maioria dos torcedores de qualquer time é simpatizante...Lee Jun-Fan escreveu:Simpatizar é diferente.
'Novos' torcedores brasileiros se dividem entre Real Madrid e Barcelona
Re: 'Novos' torcedores brasileiros se dividem entre Real Madrid e Barcelona
- Lee Jun-Fan
- Contato:
Sim, isso é verdade. Mas na questão times de fora arriscaria uma porcentagem? Consegue ver alguém, como um capixaba (um estado carente de time de expressão), emocionado dizendo "meu Real foi campeão!"? Para mim, beira a totalidade apenas "fãs".alexvozao escreveu:maioria dos torcedores de qualquer time é simpatizante...
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! 

Zico: GOAT Eterno!
Zico: GOAT Eterno!
Recordo de quantas vezes deixei de sair de casa para acompanhar os jogos do campeonato italiano. Os jogos eram transmitidos somente aos domingos, por volta da hora do almoço. Hoje existem vários canais de tv por assinatura transmitindo tudo o que é campeonato. De vez em quando vejo uns jogos da Liga Espanhola ou UCL, principalmente nas fases decisivas. Não tem comparação com os jogos aqui do Brasil. O jogo flui, pq não ocorrem tantas faltas. Os jogadores não fazem cera, são poucas as simulações de falta e quase não rola cai-cai. Por aqui, se o time joga pelo empate, desde o primeiro minuto já tenta atrasar o jogo. Se deixar, leva uns 20 segundos para bater a lateral. Outro dia vi uma partida da MSL. Os jogadores não eram tão técnicos, mas o jogo era aberto e tinha vários lances de perigo. Ah sim, o estádio estava bem cheio.
- King James
- Contato:
Toda semana esse topico agora kkkkkk
Semana que vem vou criar um topico na principal assim:
"Tanta novela boa passando na Globo e nego perdendo tempo com Game Of Thrones, nao passa de uns modinha... Rei do Gado>>>>Jon Snow"
"Tanta novela boa passando na Globo e nego perdendo tempo com Game Of Thrones, nao passa de uns modinha... Rei do Gado>>>>Jon Snow"
- rafaelratão
- Contato:
Olha a cara da mulecada tbm
Tudo criado pela vó a base de vitamina de leite com pêra e ovomaltino + docinhos caramelados da geladeira kkkk
Tudo criado pela vó a base de vitamina de leite com pêra e ovomaltino + docinhos caramelados da geladeira kkkk
Além da grande exposição que a Europa ganhou, tem o fator violência
Aqui em sampa para vestir a camisa do time tem que saber se não vai ter jogo do rival no dia, saber aonde que é a sede de cada organizada...
Já vi família passeando com camisa do corinthians sendo xingada quando o ônibus dos torcedores pararam no ponto da brigadeiro, já perdi a conta de quantas pessoas tiveram suas camisas arrancadas...
Agora só falta briga entre torcedores/simpatizantes do futebol europeu. Tem uns caras folgados desfilando de camisa amarela e preta por ae, fiquem espertos
Aqui em sampa para vestir a camisa do time tem que saber se não vai ter jogo do rival no dia, saber aonde que é a sede de cada organizada...
Já vi família passeando com camisa do corinthians sendo xingada quando o ônibus dos torcedores pararam no ponto da brigadeiro, já perdi a conta de quantas pessoas tiveram suas camisas arrancadas...
Agora só falta briga entre torcedores/simpatizantes do futebol europeu. Tem uns caras folgados desfilando de camisa amarela e preta por ae, fiquem espertos

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
- Marcelo BJJ
- Contato:
King James escreveu:Toda semana esse topico agora kkkkkk

Verdade, não pode usar Adidas ou Nike, tem que usar Olympikus, Topper e Rainha.
Tem que comprar moto da Dafra, se for carro tem que ser Gurgel.

- Marcelo BJJ
- Contato:
Ué? A grande maioria dos torcedores, inclusive neste fórum, só tem envolvimento virtual com seu clube, ainda não entendi a diferença entre torcer pra um time brasileiro ou europeu.Karamazov escreveu:Ninguém falou em nacionalismo, e sim de envolvimento REAL com o clube e identidade cultural local
-
- Usuário Fundador
Exato, torcer envolve emoção, e ninguém pode mandar na forma como você quer sentir essas emoções ora bolas.KRATOSCS 85 escreveu:Exato, eu tenho simpatia pelo Milan e pelo Barça, se jogassem contra meu São Paulo obviamente iria torcer para o São Paulo trucidar, mas, mesmo que fosse diferente disso, eu acho que é o gosto e particularidade de cada um, acho muito tosco ficarem taxando por quem vc torce ou deixa de torcer.
-
- Usuário Fundador
Perfeito seu comentário, ano passado ganhei da minha ex uma camisa do spfc de aniversário, pois bem, final de semana seguinte iríamos pra casa da minha ex-sogra em barueri e era mais fácil ir de metrô, meu pecado foi não saber que naquele mesmo dia tinha jogo do Corinthians e a gavião tava em peso na barra funda, na catraca o segurança me barrou " se você descer lá com essa camisa, você morre". Eu todo inocente nao tava entendendo nada, ainda relutei mas ele não me deixou descer. Voltei pra casa, humilhado e gostando muito menos do nosso "futebol".Krampus escreveu:Além da grande exposição que a Europa ganhou, tem o fator violência
Se o cara liga a tv e assiste aos jogos, ele tá tendo um envolvimento real(não é assim com a Seleção, onde a maioria nunca viu os jogos ao vivo?). Se ele compra um produto oficial do clube, ele tem envolvimento real(tão real quando a grana da bilheteria que igualmente vai para o clube). Identidade cultural? Isso não faz sentido quando falamos de clubes globais. É tipo ter que ser alemão para comprar uma BMW ou ser americano para beber uma Coca-Cola. O torcedor local acha ruim e se considera mais "torcedor" que os estrangeiros? Quem liga? Que clube europeu abriria mão dessa hegemonia mundial para agradar torcedor bairrista? Claro que clubes menores tendem a se apegar e esse provincianismo até como forma de sobrevivência.Karamazov escreveu:Ninguém falou em nacionalismo, e sim de envolvimento REAL com o clube e identidade cultural local
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Interessante como os modinhas ficam doloridos com tópicos assim rsssss
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
acho que quem fica incomoda é quem abre tópico sore o assunto, é muito mimimimi, kkkkyo_spirit escreveu:Interessante como os modinhas ficam doloridos com tópicos assim rsssss
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Pelo contrário, o pessoal modinha fica pegando ar dizendo----ah eu tenho o direito de torcer pra quem eu quiser porra-alexvozao escreveu:acho que quem fica incomoda é quem abre tópico sore o assunto, é muito mimimimi, kkk
Ninguém está questionando o direito de por quem torcer....e sim o quanto é ridícula essa opção

Ridícula e levemente deprimente kkkkk
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
- Marcelo BJJ
- Contato:
Continua sem fazer sentido, para ser torcedor então tu tem que nascer / morar no município em que o clube joga seus jogos em casa, ou seja, você tá falando que 90% desse fórum é modinha / simpatizante. Eu já pensei assim, fui de T.O por muitos anos e sempre achei que povão era simpatizante, e a sua experiência como torcedor é insuficiente para o que eu pensava na época, afinal, tu já foi pra algum estádio fora do seu estado em algum jogo hostil onde a qualquer momento pode passar um carro metendo bala no ônibus? Já jogaram uma pia de banheiro de cima da arquibancada para tentar te acertar? Então eu achava que quem não passava por isso não era torcedor. Besteira, cada um torce pra quem quiser e da maneira que quiser e não tem que criar esteriótipos, cada um torce do seu jeito e não somos eu e vc que definimos o tamanho da paixão do cara.Karamazov escreveu:Sim, temos experiências de torcer distintas. Torcer para mim não eh uma relação mercantil, e, estabelecer identidade eh uma relação de pertencimento q você não TERÁ numa relação distante. O convivio, o dia a dia. Enfim, não vou ensinar oq eh ser torcedor, e a experiência q é. Cada um segue sua vida, se acha essa relação bacana, viva ela. Eu ainda acho q ir ao treino, acompanhar o dia a dia, resenhar com os rivais, ter uma tradição familiar q te dá uma base de referência de pertencer não só a um grupo, mas a tua família, de encontrar amigos para ir ao jogo ou assistir num churrasco, isso eh ser torcedor. Entender q aquele clube representa em parte aquilo q tu vive diariamente. Sofrer com as derrotas, pq qdo não eh fundada numa relação mercantil, onde se escolhe o melhor da prateleira, a gente sofre e perde. Essa experiência eh completamente incompleta torcendo para Barcelona e afins. Quem acha bacana, boa sorte. Mas não vem meter banca de torcedor. Para mim não eh. Eh simpatizante. Não existe pertencimento na distância. Eh como eu falar q amo a Júlia Roberts, e não a Mariazinha da esquina, q conheço, sei a personalidade, as manias. Pode amar, mas, tu não conhece ela, e portanto eh coisa de nerd. Imagino um torcedor modinha do Barça cantando canticos em favor da independência da catalunha. Ou um torcedor modinha do liverpool lembrando a tragédia de hillsborough e como perderam pessoas importantes, como foi traumatizante para a comunidade (SQN). Mesma coisa pros torcedores do meu real. Morte ao futebol moderno.