China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
krokop
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6452
Registrado em: 07 Out 2014 01:09
Contato:

China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por krokop » 02 Mar 2015 23:19

China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda
País financiará infraestrutura de vizinhos para garantir o funcionamento da rota que chega até o norte da Itália

Projeto de transportes provocou comparações com Plano Marshall, que recuperou Europa após a Segunda Guerra

MARCELO NINIO
DE PEQUIM
O mais ambicioso projeto geopolítico do governo chinês começa a sair do papel. A Nova Rota da Seda, que pretende reviver a antiga rede comercial entre Oriente e Europa, é a grande aposta de Pequim para traduzir sua força econômica em poder global.

Quase 8.000 quilômetros separam a cidade de Xi'an de Veneza, na Itália, extremos da rota. No lugar das caravanas de camelos que cruzavam a Ásia Central com mercadorias entre a China e a Europa, uma ampla rede de ferrovias, estradas, oleodutos e cabos de fibras ópticas ocupará o percurso, de acordo com os planos do governo chinês.

Para financiar as obras, Pequim criou um fundo de US$ 40 bilhões, além do Banco Asiático de Infraestrutura e Investimento, que tem a participação de outros 21 países e deve começar a funcionar neste ano, com um capital de US$ 50 bilhões.

Imagem
A proposta da China para financiar a infraestrutura de países vizinhos tem sido comparada ao Plano Marshall, o programa norte-americano que reergueu a Europa após a Segunda Guerra Mundial.

"A rota pode ser entendida como um Plano Marshall com características chinesas. Ela fortalece os vizinhos, contribui para o crescimento e os coloca em um sistema projetado por Pequim", disse David Gosset, diretor da Escola de Negócios Internacionais China-Europa, em Xangai.

A ambição de reviver a Rota da Seda foi anunciada pela primeira vez em 2013 pelo líder chinês, Xi Jinping, durante visita ao Cazaquistão.

Com raízes familiares na província de Shanxi, início da rota, Xi evocou as origens milenares de uma das mais influentes redes comerciais da história (130 a.C-1453 d.C).

Segundo o sinólogo David Kelly, a importância da Nova Rota da Seda é fruto do mais alto nível de decisão na hierarquia comunista, uma doutrina só estabelecida pelos líderes máximos, como Mao Tse-tung e Deng Xiaoping.

"É como uma bula papal, não pode ser contestada", compara Kelly, diretor da consultoria China Policy.

Ele conta que nos últimos meses são feitos, em média, 60 textos diários sobre a rota, prova de que os acadêmicos se sentem compelidos a adotar o novo dogma.

A China diz que mais de 50 países se interessaram pelo projeto e rejeita a comparação com o Plano Marshall.

"Ao contrário do Plano Marshall, nenhuma condição foi imposta aos participantes da Rota da Seda", afirmou o governo, em artigo da agência oficial Xinhua.

Na semana passada, um trem de carga veio da Espanha à China após percorrer a linha ferroviária mais longa do mundo, com 13 mil quilômetros, em 24 dias.

A viagem foi exaltada como um marco no renascimento da rota: com sua capacidade inigualável em construir ferrovias, os trilhos são um caminho natural para o projeto de expansão econômica e política da China.

--------------

Rota da Seda renasce

Por KEITH BRADSHER

O MAQUINISTA Azamat Kulyenov, 26, empurrou para frente a manopla preta do acelerador. O trem cargueiro expresso, com quase um quilômetro de comprimento, começou a avançar pelos vastos e desertos prados do Cazaquistão, deixando para trás a fronteira com a China.

Os controladores da cidade fronteiriça cazaque de Dostyk deram prioridade para o trem de 1.600 toneladas em relação ao resto do tráfego ferroviário. Guardas especialmente treinados subiram a bordo. Enquanto o trem viajava pelas desoladas estepes eurasianas, seguranças armados com fuzis AK-47 viajavam na locomotiva, atentos a bandidos que pudessem tentar acompanhar o trem de carro, com a intenção de roubá-lo.

O trem segue mais ou menos o mesmo percurso da lendária Rota da Seda, antigo caminho que ligava a China à Europa e era usado para o transporte de especiarias, pedras preciosas e, evidentemente, seda, até cair em desuso, seis séculos atrás.

Agora, a rota está sendo ressuscitada para uma carga nova e igualmente preciosa: milhões de laptops e acessórios de informática fabricados anualmente na China e enviados para clientes em Londres, Paris, Berlim e Roma.

A Hewlett-Packard, empresa eletrônica do Vale do Silício, foi pioneira em retomar uma rota famosa no Ocidente desde a época do Império Romano.

Há pelo menos dois anos, a companhia envia com crescente frequência laptops e acessórios para lojas da Europa a bordo de trens expressos que cruzam a Ásia Central a uma velocidade de 80 km/h.

Inicialmente, essa foi uma experiência realizada nos meses de verão, mas agora a HP despacha trens semanalmente nessa rota de quase 11 mil km, chegando a três vezes por semana quando a demanda justifica. A HP planeja usar o frete ferroviário no próximo inverno boreal e para isso adotou complexas providências para proteger a carga de temperaturas que podem cair a -40° C.

Outras empresas estão começando a seguir o exemplo da HP. No mês passado, autoridades chinesas anunciaram o primeiro de seis trens cargueiros longos de Zhenzghou, polo industrial na China central, para Hamburgo, na Alemanha, seguindo praticamente a mesma rota por China, Cazaquistão, Rússia, Belarus e Polônia. As autoridades dizem ter planos para colocar 50 trens nessa rota no ano que vem, transportando cargas num valor de US$ 1 bilhão.

A DHL disse ter iniciado um serviço semanal de frete ferroviário a partir de Chengdu, no oeste da China, passando por Cazaquistão e Polônia. Alguns concorrentes da HP estão em etapas variadas no processo de começar a usar a rota, segundo executivos.

A Rota da Seda nunca foi uma só rota, mas sim uma teia de caminhos trilhados por caravanas de camelos e cavalos a partir de mais ou menos 120 a.C., quando Xi'an -cidade do centro-oeste chinês, mais conhecida por seus guerreiros de terracota- era a capital da China.

As caravanas começavam cruzando os desertos do oeste da China, viajavam por cordilheiras que acompanham as fronteiras ocidentais chinesas com os atuais Cazaquistão e Quirguistão e então percorriam as pouco povoadas estepes da Ásia Central até o mar Cáspio e além.

Essas rotas floresceram durante os primórdios da Idade Média na Europa. Mas, à medida que a navegação marítima se expandiu, nos séculos 14 e 15, e que o centro político da China se deslocou para Pequim, a leste, a atividade econômica da China também migrou na direção da costa.

Hoje, a geografia econômica está mudando outra vez. Os custos trabalhistas nas cidades do leste da China dispararam na última década. Por isso as indústrias, na tentativa de cortar gastos, estão transferindo sua produção para o interior do país. Transportar produtos de caminhão das novas fábricas interioranas para os portos costeiros é algo caro e demorado. O alto custo do combustível encareceu o frete aéreo e levou as empresas de navegação marítima a reduzir a velocidade dos navios de contêineres. Os atrasos resultantes enfureceram empresas que despacham produtos eletrônicos de alto valor, como a HP.

Os atrasos aumentam seus custos e dificultam o atendimento a mudanças na demanda por parte dos consumidores em mercados distantes.

O envio de produtos por caminhão das fábricas do interior para os portos de Shenzhen ou Xangai -e de lá por navios que contornam a Índia e cruzam o canal de Suez- é algo que leva cinco semanas. O trem da Rota da Seda reduz para três semanas o tempo de transporte do oeste da China para os centros de distribuição varejista na Europa Ocidental. A rota marítima ainda é 25% mais barata do que o envio dos produtos por trem, mas o custo do tempo agregado por mar é considerável.

O Cazaquistão, que já tem 14 mil km de ferrovias, está rapidamente construindo novas rotas ferroviárias até suas fronteiras com a China, a leste, e com o Turcomenistão, ao sul. Um dos objetivos é ligar a China ao Irã via Turcomenistão, supondo que a situação política no Irã melhorará, segundo Kanat Alpysbayev, vice-presidente de logística da empresa Ferrovias Nacionais Cazaques.

A iniciativa ferroviária cazaque motivou uma competição regional. Em 21 de junho, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um plano de infraestrutura de US$ 43 bilhões, focado fortemente na melhoria das ligações ferroviárias com a China.

Para o trem que seria conduzido por Kulyenov, operários carregaram laptops e monitores de computador em 50 contêineres especialmente criados para a HP, os quais foram então depositados sobre vagões no pátio ferroviário de Chongqing. O trem deixou essa estação em 14 de junho e levou cinco dias para atingir o Cazaquistão.

Quando o trem chegou à fronteira de Belarus com a Polônia, os contêineres precisaram ser transferidos para vagões de bitola mais estreita. O primeiro trem chegou a Duisburg, na Alemanha, em 3 de julho, 19 dias depois de os contêineres saírem de Chongqing.

----------

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015 ... seda.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyor ... asce.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

2 textos da folha.

Como estão seus Mandarins, já aprendendo?

E também não me conformo como não temos trens por todo o Huezil, pqp.
"... and all you can talk about is the money and fairytales of eternal economic growth. How dare you?"
(THUNBERG, MESTRA, 2019).

Avatar do usuário
flavioaju
Mensagens: 309
Registrado em: 10 Out 2014 13:29
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por flavioaju » 03 Mar 2015 07:48

show de bola..
God killed the king

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por AEGIS » 03 Mar 2015 09:00

massa
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6379
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por codematrixbr » 03 Mar 2015 09:15

enquanto a china ja se conecta com o mundo atraves de rede ferroviária, nos do Brasil mal podemos ir de um estado ao outro, pais de merda do caralho.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por Jimmy Luckless » 03 Mar 2015 11:11

codematrixbr escreveu:enquanto a china ja se conecta com o mundo atraves de rede ferroviária, nos do Brasil mal podemos ir de um estado ao outro, pais de merda do caralho.
Ah para cara, que exagero.
Das partes boas ninguém lembra né? E o futebol? E o nosso carnaval, que é o melhor do mundo? Disso ninguém fala, mas reclamar de uma merda de malha ferroviaria...







:hehe:
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por Aquaman » 03 Mar 2015 11:45

Vai aprendendo brasil
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
FCB
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 14642
Registrado em: 01 Out 2014 15:47
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por FCB » 03 Mar 2015 11:50

codematrixbr escreveu:enquanto a china ja se conecta com o mundo atraves de rede ferroviária, nos do Brasil mal podemos ir de um estado ao outro, pais de merda do caralho.
E isso q é uma ditadura lá.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4196
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por FROST » 03 Mar 2015 13:21

FCB escreveu:
E isso q é uma ditadura lá.

É e não é(bustamante?) :hehe:

Avatar do usuário
Rodrigoef
Mensagens: 215
Registrado em: 10 Out 2014 18:39
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por Rodrigoef » 03 Mar 2015 13:29

FCB escreveu:
E isso q é uma ditadura lá.
E não podemos ter uma malha conectada no Brasil justamente por causa da ditadura militar que tivemos aqui.

Avatar do usuário
SKYWALKER
Mensagens: 11676
Registrado em: 01 Out 2014 18:25
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por SKYWALKER » 03 Mar 2015 13:32

Interessante, me fez lembrar da série da netfix Marco Polo...
Painho nos enganou..

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por Dolan » 03 Mar 2015 14:01

Nada demais... só estão retomando a frente novamente. Já era pra estarem dominando o mundo desde o século 15.

Portugal e Espanha não teriam ido tão longe se os chineses não tivessem recuado nas navegações.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).


Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7944
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por Turbo » 03 Mar 2015 14:20

Rodrigoef escreveu: E não podemos ter uma malha conectada no Brasil justamente por causa da ditadura militar que tivemos aqui.
UAT?
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

The Griot
Mensagens: 4785
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por The Griot » 03 Mar 2015 14:59

Turbo escreveu:
UAT?
Os nossos queridos militares botaram dois tipos de bitolas pelo país, com medo de que a Argentina invadisse isso aqui de trem. Resultado: um trem não consegue andar do Sul ao Norte do país...

:lol:

Avatar do usuário
Mago
Mensagens: 5414
Registrado em: 01 Out 2014 16:48
Contato:

Re: China ambiciona poder global com Nova Rota da Seda

Mensagem por Mago » 03 Mar 2015 15:08

Sim mas nesses 30 anos desde o fim da ditadura não deu pra fazer nada não?

É melhor ler isso que ser analfabeto...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: El Cid, Montfort, Qui-Gon Jinn, the_sinner_go e 118 visitantes