[Help Advogados!!] Itau nao parcelou minha compra
[Help Advogados!!] Itau nao parcelou minha compra
Boas.
Galera, eu queria conhecer um cara que não se estressou com banco até hoje!!!!
Seguinte, fiz uma viagem internacional mes passado (Colombia) e fiz algumas compras, onde no momento das compras as lojas davam opção de parcelamento. Então umas 3 ou 4 compras eu parcelei. Tanto eu quanto minha noiva.
E agora chegou a fatura, com os valores integros, sem parcelamento. Mesmo eu tendo os comprovantes que constam o numero de parcelas, abri protocolo no Itau, mandei os comprovantes. Hoje me disseram que compra internacional não parcela e não poderiam fazer nada, mesmo eu tendo todas as provas comigo e até ameaçei processa-los, informaram que nada poderiam fazer.
Nesse momento, depois de 8 anos usando itaucard, cancelei.
Quais são meus direitos nesse caso? Vale a pena abrir algum processo contra eles ou pago a fatura total e deixo queto?
Absss
Galera, eu queria conhecer um cara que não se estressou com banco até hoje!!!!
Seguinte, fiz uma viagem internacional mes passado (Colombia) e fiz algumas compras, onde no momento das compras as lojas davam opção de parcelamento. Então umas 3 ou 4 compras eu parcelei. Tanto eu quanto minha noiva.
E agora chegou a fatura, com os valores integros, sem parcelamento. Mesmo eu tendo os comprovantes que constam o numero de parcelas, abri protocolo no Itau, mandei os comprovantes. Hoje me disseram que compra internacional não parcela e não poderiam fazer nada, mesmo eu tendo todas as provas comigo e até ameaçei processa-los, informaram que nada poderiam fazer.
Nesse momento, depois de 8 anos usando itaucard, cancelei.
Quais são meus direitos nesse caso? Vale a pena abrir algum processo contra eles ou pago a fatura total e deixo queto?
Absss
Editado pela última vez por marcelow em 15 Abr 2015 19:10, em um total de 2 vezes.
Re: [Help Advogados!!] Itau nao parcelou minha compra
Sky escreveu:Compra feita no exterior não parcela mesmo. Acho que o Banco não tem culpa, pois sequer oferece este serviço.
Porra, mas porque então não bloqueia no momento da compra?
Urso_Verde escreveu:E Marcelo negócio é tentar parcelar a fatura no BR com os juros daqui
Ou descapitalizar e pagar à vista.
Boa sorte.
É amigo Urso, estou fazendo isso nesse momento. Não tenho pra onde correr.
Veja bem, meu caro, existe saída jurídica se aplicar o Código de Defesa do Consumidor.
De início, já entrando no assunto levantado pelo nobre colega, ressalto que o Itaú é tão responsável quanto a bandeira do cartão (Visa, Mastercard, AMEX), até porque, se vc tentar lembrar, é muito provável que nunca tenha tido contado com alguém da bandeira, mas sim com algum funcionário do banco. Se puxar mais a fundo, no dia em que solicitou o cartão, vc fez tudo no banco e só recebeu em casa o cartão já com a bandeira lá (é o que ocorre na maioria dos casos).
Dito isto, e, sendo mais relevante, é que vislumbro uma falha grave no dever de informação e transparência por parte do banco, uma vez que você, ao que tudo indica, não sabia que não podia parcelar as compras no exterior. Muito provavelmente você nunca foi informado sobre isso e só veio a saber agora, depois da merda feita, o que implica em flagrante falha na prestação de do serviço do banco e eles, neste caso, seriam obrigados a parcelar sim, mesmo tendo a compra ocorrido no exterior, inclusive, foi induzido a erro por achar que suas compras foram parceladas.
Se você tiver paciência, pode procurar o PROCON ou o Juizado Especial Cível da sua cidade e tentar resolver por lá.
De início, já entrando no assunto levantado pelo nobre colega, ressalto que o Itaú é tão responsável quanto a bandeira do cartão (Visa, Mastercard, AMEX), até porque, se vc tentar lembrar, é muito provável que nunca tenha tido contado com alguém da bandeira, mas sim com algum funcionário do banco. Se puxar mais a fundo, no dia em que solicitou o cartão, vc fez tudo no banco e só recebeu em casa o cartão já com a bandeira lá (é o que ocorre na maioria dos casos).
Dito isto, e, sendo mais relevante, é que vislumbro uma falha grave no dever de informação e transparência por parte do banco, uma vez que você, ao que tudo indica, não sabia que não podia parcelar as compras no exterior. Muito provavelmente você nunca foi informado sobre isso e só veio a saber agora, depois da merda feita, o que implica em flagrante falha na prestação de do serviço do banco e eles, neste caso, seriam obrigados a parcelar sim, mesmo tendo a compra ocorrido no exterior, inclusive, foi induzido a erro por achar que suas compras foram parceladas.
Se você tiver paciência, pode procurar o PROCON ou o Juizado Especial Cível da sua cidade e tentar resolver por lá.
Vi veri veniversum vivus vici
Não sou advogado, mas, até onde sei, o banco tá isento. Quem oferece a facilidade de pagar parcelado é o lojista. Tanto que, se a compra foi feita em loja física - e vc da a entender que foi - quem preenche o parcelamento é o lojista. Se fosse compra eletrônica, acredito que vc teria razão...
Já que é pra dividir a alegria: em dezembro tive o cartão clonado nos EUA. Também Itau. Só agora foi resolvido...
Já que é pra dividir a alegria: em dezembro tive o cartão clonado nos EUA. Também Itau. Só agora foi resolvido...
O banco não é isento não.
S ele tem a fatura de que a loja parcelou (o extratinho onde demonstra o parcelamento) e o cartão passou na boa a loja ta tranquila e ele também. Ele não tem obrigação de saber que não parcela, o banco deveria informar, principalmente no caso de cartões internacionais!
Recomendo pagar a conta pra não ficar pagando juro, juntar todas as provas e dar entrada no juizado especial.
Se for de Curitiba, estou a disposição ahahahaha
Manda ver cara!!
S ele tem a fatura de que a loja parcelou (o extratinho onde demonstra o parcelamento) e o cartão passou na boa a loja ta tranquila e ele também. Ele não tem obrigação de saber que não parcela, o banco deveria informar, principalmente no caso de cartões internacionais!
Recomendo pagar a conta pra não ficar pagando juro, juntar todas as provas e dar entrada no juizado especial.
Se for de Curitiba, estou a disposição ahahahaha
Manda ver cara!!

OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!
Justiça, ganha sim, agora pense como uma poupança pq demora, mas recebe corrigido.
Nada, juizado especial, pelo menos aqui em Curitiba tem saído bem rápido!jrlordelo escreveu:Justiça, ganha sim, agora pense como uma poupança pq demora, mas recebe corrigido.
Ainda mais que não precisa de audiência de instrução, tem audiencia de acordo, pede julgamento antecipado e ja era!

OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!
Marcelow,
Banco e a operadora do cartão são responsáveis, é algo que chamamos de responsabilidade solidária, pois trata-se de relação de consumo. Se não houver nenhum contrato ou documento análogo que informe expressamente a impossibilidade de tal tipo de compra, o Banco tem sim que resolver a questão. Separe todos os protocolos e comprovantes relativos ao caso e ingresse com uma ação contra o Banco Itaú mesmo. A ação pode ser proposta no Juizado Especial Cível, que, conforme o colega Pinhão já disse, tem um andamento processual bem mais célere que o procedimento ordinário; se a petição inicial for bem feita, você consegue uma tutela antecipada para não ter que pagar os valores integrais numa única parcela, pleiteia danos morais e ainda tem uma grande possibilidade do banco te oferecer uma proposta de acordo razoável.
Qualquer coisa me chama por MP.
Abraço.
Banco e a operadora do cartão são responsáveis, é algo que chamamos de responsabilidade solidária, pois trata-se de relação de consumo. Se não houver nenhum contrato ou documento análogo que informe expressamente a impossibilidade de tal tipo de compra, o Banco tem sim que resolver a questão. Separe todos os protocolos e comprovantes relativos ao caso e ingresse com uma ação contra o Banco Itaú mesmo. A ação pode ser proposta no Juizado Especial Cível, que, conforme o colega Pinhão já disse, tem um andamento processual bem mais célere que o procedimento ordinário; se a petição inicial for bem feita, você consegue uma tutela antecipada para não ter que pagar os valores integrais numa única parcela, pleiteia danos morais e ainda tem uma grande possibilidade do banco te oferecer uma proposta de acordo razoável.
Qualquer coisa me chama por MP.
Abraço.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
Existe um contrato que com certeza vc deu anuência. Veja lá sobre o tema versado.
em SBC o juizado tem a mesma demora da vara comum...Pinhão escreveu:
Nada, juizado especial, pelo menos aqui em Curitiba tem saído bem rápido!
Ainda mais que não precisa de audiência de instrução, tem audiencia de acordo, pede julgamento antecipado e ja era!
As letras pequenas do contrato.Murdanto escreveu:Existe um contrato que com certeza vc deu anuência. Veja lá sobre o tema versado.
x_________Mr.Vicem escreveu:Veja bem, meu caro, existe saída jurídica se aplicar o Código de Defesa do Consumidor.
Vá ao PROCON ou mesmo a uma Promotoria de Defesa do Consumidor do seu Estado. Nesse último caso, ressalte que a falha no serviço tem o potencial de atingir número indeterminado de consumidores. Isso porque o MP nesses casos só tem legitimidade na defesa dos direitos e interesses classificados como difusos, coletivos e individuais homogêneos.
A compra pode ter sido parcelada no exterior, mas se a lei brasileira veda esse tipo de parcelamento, como fica? Eu sempre soube que compras no exterior não eram parceladas.
Lei veda?Anônimo escreveu:A compra pode ter sido parcelada no exterior, mas se a lei brasileira veda esse tipo de parcelamento, como fica? Eu sempre soube que compras no exterior não eram parceladas.
é um negócio entre empresas privadas, além de que não tem qualquer ilicitude.
A não ser quer eu esteja muito enganado, isso não me parece concebível!

OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!