Sumô - Tópico Oficial
Re: Sumô - Tópico Oficial
Dia 2:
Dia 3:
Dia 4:
Você não acha que é justo premiar o cara que fez a técnica, o agressor? O Ikioi derruba o Hakuho, e por azar, encosta no chão primeiro. O Hakuho não fez nada pra ganhar..café c/ leite escreveu:Essa regra de dead body é muito arbitrária, achei sacanagem com o Hakuho.
Pois é, isso acontece poucas vezes... o termo em japones é shin tai. Corpo morto mesmo...
Ali foi claro, o Ikioi encostou primeiro porque o Hakuho ainda estava voando....acho que é uma questão de bom senso.
Tem outro caso onde ganha mesmo encostando primeiro. Quando quem ataca encosta a mão no chão antes para claramente evitar uma lesão. Não lembro o nome em japonês...essa eu não me lembro de ver.
Ali foi claro, o Ikioi encostou primeiro porque o Hakuho ainda estava voando....acho que é uma questão de bom senso.
Tem outro caso onde ganha mesmo encostando primeiro. Quando quem ataca encosta a mão no chão antes para claramente evitar uma lesão. Não lembro o nome em japonês...essa eu não me lembro de ver.
Dia 5:
Voocê achou que o Hakuho também foi ativo. Aí nao seria shin-tai, e seria vitória do Hakuho. Você está 100% certo.café c/ leite escreveu:Não acho, mesmo que o ofensivo seja o Ikioi existe dinâmica vinda dos dois lutadores, o Hakuho tentou um ashi ali no final saindo pro lado, foi uma ação vinda dele que permitiu cair por último.
Eu não curto essas regras arbitrárias, quanto mais objetivo o sistema, melhor.
Só que os juízes entenderam que o Hakuho não teve ação nenhuma antes de estar 100% derrotado, ele já estava batido ali. Eu entendi parecido, por isso concordei com a vitória do Ikioi.
Mas você está certo, isso é muito subjetivo mesmo. Só que Sumo não tem nada de objetivo, nadinha.
Não seria japonês se fosse simples e direto. Eles nunca são. Sempre tem uma exceção, um "ou equivalente"...café c/ leite escreveu:Perde o atleta que primeiro pisar fora do círculo ou tocar o solo com qualquer parte do corpo que não a sola dos pés, isso é objetivo.

Voltando ao basho....
Hakuho pediu pra sair, será que estamos vendo o início do fim? (eu já escrevi isso há uns 5 anos....)
Terunofuji voltou? será que suficientemente bem pra ganhar a corda, o que parecia só questão de tempo?
Takayasu próximo ozeki?
E esse Ura?
-
- Contato:
Spoiler:
-
- Contato:
7 wins
○○○○○○○ Y2w Kisenosato
○○○○○○○ S1w Takayasu
6 wins
○○○○○●○ O1w Terunofuji
○○○○○○● M10w Tochiozan
5 wins
○○○●○●○ Y1w Kakuryu
●○●○○○○ Y2e Harumafuji
○●●○○□○ S1e Tamawashi
○○●○●○○ S2e Kotoshogiku
○○○○○●● M3w Takarafuji
●○○○●○○ M6e Chiyonokuni
○○○○●○● M7w Chiyoshoma
●○○●○○○ M8w Okinoumi
○●○○●○○ M15w Tokushoryu
○○○○○○○ Y2w Kisenosato
○○○○○○○ S1w Takayasu
6 wins
○○○○○●○ O1w Terunofuji
○○○○○○● M10w Tochiozan
5 wins
○○○●○●○ Y1w Kakuryu
●○●○○○○ Y2e Harumafuji
○●●○○□○ S1e Tamawashi
○○●○●○○ S2e Kotoshogiku
○○○○○●● M3w Takarafuji
●○○○●○○ M6e Chiyonokuni
○○○○●○● M7w Chiyoshoma
●○○●○○○ M8w Okinoumi
○●○○●○○ M15w Tokushoryu
-
- Contato:
caralho que sumô foda Kisenosato vem apresentando....essa última luta então
Os últimos dias vão ser muito bons. Muita gente boa embolada com chances de vencer....
Harumafuji.....aiaiaiaiaiaiai
-
- Contato:
Spoiler:
amanhã:
Kakuryu x Takayasu
Yoshikaze x Kisenosato
Arawashi x Terunofuji
Chiyonokuni x Tochiozan
Muito embolado ainda...eu nào consigo fazer uma boa aposta.
amanhã:
Maegashira #14 Myogiryu (5-6)x Maegashira #10 Tochiozan (10-1)
Maegashira #5 Endo (6-5)x Ozeki Terunofuji (10-1)
Maegashira #4 Arawashi (3-8)x Yokozuna Kisenosato (11-0)
Yokozuna Harumafuji (8-3)x Sekiwake Takayasu (10-1)