Guitarristas - Tópico Oficial.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
JorgeMacaco
Contato:

Guitarristas - Tópico Oficial.

Mensagem por JorgeMacaco » 03 Fev 2015 18:52

Galera PVT, resolvi criar esse tópico pra trocarmos impressões.

Sobre guitarra (instrumentos), sobre tocar guitarra, teoria, técnica, métodos de ensino, amps, pedais, e o que mais for do interesse da galera guitarrística.

Eu toquei guitarra quando era guri, e depois de um bom tempo, há uns 3 anos, resolvi voltar a tocar, e to curtindo demais. Diria que fui muito influenciado a tocar por causa dos Beatles, do Pink Floyd, do Queen e do Led. Oasis também entra na conta.

Ultimamente tenho tentado evoluir mas me sinto meio estagnado. Já sei brincar nas escalas pentatonicas, e também já aprendi uns shapes das escalas maiores e menores... Acontece que ainda não consigo aplicar todo esse conhecimento no improviso.

Meu equipamento:
Fender - Classic Player 50's
Amp - Fender Blues Jr III
Uns pedais aí pra brincar.

Pra começar a conversa, alguém aprendeu guitarra com algum método "Do it yourself" ou algum curso online? Depois se a galera movimentar mais o tópico, a gente podia tb postar uns vídeos tocando alguma coisa.
Imagem

FernandoFS
Contato:

Re: Guitarristas - Tópico Oficial.

Mensagem por FernandoFS » 03 Fev 2015 22:06

JorgeMacaco escreveu:Galera PVT, resolvi criar esse tópico pra trocarmos impressões.

Sobre guitarra (instrumentos), sobre tocar guitarra, teoria, técnica, métodos de ensino, amps, pedais, e o que mais for do interesse da galera guitarrística.

Eu toquei guitarra quando era guri, e depois de um bom tempo, há uns 3 anos, resolvi voltar a tocar, e to curtindo demais. Diria que fui muito influenciado a tocar por causa dos Beatles, do Pink Floyd, do Queen e do Led. Oasis também entra na conta.

Ultimamente tenho tentado evoluir mas me sinto meio estagnado. Já sei brincar nas escalas pentatonicas, e também já aprendi uns shapes das escalas maiores e menores... Acontece que ainda não consigo aplicar todo esse conhecimento no improviso.

Meu equipamento:
Fender - Classic Player 50's
Amp - Fender Blues Jr III
Uns pedais aí pra brincar.

Pra começar a conversa, alguém aprendeu guitarra com algum método "Do it yourself" ou algum curso online? Depois se a galera movimentar mais o tópico, a gente podia tb postar uns vídeos tocando alguma coisa.

Eu tive aulas com instrutor durante algum tempo (1 ano), porém... eu não tinha o hábito de praticar o que aprendia nas aulas e não absorvi muita coisa daquela época. Eu só sabia que queria tocar, mas não queria me esforçar.

Só depois que comecei a trabalhar e não ter tanto tempo vago quanto antes, que tive interesse em praticar. Aprendi a tocar (tocar mesmo haha) sozinho, não totalmente, a internet ajudou bastante. Não sou nenhum John Petrucci ou Michael Romeo da vida, mas consigo tocar o que gosto hoje em dia.

Ano passado eu resolvi trancar o curso na faculdade, o motivo ? Eu quero trabalhar com música mesmo. hahahaha

Vou montar uma banda (tenho 7 músicas prontas até agora), e pretendo viver disso. Mesmo que seja difícil, e que eu tenha que gastar tempo e dinheiro, é isso o que eu quero.

fee
Contato:

Mensagem por fee » 04 Fev 2015 10:07

FernandoFS escreveu:

Eu tive aulas com instrutor durante algum tempo (1 ano), porém... eu não tinha o hábito de praticar o que aprendia nas aulas e não absorvi muita coisa daquela época. Eu só sabia que queria tocar, mas não queria me esforçar.

Só depois que comecei a trabalhar e não ter tanto tempo vago quanto antes, que tive interesse em praticar. Aprendi a tocar (tocar mesmo haha) sozinho, não totalmente, a internet ajudou bastante. Não sou nenhum John Petrucci ou Michael Romeo da vida, mas consigo tocar o que gosto hoje em dia.

Ano passado eu resolvi trancar o curso na faculdade, o motivo ? Eu quero trabalhar com música mesmo. hahahaha

Vou montar uma banda (tenho 7 músicas prontas até agora), e pretendo viver disso. Mesmo que seja difícil, e que eu tenha que gastar tempo e dinheiro, é isso o que eu quero.
Pretende viver de musica ? Boa sorte meu amigo é realmente muito difícil hoje em dia, mais é legal isso vai a trás do teu sonho.

Tive banda séria por mais de 10 anos, hoje em dia eu levo a música como esporte eu e meus amigos nos juntamos toda semana no estúdio, tocamos algumas músicas e depois bebemos uma cerveja trocando uma idéia.
Imagem

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 04 Fev 2015 10:22

eu sou auto didata. Aprendi as pentatonicas e escalas maiores e menores e fui treinando, pegando umas backtracks no YT

Infelizmente to enferrujado e também to sem guitarra. Eu tenho só um violão tagima dallas.

Antes de eu parar de tocar eu tinha uma epipoca les paul custom, coisa mais linda, mas estava afogado em dívidas e acabei vendendo ela por preço de banana. :/

O foda é que quando vc compra algum instrumento legalzinho, você não acostuma mais a voltar para as linhas de entrada. Tipo, depois dessa guitarra epiphone não me dá ânimo de pegar uma sx da vida pra voltar a tocar. E aí fico pensando em quanto vou ter que desembolsar pra comprar algo legalzinho e penso que será só hobby e não compensa o investimento. Nessa eu vou ficando sem tocar rs.

O canal do cifraclub no youtube em bem completo, tem realmente mta coisa pra aprender além das músicas passo-a-passo, mas eu não tenho mta paciência rs.

Abrs
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Leo Arosi
Contato:

Mensagem por Leo Arosi » 04 Fev 2015 11:20

Olá!
Toco guitarra há aproximadamente 13 anos. Porém, minha época áurea foi até o primeiro ano de faculdade, tendo em vista que praticamente parei de tocar guitarra e só fiquei no violão.
No final do ano passado eu voltei a tocar pq o guitarrista da minha banda saiu e eu voltei à ativa. To apanhando um pouco pra pegar novamente alguns lances de palhetada e quase tudo que seja um pouco mais rápido, mas to reaprendendo rápido.
Quanto ao aprendizado, eu fiz +- 1 ano e meio de aula com ótimos professores e peguei alguma coisa de teoria, mas confesso que a maioria dos licks e cacoetes que uso são advindos do grande número de músicas que tirei depois disso.

Meus equips são bons (pelo menos pra mim) e me quebram um galho sinistro, mas ainda quero aumentar meu setup e trocar algumas coisas (meu próximo passo é descolar uma boa grana e comprar um valvuladão): Segue aí:
Tagima Zero 2001 com ferragens/ponte gotoh, parte elétrica switchcraft e caps seymor duncan paralell axix (ponte) e hot rails (braço);
D'Sam Telecaster - corpo em jacarandá e braço em maple - ferragens gotoh, parte elétrica fender e caps dimarzio chopper T (ponte) e twang king (braço) - essa foi feita por um luthier muito bom aqui da região.
Amp Behringer V-ampire lx210, 120W - esse amp já pagou o preço dele umas 10x e, apesar de ser transitorado, tem bastante mobilidade pra moldar timbres e simular outros amps famosos. Mesmo assim não chega aos pés de um valvulado.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 04 Fev 2015 14:14

Leo Arosi escreveu:Olá!
Toco guitarra há aproximadamente 13 anos. Porém, minha época áurea foi até o primeiro ano de faculdade, tendo em vista que praticamente parei de tocar guitarra e só fiquei no violão.
No final do ano passado eu voltei a tocar pq o guitarrista da minha banda saiu e eu voltei à ativa. To apanhando um pouco pra pegar novamente alguns lances de palhetada e quase tudo que seja um pouco mais rápido, mas to reaprendendo rápido.
Quanto ao aprendizado, eu fiz +- 1 ano e meio de aula com ótimos professores e peguei alguma coisa de teoria, mas confesso que a maioria dos licks e cacoetes que uso são advindos do grande número de músicas que tirei depois disso.

Meus equips são bons (pelo menos pra mim) e me quebram um galho sinistro, mas ainda quero aumentar meu setup e trocar algumas coisas (meu próximo passo é descolar uma boa grana e comprar um valvuladão): Segue aí:
Tagima Zero 2001 com ferragens/ponte gotoh, parte elétrica switchcraft e caps seymor duncan paralell axix (ponte) e hot rails (braço);
D'Sam Telecaster - corpo em jacarandá e braço em maple - ferragens gotoh, parte elétrica fender e caps dimarzio chopper T (ponte) e twang king (braço) - essa foi feita por um luthier muito bom aqui da região.
Amp Behringer V-ampire lx210, 120W - esse amp já pagou o preço dele umas 10x e, apesar de ser transitorado, tem bastante mobilidade pra moldar timbres e simular outros amps famosos. Mesmo assim não chega aos pés de um valvulado.
Esse amp é mto, mas mto legal de tocar.

Galera fala mta groselha. Quem toca em casa não tem pq ter um valvulado, até pq pra ficar uma saturação maneira na válvula tem que dar mto volume, o que é meio inviável pra vc tirar um som quando chega a noite do trabalho.
Imagem

JorgeMacaco
Contato:

Mensagem por JorgeMacaco » 04 Fev 2015 15:05

Também andei tocando com backing tracks, mas é muito tentador ficar tocando só Am/C.

Dureza é pra evoluir, sem que o estudo pareça estudo chato....
Imagem

ihsahn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por ihsahn » 04 Fev 2015 15:28

01 ibanez ibanez RG 2550z Galaxy Black

Imagem

01 golden gmap 555 - queria reformar ela toda, pois gosto muito do modelo: colocar um braço mais fino e macio (estive pensando nos braços das Jacksons), ferragens e captadores... o que acham da ideia? Alguem aqui manja de luthieria? É desperdício de grana?

Imagem

01 pedaleira boss gt-100

Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 04 Fev 2015 15:51

Ótimos equipamentos!

Hj eu não toco mais guitarra, mas tenho uma Tagima TG-652, modelo Old School da Tagima, quando elas ainda eram feitas aqui

Imagem

Meu amp era um Thor de 30 que hj meu irmão usa. Pedais eu tinha um Jackhammer da Marshall, um Fat Boy II da Onner e uma Zoom 606.

Tenho tbm dois violões, um Crafter de Nylon e um Tanglewood de aço, que hoje é a menina dos meus olhos! Tanglewood é uma marca inglesa, e esse modelo que eu tenho, o TW-40, tem um som que me lembra um pouco os modelos do Clapton (acho que por isso que eu me apaixonei na hora que toquei as primeiras notas nele)

phpBB [video]
Imagem

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 04 Fev 2015 15:53

Nofun já viu a Tanglewood les Paul? É de cair o queixo o som, tocabilidade e acabemto.
Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 04 Fev 2015 16:04

thiagobjj escreveu:Nofun já viu a Tanglewood les Paul? É de cair o queixo o som, tocabilidade e acabemto.
Nunca, cara. Eu na verdade nem conhecia essa marca. Tava andando ali pela Teodoro Sampaio dando uma olhada em uns violões de aço até uns 1000 Reais pra comprar. Aí entre numa loja e vi um desses dentro de um case, achei bonito e peguei pra tocar, de curioso. PQP, pra que.

Apaixonei na hora. Só que custava mais de 2200 reais. :o

Só que não teve jeito, daí pra frente não consegui gostar mais de nenhum outro violão que testava. Aí fui procurando, até que achei um usado no Mercado Livre e fui ver. Tava novinho, não tinha uma marca de uso. O cara era música e tinha 7 violões de aço, e esse era um dos piorzinhos, então ficou guardado.

Não pensei duas vezes e levei o brinquedo pra casa. :wub:
Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 04 Fev 2015 16:09

thiagobjj escreveu:Nofun já viu a Tanglewood les Paul? É de cair o queixo o som, tocabilidade e acabemto.
Nunca, cara. Eu na verdade nem conhecia essa marca. Tava andando ali pela Teodoro Sampaio dando uma olhada em uns violões de aço até uns 1000 Reais pra comprar. Aí entre numa loja e vi um desses dentro de um case, achei bonito e peguei pra tocar, de curioso. PQP, pra que.

Só que não teve jeito, daí pra frente não consegui gostar mais de nenhum outro violão que testava. Aí fui procurando, até que achei um usado no Mercado Livre e fui ver. Tava novinho, não tinha uma marca de uso. O cara era música e tinha 7 violões de aço, e esse era um dos piorzinhos, então ficou guardado.

Imagem

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 04 Fev 2015 16:09

NoFunAtAll escreveu:

Recomendo a todos q façam um teste quando procurarem uma les Paul mais acessível.

É impressionante. E acompanha case luxo.

Pics

Imagem

Imagem
Imagem

frankshamrock

Mensagem por frankshamrock » 04 Fev 2015 16:12

Parei de tocar esse lixo...ta tudo encostado

Blackstar HT5 Valve
Tagima YJM
Ibanez RG Japan
Pedal YJM dod
Pedal Boss Noise Reductor

fee
Contato:

Mensagem por fee » 04 Fev 2015 16:37

atualmente eu tenho 2 guitas:

Uma lp:
Imagem

E uma strato que eu mesmo reformei:

Imagem

Realmente depois que acostumamos com uma guitarra de melhor qualidade voltar para as linhas de entrada fica díficil.
Imagem

Responder