Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 17 Abr 2017 12:17

Turbo escreveu:Quinta-feira vou fazer um jantar reunindo alguns amigos, ja ate comprei uma peca de file ok
agora estou na duvida na preparacao, se eu faco selando ele na chapa e depois passando o aluminio e indo pro forno ou somente na chapa.
o acompanhamento tambem estou em duvida. Vou fazer um macarrao com molho alfredo ou apenas com batata soute.
Qualquer opção é válida aí.

Se vc apenas selar na chapa e terminar de assar no forno vai poder dar mais atenção aos convidados.

Mas tá tudo muito promissor nesse cardápio hehehehe

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 17 Abr 2017 13:33

Turbo escreveu:Quinta-feira vou fazer um jantar reunindo alguns amigos, ja ate comprei uma peca de file ok
agora estou na duvida na preparacao, se eu faco selando ele na chapa e depois passando o aluminio e indo pro forno ou somente na chapa.
o acompanhamento tambem estou em duvida. Vou fazer um macarrao com molho alfredo ou apenas com batata soute.
Se for um filé alto, bem alto vem alto vc sela e termina no forno, mas sem papel aluminio.

Se for um bife de até uns 2 cm (dois dedos) ou até um pouco mais somente na frigideira, deixe aquecer bem a frigideira, após isso coloque um fio de óleo e sele a carne. Depois baixe o fogo e dê o ponto (dependendo da altura do filé). Importante tmb é o descanso da carne, de 3 a 5 minutos normalmente.

Aqui tem um video vem explicado em que se termina com manteiga, alho e tomilho (deve ficar ótimo e ja vi essa mesma receita com bastante gente fazendo, mas nunca fiz). Mas o vídeo tmb dá uma boa noção do preparo da carne se vc não quiser fazer igual.

phpBB [video]


E aqui uma aula com alguns tipos de carnes com a Paola e outra com o Bassi.

phpBB [video]


phpBB [video]


Não tem mais como errar. :bleh:
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7942
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Turbo » 17 Abr 2017 13:45

Lenilson escreveu:Se for um filé alto, bem alto vem alto vc sela e termina no forno, mas sem papel aluminio.

Se for um bife de até uns 2 cm (dois dedos) ou até um pouco mais somente na frigideira, deixe aquecer bem a frigideira, após isso coloque um fio de óleo e sele a carne. Depois baixe o fogo e dê o ponto (dependendo da altura do filé). Importante tmb é o descanso da carne, de 3 a 5 minutos normalmente.

Aqui tem um video vem explicado em que se termina com manteiga, alho e tomilho (deve ficar ótimo e ja vi essa mesma receita com bastante gente fazendo, mas nunca fiz). Mas o vídeo tmb dá uma boa noção do preparo da carne se vc não quiser fazer igual.
Spoiler:
phpBB [video]


E aqui uma aula com alguns tipos de carnes com a Paola e outra com o Bassi.

phpBB [video]


phpBB [video]
Não tem mais como errar. :bleh:
:ymapplause: :ymapplause:

Pois é, vou decidir se vou cortar a peca (frigideira) ou fazer inteira( forno)
Agora nao entendi pq nao colocar o aluminio ... eu sempre coloco quando faco de forno.
Vou ver os videos hoje de noite quando chegar em casa.
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RicardoBJJ » 17 Abr 2017 13:57

Meu escondidinho de bacalhau já é tradição anual da família. Não é tão complicado de fazer, mas requer um certo cuidado no preparo. O deste ano ficou impecável. O do ano passado ficou muito salgado.

Uso bacalhau Saithe. Ele é o tipo ideal para se desfiar. Tem a carne um pouco avermelhada. É muito bom pra fazer bolinho também. Paguei 25,00 o kilo, inteiro.

Para uma travessa grande, usei os seguintes ingredientes:
Recheio:
2 kg de bacalhau Saithe
2 colheres de Coentro fresco picado
2 colheres de cebolinha picada
2 cebolas médias
4 dentes de alho
2 ovos cozidos
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
Azeitonas sem caroço
300 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal (caso dessalgue demais o bacalhau)
Pimenta branca moída na hora

Cobertura (purê):
2 a 3 kg de batatas (confesso que não pesei, fiz no olho e deu certinho...)
2 colheres de Manteiga ou margarina
200 ml de leite
Sal e pimenta branca à gosto
1 Ovo para pincelar
Queijo ralado para gratinar

Preparo:

O bacalhau que usei veio inteirão. Não gosto de comprar bacalhau já desfiado, pois não se sabe que tipo de "bacalhau" ou peixe salgado realmente vem. Se tiver algum fornecedor de confiança que venda bacalhau desfiado de qualidade (tem lugares que pegam o bacalhau inteiro e separa os filés. Das aparas vendem como lascado), pode comprar. Vai poupar tempo e dará muito menos trabalho... como eu gosto de sofrer, desfiei na unha memo...
Retire a pele, que é só puxar com a mão com cuidado que ela sai inteira, descarte o rabo, barbatanas etc. Vá retirando as lascas, deixando a espinha dorsal do bixo limpa. Não precisa ser lascas muito pequenas, pois quando for dessalgar e refogar, ele se desfia sozinho. Separe em lascas de mais ou menos do tamanho de um dedo médio :fuyou_2:

O que sobra, joga fora, serve pra nada...

Pra dessalgar, use uma caçarola de macarrão grande, dessas que já vem com escorredor, tipo essa:

Imagem

Dessa vez, como eu deixei meio em cima da hora, pra dessalgar bem eu dei uma lavada nas lascas no escorredor da caçarola, espremendo com as mãos para o caldo cheio de sal ir saindo na marra. Fiz isso por uns 5 minutos de baixo da torneira. Depois enchi a caçarola de água e encaixei o escorredor com a carne já lavada (mas ainda bem salgada) e deixei na geladeira. No dia seguinte ela já estava bem dessalgada.

No dia seguinte, escorra a água, retire a carne do escorredor e jogue direto na caçarola e regue com os 300 ml de azeite. Deixe a o bacalhau absorvendo esse azeite por mais umas horas. Eu deixei por umas 8 horas, mas talvez não precise tanto.

Em seguida, refogue o bacalhau com sal (se precisar) e pimenta branca moída. como ele já estará rico em azeite, é só botar a penela no fogo e esperar secar a água que vai sair dele.

Pegue uma das cebolas e pique em cubinhos. Refogue em um pouco de azeite com o alho e jogue na panela do bacalhau, enquanto ele refoga e seca a água.

Quando estiver quase pronto, adicione o coentro e a cebolinha picados.

Não precisa cozinhar muito. Secando a água já está bom. Reserve.

Agora faça o purê. Purezão básico. Cozinhe, descasque e amasse as batatas (eu faço assim, cozinho com casca e tudo na pressão por uns 30 minutos e retiro a casco depois de cozida). Amasse bem mesmo. Eu não tenho espremedor, nem aquele amassador de batata. Faço com garfo memo. Numa panela grande, coloque a batata amassada, a manteiga, o leite, sal e pimenta branca a gosto. Cuidado com o sal, pois ainda vai queijo ralado por cima depois, além do bacalhau por baixo que já vai estar temperado. Mexa bem até o purê ficar bom. Eu paro quando começa a desgrudar do fundo da panela.

Pegue a travessa e espalhe o bacalhau ao fundo. Por cima do bacalhau, coloque fatias de pimentão amarelo e vermelho, de cebola, ovos cozidos e azeitonas sem caroço. Cubra com o purê, rebocando bem com uma espatula pra ficar bonito! Pincele com um ovo inteiro e cubra com bastante queijo ralado.

Leve ao forno pra gratinar por uns 15 minutos.

Se sobrar alguma coisa... faça bolinhos de bacalhau. Mas aí é outra história!
Editado pela última vez por RicardoBJJ em 17 Abr 2017 15:16, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 17 Abr 2017 14:14

Turbo escreveu::ymapplause: :ymapplause:

Pois é, vou decidir se vou cortar a peca (frigideira) ou fazer inteira( forno)
Agora nao entendi pq nao colocar o aluminio ... eu sempre coloco quando faco de forno.
Vou ver os videos hoje de noite quando chegar em casa.
Pq o papel aluminio tem a função de cozinhar por dentro e manter os liquidos na forma(molho, marinada ou os liquidos da própria carne) como numa panela tampada mais ou menos e não é isso que vc quer num filé.

Se usa o papel aluminio apenas para carnes que não tem que ficar ao "ponto" ou mal passadas. Porco, frango, costela e cupim (que precisam cozinhar muito) e ainda em marinadas que a carne vai ficar por bastante tempo no forno. Isso ajuda a carne a cozinhar por dentro e manter os liquidos ali, mais ou menos como numa panela tampada.

Se vc não usa papel aluminio a carne cozinha de fora pra dentro e é isso vc quer num filé, a carne ao ponto por dentro (rosada). E num filé a carne fica no forno por minutos, quando necessário, mesmo num prime rib de 800g./1kg.

Tem ainda a tecnica de selar a carne e terminar o preparo no forno mesmo. Deixando em forno alto por 15 min. pra selar e terminando o restante do preparo em forno baixo, regando sempre pra não ressecar, isso quando se faz peças inteiras.

PS: me esqueci de uma coisa importante e que quase nunca fazemos. Deixar a carne descansar fora da geladeira por 2/4 horas antes do preparo pra ela ficar na temperatura ambiente ou bem proximo disso.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 17 Abr 2017 14:25

Só uma coisa a mais, dependendo do preparo (na maior parte das vezes) o celofane (próprio pra ir ao fogo)é bem melhor que o papel aluminio.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Queixodevidro » 17 Abr 2017 18:35

Lenilson escreveu:
phpBB [video]
Mestre Marcus Bassi sabia tudo de carne de boi e churrasco. No youtube tem um video completo e quem gosta de churrasco tem obrigação de assistir:

phpBB [video]
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 17 Abr 2017 18:42

Queixodevidro escreveu:Mestre Marcus Bassi sabia tudo de carne de boi e churrasco. No youtube tem um video completo e quem gosta de churrasco tem obrigação de assistir:

phpBB [video]
Coloquei esse video pq é um dos poucos em que ele não usa brasa e faz na chapa. Mas era mestre demais.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 21 Abr 2017 14:06

Carbonara do almoço de hoje.

Imagem

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5638
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RFAbdo » 21 Abr 2017 21:54

Ficou bonito, Zé. Carbonara é um dos pratos que mais saem aqui em casa. Prático e saboroso.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 21 Abr 2017 22:30

RFAbdo escreveu:Ficou bonito, Zé. Carbonara é um dos pratos que mais saem aqui em casa. Prático e saboroso.
Pois é. Fico impressionado com o italiano soube inventar comida tão simples e tão saborosa. Pra mim é a melhor culinária que existe.

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 23 Abr 2017 01:52

Dois Burgers de 180 gramas costela tipo exportação , bacon fatiado, mussarela, cebola caramelizada e maionese de alho assado com páprica doce. Fiz hj!!!!
Imagem

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 23 Abr 2017 02:00

Calixto escreveu:Dois Burgers de 180 gramas costela tipo exportação , bacon fatiado, mussarela, cebola caramelizada e maionese de alho assado com páprica doce. Fiz hj!!!!
Imagem
Maravilha isso aí!

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por renatomp » 23 Abr 2017 09:41

Calixto escreveu:Dois Burgers de 180 gramas costela tipo exportação , bacon fatiado, mussarela, cebola caramelizada e maionese de alho assado com páprica doce. Fiz hj!!!!
Imagem
muito bom. preciso fazer o meu.
Imagem

Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7942
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Turbo » 24 Abr 2017 11:46

Filho_da_D.Florinda escreveu:Depois conte-nos a experiência. Eu ao em vez do macarrão faria um arroz a piamontese. O file tem que comer na hora pra não endurecer. As vezes isso é um baita problema nos jantares em coletivo.
Opa, ainda bem que deu tudo certo Kiko. So a mudanca de data que foi de quinta para sabado a noite. Recebi 2 casais de amigos
Foi uma peca de file de quase 2kg (1.9), decidi cortar o file mesmo, temperei apenas com sal e pimenta do reino e foi pra frigideira, em torno de uns 5...6 minutos no fogo e depois uns 2...3 minutos descansando.
E fiz outros 2 pedacos separados com um tempero diferente que eu comprei nos EUA. (fica muito bom, masssss nada se compara ao sal e a pimenta somente).
Deixei o file no ponto (estilo masterchef bem vermelho dentro, kkkkk)
E pra acompanhamento foi a batata sote. Primeiro cortei ela e botei na panela com agua pra dar aquela amolecida nela.
Depois jogo a agua fora, coloco um pouco de azeite e um tempero que fica muito bom fazendo a batata desse jeito e dou uma fritada.
Apos isso deixo em torno de 40 minutos no forno (240º) e pronto.

Por incrivel que parece ficou tudo do jeito que eu queria.
Agora essa semana vai rolar um risoto. Ainda vou arquitetar aqui como fazer.
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Johnny Ramone, Maverick, XYXYX e 136 visitantes