reverter posições.

Gurgel está certo ou errado? Esse método é bom pro aluno ou só pro professor que visa lucro pra sua academia?

Já surgiu um grande casca grossas de competição que iniciou no jiu-jitsu nos moldes "treino com turma só de faixas brancas?"

https://www.instagram.com/reel/DJm-t6qS ... 4xZzU0czVh

Tartaruga
Contato:

Re: Faixa branca tem que treinar com faixa branca?

Mensagem por Tartaruga » 14 Mai 2025 12:34

Acho que o faixa branca tem que fazer a aula técnica de branca. Ele precisa entender os fundamentos e posições básicas da luta, aprender a cair, aprender a sair de quadril, desenvolver alguns movimentos básicos, antes de querer se aventurar contra praticantes mais antigos.

Não dá pra jogar o branca numa aula de coloridas, praticando posições que ele não tem todos os requisitos para aprender ainda.

Sobre rolar com praticantes mais antigos, depende! Muita gente desanima e fica insegura se forem colocadas para serem "saco de pacandas" de alunos mais antigos, e acabam desistindo.

Lógico que sempre vai existir os alunos que são mais atirados, mais propensos a buscar esse treino, mas mesmo assim, ainda é preciso um certo freio, a chance de se machucar fazendo muita força, por não conhecer a luta direito, é grande.
Editado pela última vez por Tartaruga em 14 Mai 2025 13:29, em um total de 1 vez.
A vida não é palco, é trincheira!

Fedor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Fedor » 14 Mai 2025 12:44

Tartaruga escreveu:
14 Mai 2025 12:34
Acho que o faixa branca tem que fazer a aula técnica de branca. Pode rolar com quem quiser.

Eu vejo o pessoal colocando o faixa branca, na primeira aula, numa turma comercial com um monte de coloridas e aí o iniciante, que nunca viu os golpes básicos, não sabe os princípios da luta, tendo que fazer uma posição mega avançada, que o campeão das galáxias fez no último campeonato.

Aí ele vai lá e além de fazer tudo torto, não tem a menor ideia da onde aquilo saiu, do motivo de estar fazendo aquilo e com qual propósito.

Você tem que ter os fundamentos bem estabelecidos e fundamentados, antes de querer ir pra posições avançadas. Não adianta querer correr na F1, se você nunca dirigiu um carro.
Imagina na primeira semana um sparring com um boxeador top
Fogo em naziliberal

Filipe
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Filipe » 14 Mai 2025 12:58

Turtle disse tudo

Tem q ter turma separada pra escolinha, mas rolar se rola com td mundo. Na real o branca se desenvolve muito mais rolando com um roxa q vai jogar solto do q outro branca q vai ir com tudo

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 14 Mai 2025 13:10

Foi igual qdo fui fazer aulas de dança de forró. Eu com os dois pés esquerdos e o professor nem aí, fazendo tudo rápido e os alunos mais graduados seguindo de boa, enquanto q eu e outros noobs tendo grande dificuldade. Fui pra mais duas aulas só pra ter certeza mesmo q eles não tão nem aí pro novato, então saí

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 14 Mai 2025 13:12

Ah tem isso no JJ é?

Já fiz um monte de arte marcial diferente (mas sempre de trocação), e em quase todas as academias rolavam os treinos em q só podiam participar quem fosse mais graduado, mas nunca treinos em q só se pode quem não sabe nada.

É algo específico de jiu ou outras tipo o judô tbm tem isso?
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 14 Mai 2025 13:34

Tartaruga escreveu:
14 Mai 2025 12:34
Acho que o faixa branca tem que fazer a aula técnica de branca. Ele precisa entender os fundamentos e posições básicas da luta, aprender a cair, aprender a sair de quadril, desenvolver alguns movimentos básicos, antes de querer se aventurar contra praticantes mais antigos.

Não dá pra jogar o branca numa aula de coloridas, praticando posições que ele não tem todos os requisitos para aprender ainda.

Sobre rolar com praticantes mais antigos, depende! Muita gente desanima e fica insegura se forem colocadas para serem "saco de pacandas" de alunos mais antigos, e acabam desistindo.

Lógico que sempre vai existir os alunos que são mais atirados, mais propensos a buscar esse treino, mas mesmo assim, ainda é preciso um certo freio, a chance de se machucar fazendo muita força, por não conhecer a luta direito, é grande.
Eu já acho bem importante desenvolver o sentimento de combate/sobrevivência do branca, desde as primeiras aulas. Muitos chegam no jiu sem nenhuma experiência com agressividade e luta, além das posições e golpes iniciais, muito do jogo do branca é empírico do que ele aprende na hora do sufoco. Entretanto, eu entendo a possível desistência de alguns brancas que se assustem nas primeiras aulas. Obviamente tudo tem que ser monitorado por professor ,e de preferência, o branca iniciante deve rolar com graduados que irão conduzir o rola de uma forma proveitosa (inclusive é um treino pros coloridas graduados, como desenvolver o rola com o iniciante ensinando e se pondo em situações ruins).

Já a questão das posições do treino, eu já entendo que deve ser passado somente o basicão. Não cabe o iniciante ta aprendendo berimbolo e não sabe nem abrir uma guarda.
Editado pela última vez por AçoitaBjj em 14 Mai 2025 13:37, em um total de 1 vez.

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 14 Mai 2025 13:36

Fedor escreveu:
14 Mai 2025 12:44
É bem válido, e o "boxeador top" deve conduzir o treino pra não machucar o iniciante e ensina-lo algo.

Fedor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Fedor » 14 Mai 2025 13:40

AçoitaBjj escreveu:
14 Mai 2025 13:36
É bem válido, e o "boxeador top" deve conduzir o treino pra não machucar o iniciante e ensina-lo algo.
Ai vc pega um Tyson da vida...
Fogo em naziliberal

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 14 Mai 2025 13:52

Fedor escreveu:
14 Mai 2025 13:40
Ai vc pega um Tyson da vida...
Isso fala mais do graduado do que do iniciante. Se vc sabe que o cara ta começando, vale de quê descer a porrada nele ?? Quer um saco de pancada, escolhe um na academia.
Se vc é graduado e tá num treino com vários iniciantes, é função sua treinar e ensinar qualquer um. Agora meter um iniciante "cru" num treino de competição, ai realmente não concordo que o iniciante frequente.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 14 Mai 2025 13:55

AçoitaBjj escreveu:
14 Mai 2025 13:34
Eu já acho bem importante desenvolver o sentimento de combate/sobrevivência do branca, desde as primeiras aulas. Muitos chegam no jiu sem nenhuma experiência com agressividade e luta, além das posições e golpes iniciais, muito do jogo do branca é empírico do que ele aprende na hora do sufoco. Entretanto, eu entendo a possível desistência de alguns brancas que se assustem nas primeiras aulas. Obviamente tudo tem que ser monitorado por professor ,e de preferência, o branca iniciante deve rolar com graduados que irão conduzir o rola de uma forma proveitosa (inclusive é um treino pros coloridas graduados, como desenvolver o rola com o iniciante ensinando e se pondo em situações ruins).
Sim, mas aí eu já recomendo esse branca fazer uns rolas com uns azuis mais antigos/roxas, pra cima. Os brancas quase azuis ainda não tem controle suficiente pra pegar leve e deixar o iniciante treinar, mas tem armas pra vencê-lo.

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 14 Mai 2025 13:56

Na minha época faixa-branca já rolava com todos logo no primeiro dia, sendo feito de boneco pelos mais graduados.

Isso durava até chegar outro novato, quando você descontava nele e assim seguia, era meio que uma seleção natural.

Mestre Gurgel sabe o que é mais saudável para a academia, como forma de perder menos alunos, não discordo dele.

Se bem que os tempos são outros, nem a tradicional faixada nas cerimonias de troca de faixa pode mais...

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 14 Mai 2025 13:58

Tartaruga escreveu:
14 Mai 2025 13:55
Sim, mas aí eu já recomendo esse branca fazer uns rolas com uns azuis mais antigos/roxas, pra cima. Os brancas quase azuis ainda não tem controle suficiente pra pegar leve e deixar o iniciante treinar, mas tem armas pra vencê-lo.
Exato!!

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 14 Mai 2025 14:05

Putz! Lá na Brotherhood, que sempre foi porrada e eles nunca tiveram um propósito comercial, quem sobrevivia ficava duro pra caramba, mas eu vi cada furada que eles colocavam os menos graduados, que beirava o absurdo kkkkkk

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 14 Mai 2025 14:28

Fedor escreveu:
14 Mai 2025 12:44
Esse é o melhor cenário pro iniciante; é até o mais recomendável.

Nem dá pra chamar de sparring, é uma luvinha.
Geralmente, o iniciante fica travadão, com receio de levar uma, e vc tem q ir encorajando o cara a soltar as sequências q aprendeu anteriormente.

Pior cenário possível são dois iniciantes empolgados fazerem luva. Dae o prof tem q ficar de olho o tempo todo.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Responder