Tópico Oficial das Trilhas Sonoras do Cinema
Enviado: 05 Jul 2015 16:31
O que seria daquela tela enorme com imagens em movimento se não fossem os sons e as trilhas sonoras que dão o toque de emoção e envolvimento com o enredo?
Tão importantes que podemos arriscar a dizer que alguns filmes só se tornaram de fato memoráveis por causa da trilha que os compunham.

Max Steiner foi um dos precursores das trilhas sonoras compostas em cima das películas, dando tônica a cada movimento de artistas, figurantes ou cortes de cenas.
Se reassistirmos King Kong, de 1933, observando o fundo sonoro (cena épica em que Ann Darrow, personagem de Fay Wray, é levada pelos indígenas para o topo da muralha subindo as escadas, para ser oferecida ao rei Kong, com as batidas dos tambores em seguida) veremos a brilhante lição e legado de Steiner na história sonora do cinema, que a partir dali não seria mais o mesmo.
Obviamente muitos são responsáveis diretos e indiretos, alguns com mais notoriedade e outros nem tanto, da música e das edições sonoras do cinema, mas a intenção aqui é prestar uma homenagem a todos eles, através de trilhas que não esquecemos, e que precisamos compartilhar para que não se percam nas próximas gerações.
Antes de postar as trilhas que particularmente mais gosto, deixo a título de registro essas trilhas marcantes.
O cantor de Jazz (1.927) - o primeiro filme com falas e canto sincronizado
Max Steiner.E o Vento Levou, 1927. Para os amantes da Sétima Arte, o inesquecível Tema de Tara (personagem da diva Vivian Leigh), uma obra prima de Direção de Arte, Fotografia e Som
Elmer Bernstein. Sete homens e um destino, 1960.
Maurice Jarre. Tema de Lara, 1965.
Nino Rota. O Poderoso Chefão, 1972
Tão importantes que podemos arriscar a dizer que alguns filmes só se tornaram de fato memoráveis por causa da trilha que os compunham.

Max Steiner foi um dos precursores das trilhas sonoras compostas em cima das películas, dando tônica a cada movimento de artistas, figurantes ou cortes de cenas.
Se reassistirmos King Kong, de 1933, observando o fundo sonoro (cena épica em que Ann Darrow, personagem de Fay Wray, é levada pelos indígenas para o topo da muralha subindo as escadas, para ser oferecida ao rei Kong, com as batidas dos tambores em seguida) veremos a brilhante lição e legado de Steiner na história sonora do cinema, que a partir dali não seria mais o mesmo.
Obviamente muitos são responsáveis diretos e indiretos, alguns com mais notoriedade e outros nem tanto, da música e das edições sonoras do cinema, mas a intenção aqui é prestar uma homenagem a todos eles, através de trilhas que não esquecemos, e que precisamos compartilhar para que não se percam nas próximas gerações.
Antes de postar as trilhas que particularmente mais gosto, deixo a título de registro essas trilhas marcantes.
O cantor de Jazz (1.927) - o primeiro filme com falas e canto sincronizado
Max Steiner.E o Vento Levou, 1927. Para os amantes da Sétima Arte, o inesquecível Tema de Tara (personagem da diva Vivian Leigh), uma obra prima de Direção de Arte, Fotografia e Som
Elmer Bernstein. Sete homens e um destino, 1960.
Maurice Jarre. Tema de Lara, 1965.
Nino Rota. O Poderoso Chefão, 1972