História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hall
Contato:

Re: História do grappling brasileiro

Mensagem por Hall » 19 Nov 2014 16:14

BJJF Entrevista: Mestre Aldo Araújo

O BJJForum fez uma entrevista com mestre Aldo Araújo, faixa coral de jiu jitsu de XX anos e aluno direto da lenda do judô/jiu jitsu Sensei Takeo Yano (veja um relato sobre Takeo aqui: http://bjjforum.com.br/takeo-yano-mestre/" onclick="window.open(this.href);return false;). Mestre Aldo tem 75 anos e continua ativo e ensinando jiu jitsu em Pernambuco.

É uma linhagem completamente diferente das que estamos acostumados a ver pois sua origem NÃO é Mitsuyo Maeda e sim Takeo Yano. Mestre Aldo nos brinda com um excelente relato onde nos conta sobre como era aprender diretamente de um japonês quando a arte marcial jiu jitsu como conhecemos hoje não existia e em um mundo completamente diferente do nosso, fala como foi rolar com mestre Hélio Gracie e muito mais!
Confira:

Olá a todos aqui quem fala é o Mestre Aldo Araujo, nordestino e pernambucano faixa-coral oitavo grau com mais de 60 anos de Jiu-Jitsu.

É um prazer conceder essa entrevista ao amigos do BJJ Fórum.

BJJF: Qual a escola marcial de Takeo Yano?
Mestre Aldo: Bom, primeiramente ele não falava muito bem português então era muito difícil ter conversas sobre a origem dele, mas sabe-se que a escola de que ele veio é a Botoku kai (algo assim). Não sei se ainda existe.

BJJF: Como e quando veio para o Brasil?
Mestre Aldo: Esse é outro mistério, provavelmente no final da década de 40. Sei que ele não veio diretamente para o Recife quando chegou ao Brasil, o conheci em 1952/1953.

BJJF: Como eram os treinos com o mestre Yano?
Mestre Aldo:Muita disciplina, um pouco de ignorância e principalmente sabedoria. “Takiano” como chamávamos era muito gente boa, mas somente fora do tatame (que na época era de esteira, feito de palha). E eu acabei adquirindo tal personalidade também. Sempre passo para meus alunos que dentro do tatame tudo muda. Do gogó pra baixo tudo é pescoço!

BJJF: O senhor tem conhecimento de como era a seleção para a Kodokan? Como eram escolhidos os mestres a propagar a arte no mundo?
Mestre Aldo: Desconheço. Como disse antes era muito difícil ter algum tipo de conversa com ele, o idioma prejudicava bastante.
Mas ele parecia ter vindo por conta própria, acho que na época alguns japoneses viram no Brasil a oportunidade de viver bem através das artes marciais. Ele não foi o único. Dizem que era policial e veio para uma missão no Brasil e acabou ficando.

BJJF: Mestre Yano se referia a arte como judô?
Mestre Aldo: Sim. Mas aqui no Brasil já chamávamos de Jiu-Jitsu. Ele acabava chamando das duas formas.

BJJF: Como era a metodologia de treino do mestre Yano?
Mestre Aldo: Bastante rigoroso. Hoje vejo os praticantes fazendo 10 vezes um exercício e param achando que já é o suficiente, mas na minha época o mestre mandava fazer 50, 100, 200 vezes! Eram menos posições se comparado ao jiu-jitsu de hoje, repetíamos muito!

BJJF: Mestre Yano fundou algum dojo como fez Maeda?
Mestre Aldo: Éramos associados na federação de pugilismo que era quem regulamentava a maioria das artes na época. Conhecíamos a academia que ficava por trás do prédio dos Correios no centro do Recife como “Seguradora”, mas creio que ele tenha fundado sim só não sei se foi no Recife, afinal ele também morou anos em Natal, Fortaleza, Minas e se não me engano também em Salvador.

BJJF: Como é sua aula atual?
Mestre Aldo: Eu prego pelo básico e pela finalização sem muita firula. Sou de uma geração de brutamontes, tínhamos de pegar certo na primeira oportunidade, por isso sou viciado em finalizações.
Meu treino se resume a aquecimento curto, quedas no início e posições de chão após. E é claro por final os pegas.

BJJF: Como o senhor vê a evolução do jiu jitsu?
Mestre Aldo:Virou um esporte profissional, mas vejo muitas lutas feias, travadas, sem quedas, etc.

BJJF: Como Takeo via a fama e a historia que os Gracie contam sobre o jiu jitsu?
Mestre Aldo: Muito difícil saber o que ele achava dos Gracies ele era de poucas palavras. Dentro do tatame falava somente sobre posições e fora dele era com seu whisky e o cigarro nas mãos. Somente alguém mais íntimo para saber.

BJJF: Quais as diferenças entre o Jiu Jitsu/Judô de Yano e a dos Gracie?
Mestre Aldo: Eu tive a oportunidade de morar no Rio por duas décadas, abri lá a Academia Pernambucana de Jiu-Jitsu e Academia Jigoro Kano.
Certa vez o Hélio Gracie chegou lá com mais dois caras para saber quem estava dando aulas, me apresentei (eu era preta segundo grau) e treinamos um pouco. Fui convidado a dar aulas no prédio em que os gracies tinham várias salas, fui por um tempo, mas deixei de ir por motivos pessoais. Enfim, puder notar que no final das contas era a mesma arte marcial, sendo que Hélio aperfeiçoou a parte de chão. “Takiano” também gostava muito do chão se referia como newasa.

BJJF: Qual sua participação no jiu jitsu de Pernambuco?
Mestre Aldo: Eu sou da geração de Jurandir Moura, Euclides Pereira, Ivan Gomes, Hilário Silva, Waldemar Santana, Fidelão, entre outros. Participei no extinto TV Ringue Torres o maior evento de vale-tudo da época, treinei muita gente que já subiu naquele ringue. Haviam poucas academias no Recife, apenas a minha, a de Jurandir Moura e de Zé Maria. Hoje atuo como diretor técnico na FJJ-PE/CBJJ. Faço parte dos mesários nos exames de faixa da federação juntamente com Derval Rêgo, o presidente.

BJJF: Como o senhor vê a evolução do jiu jitsu em pernambuco?
Mestre Aldo: Falta muito para evoluir como outros estados.

Foi um prazer ceder essa entrevista, obrigado ao envolvidos, um abraço!

http://bjjforum.com.br/bjjf-entrevista- ... do-araujo/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 20 Nov 2014 14:58

Como já tinha dito ao @Philly Shell, em off, o Akira é um dos maiores responsáveis pelo relativo esquecimento acerca do legado do pai... Uma pena, pois foi um dos japoneses mais influentes do grappling brasileiro.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 28 Nov 2014 17:27

Boa tarde, estou passando para divulgar uma série de matérias que fiz no Blog do Jornal O Globo, são matérias relacionadas a Luta Livre e principalmente o Mestre Tatu, http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 547661.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

parte dois, http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 547804.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

parte três, http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 547885.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

parte quatro, http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 547985.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

parte cinco, http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 553828.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

parte seis, http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 553817.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
Obrigado, qualquer dúvida é só perguntar.

Motaro

Mensagem por Motaro » 01 Dez 2014 19:53

Dumog escreveu:

Mais uma :D : Qual a relação entre Tatu e Roberto Leitão?

A mesma relação que Helio Gracie teve com Carlos, depois que Carlos Gracie faleceu...

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 01 Dez 2014 23:23

Ainda to impressionado cm o lance do george e a lle, a maior rival q o jj ja teve foi diretamente influenciada por um gracie, da pra acreditar?
Muia coisa da lle pode ter sido ensinada por um dos "pais" do jj Brasileiro.

Hall
Contato:

Re: História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fech

Mensagem por Hall » 05 Dez 2014 12:31

Fundi os tópicos História do Grappling e treinos a portas fechadas
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 05 Dez 2014 12:32

Jeró_JulioSeccoJJ escreveu:O BjjForum teve a honra de entrevistar o mestre, faixa-vermelha nono Grau, Julio Secco.
Nosso parceiro no sul Jerônimo Massariol, munido de perguntas feitas por membros do nosso fórum, bateu um papo com o mestre, que abaixo nos dá uma aula de história do Jiu-Jitsu.

Imagem
Mestre Julio Secco (foto: jornalagora.com.br)

O senhor já participou de desafios a porta fechada? Desafios de estilo contra estilo? Lutadores de qual modalidade eram os mais duros?
Participei de um, quando o Pé-de-Pato chegou à academia da Av. Rio Branco, 151 no 17º andar, me insultando por causa de uma menina. Chamei-o para resolver no tatame, trancamos a porta e eu lhe dei uma surra bem dada, ele ficou caído.

O senhor pode contar alguma história engraçada sua com o Mestre Carlson?
O Carlson tinha uma paixão enorme por Galos de rinha, e quem cuidava dos galos dele era uma figura que morava na Favela do Medanha indo para o bairro de Santa Cruz, o Apaga-Vela. Um dia eu e o Paquetá fomos convocados pelo Carlson para irmos a casa do Apaga-Vela para ver os Galos. Compramos 30 pães, queijo, presunto, manteiga e café-com-leite (era comida que dava para umas 20 pessoas). Chegamos lá 11 da manhã, batemos na porta mas ninguém atendia, e só ouvíamos os galos berrando, cheios de fome nas gaiolas. Por fim, o filho do Apaga-Vela abriu a porta pois o mesmo não tinha condições de abrir (causas etílicas), o Carlson só olhou pra mim sem saber o que falar.

Como era a Academia Gracie na sua época?
A da Av.Rio Branco era super organizada, para você ter ideia, o aluno chegava com a roupa do corpo, e lá tinha tudo. Quimono lavado, toalha, sabonete e um armário só teu. A aula começava na hora exata, e terminava na hora exata também.

Como foi desbravar o Sul com o Jiu Jitsu?
Olha, não foi fácil. Não existia Jiu Jitsu em Pelotas, Rio Grande e muito menos em Bagé (todas cidades do interior do RS). No dia 04 de Outubro de 1998 comecei a dar aula a três alunos: Leandro Luz, João Negão e Marlon (um sargento do Exercito). Eu dava aula e treinava com eles. Para terem uma ideia, levei essa turma para o campeonato gaúcho, e o João Negão ganhou do (Fabrício) Werdum, do Schwarzenegger e mais três, sagrando-se campeão gaúcho no Peso e no Absoluto. Em Janeiro de 1999, o Marcelo Cajaty me chamou para dar aulas em Rio Grande com o Gabriel que tinha 13 anos e o Guido com 15 anos. Assim começou no Yatch Club o Jiu Jitsu em Rio Grande, depois, um outro sargento me ligou de Bagé, o Lealdino. Eu saia as quintas feiras 14:00, chegava em Bagé as 18:00, dava aula e voltava para Jaguarão, onde morava. Hoje tenho 80 alunos em Pelotas e 140 em Rio Grande. Só Deus sabe o sacrifício que foi, mas hoje colho os frutos, com vários campeões e faixas preta.

Como era a diferença entre o Mestre Helio e o Sr. Helio?
O hélio era um grande ser humano, mas não se pode falar no Helio sem antes falar no Carlos. Esse era o verdadeiro mentor do Jiu Jitsu, pois foi ele quem aprendeu com o Conde Koma (Maeda), grande campeão Japonês que fugiu para o Brasil e ensinou o franzino Carlos Graciea defesa pessoal e quedas, o pedaço do Ju jutsu. Depois disso que o Helio passou a dar aulas de jiu jitsu, pois o Carlos se atrasou muito um dia na tua Marques de Abrantes, que liga os bairros do Botafogo e Flamengo no Rio. O Carlos passou a estudar uma alimentação saudável, chegando então a ser frutívoro, nesse meio tempo, o Helio seguiu lutando e mostrando o jiu jitsu, cada vez mais com novidades. Ele convidava os japoneses tripulantes dos navios para treinar, e seu ápice foi a luta de vale-tudo com o Waldemar Santana, que está no Guiness Book como a luta mais longa do mundo. O Helio era uma boa pessoa, muito teimoso e mulherengo, mas um excelente caráter.

Na sua opinião, quais as maiores diferenças do Jiu Jitsu do seu tempo para o jiu Jitsu atual?
No meu tempo, o Jiu Jitsu era esse que ensino, com poucas (mas eficazes) variações. Hoje em dia, como o Jiu Jitsu tomou conta do mundo, abriu espaços para falsos faixa preta que destroem a reputação dos verdadeiros mestres, eu mesmo em Pelotas e Rio Grande desmascarei alguns pretas picaretas, que usavam a faixa preta para ganhar alguns trocados enganando os leigos. É uma vergonha, pois não temos um órgão regulamentador que tome providencias, mas infelizmente é assim mesmo. Me orgulho do nível do meu Jiu Jitsu e de meus alunos lutarem de igual para igual com qualquer outro competidor do mundo.

O que é necessário para receber a Faixa Preta das suas mãos?
Olha, a faixa preta, ao meu ver, é como se tu tivesse feito uma faculdade e recebido o diploma. É algo sagrado na minha opinião, tu leva mais de sete anos para estar realmente pronto, e na minha equipe eu costumo esperar mais ainda, se eu não achar que está pronto para alguma faixa, eu não dou. Me orgulho de nunca ter vendido uma faixa, da amarela a preta.

Como o senhor vê a questão da guarda no MMA? As regras do UFC, a grade, o tempo limitado. Como acha que a guarda deveria ser trabalhada no octógono pelos lutadores de Jiu Jitsu? Puxar para a guarda no MMA atual está fora de cogitação?
A guarda é um dos maiores artifícios do Jiu Jitsu, e quem sabe fazer bem a guarda tem uma boa arma no Vale-Tudo (ou MMA como chamam, acho esse nome uma M***). Infelizmente, eu não vejo nenhum lutador que se diz do Jiu Jitsu fazer uma guarda descente, o melhorzinho é o Jacaré. Eu assisti 180 lutas do Vale-Tudo atual para fazer uma estatística sobre isso: 95% das lutas de Vale-Tudo que se desenrolaram no chão foram ganhas pelo lutador que jogou por cima, os outros 5% terminaram entre Chave de Braço, Triangulo, Kimura, Guilhotina… Por essa razão, em um Vale-Tudo tu até pode puxar para a guarda, mas já deve estar com uma raspagem engatilhada para que possa jogar e finalizar por cima. Esses eventos de hoje não valorizam o jogo de chão, pois a maioria dos árbitros são oriundos do boxe e não ligam muito para uma queda, uma raspagem, uma montada, e o povo também contribui para isso, pois eles querem ver sangue, isso sempre aconteceu, basta lembrar da época dos gladiadores romanos, então o evento procura (e as vezes até impõe) esse tipo de luta.

O que o senhor pensa sobre as diversas federações que se propõe a gerir o Jiu Jitsu no Brasil?
Sendo curto e grosso, sem ser a IBJJF e a CBJJ (e outras confederações filiadas a IBJJF), as outras são caça niqueis para ganharem dinheiro, muitas vezes usando as regras idênticas das que nos criamos.

Gostaria de deixar uma mensagem para todos os usuários do BJJFORUM que admiram a sua trajetória?
Bem, o que posso dizer para vocês é que levem o Jiu Jitsu com seriedade. Nossa arte tem várias outras utilidades, como preparar um homem ou uma mulher para a vida. Dar auto confiança e discernimento nos momentos difíceis, um físico bonito e privilegiado, saúde física e mental. Por fim, gostaria de dizer que participei ativamente do desenvolvimento do Jiu Jitsu no Brasil, e tudo que disse a vocês é da minha experiência, vivida e testada nos tatames. Um grande abraço, fiquem com Deus.

Queria deixar aqui registrado o meu agradecimento ao BJJFORUM na pessoa do Fefo por abrir esse espaço para a entrevista do mestrão. Ele foi um cara que durante muitos anos se dedicou ao jiu jitsu, sem a intenção de alavancar seu nome e nem de usar sua faixa para marketing, tanto que mesmo sendo faixa vermelha, muitos não o conheciam.

OSS!
Imagem

Motaro

Mensagem por Motaro » 06 Dez 2014 00:27

Hall escreveu:

Esse foi a pergunta que fiz, e, realmente, eu também acho MMA um nome de merda, mais bosta ainda por ter sido adotado pelos brasileiros....Só que eu fiz a separação e falei em MMA em virtude da mudança em relação ao VT para os guardeiros, onde, por exemplo, o esporão é proibido...E qualquer coisa o juiz manda levantar...

Todo caso, essa resposta dele reflete uma parada interessante:

A concepção de Jiu Jitsu dele é muito, muito mais Carlson Gracie do que Helio Gracie...

Pode parecer uma obviedade para vocês aqui (genius :ymapplause: ) mas achei importante deixar marcado

Motaro

Mensagem por Motaro » 06 Dez 2014 00:28

Tinha perguntado sobre a guarda e o MMA (Não apareceu o quote ali)

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 08 Dez 2014 12:58

"Parabéns Elton pela pesquisa e pela reportagem!"

Valeu mano, legal que tenha gostado, fique a vontade pra perguntar o que quiser...

"Você é historiador ou jornalista?"

Não mano, sou um cara comum, na verdade estudo a história das artes marciais no Brasil a anos, tenho um grupo de pesquisa desde 2006, mas a coisa era meio "Maçonaria", agora é que estamos abertos...

"Outra: quando sai o livro?"

Cara, essa parada do livro é uma novela, na verdade eu estava trabalhando com a história do Judô e BJJ no Brasil, mas acabei por me aprofundando na Luta Livre por considerar a origem mais nebulosa, e por particularmente tentar acabar com muitos mitos criados ao longo dos anos, principalmente ligados ao Catch as catch can, o pessoal da Luta Livre escondeu bastante suas ligações com esse estilo de luta que começou a ser desenvolvido aqui nos anos 30 e se perpetuou com Tatu e seus alunos nos anos 50...
Acho que termino pelo menos a primeira parte no meio do ano que vem, tem muita coisa bacana vindo por aí...

Mais uma : Qual a relação entre Tatu e Roberto Leitão?

Praticamente nenhuma, o Leitão veio do Judô, começou na prática em 53, nessa época o Tatu já estava se aposentando, só dava aulas e estava em final de carreira, eles chegaram a treinar juntos em algum momento dos anos 60, isso dito pelo próprio Leitão.
Quando Tatu se aposenta no meado de 1950, monta uma Academia em sua casa em Copacabana (eu estive lá) e começa a dar aulas a muita gente, muita gente da época treinou com Tatu, gente que se eu disser vai negar até a morte, mas esta bem documentado, contra fatos não existe argumentos...Tatu deu aulas pra uma galera no Santa Luzia, ACM, Clube de Regatas do Flamengo e no Sírio Libanês...

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 08 Dez 2014 13:12

"Ainda to impressionado cm o lance do george e a lle, a maior rival q o jj ja teve foi diretamente influenciada por um gracie, da pra acreditar?
Muia coisa da lle pode ter sido ensinada por um dos "pais" do jj Brasileiro."

Velho, influencia teve, mas foi muito mais influenciada pela Luta Livre, George teve vários professores de Luta Livre desde sua juventude e formação como lutador, até Hélio e Oswaldo treinaram Luta Livre no passado, tem foto do Hélio de maiô de Luta Livre, isso esta bem documentado. A Academia Gracie fazia competições de Luta Livre nos anos 30, a Luta Livre era bem mais famosa que o Jiu-jitsu...
Depois da "era Rolls" GERAL treinou Luta Livre,chegaram inclusive a participar de um campeonato internacional, o Robson Gracie era o técnico da equipe brasileira de Luta Olímpica, mais tarde os maiores nomes da Luta Livre se fundiram com a Barra Gracie do Carlinhos Gracie, nomes como Ximú, Cacareco, Babalú, Alexandre Baixinho e outros passaram muita coisa de Luta Livre por lá, assim como aprenderam muita coisa também...
É uma via de mão dupla.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 08 Dez 2014 16:16

Elton escreveu:"Ainda to impressionado cm o lance do george e a lle, a maior rival q o jj ja teve foi diretamente influenciada por um gracie, da pra acreditar?
Muia coisa da lle pode ter sido ensinada por um dos "pais" do jj Brasileiro."

Velho, influencia teve, mas foi muito mais influenciada pela Luta Livre, George teve vários professores de Luta Livre desde sua juventude e formação como lutador, até Hélio e Oswaldo treinaram Luta Livre no passado, tem foto do Hélio de maiô de Luta Livre, isso esta bem documentado. A Academia Gracie fazia competições de Luta Livre nos anos 30, a Luta Livre era bem mais famosa que o Jiu-jitsu...
Depois da "era Rolls" GERAL treinou Luta Livre,chegaram inclusive a participar de um campeonato internacional, o Robson Gracie era o técnico da equipe brasileira de Luta Olímpica, mais tarde os maiores nomes da Luta Livre se fundiram com a Barra Gracie do Carlinhos Gracie, nomes como Ximú, Cacareco, Babalú, Alexandre Baixinho e outros passaram muita coisa de Luta Livre por lá, assim como aprenderam muita coisa também...
É uma via de mão dupla.
Vc esta misturando as Luta Livres, eu to falando da Luta Livre Esportiva nao do wrestling, foi essa que os gracies citados praticaram(catch)?

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 08 Dez 2014 18:18

"Vc esta misturando as Luta Livres, eu to falando da Luta Livre Esportiva nao do wrestling, foi essa que os gracies citados praticaram(catch)?"

Fala Gardenal_JJ...

Primeiro vc precisa entender que uma complementa a outra, leu toda a matéria onde falo do Tatu?
Tá tudo bem explicado ali, mas vou tentar resumir...

1-Um dos primeiros contatos com o Wrestling no Brasil veio através da Luta Romana em 1904, no estilo não se atacava as pernas, geralmente seus praticantes eram grandes e fortes...esse estilo foi bem difundido até o final dos anos 20.

2-No final dos anos 20 surge a Luta Livre, uma variação bem mais LIVRE do Wrestling com influencia de vários estilos, nele se podia derrubar, estrangular e finalizar, ainda se poderia ganhar por encostamento...esse era o estilo que Manoel Rufino ensinava e foi colocado a prova contra o Carlos Gracie em 1931.

3-O termo Catch as catch can era uma palavra genérica para Luta Livre, se podia usar de uma infinidade de golpes, algo bem próximo ao ADCC de hoje, com sua introdução nos Jogos Olímpicos de 1908, para diminuir a violência e deixar a luta um pouco mais "atrativa" para o público, foi retirado as finalizações, e dá pra entender o por que, alguns golpes eram brutais, um exemplo, as chaves de joelhos e de pés eram torcidas para todas as direções possíveis, resultavam em muitos acidentes. Com a introdução nos Jogos Olímpicos de 1908, o termo Catch as catch can é substituído por "Free Style Wrestling", ou Luta Livre. A Luta Livre Olímpica tem sua origem no Catch oras!

4-Com o tempo a coisa foi se aperfeiçoando nos EUA, a influência dos Japoneses no estilo é CLARA, Maeda, Ito, Miyaki, Tani e uma pá de outros japas começam a disputar contra os lutadores americanos e europeus, eles INFLUENCIARAM e foram INFLUENCIADOS nesse tipo de competição, fora as aulas que deram para um monte de lutadores, Maeda é um exemplo, deu aulas para Jacinto Ferro que já era um bom lutador de Greco Romana, acabou por se tornar seu instrutor em Belém, deu aulas para Carlos, Oswaldo e Gestão, morreu em 1929 ensinando "Jiu-jitsu".
Tarro Miyake, que é confundido com outro japonês chamado Miake que lutou com Hélio em 34, deu aulas a muitos lutadores nos EUA e Europa, influenciou uma galera mano.
Tani foi outro...
Akitaro Ono outro..
Tem muitos, isso a partir de 1900, no Brasil essa influência só é percebida fortemente através de 1934 com a trupe do Zibisco, aquele lutador que lutou contra Hélio em 34.
Essa galera já havia feito o Cross-Training lá atrás...daí pra frente se usa vários tipos de regras em diversos eventos, alguns pareciam muito com o Pancration japonês, era um Vale Tudo com socos de mãos abertas. O Catch as catch can passa a ser visto como uma luta violenta, com o tempo surgem compras de resultados, evolui pra "pantomima", uma confusão dos diabos...em um mesmo evento existia lutas combinadas (teatral), compra de resultados, nego vendia a luta a pedido do empresário, e por fim, lutas "no duro", que era a porrada. E não era somente a Luta Livre que fazia esse tipo de apresentação, Boxe e Jiu-jitsu também faziam lutas combinadas e teatrais (shows).

5-Com a crescente desmoralização do Catch, começaram a chamar a luta de Vale Tudo, pra atrair o público e separar a modalidade dos eventos de shows, na metade dos anos 50 os lutadores de Catch começam a chamar a luta de LUTA LIVRE AMERICANA, pra diferenciar de vez, os Gracie pegam carona devido ao Vale Tudo ser proibido por lei, usam o nome 'Luta Livre Americana" pra fazer Vale Tudo na cara de pau, era uma forma de burlar a lei.
Com o tempo surge um movimento querendo mudar o nome da luta, já não havia mais influência do estilo americano de lutar, a luta já havia sofrido diversas influências, alterações e evolução no Brasil, os defensores desse movimento chamavam o estilo brasileiro de LUTA LIVRE BRASILEIRA.

6-O termo Luta Livre Esportiva nasceu com os Brunocillas (que eram alunos do Tatu) pra diferenciar da Luta Livre Olímpica que estava em fase de crescimento, no fim, tudo tem a mesma origem, se diferenciando apenas de regras...

Vai na matéria que postei e verá o Oswaldo Gracie como juiz de lutas de Catch, tem fotos dele com o Tatu, o George era campeão brasileiro da modalidade, Hélio, George e Oswaldo treinaram com Dudu, que foi um dos professores de Tatu, Dudu chegou a quebrar a perna do Oswaldo em 3 partes durante uma queda, eles treinaram com Dudu por quase um ano, isso em 1932, quando Dudu chega ao RJ.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 08 Dez 2014 23:54

Sensacional dua explicacao Elton, explicou muito bem e me fez entender com clareza a história da luta livre no Brasil.

Sei q o boxe no passado tinha luta livre misturado nas regras (sim, valia quedas e finalizaçoes), vc sabe mais a respeito?

Abs

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 09 Dez 2014 00:00

Elton, qdo quiser escrever para o bjjforum eh só mandar MP.
Imagem

Responder