Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 06 Dez 2014 13:55

_BLAKE_ escreveu:Chiavenato e Maximiniano em ADM também são belas "compilações".
São e eu não gosto nada do Chiavenato, mas é fato que as bancas utilizam ele. Inclusive é ele que fala sobre as funções básicas da Administração (PDOC) e é exatamente assim que é cobrado.

PDOC = Planejar, Dirigir, Organizar e Controlar

Que não devem ser confundidas os Princípios Fundamentais das atividades da Administração Federal (Decreto Lei 200/67):
- Planejamento
- Coordenação
- Descentralização
- Delegação de Competência
- Controle

Material acadêmico de Administração, de verdade, está todo em inglês, sendo praticamente inútil para concursos.

O livro do Maximiano, embora seja uma compilação, ainda é bem estruturado. O do Chiavenato é absurdamente desatualizado, portanto não leiam os casos de estudo (em geral, ficam em quadrinhos dizendo, como isso ou aquilo é feito em tal empresa).

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Concursos Publicos

Mensagem por _BLAKE_ » 06 Dez 2014 16:34

Pain escreveu:
Vou dar uma resposta bem objetiva, sem precisar recorrer aos debates doutrinários:

1) Que ocorrem a título não oneroso. Complementando:

Art. 35. O imposto, de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador:

I - a transmissão, a qualquer título, da propriedade ou do domínio útil de bens imóveis por natureza ou por acessão física, como definidos na lei civil;

II - a transmissão, a qualquer título, de direitos reais sobre imóveis, exceto os direitos reais de garantia (contidos no Código Civil);

Exemplos: fulano de tal morreu e deixou no testamento vários imóveis para os filhos. Ou então uma mãe transmite uma quantia em dinheiro para uma filha.

2) IPI, ICMS, II, PIS, COFINS, taxas alfandegárias (basicamente). A depender, contribuição para a renovação da frota da marinha mercante e taxas de desembaraço aduaneiro;

3) Isso é uma pergunta muito subjetiva que vai além do Direito Tributário, pois envolve custos de produção, envolve despesas com pessoal etc.
1) Direito reais que não podem, as de garantia, seriam aquelas: penhor, anticrese e a hipóteca. Susse.

2) Mas, o IPI na PF que não compra para consumo não é proibido, visto o princípio da não-cumulatividade? ICMS e II conta.
Qdo o produto não é para consumo, industrialização ou uso, e estiver suspensa a cobrança de II, ou para ir para outro país... na primeira hipótese não incide o ICMS, nem nada (ex: obra de arte), na segunda incide ICMS e IPI (para Buenos Aires via Porto de Santos, a merc. não vai ser incorporado a economia local), é isso mesmo?

3) Sim, foi meio inocente... eu quis dizer simples deslocamento de mercadoria de Salvador para Itabuna por exemplo, ou mesmo interestudual, constando o mesmo contribuinte, faz juz ao ICMS?

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Concursos Publicos

Mensagem por _BLAKE_ » 06 Dez 2014 18:49

OBS (4).: a ordem de importância é a seguinte: resumos; exercícios; lei-seca e, por último, jurisprudência;

OBS (5).: leitura de jurisprudência (informativos, decisões, etc.) precisa ser otimizada: eu transformava tudo em uma simples pergunta de "pode/não pode". Neste sentido, o Dizer o Direito é ideal para fazer resumos;

OBS (6).: é fundamental fazer exercícios resolvidos e complementar os pontos de dúvida ou de difícil armazenamento nos resumos;

OBS (7).: resumo nunca é perda de tempo. Se há pessoas que não fazem resumos e passam (eu conheço várias), o fato é que se fizessem teriam passado mais rápido ainda. Embora cada um tenha a sua técnica de estudo, há certas premissas biológicas que não podem ser agredidas e está provado que você manipular a informação que você está querendo guardar (fazendo um resumo não linear, um mapa mental, lendo em voz alta, inventando mnemônicos, etc.) faz com que você tenha mais facilidade de guardar do que com uma simples leitura (ainda que grifando);

________________________________________________________________________________________

Resumo acima de exercícios Dutch? Isso é sério mesmo?

Para quem vai se preparar para um concurso fiscal e tem uns 9 ou 10 meses para se preparar e não trabalha, qtas horas líquidas por dia vc recomendaria para esse cidadão chegar para brigar com grandes chances pela vaga, e daria alguma dica específica para isso a mais do que vc já deu?

Valeu.

rockit
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rockit » 06 Dez 2014 22:13

_BLAKE_ escreveu:OBS (4).: a ordem de importância é a seguinte: resumos; exercícios; lei-seca e, por último, jurisprudência;

OBS (5).: leitura de jurisprudência (informativos, decisões, etc.) precisa ser otimizada: eu transformava tudo em uma simples pergunta de "pode/não pode". Neste sentido, o Dizer o Direito é ideal para fazer resumos;

OBS (6).: é fundamental fazer exercícios resolvidos e complementar os pontos de dúvida ou de difícil armazenamento nos resumos;

OBS (7).: resumo nunca é perda de tempo. Se há pessoas que não fazem resumos e passam (eu conheço várias), o fato é que se fizessem teriam passado mais rápido ainda. Embora cada um tenha a sua técnica de estudo, há certas premissas biológicas que não podem ser agredidas e está provado que você manipular a informação que você está querendo guardar (fazendo um resumo não linear, um mapa mental, lendo em voz alta, inventando mnemônicos, etc.) faz com que você tenha mais facilidade de guardar do que com uma simples leitura (ainda que grifando);

________________________________________________________________________________________

Resumo acima de exercícios Dutch? Isso é sério mesmo?

Para quem vai se preparar para um concurso fiscal e tem uns 9 ou 10 meses para se preparar e não trabalha, qtas horas líquidas por dia vc recomendaria para esse cidadão chegar para brigar com grandes chances pela vaga, e daria alguma dica específica para isso a mais do que vc já deu?

Valeu.
com edital ou sem???
edital 10h
sem edital 6 a 8h

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 07 Dez 2014 08:51

Além disso tudo que já foi brilhantemente relatado, acho que ainda temos que analisar a banca de cada concurso
Tem concurso que vc tem que saber jurisprudência pra primeira fase como magistratura federal banca cespe
Outros tem que saber uma teorias diferentes como no MPF
Eu baixei a primeira fase de vários concursos e o tipo de prova varia muito
Tem uns que cobra muito letra de lei
Outros já cobra muito stf
E todos cobram doutrina básica

O básico é obrigação, tem qe estar no sangue, na ponta lá língua

Nesse momento eu to em busca de fazer um batia material de resumo

Tomei uma decisão muito difícil pra mim nesse final de ano
Não sei se a galera sabe o que é emerj, mas eu pedi pra sair
Muito caro, aulas muito ruins, muita cobrança, muitos trabalhos extra classe, estágio....
Eu estava dormindo 4 a 5 horas por noite e estudando mal a tarde
Não fazia revisão das matérias....
Larguei mesmo, foda-se

Já comprei 2 módulos
Constitucional- João Mendes
ADm- Rafael Oliveira

E ano que vem vou atacar só de módulo
Fazer resumos fodas
Ler código e jurisprudência e começar a atacar as primeiras fases

Guardeiro_123
Mensagens: 185
Registrado em: 04 Out 2014 22:39
Contato:

Concursos Publicos

Mensagem por Guardeiro_123 » 07 Dez 2014 10:40

É sério que resumo nao é tao é importante? Estudo sem fazer pq acho perda de tempo..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

rockit
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rockit » 07 Dez 2014 12:39

resumo eh top, porém fazer questoes anteriores eh muito mais importante.. nao tem comparação
a maioria das provas nao te avalia em porra nenhuma, soh ir marcando X q nem robozinho

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Concursos Publicos

Mensagem por _BLAKE_ » 07 Dez 2014 20:46

AFRE

kadax
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Nov 2014 20:32
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por kadax » 07 Dez 2014 20:50

MP, de preferência de SP

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 07 Dez 2014 22:34

Guardeiro_123 escreveu:É sério que resumo nao é tao é importante? Estudo sem fazer pq acho perda de tempo..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
depende da prova e da pessoa
eu tenho um grande volume de materia e a cobrança se dá de varias formas, questao objetiva, discursiva, oral...
entao tenho que ler lei, livro, jurisprudencia...
e eu nao consigo memorizar a mateira com eficacia só lendo os grifos e fazendo exercicios
e tambem demoro mais pra fazer a revisao dessa forma

no resumo eu consigo memorizar melhor e consigo revisar mais rapido

entao pra mim é fundamental
mas conheço pessoas que passaram nos concursos sem fazer resumo

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 07 Dez 2014 22:36

rockit escreveu:resumo eh top, porém fazer questoes anteriores eh muito mais importante.. nao tem comparação
a maioria das provas nao te avalia em porra nenhuma, soh ir marcando X q nem robozinho
só se for concurso que só tem questao objetiva
tem outros que tem prova discursiva...

Avatar do usuário
Hans de Sulivan
Mensagens: 4725
Registrado em: 25 Out 2014 08:22
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Hans de Sulivan » 08 Dez 2014 01:21

Buda escreveu:Além disso tudo que já foi brilhantemente relatado, acho que ainda temos que analisar a banca de cada concurso
Tem concurso que vc tem que saber jurisprudência pra primeira fase como magistratura federal banca cespe
Outros tem que saber uma teorias diferentes como no MPF
Eu baixei a primeira fase de vários concursos e o tipo de prova varia muito
Tem uns que cobra muito letra de lei
Outros já cobra muito stf
E todos cobram doutrina básica

O básico é obrigação, tem qe estar no sangue, na ponta lá língua

Nesse momento eu to em busca de fazer um batia material de resumo

Tomei uma decisão muito difícil pra mim nesse final de ano
Não sei se a galera sabe o que é emerj, mas eu pedi pra sair
Muito caro, aulas muito ruins, muita cobrança, muitos trabalhos extra classe, estágio....
Eu estava dormindo 4 a 5 horas por noite e estudando mal a tarde
Não fazia revisão das matérias....
Larguei mesmo, foda-se

Já comprei 2 módulos
Constitucional- João Mendes
ADm- Rafael Oliveira

E ano que vem vou atacar só de módulo
Fazer resumos fodas
Ler código e jurisprudência e começar a atacar as primeiras fases
Boa. Tenho uns amigos na emerj que tb reclamam.

Também comprei Rafael oliveira de ADM e Rodrigo brandão para Constitucional. To querendo o março Antônio de processo civil.

Por enquanto quero a base mesmo. Pretendo fazer Delegado do RJ. Mas ao mesmo tempo farei outros menores, como o que teve hj no RJ de PErito Papiloscopista da policial civil. Que aliás, foi mt difícil, em relação as matérias de direito.

Se puder de uma olhada na prova e me diga o que vc acha. Não sei se estou delirando. Rsrssrsr

Qual e o concurso que você está buscando?

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 08 Dez 2014 12:19

_BLAKE_ escreveu:OBS (4).: a ordem de importância é a seguinte: resumos; exercícios; lei-seca e, por último, jurisprudência;

OBS (5).: leitura de jurisprudência (informativos, decisões, etc.) precisa ser otimizada: eu transformava tudo em uma simples pergunta de "pode/não pode". Neste sentido, o Dizer o Direito é ideal para fazer resumos;

OBS (6).: é fundamental fazer exercícios resolvidos e complementar os pontos de dúvida ou de difícil armazenamento nos resumos;

OBS (7).: resumo nunca é perda de tempo. Se há pessoas que não fazem resumos e passam (eu conheço várias), o fato é que se fizessem teriam passado mais rápido ainda. Embora cada um tenha a sua técnica de estudo, há certas premissas biológicas que não podem ser agredidas e está provado que você manipular a informação que você está querendo guardar (fazendo um resumo não linear, um mapa mental, lendo em voz alta, inventando mnemônicos, etc.) faz com que você tenha mais facilidade de guardar do que com uma simples leitura (ainda que grifando);

________________________________________________________________________________________

Resumo acima de exercícios Dutch? Isso é sério mesmo?

Para quem vai se preparar para um concurso fiscal e tem uns 9 ou 10 meses para se preparar e não trabalha, qtas horas líquidas por dia vc recomendaria para esse cidadão chegar para brigar com grandes chances pela vaga, e daria alguma dica específica para isso a mais do que vc já deu?

Valeu.
O que acontece é a grande maioria dos estudantes comete dois erros fundamentais (eu cometi várias vezes até me ajeitar): (1) se concentra mais em aprender exceções, teorias obscuras, etc.; (2) acredita é que pica das galáxias em uma (ou mais) matérias, e negligencia revisá-las.

É nesse ponto que entra o resumo. Resumo serve para você revisar 15-20 matérias em um espaço de duas semanas antes da prova. Não adianta acreditar que exercícios servem como revisão final, pois não servem e não adianta acreditar que somos videntes e que vamos acertar que ele assunto que resolvemos ler na semana da prova. Pode até acontecer de você ler sobre um assunto e este ser o fiel da balança no concurso, mas isto é sorte, e não queremos contar com ela.

A verdade é que tudo é importante, eu fiz mais de 50.000 exercícios, fácil. Mas se tivesse que eleger algo com o mais importante na minha carreira de estudante, seria fazer resumos detalhados o bastante para que não fosse necessário olhar nenhum material adicional e sucintos o suficiente para que eu conseguisse revisar tudo em duas semanas.[

Fora isso, resumir ajuda muito no seu poder de síntese.

E resumo pode ser feito das seguintes formas:
- Pode fazer resumo em texto corrido (menos eficiente);
- Pode fazer anotando nas beiradas dos livros e apostilas os pontos principais, os mnemônicos, etc. (eficiente);
- Pode grifar frases (não palavras isoladas) com o objetivo de criar um resumo dentro do próprio texto (bem eficiente);
- Pode fazer resumo gráfico no computador (bem eficiente);
- Pode fazer resumo gráfico na mão (muito eficiente).

O fato é que quanto mais você manipula a informação, melhor você guarda. O simples fato de você movimentar o punho ao fazer um gráfico já auxilia sua memória motora (que associa informações aos seus movimentos) de forma mais eficiente do que você simplesmente digitar no computador.

Parece perda de tempo? Bom, se alguém que não faz nenhuma espécie de resumo conseguir me explicar como consegue revisar todas as matérias nas duas semanas antes da prova, eu fico agradecido.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 08 Dez 2014 12:27

Hans de Sulivan escreveu:
Boa. Tenho uns amigos na emerj que tb reclamam.

Também comprei Rafael oliveira de ADM e Rodrigo brandão para Constitucional. To querendo o março Antônio de processo civil.

Por enquanto quero a base mesmo. Pretendo fazer Delegado do RJ. Mas ao mesmo tempo farei outros menores, como o que teve hj no RJ de PErito Papiloscopista da policial civil. Que aliás, foi mt difícil, em relação as matérias de direito.

Se puder de uma olhada na prova e me diga o que vc acha. Não sei se estou delirando. Rsrssrsr

Qual e o concurso que você está buscando?
Cara eu fiz a faculdade mal e porcamente
Tive dificuldade para passar na oab
Dai comecei a estudar pra concurso grande , mas no meio do caminho rolou uma pressão aqui em casa e etc e dai larguei tudo para estudar para tribunais
Durante a preparação tive uns problemas pessoais, namorada cheio de problemas familiares, minha avô com Alzheimer, dai ela ficou 50 dias no cti e faleceu
E fui fazendo provas enquanto isso
Sempre tive problema de nervosismo na semana das provas
Era impressionante como que uma semana antes das provas eu estava mais preparado do que no dia da prova
Como o conhecimento de letra da lei é muito volátil, eu me enrolava na semana da prova e deixava de fazer revisões importantes
Assim, no Trt no Rj eu não revi aqueles prazos do CC
E errei 2 questões que se fossem na semana anterior eu na erraria
Nunca fui bem, sempre ficava mal depois das provas
Pra fechar, errei acho que 6 ou 4 questões em Curitiba e fiquei em 1500
Como eu gostava de estudar doutrina e etc eu larguei essas provas de tribunal
Depois disso, fiquei mais de 1 mês sem estudar letra de lei e mesmo assim fui melhor que a minha namorada que estava bem na prova do trt da Bahia
Pra mim foi a gota d'água

Depois disso fiou um vazio
Só sabia a lei e me esquecia rápido da decoreb e não estava apto a advogar nem a ajudar minha própria família em questões jurídicas
Dai busquei a emerj como forma de suprir esse tempo afastado de doutrina e etc e para ver o processo na prática, estagiar, fazer sentença ....

Por um lado, esse um ano que fiquei lá foi bom fiz umas cinqüenta sentenças e 80 relatórios
Todas as aulas tinham questões discursivas
Muitas questões eram coisas práticas do dia a dia , talvez bem caia num concurso
Outras eram a matéria estudada num caso concreto
Era legal pq vc via como que a matéria se desenvolvia na prática e tal
Isso tudo me fazia muita falta

Por outro lado, as aulas são ruins, os professores tops tem seus próprios cursos e módulos
Não dava tempo para fazer revisão das matérias
Eu estava com insônia dormindo 4-5 horas por noite
Sem fazer exercício físico

Então eu vi que ia ficar 3 anos lá e depois ainda ia ficar mais um tempo
Não da
Hj tem vários cursos no line de resolução de questões , de sentença
Módulos.....

Na impossibilidade de fazer outros concursos por falta de conhecimento das matérias , to pensando em fazer a prova de delgado do Rj pq o edital e menor
O foda e que nas matérias principais eu ainda estou longe de ficar bom
Não sei nada de medicina legal e penal especial
E leis extravagantes
Vou tentar fechar logo constitucional e ADm e a partir de fevereiro vou atacar as outras matérias
Vou tentar
Depois vou ver essa prova de papilo
Abraço

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 08 Dez 2014 12:38

Dutch escreveu:
O que acontece é a grande maioria dos estudantes comete dois erros fundamentais (eu cometi várias vezes até me ajeitar): (1) se concentra mais em aprender exceções, teorias obscuras, etc.; (2) acredita é que pica das galáxias em uma (ou mais) matérias, e negligencia revisá-las.

É nesse ponto que entra o resumo. Resumo serve para você revisar 15-20 matérias em um espaço de duas semanas antes da prova. Não adianta acreditar que exercícios servem como revisão final, pois não servem e não adianta acreditar que somos videntes e que vamos acertar que ele assunto que resolvemos ler na semana da prova. Pode até acontecer de você ler sobre um assunto e este ser o fiel da balança no concurso, mas isto é sorte, e não queremos contar com ela.

A verdade é que tudo é importante, eu fiz mais de 50.000 exercícios, fácil. Mas se tivesse que eleger algo com o mais importante na minha carreira de estudante, seria fazer resumos detalhados o bastante para que não fosse necessário olhar nenhum material adicional e sucintos o suficiente para que eu conseguisse revisar tudo em duas semanas.[

Fora isso, resumir ajuda muito no seu poder de síntese.

E resumo pode ser feito das seguintes formas:
- Pode fazer resumo em texto corrido (menos eficiente);
- Pode fazer anotando nas beiradas dos livros e apostilas os pontos principais, os mnemônicos, etc. (eficiente);
- Pode grifar frases (não palavras isoladas) com o objetivo de criar um resumo dentro do próprio texto (bem eficiente);
- Pode fazer resumo gráfico no computador (bem eficiente);
- Pode fazer resumo gráfico na mão (muito eficiente).

O fato é que quanto mais você manipula a informação, melhor você guarda. O simples fato de você movimentar o punho ao fazer um gráfico já auxilia sua memória motora (que associa informações aos seus movimentos) de forma mais eficiente do que você simplesmente digitar no computador.

Parece perda de tempo? Bom, se alguém que não faz nenhuma espécie de resumo conseguir me explicar como consegue revisar todas as matérias nas duas semanas antes da prova, eu fico agradecido.
Concordo 100%

Quanto aqueles que conseguem estudar sem resumo, esse pessoal é diferente
Já conversei com 2 e não conseguir entender como que eles guardam a matéria
Um deles me disse que procura sempre entender o porque das explicações
Tudo bem que melhora e tal, o cara cria uma lógica
Mas mesmo assim eu não conseguia entender como que ele após semanas de estudo se lembrava da
Matéria com detalhes
Sei la cara
Tem gente que tem uma capacidade de memorização diferenciada
Não tem outra explicação
Então acho que esse pessoal só faz revisão do que e mais difícil de se lembrar, acho que outras coisas eles lêem uma ou duas vezes e não se esquecem mais

Como eu não funciono assim
Gosto de fazer resumos e há pouco tempo descobri o mapa mental e me juda muito, mesmo que eu não faça desenhos e etc
Só de ter aquela disposição gráfica diferente, cores e um ou outro desenho, já ajuda muito

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Debulho, Djair Ferreira, Germer, Hags, leandrocapuano, luce, ralf scarface, ViolentFunky e 165 visitantes