Nos EUA, promotores processam 1,5% dos policiais suspeitos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
armlock
Contato:

Re: Nos EUA, promotores processam 1,5% dos policiais suspeit

Mensagem por armlock » 07 Dez 2014 22:01

muttley escreveu:
Bacana tua participação Armlock, porque pode esclarecer alguns pontos a partir da tua experiência por aí.

No caso específico do artigo, a crítica é em relação ao júri formado antes mesmo da submissão do caso ao judiciário. Ou seja, parece (pelo que entendi) que só tem a participação do Ministério Público e dos jurados, sem a participação de um Juiz togado. Se esse juri entender que há culpa (em sentido amplo) do agente, aí o caso é submetido a um julgamento perante o judiciário. Caso contrário, é arquivado.

Aqui na nossa experiência também há críticas em relação a participação de leigos na composição do juri nas hipóteses de crimes dolosos contra a vida, sob o argumento que as decisões violam o princípio da motivação das decisões judiciais. Todavia, aqui temos a possibilidade de interpor recurso de apelação quando a decisão for manifestamente contrária a prova dos autos.

Bom, se me lembro do processo historico, os grand juries aqui nos US datam do tempo de "common law" que nao havia promotoria publica. Eram basicamente "conselhos" das comunidades que se reuniam sempre que alguem queria processor outra pessoa. E decidiam se havia justificativa para levar o caso a uma corte ou nao.

O processo eh realmente secreto (para protecao dos membros da comunidade que formam o grand jury) e fora do sistema das cortes, ja que nao ha julgamento, apenas decisao se o caso deve ser levado as cortes ou nao. Isso era para proteger as pessoas da comunidade de serem processadas maliciosamente por "vizinhos"... Repetindo, o processo nao eh um julgamento, ja que o reu nao pode apresentar seu caso. O caso eh apenas entre o acusador (promotor) e o conselho da cidade (grand jury), com o promotor apresentando o que ele tem, e o jury decidindo se eh suficiente para processar ou nao. Soh isso.

Enfim, todo o system judicial se modernizou, mas a constituicao mantem que crimes capitais devem passer por um grand jury antes de serem levados a corte. Eu sei que ha estados que substituiram o processo por outro parecido, mas nao pesquisei os detalhes. (Vale enfatizar que o processo legal aqui sempre deu muito valor a independencia entre nao soh estados mas tambem comunidades)

De qualquer forma, no caso do Mike Brown diversos scholars legais elogiaram o processo: http://www.washingtontimes.com/news/201 ... /?page=all" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas como nao vejo mais televisao, nem estou acompanhando esses acontecimentos.. :hehe:

Ah.. com relacao ah sua ultima sentenca. Se periodicamente varios decisoes de jury forem visivelmente contrarios a provas nos autos, a legislacao que esta sendo teoricamente violada deve ser obrigatoriamente revista por estar obviamente sendo renegada pela populacao (nao sei quantas vezes sao necessarias nem qual o processo exato a ser seguido.)

ps: O meu vizinho eh um investigador federal do governo Clinton. Infelizmente ele esta com cancer e nao o tenho visto, mas costumavamos converser sobre algumas dessas decisoes. Muita coisa interessante e muitos detalhes que o publico desconhece.

ps2: Uma opiniao minha eh que a policia aqui deveria tornar claro ao publico qual o seu treinamento. Muita gente praticamente comete acoes "suicidas" por nao entender como a policia eh treinada e o que esperam do publico. Muita gente inclusive de boa indole corre um risco enorme de morrer por agir de forma impensada/incorreta numa abordagem, caindo num padrao determinado como perigoso para o policial, sem nenhuma intencao. Ainda mais num pais onde ha 90 armas para cada 100 cidadaos, e a policia nao pode assumer riscos desnecessarios. Desde pequenos sempre deixei claro a meus filhos que voce nao tem que discutir culpa com a policia. Voce discute culpa na corte. Policia quer compliance imediata e sem problemas. Se voce demorar a obedecer, voce esta "planejando" algo, e a policia nao sabe o que eh.. logo voce se torna um risco em potencial. Uma vez que voce eh considerado um risco, voce sera subjulgado com um procedimento de controle total pelo policial, nao importando mais se voce passa a obedecer no meio da situacao ou nao... Voce nao quer nunca que o processo de subjulgamento seja **INICIADO**.. depois que iniciar nao adianta mais. Voce sera imobilizado e subdued "by the book".. se voce morrer no processo, paciencia. :fear:
Editado pela última vez por armlock em 07 Dez 2014 22:37, em um total de 5 vezes.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 07 Dez 2014 22:20

Agora fiquei ainda mais estarrecido com o conceito de grand jury... Vlw Armlock!
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

msfazer
Contato:

Mensagem por msfazer » 08 Dez 2014 07:26

muttley escreveu:
Parece que lá funciona como um sistema acusatório puro, onde o Ministério Público decide por si só se vai existir ou não o processo, a partir de investigação própria.

Aqui, nesses casos, ainda temos alguma interferência do Judiciário, uma vez que qdo se encerra o inquérito policial correspondente, a polícia judiciária encaminha ao MP (via judiciário) e da decisão do MP ainda há análise do Juiz, que pode encaminhar ao Procurador Geral de Justiça se não concordar com a manifestação do promotor.

De qualquer forma, acho que em termos de estatística, ainda não estamos longe deles em hipóteses semelhantes.

http://www.gazetadopovo.com.br/pazsemvo ... id=1169331" onclick="window.open(this.href);return false;

Li recentemente um número de perto de 2% do total de crimes terminavam com alguma prisão....

Abs!

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 08 Dez 2014 11:09

Mas júri popular é assim em qualquer lugar do mundo, um monte de leigos que vão jugar alguém teoricamente igual a eles. Os promotores e defensores podem vetar alguns e tentar direcionar uma composição.

1,5% a princípio parece baixo, mas não quer dizer nada a menos que seja comparado com outra nação parecida, qual é a taxa da Inglaterra? Qual seria este percentual no Brasil onde o clamor por justiça pela insegurança é grande?

Tem que levar em conta que nestes países a população geral tem confiança na polícia, sesentem protegidos pela polícia, e na dúvida é possível que eles assumam que o policial teve motivo para matar.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 08 Dez 2014 14:38

De forma alguma. Esse grand jury se coloca acima do sistema judiciário técnico, deixando nas mãos de leigos a análise de provas, trâmite de processos em cortes, tudo aquilo que deveria ser feito por gente capacitada. Em um júri popular ainda temos um magistrado e advogados pra garantir que tudo transcorra de acordo com a doutrina e jurisprudência. E nessa aberração chamada grand jury!?
Editado pela última vez por ska4fun em 08 Dez 2014 16:47, em um total de 2 vezes.
Imagem
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Mark Twain
Contato:

Mensagem por Mark Twain » 08 Dez 2014 15:09

Sou completamente a favor de um grand jury.

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 08 Dez 2014 16:46

ska4fun escreveu:De forma alguma. Esse grand jury se coloca acima do sistema judiciário técnico, deixando nas mãos de leigos a análise de provas, trâmite de processos em cortes, tudo aquilo que deveria ser feito por gente capacitadas. Em um júri popular ainda temos um magistrado e advogados pra garantir que tudo transcorrabde acordo com a doutrina e jurisprudência. E nessa aberração chamada grand jury!?
Isso realmente é assustador! Principalmente em um cenário de tensão racial, onde um jurado branco mal intencionado pode querer fazer "trollices"
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

Motaro

Mensagem por Motaro » 08 Dez 2014 16:52

Esse é o regime que muitos querem implantar aqui no Brasil...vira-latas

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 08 Dez 2014 17:20

Como assim?
Imagem
Dutch (2014).

muttley
Contato:

Mensagem por muttley » 08 Dez 2014 18:32

Promotor nova-iorquino busca ampliar poderes na investigação de policiais
Eric Schneiderman busca apoio do governador Andrew Cuomo para levar todos os policiais envolvidos na morte de pessoas desarmadas a julgamento

POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
08/12/2014 17:02 / ATUALIZADO 08/12/2014 17:14

NOVA YORK/BERKELEY, Califórnia — Após a onda de protestos que tomou conta dos estados depois que grandes júris decidiram não indiciar os policiais Darren Wilson e Daniel Pantaleo, o procurador geral do estado de Nova York, Eric Schneiderman busca uma maneira de levar todos as mortes de pessoas desarmadas causadas por policiais a julgamento, e atacar a “crise de confiança” no sistema de justiça criminal.

“Os terríveis eventos que sucederam a morte de Eric Garner revelaram uma profunda crise de confiança em alguns dos elementos fundamentais de nosso sistema de justiça criminal”, afirmou Schneiderman em comunicado. “Nada poderia ser mais crítico tanto para o povo quanto para os policiais que trabalham incessantemente para mante nossas comunidades seguras, do que agir imediatamente para restabelecer esta confiança”.

Schneiderman afirmou que busca uma decisão executiva temporária do governador Andrew Cuomo, que transfira a autoridade das investigações sobre mortes de pessoas desarmadas provocadas por policiais de promotores estaduais para promotores locais, até que congressistas estaduais elaborem uma medida permanente. O procurador geral federal, Eric Holder, que investiga o caso de Garner, planeja revelar uma série de mudanças nas diretrizes das forças de seguranças que possa servir de exemplo para as polícias locais.

Além de Nova York, onde protestos quanto à decisão do grande júri do caso Garner levaram milhares de pessoas às ruas nos últimos dias, manifestantes também entraram em confrontos com policiais em Berkeley, na Califórnia. Mais de 500 pessoas atiraram objetos contra policiais e dezenas de lojas foram saqueadas. Cinco pessoas foram presas. Protestos mais pacíficos também aconteceram em diversas cidades ao resto do país, entre elas Seattle, Chicago e Miami.

Embora nenhuma acusação tenha sido feita contra os policiais envolvidos na tentativa de detenção de Garner, o Departamento de Polícia de Nova York conduzirá uma investigação interna sobre o caso, na tentativa de esclarecer se o policial Daniel Pantaleo quebrou ou não regras estabelecidas pela corporação.

Fonte - http://oglobo.globo.com/mundo/promotor- ... s-14770969" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder