Crise da água (Colapso News) - Tópico Oficial
Crise da água (Colapso News) - Tópico Oficial
Primeiramente, vamos discutir sensatamente. Meu intuito nesse tópico não é que ele se torne um debate entre partido x e y, mas pra deixarmos um registro e fazermos uma análise dessa questão durante o ano, além do compartilhamento de notícias/análises que têm relação com o tópico
Vou começar postando algumas reportagens que achei interessantes:
'Crise da água não é problema técnico, mas de gestão'
http://www.cartacapital.com.br/sociedad ... -4938.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Em oito questões, entenda a crise da água em São Paulo
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... -sao-paulo" onclick="window.open(this.href);return false;
Recomendo a leitura desse aqui tb. Excelente!
Como a polarização burra deixa o país pior
http://gizmodo.uol.com.br/como-a-polari ... pais-pior/" onclick="window.open(this.href);return false;
Valeu!
Vou começar postando algumas reportagens que achei interessantes:
'Crise da água não é problema técnico, mas de gestão'
http://www.cartacapital.com.br/sociedad ... -4938.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Em oito questões, entenda a crise da água em São Paulo
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... -sao-paulo" onclick="window.open(this.href);return false;
Recomendo a leitura desse aqui tb. Excelente!
Como a polarização burra deixa o país pior
http://gizmodo.uol.com.br/como-a-polari ... pais-pior/" onclick="window.open(this.href);return false;
Valeu!
Who dares wins.
- Blue Ocean
- Contato:
Re: Crise da água (Colapso News) - Tópico Oficial
Legal.
Antes de soltar mais farpas contra as burrices de gestão em todos os níveis dos governos, estava à procura de mais material para entender a questão sob vários ângulos.
Antes de soltar mais farpas contra as burrices de gestão em todos os níveis dos governos, estava à procura de mais material para entender a questão sob vários ângulos.
Enviado do meu teclado Patati Patatalk
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.
- Vinicius SC
- Contato:
Bom tópico. Acompanharei.
Em São Paulo não tem muito com politica
Pelo que eu saiba a Sabesp não é uma ong filantrópica. Sendo assim eles visam maximizar o lucro para acionistas, li alguns estudos que mais de 40 % da agua é jogada fora nos encanamentos milenares, mau feitos e sem manutenção.
Se investigarem seriamente isso ai só vai mostrar o descaso da empresa e o encobrimento politico.
A agua em SP fede cloro
Pelo que eu saiba a Sabesp não é uma ong filantrópica. Sendo assim eles visam maximizar o lucro para acionistas, li alguns estudos que mais de 40 % da agua é jogada fora nos encanamentos milenares, mau feitos e sem manutenção.
Se investigarem seriamente isso ai só vai mostrar o descaso da empresa e o encobrimento politico.
A agua em SP fede cloro
Almoce os abutres que querem te jantar
Esse tanto de tempo que o PSDB e o PT estão enraizados no âmbito estadual e federal, fica parecendo que eles acharam um cheat pra bular esse detalhe, que são as eleições e a democracia.
As campanhas do PT e do PSDB na tv foram criminosas, Mostrando o Brasil e uma SP de conto de fadas. O pior que o povo ainda acredita nas mentiras contadas.
As campanhas do PT e do PSDB na tv foram criminosas, Mostrando o Brasil e uma SP de conto de fadas. O pior que o povo ainda acredita nas mentiras contadas.
A única parte boa nisso tudo é acreditar que a população vai fazer a sua parte de agora em diante:
Cobrar dos políticos
Aprender a economizar e não desperdiçar
Aprender que a água e também a eletricidade são recursos FINITOS que ditam os rumos de qualquer economia
Fico aqui pensando se o BRASILEIRO COMUM tem essa capacidade... mas com o CARNAVAL chegando minhas esperanças vão por terra!
Só quando doer no bolso de verdade é que a população vai levar a sério mesmo.
Abs.
Cobrar dos políticos
Aprender que a água e também a eletricidade são recursos FINITOS que ditam os rumos de qualquer economia
Fico aqui pensando se o BRASILEIRO COMUM tem essa capacidade... mas com o CARNAVAL chegando minhas esperanças vão por terra!
Abs.
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
desfazendo-se em névoa...
Sempre que olho para trás
alguém que eu conheci
se perde na neblina...
SHIKI ( 1867-1902 )
Estrada da Primavera
há um vulto desconhecido
alguém que eu conheci
se perde na neblina...
SHIKI ( 1867-1902 )
Estrada da Primavera
Há um tempinho atrás (15 anos +-) houve campanha de economia de energia e a populaçao em geral cooperoubastião escreveu:A única parte boa nisso tudo é acreditar que a população vai fazer a sua parte de agora em diante:
Cobrar dos políticos
Abs.
São os mais abastados que eu duvido que leve a sério, mas como são minoria não deve causar grande impacto
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Seu post dá gancho pra uma pequena reflexão.bastião escreveu:A única parte boa nisso tudo é acreditar que a população vai fazer a sua parte de agora em diante:
Cobrar dos políticos
Abs.
Tem um dito muito repetido país afora: "político não gasta com saneamento* porque não dá voto".
(* pode trocar aqui por água/esgoto/energia elétrica)
O ditado é correto quando analisado por si próprio.
Maaaaas...investir em sistemas de tratamento e distribuição de água não dá voto por quê?
Porque o povo está cagando e andando pra isso. Se o Zé, próximo governador de SP, passar 4 anos investindo e transformar nossos sistema de distribuição de água em modelo, padrão europeu, ele perde a eleição pro Maluf que fez a ponte X e o viaduto Z, ou para a Dilma que paga a Bolsa Y pra n beneficiários.
Trabalho no depto. de água de um município do interior de SP. Meu amigo, quando está ocorrendo alguma obra, como instalação de uma nova adutora pra melhorar o abastecimento de água de um bairro carente, ou uma troca de rede por tubos modernos e resistentes, só o que você escuta quando sai na rua é xingamento. É o barulho, é a poeira, é o "o prefeito só tá fazendo isso pra roubar", é o "é aí que estão enterrando meu dinheiro!".
Político não toca obra "enterrada", projeto de base, porque não é o povo não quer.
Quem sabe depois desse susto (que vai piorar muito, anote) caia a ficha do povo - não que eu esteja otimista quanto a isto...
O duro é saber que a Sabesp desperdiçou mais de uma Cantareira inteira só em 2013. Chamam de desperdício, mas na verdade isso é o total de perdas técnicas + perdas não-técnicas.
Perdas técnicas são o que realmente é desperdiçado, perdido pela tubulação que é antiga. E que pode ser diminuída através de melhorias na rede, investimento. Investimento esse que não é feito, pois o dinheiro que poderia ser investido foi/é todo distribuído aos acionistas.
Já das perdas não-técnicas ninguém fala. Isso é o famoso "gato". E gato na rede hídrica não é um cidadão comum que carrega um caminhão pipa na tubulação... isso é indústria gigante que faz mutreta pra desviar água a custo baixíssimo. É uma região nobre inteira de casas onde nenhum morador paga pela água das piscinas, porque a tubulação está toda interligada à rede da Sabesp. Sobre isso ninguém fala, ninguém investiga...
Perdas técnicas são o que realmente é desperdiçado, perdido pela tubulação que é antiga. E que pode ser diminuída através de melhorias na rede, investimento. Investimento esse que não é feito, pois o dinheiro que poderia ser investido foi/é todo distribuído aos acionistas.
Já das perdas não-técnicas ninguém fala. Isso é o famoso "gato". E gato na rede hídrica não é um cidadão comum que carrega um caminhão pipa na tubulação... isso é indústria gigante que faz mutreta pra desviar água a custo baixíssimo. É uma região nobre inteira de casas onde nenhum morador paga pela água das piscinas, porque a tubulação está toda interligada à rede da Sabesp. Sobre isso ninguém fala, ninguém investiga...
Editado pela última vez por The Griot em 26 Jan 2015 07:40, em um total de 1 vez.
Abaixo um texto interessante sobre esse assunto...
10 mitos sobre a crise hídrica
10 mitos sobre a crise hídrica
Spoiler:
Rapaz...isso já é um tabu dentro do próprio município, mesmo se tratando do sr. João (amigo do vereador Pedro) que enche sua piscina toda semana através de um cavalete fraudado...imagina com peixe grande de verdade...The Griot escreveu:O duro é saber que a Sabesp desperdiçou mais de uma Cantareira inteira só em 2013. Chamam de desperdício, mas na verdade isso é o total de perdas técnicas + perdas não-técnicas.
Perdas técnicas é o que realmente é desperdiçado, perdido pela tubulação que é antiga. E que pode ser diminuído através de melhorias na rede, investimento. Investimento esse que não é feito, pois o dinheiro que poderia ser investido foi todo distribuído aos acionistas.
Já das perdas não-técnicas ninguém fala. Isso é o famoso "gato". E gato na rede hídrica não é um cidadão comum que enche um caminhão pipa na tubulação... isso é indústria gigante que faz mutreta pra desviar água a custo baixíssimo. Sobre isso ninguém fala, ninguém investiga...
- viniciusfs
- Contato:
'Até outro dia' éramos o país com maiores reservas de água do mundo, hoje falta água nas duas maiores cidades do país.
Acredita na TV, nos políticos e nas propagandas que já já racionamos comida.
Acredita na TV, nos políticos e nas propagandas que já já racionamos comida.

- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Mais ou menos 1/3 de toda água que circula pela SABESP é perdida antes de chegar na casa dos consumidores pq as tubulações estão velhas e muito mal conservadas.
Eu já li, não sei se é verdade, que mais ou menos 70% da água consumida é pelo Agronegócio, uns 20% pelas indústrias e só uns 10 pela população no geral.
Se essas duas informações forem verdade, apenas a população economizar teria um impacto muito insignificante.
Eu já li, não sei se é verdade, que mais ou menos 70% da água consumida é pelo Agronegócio, uns 20% pelas indústrias e só uns 10 pela população no geral.
Se essas duas informações forem verdade, apenas a população economizar teria um impacto muito insignificante.

O ciclo da água na natureza é todo interligado, então a água da Agricultura ( 70% ), Indústria ( 20% ) e a de consumo humano ( 10%) são na verdade uma água só!
Enquanto o tratamento das águas for feito por diferentes setores " políticos " e não por um só e FEDERAL que atenda ao País como um todo, teremos esse eterno disse e não disse!
Não é possível que nossos governantes nunca vão entender isso!
Outra coisa, esses 10% do consumo humano contemplam:
Uma média de 30-40% de perda antes de chegar na sua casa!
Piscinas de clube em geral
Lava autos
água de descarga de vaso sanitário
água pra lavar calçada ou molhar a rua
água do jardim ( irrigação )
água do banho
água pra lavar a sua roupa e deixá-la bonitinha/cheirosinha
E aquele copo de água que você bebe quando tá com sede...
A questão da água é MUITO, mas MUITO mais séria do que parece!
Abs.
Enquanto o tratamento das águas for feito por diferentes setores " políticos " e não por um só e FEDERAL que atenda ao País como um todo, teremos esse eterno disse e não disse!
Não é possível que nossos governantes nunca vão entender isso!
Outra coisa, esses 10% do consumo humano contemplam:
Uma média de 30-40% de perda antes de chegar na sua casa!
Piscinas de clube em geral
Lava autos
água de descarga de vaso sanitário
água pra lavar calçada ou molhar a rua
água do jardim ( irrigação )
água do banho
água pra lavar a sua roupa e deixá-la bonitinha/cheirosinha
E aquele copo de água que você bebe quando tá com sede...
A questão da água é MUITO, mas MUITO mais séria do que parece!
Abs.
Quando olho para trás
há um vulto desconhecido
alguém que eu conheci
se perde na neblina...
SHIKI ( 1867-1902 )
Estrada da Primavera
há um vulto desconhecido
alguém que eu conheci
se perde na neblina...
SHIKI ( 1867-1902 )
Estrada da Primavera
Eu trabalhava numa escola que dia sim dia não um caminhão pipa levava água la. Se tinha agua ou não na caixa dagua o caminhão pipa fazia a mesma coisa, colocava dois minutos de agua e levava o que sobrou para uma empresa daqui de guarulhos chamada Cummins.
Almoce os abutres que querem te jantar