China constrói arranha-céu completo de 57 andares em 19 dias

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

China constrói arranha-céu completo de 57 andares em 19 dias

Mensagem por BrunoJJ » 10 Mar 2015 15:27

Imagem

O leitor Xian Zhang Min nos enviou um vídeo timelapse com a construção de seu mais recente edifício: um arranha-céu com 180.000 m² e 57 andares, totalmente erguido com blocos pré-fabricados semelhantes a Lego. Ele afirma que estão construindo edifícios como este na China a um recorde de três andares por dia!

phpBB [video]

Este edifício tem 19 átrios com dez metros de altura, mais 800 apartamentos e escritórios para 4.000 pessoas. Zhang afirma que o uso de módulos reduziu o uso de concreto em 15.000 caminhões, e por isso quase eliminou toda a liberação de poeira no ar – uma vantagem importante porque a China sofre bastante com poluição.

Ele também afirma que todo o ar interno é 99,9% puro porque os blocos ficam bem presos entre si, e também devido a sistemas de ar condicionado embutido. O edifício é revestido com quatro painéis de vidro e, diz ele, é tão eficiente no consumo de energia que vai economizar 12.000 toneladas de emissão de CO2, se comparado a um edifício do mesmo tamanho e uso.

Imagem

E no Brasil, por que o uso de blocos pré-fabricados de concreto ainda é tão tímido? Uma reportagem na Grandes Construções explica que falta a tecnologia para fabricá-los no país:

"… as peças, normalmente medindo 20 centímetros de espessura, 60 centímetros de altura e 1,20 m de comprimento, são curadas em forno de autoclave a pressão de 34 bares (34 atmosferas). A fabricação é feita com cimento CP II-F-32 ou CP II-Z-32, areia fina e aditivo a base de alumínio ou aerante, que no Brasil só é conseguido através de importação. Os fornos de autoclave também não são fabricados no país, o que encarece a instalação de uma fábrica."

Edifícios erguidos com blocos pré-fabricados requerem um planejamento maior, e o custo de sua fabricação pode ser inicialmente elevado – mas compensa à medida que mais construções usam essa tecnologia.

Infelizmente, parece que estamos pouco dispostos a investir nisso. Para entender isso melhor, resgatamos um trecho da sensacional reportagem “Por que tudo custa tão caro no Brasil“, de Alexandre Versignassi e Felipe van Deursen:

"O método mais comum de construção por aqui continua sendo basicamente o mesmo da Mesopotâmia de 8 mil a.C.: a alvenaria – levantar paredes tijolo por tijolo (ou bloco de concreto por bloco de concreto), unindo tudo com argamassa. Lá fora, usam mais material pré-fabricado: uma usina vai e monta placas de concreto (ou de cerâmica). As placas saem da usina, vão para a construção, e os operários montam o prédio como se fosse um Lego gigante. Vão encaixando tudo…"

"Se fosse assim no Brasil, a oferta de prédios novos acompanharia qualquer demanda. E o preço dos imóveis não teria explodido. Pelo menos não tanto. Por que não tem nada assim no Brasil, então? Porque os empresários e o governo gastam pouco para melhorar seus meios de produção, não investem o que poderiam em máquinas mais modernas e novas fábricas (como usinas de placas de concreto). Na China, esse tipo de investimento corresponde a 48% do PIB. Metade do que o país produz tem em vista justamente produzir mais. Um terço do aço que a China fabricou na era dourada, boa parte usando o nosso minério como matéria-prima, foi para a construção de novas usinas de aço. Aqui, pegaram o dinheiro do minério e foram comprar Land Rovers e reformar coberturas na Lagoa."

30 andares 360 horas

Fonte
Imagem

Volkner
Contato:

Re: China constrói arranha-céu completo de 57 andares em 19

Mensagem por Volkner » 10 Mar 2015 15:38

Enquanto isso estamos aguardando aqui no meu Mato Grosso o governo terminar um viaduto no qual já gastaram 30 milhões e que leva nada a lugar nenhum, segundo consta na licitação ele vai estar pronto para a copa!! :-bd O concreto que já está lá está "esfarinhando". :mf_depressed:
Isso porque ele deve ter uns 200 m de comprimento.

sickus
Contato:

Mensagem por sickus » 10 Mar 2015 16:15

Com trabalho escravo eu ergo a piramida de Gizé, no meio da Paulista, em 10 dias.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 10 Mar 2015 16:16

Sei não

O governo chines afirmou que vai trazer do Campo para a Cidade, o equivalente a população do Brasil+Argentina em menos de duas décadas

Então não é tão bizarro assim, uma hora isso ai vira alguma coisa

Jase Robertson
Contato:

Mensagem por Jase Robertson » 10 Mar 2015 16:22

KYO escreveu:Sei não

O governo chines afirmou que vai trazer do Campo para a Cidade, o equivalente a população do Brasil+Argentina em menos de duas décadas

Então não é tão bizarro assim, uma hora isso ai vira alguma coisa
Pergunta de leigo:

Isso não seria um tiro no pé?

Uma evacuação tão grande assim, penso eu de agricultores na sua grande maioria?

Sua demanda de alimentos seria provida apenas pelos grandes produtores + importação?

Dá certo? Pois eu direto escuto que o caminho a se seguir é o inverso, desinchar as metrópoles e mandar mais gente pro campo.

Marduk
Contato:

Mensagem por Marduk » 10 Mar 2015 16:45

Com o tanto de gente que existe por la isso é facil , se morrer 200 tem 400 pra repor e tocar a obra a todo vapor.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 10 Mar 2015 17:08

Jase Robertson escreveu:
Pergunta de leigo:

Isso não seria um tiro no pé?

Uma evacuação tão grande assim, penso eu de agricultores na sua grande maioria?

Sua demanda de alimentos seria provida apenas pelos grandes produtores + importação?

Dá certo? Pois eu direto escuto que o caminho a se seguir é o inverso, desinchar as metrópoles e mandar mais gente pro campo.
Só em 2011 que a população urbana passou a rural

Procura pelo termo hukou

Não é por nada não Martuk, mas deve morrer mais nego aqui no Brasil do que na China, ao menos por "afogamento" e doenças

No quesito homicídios, o Brasil ganha da China até em termos absolutos lol

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 10 Mar 2015 17:42

Fico pensando como q eles fizeram pro concreto secar sem ter problemas kkkkk eh muito peso 57 andares.

Aquaman
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Aquaman » 10 Mar 2015 18:27

Mesmo com tantos problemas, erguer um prédio em 19 dias não é para qualquer um não....
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

icejar
Contato:

Mensagem por icejar » 10 Mar 2015 18:36

Imagino o processo de "convencimento "da população rural para se mudar !!! Deve ser de encher os olhos de lágrimas de tanta emoção .

Esse tipo de produto não cresce no Brasil ,pq otimiza demais o processo e tudo que otimiza diminui burocracia e dependência ,gerando clareza e facilidade de concorrência .Isso impede claro que se criem os superfaturamentos ,calçados em pseudos dificuldades e gigantescas estruturas e cadeias produtivas necessárias para nossos grandiosos projetos.,

Abs,

Junior

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 10 Mar 2015 20:38

No Japão, as casas são construídas em uma semana... o cara passa no início das obras, em uma segunda-feira, na outra segunda-feira já tem gente morando... kkkkkkkkkk.
Claro, tudo pré-fabricado... eu acho que a qualidade deixa a desejar, muita madeira e compensado, mas são bem resistentes a terremotos, pois as casas tem um joguinho na estrutura... em termos de qualidade, eu diria que as casas brasileiras são muito melhores, mas demora meses para ser construída, dependendo do tamanho... isso em condições normais, porque nenhuma casa aqui aguenta um terremoto de 3 graus sem abalar a estrutura.

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 10 Mar 2015 20:47

Lancaster escreveu:No Japão, as casas são construídas em uma semana... o cara passa no início das obras, em uma segunda-feira, na outra segunda-feira já tem gente morando... kkkkkkkkkk.
Claro, tudo pré-fabricado... eu acho que a qualidade deixa a desejar, muita madeira e compensado, mas são bem resistentes a terremotos, pois as casas tem um joguinho na estrutura... em termos de qualidade, eu diria que as casas brasileiras são muito melhores, mas demora meses para ser construída, dependendo do tamanho... isso em condições normais, porque nenhuma casa aqui aguenta um terremoto de 3 graus sem abalar a estrutura.
Se não me engano, no link que postei, o prédio construído em 360 horas, aguenta um terremoto de escala 8/9. Me impressionei.
Imagem

Murdanto
Contato:

Mensagem por Murdanto » 11 Mar 2015 08:30

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 12 Mar 2015 17:15

So pq a casa eh de madeira n quer dizer q eh ruim, muito pelo contrário, temos casas de 1800 e ainda tem gente morando nelas, claro teve reformas, um dia ainda quero construir uma de madeira no brasil

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 12 Mar 2015 17:35

Detalhe que o Brasil ainda não tem um forno que trabalhe em 34 bar de pressão, ou seja não é só mão de obra falta tecnologia também
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

Responder