Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8331
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Montfort » 26 Abr 2017 14:09

XYXYX escreveu:Claro que o Mansell errou, como sempre errou (talvez a única exceção tenha sido 92). Mas o carro da Williams iniciou 91 ainda muito verde para permitir uma disputa parelha contra uma McLaren "redondinha". Eles demoraram para afinar o uso das geringonças tecnológicas, como o câmbio, controle de tração e etc, tanto é que foram três quebras nas três primeiras corridas (todas vencidas pelo Senna). Isso permitiu que a McLaren disparasse e abrisse 30 pontos de vantagem. Quando se recuperaram, a diferença já era grande.

Já a diferença de quebras entre Senna e Berger, não é nada de anormal. É o que acontece em equipes que tem estabelecidos primeiro e segundo piloto. O Berger sofreu quebras, mas o Senna recebeu um equipamento consistente, que poucas vezes o deixou na mão.
Foram 3 quebras a mais no bólido Williams. Como você bem lembrou, 3 nas primeiras 3 corridas, sendo o câmbio semi-automático o grande problema. À partir daí a Williams teve por 13 corridas (no total de 16) um carro melhor, o que acredito ser suficiente para afirmar que este foi o melhor carro da temporada. Se o Senna conseguiu capitalizar o máximo possível, méritos do carro e dele. A Williams teve tempo sobrando para se recuperar, tanto que em vitórias foram 8 x 7 para Mclaren, e todas as vitórias seriam do Senna se não cedesse o primeiro posto no Japão. O Mclaren era um ótimo carro, mas duvido que tivesse conseguido tantas vitórias sem o talento do Senna; assim como duvido que com dois pilotos mais constantes a Williams não conseguiria ao menos o mundial de construtores.


XYXYX escreveu:Ah, cara, aí não. Não tem como colocar essa na conta do Ron Dennis de jeito nenhum. Foi um erro bobo de um Senna que ainda precisava amadurecer, que queria humilhar o Prost ainda mais e derrotá-lo psicologicamente. Isentá-lo daquele erro é uma tremenda forçação de barra. Ele errou sozinho, admitiu e seguiu em frente (como deveria ter feito).
Não há isenção; há uma justificação. Um erro bobo, cometido por alguém que conhecia e se adaptava muito bem à pista, aparentemente sem nenhum motivo técnico ou mecânico para acontecer. Aliás, acho que foi o erro mais pragmático da história da F1 envolvendo um piloto de ponta. Quem é desportista profissional deve ter julgamento melhor.
Abs.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

DiegoGracie
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5986
Registrado em: 14 Jun 2014 15:47
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por DiegoGracie » 26 Abr 2017 14:25

Vou dar um exemplo do que acho que possa ter acontecido com o Senna naquela corrida em Mônaco, salvando TODAS as devidas proporções.

As vezes nosso cérebro automatiza algumas coisas, que a gente faz com alguma constância. Vou me colocar como exemplo. Quando tinha meus 19 anos, meus pais mudaram para um prédio onde as vagas de garagem eram milimétricas. Nos primeiros dias, eu colocava o carro com todo cuidado, para não bater nas colunas laterais. Com o passar do tempo, eu já fazia a manobra com os olhos fechados, numa facilidade extrema, com extrema perfeição. Até que um dia... POW! Eu meio que no automático, coloquei o carro e soquei a lateral na coluna, nem eu acreditei. Uma coisa que eu fazia a 1 ano, 3 ou 4 vezes por dia, TODOS os dias, e mesmo assim consegui cometer um erro, justamente por não ter o devido cuidado mais...
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8331
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Montfort » 26 Abr 2017 14:34

Rufino escreveu:Concordo com tudo. Além disso, a Honda também trouxe uma evolução do motor a partir da Hungria que foi fundamental para brecar a reação da Williams.
Por 9 corridas o Williams teve um motor com 50 hp a mais. 50!!!

Diziam os japoneses que esse novo motor Honda tinha de 720 a 780... Ou seja, saltam de 650 para, no mínimo, 70hp a mais... :lol: :

Detalhe: só a Ferrari clamava ter um motor acima de 700 hp (710). Para o resto do grid, motores com 650 hp em média, exceto Williams (700) e esse super ultra foda motor Honda.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
Rufino
Mensagens: 239
Registrado em: 12 Nov 2016 23:35
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Rufino » 26 Abr 2017 19:46

Montfort escreveu:Por 9 corridas o Williams teve um motor com 50 hp a mais. 50!!!

Diziam os japoneses que esse novo motor Honda tinha de 720 a 780... Ou seja, saltam de 650 para, no mínimo, 70hp a mais... :lol: :

Detalhe: só a Ferrari clamava ter um motor acima de 700 hp (710). Para o resto do grid, motores com 650 hp em média, exceto Williams (700) e esse super ultra foda motor Honda.
Não, Monfort. A Williams definitivamente não tinha um motor com 50 hp a mais.

A McLaren usava um motor Honda RA12E que possuía 710 hp. Acho que de repente vc pode ter feito confusão com o RA10E, que realmente tinha 650 hp mas era utilizado pela Tyrrell. A versão do motor da McLaren era mais pesada e tinha um sistema eletrônico que propiciava uma grande potência mesmo em baixo giro.

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Formula_O ... .80.931994
http://www.allf1.info/engines/renault.php
http://www.allf1.info/engines/honda.php
DiegoGracie escreveu:Vou dar um exemplo do que acho que possa ter acontecido com o Senna naquela corrida em Mônaco, salvando TODAS as devidas proporções.

As vezes nosso cérebro automatiza algumas coisas, que a gente faz com alguma constância. Vou me colocar como exemplo. Quando tinha meus 19 anos, meus pais mudaram para um prédio onde as vagas de garagem eram milimétricas. Nos primeiros dias, eu colocava o carro com todo cuidado, para não bater nas colunas laterais. Com o passar do tempo, eu já fazia a manobra com os olhos fechados, numa facilidade extrema, com extrema perfeição. Até que um dia... POW! Eu meio que no automático, coloquei o carro e soquei a lateral na coluna, nem eu acreditei. Uma coisa que eu fazia a 1 ano, 3 ou 4 vezes por dia, TODOS os dias, e mesmo assim consegui cometer um erro, justamente por não ter o devido cuidado mais...
Mônaco é assim mesmo. Toda volta vc tem que fazer com concentração total senão é caixão.

Não sei se vc já leu, mas te indico a leitura do livro do Mark Webber "Aussie Grit: My Formula One Journey". O livro já vale a pena só pela leitura da introdução em que ele descreve como é uma corrida dentro de um carro de F1 e conclui dizendo que completar um GP é como terminar uma maratona correndo com um tênis dois números menor. :D

Vou botar a passagem aqui que ele fala de Mônaco: "Mental strength is certainly what you need when it comes to racing at a place like Monaco. But then there is no place remotely like Monaco. When I was leading there it was constant resetting, lap by lap: copy and paste what you did last time round, nudge your confidence level up over a two-to-three lap stretch; don’t try to grab too much round there. At Mirabeau, for example, the downhill run followed by the right-hander that takes you towards the hairpin, you have to fight against the feeling that you’re on the brakes too early. Jenson Button once asked me if I felt, as he said he did, that as the race went on the Monaco barriers actually closed in on you even more. My answer was a firm ‘No’: those barriers don’t move; it’s always about you, your car and the track you are on."

Avatar do usuário
Platino
Mensagens: 3371
Registrado em: 15 Out 2015 20:05
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Platino » 26 Abr 2017 20:03

O cara errou em Mônaco, simples assim.

Assim como fez cagada em Monza batendo no Schlesser, foi afoito.

XYXYX
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Nov 2014 09:43
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por XYXYX » 26 Abr 2017 20:36

Rufino escreveu:Concordo com tudo. Além disso, a Honda também trouxe uma evolução do motor a partir da Hungria que foi fundamental para brecar a reação da Williams.



Realmente aquelas 3 temporadas com a Mercedes não fizeram bem pra reputação do Schumacher. Seu talento e sua importância pra F1 são inquestionáveis, mas também acho que com a morte do Senna nós perdemos um balizador muito importante para situar verdadeiramente suas performances. A não ser que vc seja um fã xiita do alemão como o Flávio Gomes e diga “Ah, mas era o talento do Schumacher que fazia seus rivais parecerem fracos”, o fato é que ele pegou um período extremamente favorável em que a qualidade dos pilotos que eram considerados seus principais adversários deixava muito a desejar. É impossível que alguém com argumentos minimamente honestos ache que Mansell, Piquet e Prost, estão no mesmo nível de Hill, Villeneuve e Hakkinen. Infelizmente, aqueles que tinham potencial para rivalizar de verdade com o alemão chegaram já na parte final da sua carreira ou um pouco depois dele abandonar a F1.

Falando do Prost, acho que assim como podemos dizer que o Schumacher aperfeiçou e levou a outros níveis a questão da importância da preparação física e a obsessão pelos detalhes trazidas pelo Senna, acho que também é justo dizer que o francês deu continuidade a um estilo introduzido pelo Niki Lauda. Realmente o apelido de “professor” não era à toa. O Prost era um exímio acertador de carro, possuía uma condução suave sempre poupando o equipamento, raramente cometia erros, era extremamente inteligente e ainda possuía um senso estratégico apuradíssimo. Ele era exatamente aquilo que vc falou, no início das corridas ninguém dava nada por ele, já que ele ficava no meio do pelotão da frente só acompanhando, de repente, quase como mágica, ele começava a aparecer em 4º, 3º e 2º... sempre fazendo um monte de volta rápida sem sequer parecer que estava se esforçando.

Teve um artigo que eu li uma vez (acho que na Autosport) e que tinha uma passagem interessante que ilustrava bem a genialidade do Prost. A história era sobre o GP da Itália de 88, em que durante a corrida o Prost (no momento em 2º) percebeu que seu motor não aguentaria até o final da corrida. Sabendo disso, ele alterou a configuração do motor e começou a fazer uma sequência de voltas rápidas e com isso, propositalmente, começou a gastar bem mais combustível do que o necessário. O Senna (estava em 1º), vendo aquela situação, começou a ficar incomodado que o Prost estava mais rápido que ele e também começou a acelerar para tentar manter a diferença entre eles. Esse acabou sendo um erro capital, já que o Senna deveria ter visto que naquele ritmo ele teria um déficit de combustível no final e, acima de tudo, notado que aquele era um comportamento totalmente atípico do Prost, já que o francês não dava ponto sem nó e jamais erraria no cálculo do consumo de combustível. O resultado foi que o Prost abandonou na metade da prova, mas o estrago já havia sido feito. O Senna teve que diminuir o ritmo no final da corrida para economizar combustível e com isso o Berger se aproximou rapidamente. Nas útlimas voltas, sob pressão, ao tentar negociar rapidamente a ultrapassagem sobre um retardatário, os dois colidem e o Senna abandona. Esse acabou sendo o único GP em que uma McLaren não ganhou naquele ano.
Ótimo comentário. Acredito que concordo com tudo!
Montfort escreveu:Foram 3 quebras a mais no bólido Williams. Como você bem lembrou, 3 nas primeiras 3 corridas, sendo o câmbio semi-automático o grande problema. À partir daí a Williams teve por 13 corridas (no total de 16) um carro melhor, o que acredito ser suficiente para afirmar que este foi o melhor carro da temporada. Se o Senna conseguiu capitalizar o máximo possível, méritos do carro e dele. A Williams teve tempo sobrando para se recuperar, tanto que em vitórias foram 8 x 7 para Mclaren, e todas as vitórias seriam do Senna se não cedesse o primeiro posto no Japão. O Mclaren era um ótimo carro, mas duvido que tivesse conseguido tantas vitórias sem o talento do Senna; assim como duvido que com dois pilotos mais constantes a Williams não conseguiria ao menos o mundial de construtores.
Não é simples assim, Montfort. Pelo menos na minha visão. Quando a Williams melhorou o problema da confiabilidade, ela ficou em posição bastante competitiva, inclusive sendo a mais rápida por determinados momentos. Mas a relação de forças foi se alternando entre a Williams e a McLaren... O problema para o Mansell é que já era tarde demais para uma reação, porque os 30 pontos nas primeiras três corridas tiveram peso grande nessa disputa.

A Williams terminou 91 em alta e já dava mostras do que seria 92, mas não dá para dizer que ela foi superior à McLaren nas últimas 13 corridas do campeonato.
Montfort escreveu: Não há isenção; há uma justificação. Um erro bobo, cometido por alguém que conhecia e se adaptava muito bem à pista, aparentemente sem nenhum motivo técnico ou mecânico para acontecer. Aliás, acho que foi o erro mais pragmático da história da F1 envolvendo um piloto de ponta. Quem é desportista profissional deve ter julgamento melhor.
Abs.
É que você colocou o episódio na conta do Ron Dennis, então achei que você estava isentando o Senna. Mas, de qualquer forma, não tem muita desculpa não. O Senna se desconcentrou com a diferença enorme pro Prost e foi uma das vítimas dos muros traiçoeiros de Monte Carlo... Acontece até com os melhores, e o episódio teve papel importante no amadurecimento que ele ainda precisava ter.
Rufino escreveu:Não sei se vc já leu, mas te indico a leitura do livro do Mark Webber "Aussie Grit: My Formula One Journey". O livro já vale a pena só pela leitura da introdução em que ele descreve como é uma corrida dentro de um carro de F1 e conclui dizendo que completar um GP é como terminar uma maratona correndo com um tênis dois números menor. :D

Vou botar a passagem aqui que ele fala de Mônaco: "Mental strength is certainly what you need when it comes to racing at a place like Monaco. But then there is no place remotely like Monaco. When I was leading there it was constant resetting, lap by lap: copy and paste what you did last time round, nudge your confidence level up over a two-to-three lap stretch; don’t try to grab too much round there. At Mirabeau, for example, the downhill run followed by the right-hander that takes you towards the hairpin, you have to fight against the feeling that you’re on the brakes too early. Jenson Button once asked me if I felt, as he said he did, that as the race went on the Monaco barriers actually closed in on you even more. My answer was a firm ‘No’: those barriers don’t move; it’s always about you, your car and the track you are on."
Pô, o curioso é que estou lendo esse livro exatamente agora! :lol: Estou ainda nos primeiros capítulos (ou seja, já passei por esse trecho que você mencionou), mas estou achando ótimo. De fato a leitura está valendo a pena.

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8331
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Montfort » 26 Abr 2017 23:51

Rufino escreveu:Não, Monfort. A Williams definitivamente não tinha um motor com 50 hp a mais.

A McLaren usava um motor Honda RA12E que possuía 710 hp. Acho que de repente vc pode ter feito confusão com o RA10E, que realmente tinha 650 hp mas era utilizado pela Tyrrell. A versão do motor da McLaren era mais pesada e tinha um sistema eletrônico que propiciava uma grande potência mesmo em baixo giro.

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Formula_O ... .80.931994
http://www.allf1.info/engines/renault.php
http://www.allf1.info/engines/honda.php
Você está certo. Olhei errado. Contudo, a própria Mclaren deixa subentendido que o motor Renault era melhor e que seu piloto era o diferencial (inclusive na Hungria).

"In Montreal two things quickly became apparent. The first was that the Honda's extra power was simply to offset its greater weight relative to the V10s, particularly when its internal frictional losses continued to rise. The other was that the Williams FW14s, particularly Mansell's, were really getting into their stride".

"In Budapest McLaren regained its form in the nick of time. With a tighter-than-ever chassis, and yet another heavily reworked engine with lighter cylinder heads, camshafts and connecting rods, Senna pulled something out of the bag and pushed the Williams duo back to second and third places."

http://www.mclaren.com/formula1/heritag ... ren-MP4-6/
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8331
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Montfort » 27 Abr 2017 00:16

XYXYX escreveu: Não é simples assim, Montfort. Pelo menos na minha visão. Quando a Williams melhorou o problema da confiabilidade, ela ficou em posição bastante competitiva, inclusive sendo a mais rápida por determinados momentos. Mas a relação de forças foi se alternando entre a Williams e a McLaren... O problema para o Mansell é que já era tarde demais para uma reação, porque os 30 pontos nas primeiras três corridas tiveram peso grande nessa disputa.
Entendo que o ocorrido foi uma alternância de resultados e não da qualidade dos carros. O problema para o Mansell é que ele era o Mansell. Ele e Patrese estavam muito aquém do equipamento que tinham, se tornando chacota. Williams teve melhor carro 80% do campeonato; sem descartes, 10 pts para primeiro, apenas 6 para o segundo e 4 para o terceiro, uma dupla de pilotos consistentes encostaria no Senna em 8-9 corridas. Se venceriam o mundial de pilotos é outra história -acredito que não -, mas o mundial de construtores seria uma baba.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
Platino
Mensagens: 3371
Registrado em: 15 Out 2015 20:05
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Platino » 27 Abr 2017 09:57

GP Rusia F1 2017El finlandés deberá ceder paso a Hamilton
Mercedes le corta las alas a Bottas
No podrá frenar en carrera a Hamilton y tendrá que dejarse adelantar

http://www.marca.com/motor/formula1/gp- ... b4597.html

Avatar do usuário
Platino
Mensagens: 3371
Registrado em: 15 Out 2015 20:05
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Platino » 27 Abr 2017 10:45

Pace versus o molho de chave

O dia era 1 de março de 1975.

Segundo o livro de Lemyr Martins pela editora Panda Books, Os Arquivos da Fórmula 1, foi esse o dia que José Carlos Pace, o Moco, perdeu uma corrida para um molho de chave.

Após vencer o GP do Brasil, no dia 26 de janeiro, Pace rumou para a África do Sul e cravou a pole-position. Como favorito em sua Brabham BT44B com motores Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Pace alinhou no grid, mas o sucesso dos treinos não apareceu na corrida. Segundo consta, o motor simplesmente não respondia!!! Mesmo assim, no braço, o piloto brasileiro conseguiu um quarto lugar. Já nos boxes após a corrida, o problema foi localizado. Tratou-se de um molho de chave de mão que algum mecânico esqueceu dentro do cockpit. Tal molho, posicionou-se exatamente entre o pedal do acelerador e o assoalho, impedindo o piloto de pisar fundo. Pelo menos é o que reza a lenda!
Imagem

Imagem

Enfim, são "causos" da Fórmula 1!

Pace, segundo dizem, era fenomenal. Uma pena sua carreira ter sido interrompida da forma brusca que foi, mas esse é assunto para outro post.

http://causosdaformula1.blogspot.com.br ... chave.html

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esses causos são fodas.

O cara contar essas estórias pros netos alí deve ser massa.

Blog desse cara tem muitos "causos" legais, não conhecia.

Avatar do usuário
Rufino
Mensagens: 239
Registrado em: 12 Nov 2016 23:35
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Rufino » 28 Abr 2017 13:49

Meu principal interesse na F1 sempre foi pelas temporadas entre os meados dos anos 80 e o começo dos anos 2000. Porém, recentemente dando uma olhada em algumas provas mais antigas eu me deparei com o acidente do Tom Pryce, em Kyalami, em 77. Eu já tinha conhecimento que ele havia morrido em circunstâncias trágicas, mas nunca procurei saber maiores detalhes.

Tom Pryce, 27 anos, era um piloto galês que na época corria pela equipe Shadow. Embora ele estivesse apenas em sua segunda temporada completa na F1, já era considerado um piloto bastante promissor. No começo de 1977, ele morreu naquele que eu considero o acidente mais bizarro que eu já vi no automobilismo, quando ele não conseguiu desviar de um fiscal que havia atravessado a pista para auxiliar um outro carro que estava abandonando a prova. O impacto matou o fiscal sul-africano Jansen van Vuuren, de apenas 19 anos. Pryce, por sua vez, também morreu instântaneamente quando o extintor de incêndio que era carregado pelo fiscal acabou atingindo sua cabeça, o carro continuou desgovernado até o final da reta quando ainda bateu na Ligier do Laffite.

Pra quem tiver uma curiosidade mórbida taí o vídeo do acidente:

phpBB [video]


Alguns fatos:

- O corpo de Jansen van Vuuren ficou tão irreconhecível após o acidente a ponto dos outros fiscais não conseguirem identificá-lo. Só depois de terminada a corrida foi possível saber de quem se tratava, já que direção do GP fez uma contagem dos fiscais e viu que Van Vuuren não estava presente.

- O impacto na cabeça de Pryce foi tão forte que o extintor voou por cima das arquibancadas e danificou a porta de um carro no estacionamento do circuito.

- Declaração do Hans-Joachim Stuck que vinha na frente do Pryce: “Quando nós chegamos na parte alta do circuito, eu de repente percebi na minha direita que havia um fiscal com um extintor atravessando a pista. Eu arrisquei tudo e até hoje não sei como consegui desviar dele. Não havia tempo pra pensar em nada, só reagi por puro instinto.”

- Apesar da negligência de atravessar a pista com a corrida em andamento, Van Vuuren e Pryce não tiveram nenhuma chance de avistar um ao outro antes do acidente, já que a reta no antigo Kyalami era um morro.

Imagem

Avatar do usuário
Snickt
Mensagens: 8334
Registrado em: 11 Out 2014 23:06
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Snickt » 28 Abr 2017 14:08

Rufino escreveu:
Spoiler:
Meu principal interesse na F1 sempre foi pelas temporadas entre os meados dos anos 80 e o começo dos anos 2000. Porém, recentemente dando uma olhada em algumas provas mais antigas eu me deparei com o acidente do Tom Pryce, em Kyalami, em 77. Eu já tinha conhecimento que ele havia morrido em circunstâncias trágicas, mas nunca procurei saber maiores detalhes.

Tom Pryce, 27 anos, era um piloto galês que na época corria pela equipe Shadow. Embora ele estivesse apenas em sua segunda temporada completa na F1, já era considerado um piloto bastante promissor. No começo de 1977, ele morreu naquele que eu considero o acidente mais bizarro que eu já vi no automobilismo, quando ele não conseguiu desviar de um fiscal que havia atravessado a pista para auxiliar um outro carro que estava abandonando a prova. O impacto matou o fiscal sul-africano Jansen van Vuuren, de apenas 19 anos. Pryce, por sua vez, também morreu instântaneamente quando o extintor de incêndio que era carregado pelo fiscal acabou atingindo sua cabeça, o carro continuou desgovernado até o final da reta quando ainda bateu na Ligier do Laffite.

Pra quem tiver uma curiosidade mórbida taí o vídeo do acidente:

phpBB [video]


Alguns fatos:

- O corpo de Jansen van Vuuren ficou tão irreconhecível após o acidente a ponto dos outros fiscais não conseguirem identificá-lo. Só depois de terminada a corrida foi possível saber de quem se tratava, já que direção do GP fez uma contagem dos fiscais e viu que Van Vuuren não estava presente.

- O impacto na cabeça de Pryce foi tão forte que o extintor voou por cima das arquibancadas e danificou a porta de um carro no estacionamento do circuito.

- Declaração do Hans-Joachim Stuck que vinha na frente do Pryce: “Quando nós chegamos na parte alta do circuito, eu de repente percebi na minha direita que havia um fiscal com um extintor atravessando a pista. Eu arrisquei tudo e até hoje não sei como consegui desviar dele. Não havia tempo pra pensar em nada, só reagi por puro instinto.”

- Apesar da negligência de atravessar a pista com a corrida em andamento, Van Vuuren e Pryce não tiveram nenhuma chance de avistar um ao outro antes do acidente, já que a reta no antigo Kyalami era um morro.

Imagem
Caramba, q bizarro... não conhecia essa história.

Aparentemente houve falha grave ali dos fiscais de pista e da organização da prova, pois os carros continuaram a passar a toda velocidade, provavelmente por falta de sinalização, inclusive depois que o fiscal foi atropelado.

Avatar do usuário
jorge.ibs
Mensagens: 169
Registrado em: 16 Mai 2016 14:42
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por jorge.ibs » 28 Abr 2017 14:15

Rufino escreveu:Meu principal interesse na F1 sempre foi pelas temporadas entre os meados dos anos 80 e o começo dos anos 2000. Porém, recentemente dando uma olhada em algumas provas mais antigas eu me deparei com o acidente do Tom Pryce, em Kyalami, em 77. Eu já tinha conhecimento que ele havia morrido em circunstâncias trágicas, mas nunca procurei saber maiores detalhes.

Tom Pryce, 27 anos, era um piloto galês que na época corria pela equipe Shadow. Embora ele estivesse apenas em sua segunda temporada completa na F1, já era considerado um piloto bastante promissor. No começo de 1977, ele morreu naquele que eu considero o acidente mais bizarro que eu já vi no automobilismo, quando ele não conseguiu desviar de um fiscal que havia atravessado a pista para auxiliar um outro carro que estava abandonando a prova. O impacto matou o fiscal sul-africano Jansen van Vuuren, de apenas 19 anos. Pryce, por sua vez, também morreu instântaneamente quando o extintor de incêndio que era carregado pelo fiscal acabou atingindo sua cabeça, o carro continuou desgovernado até o final da reta quando ainda bateu na Ligier do Laffite.

Pra quem tiver uma curiosidade mórbida taí o vídeo do acidente:

phpBB [video]


Alguns fatos:

- O corpo de Jansen van Vuuren ficou tão irreconhecível após o acidente a ponto dos outros fiscais não conseguirem identificá-lo. Só depois de terminada a corrida foi possível saber de quem se tratava, já que direção do GP fez uma contagem dos fiscais e viu que Van Vuuren não estava presente.

- O impacto na cabeça de Pryce foi tão forte que o extintor voou por cima das arquibancadas e danificou a porta de um carro no estacionamento do circuito.

- Declaração do Hans-Joachim Stuck que vinha na frente do Pryce: “Quando nós chegamos na parte alta do circuito, eu de repente percebi na minha direita que havia um fiscal com um extintor atravessando a pista. Eu arrisquei tudo e até hoje não sei como consegui desviar dele. Não havia tempo pra pensar em nada, só reagi por puro instinto.”

- Apesar da negligência de atravessar a pista com a corrida em andamento, Van Vuuren e Pryce não tiveram nenhuma chance de avistar um ao outro antes do acidente, já que a reta no antigo Kyalami era um morro.

Imagem

Pô Sardinha [zoera], eu conhecia essa história. Muito trágica.
Na verdade vi uma vez um vídeo com os acidentes mais trágicos na F1 e esse foi o que mais me chamou a atenção.
Acho que vídeo foi esse abaixo.

phpBB [video]
O chão é só o começo! Oss

Imagem

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8331
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por Montfort » 28 Abr 2017 14:22

F1 deve ter sido o esporte mais suicida por muito tempo, mas pleno de glamour, o que creio ter amenizado essa faceta mórbida. Em alguns pontos de Nurbungring o carro "decolava".

Fangio teve na morte natural sua maior façanha.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

XYXYX
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Nov 2014 09:43
Contato:

Re: Tópico Oficial - Formula 1 e Automobilismo

Mensagem por XYXYX » 28 Abr 2017 14:27

Snickt escreveu:Caramba, q bizarro... não conhecia essa história.

Aparentemente houve falha grave ali dos fiscais de pista e da organização da prova, pois os carros continuaram a passar a toda velocidade, provavelmente por falta de sinalização, inclusive depois que o fiscal foi atropelado.
Infelizmente a verdade é que a F1 dos anos 60/70 era uma carnificina se olharmos com as perspectivas de hoje... Os carros já tinham velocidade considerável, mas os parâmetros de segurança eram praticamente inexistentes.

Nesse período a F1 teve várias mortes absolutamente brutais, como a Pryce, Roger Williamson, François Cevert, Peter Revson, Helmut Koinigg, além de todos os acontecimentos do GP da Espanha de 75.

Enfim, o que rolou com o Pryce é bizarro, mas estava longe de ser exceção na F1 daquela época...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Batman, Colt, Djair Ferreira, El Cid, M.A.D, Tartaruga, The Griot e 120 visitantes