Reflexão sobre o tempo ...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
CROW
Contato:

Reflexão sobre o tempo ...

Mensagem por CROW » 09 Abr 2015 17:15

"Quanto mais tempo vivemos, mais rápido ele passa"

Vcs sentem isso tambem ? Eu sinto e a maioria esmagadora dos que estão a minha volta concordam (velhos e jovens) ... meu avô tem 75 e fala que os anos hoje em dia pra ele parecem passar como meses @-)

A questão é : Porque ?

Seria nosso subconsciente alterando nossa percepção pra aproveitarmos mais vida ? Tipo : "O relógio não para, viva !"

Seria o acumulo de memorias do passado e o cerebro vai "deletando" algumas experiencias dando a sensação de os dias tão voando ?

O que acham ?

OBS : tenho 26 anos
"O mundo é mudança; a vida, opinião." - Demócrito

RFAbdo
Contato:

Re: Reflexão sobre o tempo ...

Mensagem por RFAbdo » 09 Abr 2015 17:19

Quando nossos dias não são pontuados com coisas, fatos, caminhos e atividades diferentes, o cérebro entende todos os dias como um só. É o chamado "viver no automático".

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 09 Abr 2015 17:24

Pq quanto mais velho você fica, mais serenidade você tem.

Passa a valorizar outras coisas, e esses problemas que fazem parte do nosso dia-a-dia passam a ser menores, com isso a impressão é que o tempo está voando.

Só pensar, quando vc tem um problema grave o tempo nao se arrasta? Entao, msm coisa.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Diogo_Cwb
Contato:

Mensagem por Diogo_Cwb » 09 Abr 2015 17:59

Nos primeiros anos de vida até a adolescência tudo é novidade e serve de aprendizado, o cérebro armazena experiências, sensações, emoções etc, por isso a maioria das nossas lembranças são referentes à essa época. A medida em que vamos ficando mais velhos, as responsabilidades fazem com que a nossa vida seja cada vez mais rotineira, e como o cérebro entende isso como informação descartável, acabamos não percebendo a passagem do tempo, por isso a importância de se procurar fazer coisas diferentes, nem que seja aos finais de semana, e isso serve pra mim tb, minha vida é uma rotina monótona e insonsa.

CROW
Contato:

Mensagem por CROW » 09 Abr 2015 18:05

@RFAbdo

Fato ! Mas isso se aplica a uma minoria creio eu

@thiagobjj

A serenidade não deveria trazer uma melhor fluição da vida ? tipo mais tranquilidade pra aproveitar os bons momentos e encarar os ruins ? acho que isso faria a sensação de passagem do tempo desacelerar ... o que acha ?
"O mundo é mudança; a vida, opinião." - Demócrito

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 09 Abr 2015 18:22

Quando você tem dez anos, um ano é um décimo do que você já viveu, isso sem considerar q nem dá para lembrar muito quando era bebe. Quando você tem cem anos, um ano é um proporcionalmente muito menos da sua vida, além de já ter feito muitas coisas não se esperam muitas mudanças, a ansiedade diminui. Biologicamente os humanos não deveriam viver tanto, não existem predadores e as doenças vão sendo deterioração crônica.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 09 Abr 2015 18:28

CROW escreveu:@RFAbdo

Fato ! Mas isso se aplica a uma minoria creio eu

@thiagobjj

A serenidade não deveria trazer uma melhor fluição da vida ? tipo mais tranquilidade pra aproveitar os bons momentos e encarar os ruins ? acho que isso faria a sensação de passagem do tempo desacelerar ... o que acha ?
É um modo interessante de se pensar. Mas acho q pra mim é diferente.
Passei 3 anos cuidando da minha irma doente até ela falecer. Sinceramente, o tempo parecia se arrastar. Cada dia levava um mês por conta do sofrimento. Hoje estou mais tranquilo e mais feliz mas tenho a sensação q o tempo voa pra mim.

De qualquer forma acho q é uma percepção muito pessoal.

Eu tenho 30 anos e sei q não sei nada da vida. Mas uma coisa eu percebi, a seguinte frase: eu era feliz e não sabia.
Percebi q disse isso mtas vezes, mais do que deveria. Aí me veio a mente: será q sou feliz e nao sei?

A partir desse raciocínio passei a curtir mais o meu tempo. Inclusive no trabalho q deixou de ser desgastante pra tornar-se um modo de me realizar como pessoa.

E hoje, tentando aproveitar ao maximo, penso q nosso tempo é curto demais. O tempo voa e é implacável.

Um abraço.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 09 Abr 2015 18:30

Diogo_Cwb escreveu:Nos primeiros anos de vida até a adolescência tudo é novidade e serve de aprendizado, o cérebro armazena experiências, sensações, emoções etc, por isso a maioria das nossas lembranças são referentes à essa época. A medida em que vamos ficando mais velhos, as responsabilidades fazem com que a nossa vida seja cada vez mais rotineira, e como o cérebro entende isso como informação descartável, acabamos não percebendo a passagem do tempo, por isso a importância de se procurar fazer coisas diferentes, nem que seja aos finais de semana, e isso serve pra mim tb, minha vida é uma rotina monótona e insonsa.
Issae

Acho que você também recebeu no seu Zipmail em 2001 o bom e velho "O Tempo é Inexorável", certo? :lol:

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 09 Abr 2015 20:32

O tempo é um químico invisível, que dissolve, compõe, extrai e transforma todas as substâncias morais.

Assis , Machado
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Krampus
Contato:

Mensagem por Krampus » 09 Abr 2015 21:08

O tempo é meu vizinho, palmeirense e por isso estou evitando-o

:D

Obs : Bom tópico !
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 09 Abr 2015 22:32

pra mim depois dos vinte simplesmente tudo passou rápido demais

e o comentário que ouço também é o mesmo... todo mundo fala sobre como o tempo tá passando rápido

dá uma certa agonia, confesso

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 09 Abr 2015 22:45

Quando era criança lembro que as coisas demoravam tanto que eu até achava torturante.

Acredito que isso seja relativo também ao tempo de resposta do organismo.

Vejo a molecada hoje em dia, pensam mais rápidos, agem mais rápidos e etc e essa velocidade de alguma forma deve dar uma percepção de que as coisas são mais devagar.

Como esse tempo começa a decair com o envelhecido acredito que a pessoa se ajuste tendo um tempo de resposta até mais lento(idosos) e a percepção sobre as coisas a volta "se ajuste" ou até seja ultrapassado de forma que vão acontecendo sem uma "consciência situacional" maior.
Tapirus terrestris

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 11 Abr 2015 09:14

Só pra lembrar os distraídos...

O ontem ja era. E já se passaram mais de 9 horas do hoje...

Enviado do meu Samsunga Descaroçado 2 Casal Mais
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Platini
Contato:

Mensagem por Platini » 11 Abr 2015 09:23

O tempo é o senhor da razão, por isso.
Thomas Koch em declarações sobre o momento do tênis:
Admiro o (Roger) Federer que não tem essas frescuras. Nadal admiro pois não faz nada pra enrolar o jogo, tem as maninas dele, mas é a rotina dele. Djokovic tenho minhas dúvidas, ele usa possibilidades extra-campo

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 11 Abr 2015 10:53

A vida é curta.

Isso foi dito por sabios, tolos e artistas de todas as crenças e de todas as etnias.

Isso não quer dizer que vc tenha que ter uma vida insignificante. Morreremos, e a cada hora que passa estamos mais próximos da partida, então semeie o bem e seu nome será importante e lembrado por muitas pessoas.

Um escritor gaucho disse algo mais ou menos assim: "Morremos de verdade quando somos esquecidos."

Responder