Gastronomia Amadora - Tópico Oficial
-
- Contato:
Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial
Minha contribuição: risoto de camarão e queijo Prima Donna e salmão assado na crosta de amêndoas na cama de creme de limão siciliano.
- Queixodevidro
- Contato:
Show!!!Walter White escreveu:Minha contribuição: risoto de camarão e queijo Prima Donna e salmão assado na crosta de amêndoas na cama de creme de limão siciliano.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
- Queixodevidro
- Contato:
Tempero arrumou um Chef que curte risito tipo ele
- Zé Tempero
- Contato:
Risotinho é bom demais heheheheheQueixodevidro escreveu:Tempero arrumou um Chef que curte risito tipo ele
Mas esse prato aí ficou show de bola, Walter White. Nem é nível masterchef, é The Taste mesmo
Eu como paulistano vou dar meu pitaco.fee escreveu:Nunca comi moqueca capixaba, mas poxa leite de coco e peixe combina muito bem, dendê tem que saber usar sem exagero mas é bom tb.
Capixaba >>>>> Baiana
Li que a moqueca baiana tem uma pegada mais africana, enquanto a capixaba recebeu uma herança maior portuguesa indigdna. A palavra moqueca deriva de uma parada que os índios cozinhavam usando uma tecnica denominada moquém. Inclusive tem outros tipos de moqueca no Brasil, menos conhecidas que a baiana e capixaba, como a moqueca caiçara na região do Vale do Ribeira em São Paulo e algumas outras.
Agora saber qual veio primeiro em um país litorâneo e cheio de rios como o nosso é impossivel e mero chute.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016
TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
@pridefcneverdie
Campeão Fantasy TUF 2016
@pridefcneverdie
- Zé Tempero
- Contato:
Lenilson escreveu:Eu como paulistano vou dar meu pitaco.
Capixaba >>>>> Baiana
Li que a moqueca baiana tem uma pegada mais africana, enquanto a capixaba recebeu uma herança maior portuguesa indigdna. A palavra moqueca deriva de uma parada que os índios cozinhavam usando uma tecnica denominada moquém. Inclusive tem outros tipos de moqueca no Brasil, menos conhecidas que a baiana e capixaba, como a moqueca caiçara na região do Vale do Ribeira em São Paulo e algumas outras.
Agora saber qual veio primeiro em um país litorâneo e cheio de rios como o nosso é impossivel e mero chute.
- Queixodevidro
- Contato:
Zé Tempero escreveu:
Mano esquece esse assunto. Tu já foi escovado por todos. Só Baiano divide sua opinião. A grande maioria dos outros estados q experimentam os dois pratos optam pelo nosso. Bora cozinhar mais e chorar menos.Zé Tempero escreveu:
- Zé Tempero
- Contato:
Tô chorando não. E nem tô dizendo que seu ensopado é ruim. Só falei a verdade. Que não é moqueca. E quem me quotou foram vcs.
- H.Wolowitz
- Contato:
Nego não entende que pra ser gostoso n precisa se chamar moqueca, pode ser bem melhor, só não é moqueca
-
- Contato:
ron escreveu:O queijo Prima Donna é algo de outro mundo, um de meus preferidos. Não tinha visto ainda receita com risoto, até porque ele é um queijo caro, mas pela foto ficou muito bom. Foi o azul ou vermelho?
Foi o azul Ron! Eu gosto de inventar sempre, faço misturas que nunca vi em receitas e deixo minha marca. Usei bastante Prima, ficou cremoso demais. Uma outra alteração que costumo fazer no risoto de camarão é substituir o vinho branco pela cerveja Hoegaarden... Fica maravilhoso!
Excelente ideia, vou copiar na cara duraWalter White escreveu:Foi o azul Ron! Eu gosto de inventar sempre, faço misturas que nunca vi em receitas e deixo minha marca. Usei bastante Prima, ficou cremoso demais. Uma outra alteração que costumo fazer no risoto de camarão é substituir o vinho branco pela cerveja Hoegaarden... Fica maravilhoso!
Mandei um yakissoba no domingão que ficou show, muito bom mesmo. O melhor que ja fiz e dos melhores que ja comi, sem duvidas.
O segredo e que eu acho que fez toda diferença foi o molho, que como sempre vi várias rwceitas e cheguei no meu consenso. Misturei mais ou menos 200ml de shoyu, 2 colheres de sopa de açucar, um pedaço de uns 4cm de gengibre picado bem pequeno (tipo alho picado) e cebolinha picada a gosto. Peguei mais ou menos 100ml de água quente e dissolvi 2 colheres de sopa de amido de milho, incorporando ao restante do molho. Fiz esse molho logo no inicio do preparo e reservei, juntando ao prato somente quando todos legumes e carnes estavam misturados. Os legumes e o macarrão tem que prestar bastante atenção ao ponto. Branqueei o brocolis, vagem e cenoura pra ficarem mais bonitos e reservei, cozinhei o macarrão e reservei, nesse passo quem quiser pode dar uma fritada no macarrão em uma panela anti-aderente e sempre aos poucos, não fiz isso pq não tinha uma panela muito confiável, rsrsrsrs. Outra opção é colocar o macarrão no forno por uns minutos, somente pra dar uma leve crocancia.
Em uma wok ou panela grande fritei as carnes, primeiro a carne de hoi e depois o frango sem passar muito e sempre no fogo alto pra não juntar água e colocando o sal no final, reserve. Na mesma panela juntei nessa ordem o alho picado, cebola em petalas e cenoura branqueada, pimentão vermelho, pedaços grandes da acelga e couve flor, fritei por uns minutos, pode-se juntar um pouco de shouy (pouco) ou um pouco de água se ameaçar queimar o fundo, mas cuidado pq os legumes tem que ficar ao dente e sem liquido. Depois coloquei o brocolis e a vagem branqueada, por fim a o restante da acelga (parte das folhas) e o champignon. Junte o molho a tudo e termine o cozimento, experimente o sal e se necessário corrija, o importante é deixar todos legumes ao dente e com a mesma textura. Todos passos aqui são rápidos, não tem nada demorado, senão passa do ponto. Por fim junte o macarrão e misture, termine com um fio de oleo de gergelim por cima de tudo, um fiozinho mesmo. Pronto.
PS: o mise en place nesse prato, em especial, é muito importante antes de ir ao fogão.
Segue algumas imagens.
O segredo e que eu acho que fez toda diferença foi o molho, que como sempre vi várias rwceitas e cheguei no meu consenso. Misturei mais ou menos 200ml de shoyu, 2 colheres de sopa de açucar, um pedaço de uns 4cm de gengibre picado bem pequeno (tipo alho picado) e cebolinha picada a gosto. Peguei mais ou menos 100ml de água quente e dissolvi 2 colheres de sopa de amido de milho, incorporando ao restante do molho. Fiz esse molho logo no inicio do preparo e reservei, juntando ao prato somente quando todos legumes e carnes estavam misturados. Os legumes e o macarrão tem que prestar bastante atenção ao ponto. Branqueei o brocolis, vagem e cenoura pra ficarem mais bonitos e reservei, cozinhei o macarrão e reservei, nesse passo quem quiser pode dar uma fritada no macarrão em uma panela anti-aderente e sempre aos poucos, não fiz isso pq não tinha uma panela muito confiável, rsrsrsrs. Outra opção é colocar o macarrão no forno por uns minutos, somente pra dar uma leve crocancia.
Em uma wok ou panela grande fritei as carnes, primeiro a carne de hoi e depois o frango sem passar muito e sempre no fogo alto pra não juntar água e colocando o sal no final, reserve. Na mesma panela juntei nessa ordem o alho picado, cebola em petalas e cenoura branqueada, pimentão vermelho, pedaços grandes da acelga e couve flor, fritei por uns minutos, pode-se juntar um pouco de shouy (pouco) ou um pouco de água se ameaçar queimar o fundo, mas cuidado pq os legumes tem que ficar ao dente e sem liquido. Depois coloquei o brocolis e a vagem branqueada, por fim a o restante da acelga (parte das folhas) e o champignon. Junte o molho a tudo e termine o cozimento, experimente o sal e se necessário corrija, o importante é deixar todos legumes ao dente e com a mesma textura. Todos passos aqui são rápidos, não tem nada demorado, senão passa do ponto. Por fim junte o macarrão e misture, termine com um fio de oleo de gergelim por cima de tudo, um fiozinho mesmo. Pronto.
PS: o mise en place nesse prato, em especial, é muito importante antes de ir ao fogão.
Segue algumas imagens.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016
@pridefcneverdie
Campeão Fantasy TUF 2016
@pridefcneverdie
- Zé Tempero
- Contato:
Boa, Lenílson! Ficou com a cara excelente.
- Queixodevidro
- Contato:
Rapaz!!! Detonou!!! A explicação é coisa de chef. Ficou de dar água na boca. Confesso q uma vez tentei fazer e achei q ia acertar o ponto de tudo só acrescentando os ingredientes na hora certa. Ficou um grude. Seu método é perfeito.Lenilson escreveu:Mandei um yakissoba no domingão que ficou show, muito bom mesmo. O melhor que ja fiz e dos melhores que ja comi, sem duvidas.
Segue algumas imagens.