Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Queixodevidro » 15 Mai 2017 20:25

Ontem minha família se reuniu pro dia das Mães e como é costume cada um fez alguma coisa. Minha parte foram as almôndegas, mas acaba que todo mundo ajuda.

Tirei umas fotos das almôndegas pra tentar mostrar o passo a passo, mas tava meio grogue e as fotos saíram meio tremidas.

Receita:

Metade carne de boi moída e metade carne de porco moída. Temperei apenas com sal e pimenta do reino. Juntei um punhado de mortadela cortada bem pequena, quase moída, tipo 1 colher de sopa, só pra ajudar no tempero (aprendi isso com uns americanos na TV). Juntei o ovo (1 ovo pra cada kg de carne) e mais ou menos 1 colher de sopa de farinha de trigo (pode ser pão picado, torrada moída, farinha de rosca...) O suficiente pra dar liga e a mistura não ficar nem muito grudenta nem muito seca. Faça as almôndegas, untando as mãos com óleo fica mais fácil. Deixa descansar na geladeira por uns 30 minutos (mas pode fazer à noite p/ o almoço do dia seguinte).

Fritar as almôndegas em óleo bem quente para dourar bem de dois lados, só dourar por fora mesmo, ela vai cozinhar depois. Retire e reserve.

Imagem

Imagem


O molho. Eu mesmo faço o meu molho, mas o importante é que seja um molho de boa qualidade e suficiente para cobrir as almôndegas. Coloque numa panela azeite e mais ou menos meia colher de banha de porco (ou manteiga, banha da mais sabor) só o suficiente para fritar o alho. Coloque alho picado à gosto e deixe começar a dourar. Despeje o molho e deixe reduzir em fogo baixo até abaixar cerca de 2 dedos na panela. Junte a almôndega e deixe mais uns 20 a 30 minutos no fogo baixo para a almôndega absorver o molho. no final adicione bastante manjericão (basilicão ou basilico) picado grosseiramente. Depois é só servir

Imagem

Imagem

Imagem

Junta com um macarrão de boa qualidade e um queijo de sua preferência e pronto.

Imagem

Eu esqueci do queijo. :D

O almoço:

Imagem

:-bd
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 15 Mai 2017 20:38

Parabéns, Queixo! Macarrão com almôndega, especialmente com molho feito em casa, é das melhores combinações



Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 20 Mai 2017 19:54

Risotinho (pra variar) de pernil de porco.

Imagem

shayetet13
Mensagens: 115
Registrado em: 11 Fev 2016 05:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por shayetet13 » 21 Mai 2017 07:24

Calixto escreveu:Criações

Imagem

Muito bom! o pao e caseiro tambem?

Avatar do usuário
Tai-Pan
Mensagens: 392
Registrado em: 12 Out 2014 12:00
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Tai-Pan » 21 Mai 2017 12:46

Comprei uns camarões GG do mar hoje, daqui pro próximo fds eu faço algo e posto, to pensando em algo simples pra tomar uma gelada, talvez camarão empanado a milanesa.

Mestre Santana
Mensagens: 6488
Registrado em: 16 Out 2014 09:03
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Mestre Santana » 21 Mai 2017 13:50

Câmara VG não é o melhor p comer frito.

Negocio é deixar eles p fazer moqueca

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 21 Mai 2017 14:38

shayetet13 escreveu:Muito bom! o pao e caseiro tambem?
Não mano. To trabalhando uma receita de pão. Os da foto são de padoca mesmo.

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 21 Mai 2017 14:44

Queixodevidro escreveu:Ontem minha família se reuniu pro dia das Mães e como é costume cada um fez alguma coisa. Minha parte foram as almôndegas, mas acaba que todo mundo ajuda.

Tirei umas fotos das almôndegas pra tentar mostrar o passo a passo, mas tava meio grogue e as fotos saíram meio tremidas.

Receita:

Metade carne de boi moída e metade carne de porco moída. Temperei apenas com sal e pimenta do reino. Juntei um punhado de mortadela cortada bem pequena, quase moída, tipo 1 colher de sopa, só pra ajudar no tempero (aprendi isso com uns americanos na TV). Juntei o ovo (1 ovo pra cada kg de carne) e mais ou menos 1 colher de sopa de farinha de trigo (pode ser pão picado, torrada moída, farinha de rosca...) O suficiente pra dar liga e a mistura não ficar nem muito grudenta nem muito seca. Faça as almôndegas, untando as mãos com óleo fica mais fácil. Deixa descansar na geladeira por uns 30 minutos (mas pode fazer à noite p/ o almoço do dia seguinte).

Fritar as almôndegas em óleo bem quente para dourar bem de dois lados, só dourar por fora mesmo, ela vai cozinhar depois. Retire e reserve.

Imagem

Imagem


O molho. Eu mesmo faço o meu molho, mas o importante é que seja um molho de boa qualidade e suficiente para cobrir as almôndegas. Coloque numa panela azeite e mais ou menos meia colher de banha de porco (ou manteiga, banha da mais sabor) só o suficiente para fritar o alho. Coloque alho picado à gosto e deixe começar a dourar. Despeje o molho e deixe reduzir em fogo baixo até abaixar cerca de 2 dedos na panela. Junte a almôndega e deixe mais uns 20 a 30 minutos no fogo baixo para a almôndega absorver o molho. no final adicione bastante manjericão (basilicão ou basilico) picado grosseiramente. Depois é só servir

Imagem

Imagem

Imagem

Junta com um macarrão de boa qualidade e um queijo de sua preferência e pronto.

Imagem

Eu esqueci do queijo. :D

O almoço:

Imagem

:-bd
Simplicidade e perfeição. Lindão o prato queixo. A unica coisa q o Fogaça fala q assino em baixo é " o menos é mais". Cozinha de qualidade é isso, pouca invenção de moda e prato delicioso.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 21 Mai 2017 15:53

Quanto ao camarão VG, eu acho que pra fazer moqueca não é o ideal não. Prefiro algo mais simples mesmo, pra não tirar o "foco" do camarão. Alho e óleo, grelhado, com pimenta e sal. E uma cerveja gelada.

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 21 Mai 2017 22:42

Zé Tempero escreveu:Quanto ao camarão VG, eu acho que pra fazer moqueca não é o ideal não. Prefiro algo mais simples mesmo, pra não tirar o "foco" do camarão. Alho e óleo, grelhado, com pimenta e sal. E uma cerveja gelada.
Não tem nada mais top q um camarão VG na moqueca . Camarão para encher de alho e gordura é aquele sete barbas com casca, de 30 reais o Kilo. Quando falo de moqueca eu me refiro a capixaba. Moqueca com azeite de dendê , leite de coco e pimentão estraga qualquer tipo de peixe, camarão etc.
Editado pela última vez por Calixto em 22 Mai 2017 00:46, em um total de 1 vez.

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 22 Mai 2017 00:11

Galera eu comprei um máquina de sorvete dá cuisinart. Minha pretensão são sorbets água e fruta e gelatos , gema de ovo , leite e creme de leite fresco como base. Algum hermano entende do assunto?

Imagem

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 22 Mai 2017 00:55

:roll:
Calixto escreveu:Não tem nada mais top q um camarão VG na moqueca . Camarão para encher de alho e gordura é aquele sete barbas com casca, de 30 reais o Kilo. Quando falo de moqueca eu me refiro a capixaba. Moqueca com azeite de dendê , leite de coco e pimentão estraga qualquer tipo de peixe, camarão etc.
Eu concordo. Mas o Zé como bom baiano vai ficar puto. =))
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 22 Mai 2017 00:57

Esses dias giz um creme patissier ou creme de confeiteiro e ficou perfeito, muito bom. Olhei varias receitas e cheguei num meio termo entre elas, deu certo. Se alguem quiser escrevo a receita depois e posto aqui.

Só pra dizer que fim dei no creme acabei por adicionar coco e leite de coco a ele e usei pra fazer um pavê, que ficou uma delícia, porem caguei na decoração e nem tirei foto. :))
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Montfort, Rasta e 200 visitantes