FRANGO com BATATA DOCE proporciona benefícios aos Marombas!

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

FRANGO com BATATA DOCE proporciona benefícios aos Marombas!

Mensagem por renatomp » 08 Out 2014 09:34

Entenda porque o FRANGO com BATATA DOCE proporcionam tantos benefícios aos Marombas!

Imagem

Fisiculturistas e adeptos de uma boa nutrição já aderiram ao prato “frango com batata doce” em sua reeducação alimentar, os valores contidos nos dois alimentos do prato deixam em evidência a importância dos macro e micronutrientes que a combinação traz para o anabolismo e recuperação muscular. Ao se falar em dieta se pensa logo em calorias totais, tanto pra quem quer ganhar massa quanto para quem quer perder peso, e vamos, além disso, observar bem cada micronutriente, vitaminas e minerais presentes na combinação anabólica.

FRANGO

O frango é uma proteína de alto valor biológico por conter os nove aminoácidos essenciais, é de extrema importância na síntese proteica. Segundo Cozzolino¹ as proteínas são classificadas em completas, parcialmente completas e incompletas. Outro fator seria se todos os aminoácidos estão biodisponíveis para o organismo. Se os 9 aminoácidos estão presentes no frango a construção muscular é certa que irá acontecer, alguns fatores que interferem a biodisponibilidade das proteínas são o ácido fítico e o tanino presente respectivamente em chás e vegetais de pigmentação branca. Além de fonte de proteína o frango também é rico em Niacina (vitamina B3), fósforo e zinco.

Niacina (vitamina B3): A literatura mostra que a vitamina B3 é usada como agente farmacológico para a redução de colesterol do plasma sanguíneo; Além de ser sugerido como redutor de tolerância à glicose, já que o ácido nicotínico se liga com um íon de cromo no metabolismo¹;
Fósforo: como citado na batata doce, o fósforo está diretamente ligado com o armazenamento e transferência de ATP (energia);
Zinco: Uma das suas funções é regulação, onde age como elemento necessário para a síntese proteica, ação da insulina e hormônios sexuais, tireoide, supra-renal e do timo¹.

BATATA DOCE

A Batata doce é um tubérculo que não pode faltar na dieta de quem está na fase de preparação (pré-contest) e até mesmo para armazenar glicogênio muscular em um treino ou exercício que exige mais de esforço nos exercícios prolongados. É rica em carboidratos, fibra alimentar, vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e outros minerais. Vejamos a função de alguns citados acima:

Fibra alimentar: No caso do tubérculo são as fibras insolúveis. Aumentam o peristaltismo e a excreção de colesterol e açúcar, pois mais bile é produzida para recompor a parede intestinal, aumentando o bolo fecal e forçando uma maior excreção pelas fezes de colesterol e açúcar que terão de ser sintetizadas a mais. Sem falar na sensação de saciedade que as fibras insolúveis trazem, aumentando assim o intervalo entre uma refeição e outra sem chance para “beliscar” guloseimas;
Vitamina A e C: Antioxidantes que previnem contra a ação dos radicais livres. Atletas em geral precisam dos antioxidantes, pois no processo de regeneração celular do exercício se libera muitos radicais resultando em envelhecimento celular e persistindo na deficiência até patologias como doenças crônicas não transmissíveis podem aparecer;
Cálcio: É importante na regulação da contração muscular, já que a proteína tropanina que regula a contratibilidade de actina e miosina é dependente do mineral cálcio¹. Outra função do cálcio exógeno é a reposição nas lesões causadas pelo esforço e desgaste dos treinos, se há um balanço negativo do mineral, a proteína calmodulina busca dos ossos e dentes o cálcio para reposição;
Fósforo: Uma das funções do fósforo é o armazenamento e transferência de energia, resultante do metabolismo de macronutrientes¹;
Potássio: Juntamente com outro mineral o sódio, ele age regulando a pressão osmótica mantendo o equilíbrio hídrico do nosso organismo¹.
Segundo a Tabela Nutricional de Composição de Alimentos (TACO)² a batata doce cozida contém 76,8 Kcal em 100g, se o recomendado em uma dieta de 2.000 a 2.500Kcal em 100g do mesmo 18,4g são carboidratos (6% VDR), parece ser pouco em uma refeição, mas tem de ser lembrado que o restante do dia em quase tudo que é ingerido apresenta carboidrato, o que é muito válido para preservar a quebra de tecido muscular buscando preservar os aminoácidos para sintetizar em glicose.

FRANGO COM BATATA DOCE

A junção do frango com batata doce proporciona uma ótima sensação de plenitude gástrica (sensação de estufamento), sendo ideal para ser consumido entre as refeições na busca de manter o organismo com nutriente suficiente evitando o catabolismo, e consumir também com a intenção de guardar glicogênio, já que a batata doce é rica em carboidrato. Não sendo indicada para consumir instantes antes do exercício e nem após, já que no pré-treino em aproximadamente 30 minutos nem toda a batata-doce e frango serão “quebrados” pelas proteases, e após o treinamento para se absorver os nutrientes e recuperar o que foi gasto no exercício são indicados carboidratos de rápida absorção.

Tirapegui³ mostra que o índice glicêmico é depende de alguns fatores como a forma em que o alimento é ingerido (liquido x sólido), proteína, conteúdo de fibra, gordura e método de processamento e preparação em que o carboidrato foi submetido.

Quanto maior for à supercompensação de carboidrato antes do exercício, mais se guarda no fígado o glicogênio, melhorando o desempenho durante a atividade³. A batata é uma ótima fonte de carboidrato, se administrado corretamente entre as refeições, os estoques de glicogênio subirão e antes do treinamento uma adição de carboidrato na forma de gel, ou líquido só aumenta o desempenho em exercícios prolongados.

Sendo assim o frango com a batata doce pode ser considerada uma ótima e clara benéfica refeição para ser utilizado por diversos grupos tanto os que querem aumentar a massa quanto para quem quer perder, só é adequar a quantidade de refeições, horário e quantidade a ser consumida. Visto que a combinação não é somente calorias, carboidratos e proteínas. Na sua composição os minerais e vitaminas também exercem funções vitais.

REFERÊNCIAS

COZZOLINO, SILVIA MARIA FRANCISCATO. Biodisponibilidade de nutrientes. 2ªed. atual. e ampl. Barueri – SP: Editora Manole, 2007. 992p;
Tabela Nutricional de Composição de Alimentos (TACO) tabelanutricional.com.br;
TIRAPEGUI, JULIO. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo : Editora Atheneu, 2005.Cap 3, pag 29-38.351 p.
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: FRANGO com BATATA DOCE proporciona benefícios aos Maromb

Mensagem por BrunoJJ » 09 Out 2014 02:07

Sem frango.

Imagem

Imagem

Obrigado Renato, por mais um ótimo tópico.

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Imagem

Caliani
Contato:

Mensagem por Caliani » 11 Out 2014 18:41

Se batata doce não é recomendada de ser ingerida no pós-treino, segundo esse texto e o dos carboidratos... qual carboidrato (simples) vc recomenda, RMP? É por aí mesmo?

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 11 Out 2014 22:24

Caliani escreveu:Se batata doce não é recomendada de ser ingerida no pós-treino, segundo esse texto e o dos carboidratos... qual carboidrato (simples) vc recomenda, RMP? É por aí mesmo?
Caliani, o texto acima não indica a ingestão da Batata Doce nem antes e nem depois do treino pq é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina.

O indicado nos pós treino é um Carboidrato simples, então batata doce não se encaixa. MAS! isso não significa q vc nao vá ingerir ela durante o dia, vc pode comer durante o almoço, janta e até na ceia...

Agora, falando em Carboidrato simples no pós treino...Eu já fiz o consumo de maça de imediato no pós treino e achei ótimo. tbm temos outras opções como: mel, leite, açúcar de mesa e refinado e xarope de milho...suplementos teriamos: Malto e Dextrose.

Tbm já fiz o uso de Mato e Dextrose e não gostei, acho que Maça ta sendo bom pra mim...se comer duas melhor ainda...

Obs: preferencia por alimentos ao invés de suplementos. EX: maça além de ter o carboidrato desejado, ele ainda acompanha de outros nutrientes, vitaminas e minerais ao contrario do Malto q é apenas carboidrato,sendo uma "molécula vazia"...não tem as vitaminas e minerais como a Fruta.
Imagem

Caliani
Contato:

Mensagem por Caliani » 11 Out 2014 22:57

renatomp escreveu: Caliani, o texto acima não indica a ingestão da Batata Doce nem antes e nem depois do treino pq é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina.

O indicado nos pós treino é um Carboidrato simples, então batata doce não se encaixa. MAS! isso não significa q vc nao vá ingerir ela durante o dia, vc pode comer durante o almoço, janta e até na ceia...

Agora, falando em Carboidrato simples no pós treino...Eu já fiz o consumo de maça de imediato no pós treino e achei ótimo. tbm temos outras opções como: mel, leite, açúcar de mesa e refinado e xarope de milho...suplementos teriamos: Malto e Dextrose.

Tbm já fiz o uso de Mato e Dextrose e não gostei, acho que Maça ta sendo bom pra mim...se comer duas melhor ainda...

Obs: preferencia por alimentos ao invés de suplementos. EX: maça além de ter o carboidrato desejado, ele ainda acompanha de outros nutrientes, vitaminas e minerais ao contrario do Malto q é apenas carboidrato,sendo uma "molécula vazia"...não tem as vitaminas e minerais como a Fruta.
Entendi tudo, valeu Renato. Mas ainda tenho uma dúvida em relação a isso... Vc come uma maçã logo depois do treino, e chega a fazer uma refeição completa (um jantar, vamos supor) uma ou duas horas depois? Ou é melhorar esperar mais tempo pra comer de novo? Se bem que carboidrato simples é de rápida absorção, então acho que não teria problema em fazer um intervalo pequeno...

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 11 Out 2014 23:16

Bom, eu a pouco tempo atrás estava fazendo musculação + jj na mesma noite e por isso, comia uma maça após o treino de musculação e 2h depois eu tinha treino de JJ...isso é a noite, então quando chego em casa, eu faço uma ceia...seria uma refeição leve antes de dormir. Janta seria lago mais cedo e volumoso como um almoço, haveria um bom tempo pra digestão antes de deitar.

Agora, supondo uma outra situação...digamos q eu faça apenas musculação entre 17hs as 18hs, eu poderia comer uma maça ao termino do treino como fonte de carb. e aproximadamente 2h depois eu faria uma janta, digamos q por volta das 20hs no máximo.
Imagem

Caliani
Contato:

Mensagem por Caliani » 11 Out 2014 23:37

renatomp escreveu:Bom, eu a pouco tempo atrás estava fazendo musculação + jj na mesma noite e por isso, comia uma maça após o treino de musculação e 2h depois eu tinha treino de JJ...isso é a noite, então quando chego em casa, eu faço uma ceia...seria uma refeição leve antes de dormir. Janta seria lago mais cedo e volumoso como um almoço, haveria um bom tempo pra digestão antes de deitar.

Agora, supondo uma outra situação...digamos q eu faça apenas musculação entre 17hs as 18hs, eu poderia comer uma maça ao termino do treino como fonte de carb. e aproximadamente 2h depois eu faria uma janta, digamos q por volta das 20hs no máximo.
Valeu Renato, show de bola seus comentários. Me ajudou muito.

Jaraqui
Contato:

Mensagem por Jaraqui » 13 Out 2014 00:34

Eu vou começar uma série amanhã onde talvez precisarei dessas refeições pós-treino. Não sei ainda, mas talvez me falte gasolina no meio da batalha.

A propósito, amanhã meu cardápio (almoço e janta) será de frango com batata doce! rs

Valeu renato por mais esse tópico.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 00:46

Essa da necessidade de carboidrato de alto iG no pós-treino é lenda. Já tem artigo mostrando que aminoácidos por si só já são capazes de ativar a insulina e auxiliar na recuperação e hipertrofia muscular.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 16 Out 2014 20:02

ska4fun escreveu:Essa da necessidade de carboidrato de alto iG no pós-treino é lenda. Já tem artigo mostrando que aminoácidos por si só já são capazes de ativar a insulina e auxiliar na recuperação e hipertrofia muscular.
já li sobre esse assunto em algum lugar.

Ska4fun, vc teria este artigo com referencia/fonte para postar pra gente na seção de Nutrição...???

abraços,
Imagem

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 20:29

Tenho sim: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC292828/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

porrada123
Contato:

Mensagem por porrada123 » 14 Nov 2014 12:25

Porra. Eu como de tudo.
Sou um adepto ferrenho da combinação de alimentos da dieta gracie.
Mas, batata doce não vai. Meu almoço e janta é sempre uma carne (frango ou vermelha - alterno) com arroz ou macarrão (sempre integral).

LGVB
Contato:

Mensagem por LGVB » 05 Dez 2014 20:48

ska4fun escreveu:Essa da necessidade de carboidrato de alto iG no pós-treino é lenda. Já tem artigo mostrando que aminoácidos por si só já são capazes de ativar a insulina e auxiliar na recuperação e hipertrofia muscular.
Vc chegou a ler o artigo? Ele prova num 'N' pequeno e mesmo assim a administração de aminoacidos seria por via endovenosa, que ninguém toma.
Float like a butterfly, sting like a GGG.

I'd like to take this chance and apologize... to absolutely NOBODY!

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 05 Dez 2014 23:45

Por que vc achou a amostra baixa? N=38. A administração intravenosa garante um melhor controle, uniformidade, na aminoacidose sanguínea. Eles repetiram o experimento em intervalos de 4 dias até 10 meses, pra aferir as variações individuais em relação à solução de aminoácidos. Por sinal, ninguém toma aminoácido na veia, mas é nos vasos e artérias que eles circulam quando são absorvidos no intestino delgado.
Imagem
Dutch (2014).

LGVB
Contato:

Mensagem por LGVB » 06 Dez 2014 10:30

ska4fun escreveu:Por que vc achou a amostra baixa? N=38. A administração intravenosa garante um melhor controle, uniformidade, na aminoacidose sanguínea. Eles repetiram o experimento em intervalos de 4 dias até 10 meses, pra aferir as variações individuais em relação à solução de aminoácidos. Por sinal, ninguém toma aminoácido na veia, mas é nos vasos e artérias que eles circulam quando são absorvidos no intestino delgado.
É um 'N' minúsculo, na verdade. Pra mudar um paradigma da fisiologia assim o 'N' teria que ser umas 10 vezes isso, acredito. A ingestão oral e intravenosa são completamente diferentes, tanto na parte de metabolização quanto na parte de absorção jejuno-ileal, acho até que influenciaria no steady state.
De qualquer forma, não dá pra tomar conclusões científicas baseadas nesses estudo visto que ele é observacional, ainda por cima. Pode até ser que seja verdade, mas enquanto isso não dá pra afirmar, só sugerir. A afirmação só poderia vir de um ensaio clínico randomizado com o devido cegamento (Jadad maior ou igual a 3).
Float like a butterfly, sting like a GGG.

I'd like to take this chance and apologize... to absolutely NOBODY!

Responder