Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Lee Jun-Fan
Mensagens: 9869
Registrado em: 26 Out 2014 15:04
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lee Jun-Fan » 24 Abr 2017 23:43

Pois, devendo umas postagens aqui.

Vou por partes:

Filet-mignon ao molho roquefort.

Imagem

Bom, o segredo de um bom "bife" para mim é o tempo, e gosto ao ponto (não curto bem pasaado), além de um bom tempero. Digamos que o bom "bife" depende do tempo certo, o ótimo "bife" tem o plus do tempero.

Usei um bom pedaço de 250gr de filet-mignon (cada), temperei com sal rosa, ervas de provence, um pouco de pimenta preta (bem pouca) e pincelei levemente a manteiga - bem levemente.

Frigideira no fogo médio-alto, no azeite. Filet-migon temperado lá dentro, deixo em média 2min30seg e viro, faço isso 2x, descanso ele e apenas "douro" e deixo ele suculento em seguida para, então, servir.

O molho não inventei muito, simples e clássico com queijo: creme de leite ao fogo médio, em seguida uma de sal rosa, outra de manjericão e quando tudo estiver misturado coloco o roquefort, fico mexendo levantamente até o queijo se desmanchar todo e vira, de fato, um molho levemente espesso. Com ele pronto, prefiro jogar sobre o filet-mignon a colocar ao lado.

Para acompanhar, apenas arroz com um tempero próprio que um dia digo aqui como preparar. Era um jantar simples, mas ficou bem gostoso. Na próxima capricho no acompanhamento, rs. Ah, e eu coloco bastante mesmo no prato, não estou no Masterchef, rs.

ps: o corte do filet-mignon ficou "feio", porque a minha mineira e a mãe dela gostam de bem passado. Então dou sempre três cortes quando faço para elas porque assim o tempo de preparo fica o mesmo, mas o meu é sempre ao ponto. Aliás, graças a mineira (que sempre posta no Instagram) é que tem registro, rs.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 25 Abr 2017 08:07

Lee Jun-Fan escreveu:...
Boa, Lee. No aguardo das demais fotos.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RicardoBJJ » 25 Abr 2017 18:01

Fiz uma tal de almôndega de berinjela que vi no facebook do Tastemade Brasil, mas ficou estranha. Saborosa, mas molenga demais. Não lembra nem de longe almondega de verdade, devido a textura pastosa.

A receita só das almondegas, de cabeça, era:

2 berinjelas picadas, com casca
alho
sal e pimenta a gosto
um ovo
um tanto de queijo ralado (usei um pacote de 50g)
uma xícara de farinha de rosca
Manjericão
azeite

preparo:

refogar as berinjelas e o alho no azeite "até eliminar toda a água"
sal e pimenta
Após refogar, deixar esfriar e passar no processador, "sem deixar virar uma pasta" (como, se a danada refogada já é quase uma pasta?)
Misturar a farinha de rosca, o ovo, o queijo e o manjericão e formatar as porpetas com as mãos.
Assar por 25 min no forno em uma forma untada (depois de meia hora, ainda pareciam toletes de bosta molenga... resolvi fritar na frigideira)

Fiz um molho de tomate e macarrão, que ficaram repetaculê, mas as bolota mole estavam estranhas. A mulher gostou, mas eu acho que poderia ter uma textura melhor.

No site dizia "refogar até eliminar toda a água", mas no vídeo deles ela ainda fica bem inteira, ou seja, com muita água mas ainda firme... Só que eu só fui ver o vídeo inteiro depois, eu fui fazendo seguindo a receita escrita...
Outra coisa que usei farinha de rosca caseira, de pão seco, e não deu a quantidade indicada, deu um pouco menos que uma xícara (acabou o pão seco). Mas sei lá, ficou tão molenga que não sei se o problema foi esse.

o que poderia ser feito pra dar uma textura melhor?

Lembrando que estou testando receitas vegetarianas pois minha patroa está meio que "pagando uma promessa" e meu filho de 4 anos é vegie.
Imagem

Albur
Mensagens: 434
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Albur » 25 Abr 2017 23:11

O pessoal aqui gosta de curry ou comida indiana?

Hoje fiz fiz frango com curry pela segunda vez, ficou joia, tao bom que comi logo ate esqueci de tirar foto para colocar aqui rs.

O unico problema do curry e que a casa toda fica cheirando um bom tempo...

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 25 Abr 2017 23:16

Albur escreveu:O pessoal aqui gosta de curry ou comida indiana?

Hoje fiz fiz frango com curry pela segunda vez, ficou joia, tao bom que comi logo ate esqueci de tirar foto para colocar aqui rs.

O unico problema do curry e que a casa toda fica cheirando um bom tempo...
Curry é bom demais. Eu sempre fazia um ensopado com curry e legumes. Ficava cozinhando quase 3h. Desmanchada e as verduras dissolviam.
Nunca mais fiz.

Albur
Mensagens: 434
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Albur » 25 Abr 2017 23:30

Cara o que eu faço e bem rapido, depois de fritar uma cebola e alho com sal e pimenta, dou uma selada no frango ate ficar branco, ai coloco um pouco de extrato de tomate e o curry em po, deixo mais cinco minutos mexendo ate ficar dourado, depois e so colocar creme de leite e deixar em fogo baixo outros 15 minuntos mais ou menos ate reduzir.

Ficou bem parecido com esse aqui, cremoso e meio alaranjado pela mistura com o extrato de tomate. Comida indiana e show demais.

Imagem

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 25 Abr 2017 23:39

Albur escreveu:Cara o que eu faço e bem rapido, depois de fritar uma cebola e alho com sal e pimenta, dou uma selada no frango ate ficar branco, ai coloco um pouco de extrato de tomate e o curry em po, deixo mais cinco minutos mexendo ate ficar dourado, depois e so colocar creme de leite e deixar em fogo baixo outros 15 minuntos mais ou menos ate reduzir.

Ficou bem parecido com esse aqui, cremoso e meio alaranjado pela mistura com o extrato de tomate. Comida indiana e show demais.

Imagem
É que eu uso ou carne de carneiro ou de boi e deixo cozinhar bem pra ficar macia. O frango é mais rápido.

Gostei dessa sua receita. Vou tentar qualquer dia.

Acho que só colocarei leite de côco no preparo. hehehehe

Albur
Mensagens: 434
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Albur » 25 Abr 2017 23:43

E na verdade o certo e com leite de coco, eu fiz com creme pq fica mais rapido e facil para ficar cremoso.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RicardoBJJ » 26 Abr 2017 08:54

Valdez escreveu:O Zé Tempero respondeu antes de mim, mas você já sabia disso. Aqui onde moro (Sydney) tem rangos indianos sensacionais, tenho alguns amigos indianos e eles me disseram que vai leite de coco...o seu deve ter ficado bom, mas é um strogonoff sabor curry kkkkk, indiano roots não chama de curry não, sem querer desmerecer o prato que ficou muito bonito e provavelmente muito bom tb!!!

O meu Brother indiano não aceita curry em pó tb!!! O maluco faz o próprio curry no pilão!
Seria o tal "Massala", tipo esse frango, seria um "tika massala"?
Imagem

Albur
Mensagens: 434
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Albur » 26 Abr 2017 09:16

Para os indianos masala e qualquer mistura de especiarias. O curry e um tipo de masala, tem o garam masala, o chaat masala, tandoori masala e outros.

Pelo que eu sei os indianos tradicionalmente nao acostumam a comprar essas misturas prontas, eles tem em casa as diferentes especiarias a cada uma faz seu mix do seu jeito.

Para quem more em SP perto do metro Ana Rosa tem um restaurante indiano familiar muito bom, 25 temers almoço a vontade.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RicardoBJJ » 26 Abr 2017 10:46

Eu vi um documentário certa vez que um chef percorria o interior da India pra conhecer a culinária tradicional e basicamente eles usam essa tal massala pra todo tipo de carne, de várias formas, não só como molho, mas também pra rechear peixe assado e pra temperar recheio de linguiça de porco. Aliás, a linguiça que o cara foi ver como é feita numa fazenda tradicional parecia ser muito boa. Era feita de uns porcão extremamente gordos e muito bem tratados, a carne não era moída ou processada, mas sim picada na faca. Mais gordura que carne na verdade. Misturavam com a massala que devia ser picante pra caralho, recheava as tripa e defumava. Nada de conservantes, nitratos de sódio, nada. Tipo "languiça de bragança"
Imagem

Albur
Mensagens: 434
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Albur » 26 Abr 2017 16:29

Moçada voces estao confundindo.

Os indianos usam curry em po sim, so que uns compram ele ja pronto, enquanto outros pegam os diferentes elementos (o curry e uma mistura de varias especiarias) e fazem em casa.

Essa pasta de curry e mais usada em outros paises como a Tailandia.

O que eu recomendo e fugir desses currys industrializados, que sao mais fracos, e comprar os que vendem nos mercados ao peso, ou comprar importado.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 26 Abr 2017 17:06

Outra dica boa, como falou o MH92, é sempre dar uma fritada de leve no curry pra dar um incremento no sabor dele.

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por AEGIS » 26 Abr 2017 19:04

Show galera. Estou ensaiando para fazer comida indiana faz séculos... mas tá na mente.

Estou com o frango masala engatilhado
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 26 Abr 2017 22:13

Hoje o rango aqui em casa foi vegetariano. A entrada foi uma burrada com tomate uva e molho pesto. Depois posto o risoto que fiz.

Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Johnny Ramone, Maverick, XYXYX e 172 visitantes