Mensagem
por General Moscardo » 16 Abr 2017 23:06
Eu sempre me preocupava muito em tentar fazer com que minha pronúncia nas línguas que eu estudei parecessem o máximo possível com a dos "nativos". Porém, tive um professor de francês que me mostrou que essa preocupação é bem menos importante do que outras. Em primeiro lugar, assim como no Brasil, a maioria das pessoas de todos os países (povão) comete erros graves de gramática quando fala. Basicamente, querer falar como eles seria o mesmo que algum estrangeiro aprender a falar a língua do morro do rio, com direito ao sotaque carioca, abreviações, gírias etc. É até interessante conseguir entender esse pessoal falando, mas é muito melhor falar com um sotaque carregado e até mesmo com algumas palavras com sonoridade estranha do que cometer erros graves da gramática local. É mais vergonhoso não saber a gramática do que falar bem as palavras e falar igual a alguém do gueto, sem instrução. Esse meu professor de francês, por exemplo, mora há 30 anos no Brasil e ainda tem um sotaque carregadíssimo, todavia, entende de nossa gramática mais do que 99% dos brasileiros. Constrói as frases com perfeição, embora com alguns raciocínios típicos da língua francesa (ele fala "hoje à noite farei meus cães passearem", é engraçado). Em compensação, pega um sujeito igual ao Erick Jacquin...o cara mora há duzentos anos no Brasil e fala tudo errado. Isso não tem nada a ver com o sotaque, é até um desrespeito com o país que o acolheu. A propósito, considero um certo "viralatismo" querer imitar tão bem o sotaque alheio. Os estrangeiros vem aqui e fazem questão de manter seu sotaque de origem, principalmente os franceses e italianos. Não tem nada de errado nisso, geralmente o pessoal "nativo" acha legal.
Essa Bel Pesce tem um problema grave ao falar, ela fala muito rápido pra pouco conhecimento da língua. Isso é bem normal em pessoas que começam a avançar no aprendizado de algum idioma, mas tem que ser evitado. O sujeito acha que falar rápido demonstra conhecimento, mas, na verdade, o mais difícil é falar devagar com tudo certinho. Pra piorar, esse tipo de vício é bem difícil de corrigir depois de adquirido.