Opinião escreveu:Não gosto de matérias (porém nada contra postar) citando isso ou aquilo.
Principalmente citando opinião de X ou Y sobre quem foi melhor que quem; não é nada mais que opinião.
A verdade é o que foi escrito, os meandros pouco importa, vai da visão, vai do conhecimento, (E NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, SABE TUDO O QUE OCORREU); logo fica tudo no campo do "si".
O que aconteceu é que o Brasil teve um piloto acima da média, pra muitos genial, para outros nem tanto; porém esse piloto virou herói, sabe lá por que? Mídia, capacidade técnica, aguerrido, ser multi-campeão, vários fatores transformaram Senna, mais que piloto de carros.
Seus números são ótimos, alguns excepcionais, mas, os títulos nem tanto; quantidade de 03 conquistas (junto com tantos outros) e atrás de alguns (Schumacher, Fangio, Vettel) e Prost.
Por falar em Prost, Senna correu dois anos contra o francês na mesma equipe.
A verdade: (aceita que dói menos):
Nos dois anos que Senna correu com Prost na McLaren ele pontuou menos NOS DOIS ANOS.
No entanto, num desses anos, o campeonato "não premiava" quem mais pontos fizesse, e havia um sistema de DESCARTE de pontos, Prost, teve que DESCARTAR, um segundo lugar se minha memória não falha, enquanto Senna, descartou pouca coisa; com isso PERMITIU, que Senna fosse campeão sendo MENOS EFETIVO que Prost. Isso é um capítulo.
Outro ponto, o Brasil como país, produziu mais dois campeões, o Emerson, desbravador, e Nelson Piquet; e porque tanto um quanto outro não tem o mesmo crédito que Senna?
Os números do Piquet são bem expressivos e algumas curiosidades sobre suas conquistas, poderiam fazer dele algo maior do que é; Por exemplo campeão com motores diferentes, com equipes diferentes, venceu uma batalha interna numa equipe inglesa, contra um piloto inglês no auge; é verdade que teve sorte, mas, teve muito mérito também.
Senna foi um grande piloto mas seu lugar na história cada vez mais será como um grande piloto, outros nomes surgiram.
Discutirão Vettel com 05 ou 06 títulos, quem sabe 07.
Discutirão Hamilton também com 03 ou 04 títulos ou mais.
Ainda discutirão sobre Prost, sobre Fangio.
E sim, por muito tempo ainda se ouvirá falar de Schumacher, o cara de 07 títulos; o cara que resgatou a Ferrari, o Dick Vigarista (e foi mesmo em muitas situações) (outros lembrarão de sua punições, muitas delas inéditas).
O fato, é o fato, independente de quem você ache melhor, o melhor será APENAS O SEU MELHOR, não o melhor de fato.
Agora recordes serão falados lembrados, discutidos, mas, nunca serão apagados.
O Senna da vez é o Alonso; muitos dirão que o Senna venceria mais campeonatos; talvez seja verdade, talvez não (voltamos ao si).
Por exemplo, em 1994 e 1995 a Benneton era o melhor carro; Alguém dúvida sobre isso? Se essa afirmação está correta, seria correto afirmar que Senna não seria campeão; vide que seus títulos sempre o seu carro além da conquista individual, também foi campeão de construtores; Outros tantos alegam que se Hill conseguiu disputar e o título de 1994; (perdeu porque Schumacher trapaceou), Senna muito mais piloto conseguiria; voltamos pro talvez sim, talvez não; Lembrando que Senna tinha dois abandonos, contra um 02º do Hill, até que ponto isso pesaria; e si (outra vez) Senna tivesse sobrevivido (o que todos queriam), mas, tivesse abandonado a corrida, o déficit seria ainda maior.
Senna teria todas as condições (daí sim baseado em suas conquistas) de vencer o campeonato de 1996 (com 36 anos) e porque não 1997 daí seria com 37 anos.
Mais que isso jamais, vide que a Williams ficaria sem Newey e a McLaren seria o carro.
Não descarto dois possíveis títulos do Senna; mas, afirmar? Voltamos pro "si".
Alonso é parecido, será menor na história do que merece, assim como Senna também, com o passar do anos também ficará menor; afinal, serão outros tantos tri-campeões, alguns tetras, outros pentas, quem sabe algum octa? o fato "de novo" é que toda discussão sobre o passado é subjetivo; o que será destacado são os feitos, assim com os números de GS do Federer, e não do Nadal, assim como os títulos do Slater, do Tigers e etc...
E assim por diante;
Alonso é ou não o melhor piloto do grid?
Agora que ficará como melhor na história, Alonso (2) Hamilton 4/5/ ou 6 ou um Vettel também com 5/6 quem sabe 7???
O que você ou eu achamos, na verdade pouco importa; o que os livros irão nos contar é de uma possível rivalidade entre Vettel, Hamilton e Verstapen.
O Alonso?? Bem o espanhol será o que venceu Schumacher e ponto final.
Quem é o melhor da história? cada um tem o seu melhor.
Agora quem de fato foi o melhor até ESSE PONTO da história, foi o alemão, assim como quando eu comecei a assistir F1 final de 70, era um argentino, amanhã talvez seja um inglês ou um holandês.
That's all folks!
Discordo de muita coisa, mas a parte negritada merece uma consideração.
Em 1991, apesar de ter o carro campeão de construtores, era óbvio, e muito óbvio, que o bólido Williams FW14 de Newey era melhor. Quem acompanhou sabe que Senna foi o grande responsável pelo sucesso da Mclaren, somando MAIS QUE O DOBRO de pontos de seu companheiro de equipe (96 x 43), que correu regularmente a temporada toda (só não foi maior pq Senna CEDEU o primeiro lugar no Japão a Berger). Não me lembro de uma equipe campeã de construtores e campeã mundial ter tamanha diferença entre dois pilotos de qualidade (Berger não era excepcional mas longe de ser um "tampão" como o Johnny Herbert - sem entrar no mérito das robalheiras da Benneton). Em 1991, Patrese e Mansell pontuaram mais que Berger. Senna valeu-se de ter tido apenas um abandono em toda temporada, contra inúmeras inconstâncias do Mansell, Patrese e do próprio Berger. Foi uma mistura de sorte e talento.
Na temporada de 92, ao mesmo projeto (FW14 B) foram adicionadas novidades eletrônicas em carro que já era tecnologicamente superior; resolveram o problema de confiabilidade (inclusive do piloto, que menos merda fazia conforme aumentavam os recursos de pilotagem) e não teve pra ninguém.