Mensagem
por Eureek » 09 Dez 2014 22:39
Esse sempre foi o maior debate e dilema da minha vida.
Na minha opinião, se vc pensa em ter uma carreira na iniciativa privada ,o ideal e vc ser aquele cara que trabalha um pouco a mais que a média , mas o mais importante e ter a atitude certa e estar a disposição pra quando for importante. Sua reputação e tudo e se vc for visto como " o cara " que se pode contar, vc trabalha onde quiser e ganha quanto quiser. Além disso , neguinho se lembra do cara que tava lá quando a casa tava caindo e tende a recompensar no futuro se vc precisar
Vou contar minha experiência abaixo pra quem se interessar . Texto meio longo mas pode ser útil pra quer pensa em trabalhar na iniciativa privada ou no exterior.
Trabalho a quase 13 anos na mesma empresa multinacional. Tive a chance de Morar e trabalhar no Brasil, na Coréia do Sul , na India e na Austrália. Cada lugar a cultura e bem diferente então vou detalhar por pais. Só pra facilitar a compreensão a ordem cronológica e : Brasil , Austrália , Índia , Austrália , Coreia , Austrália.
No Brasil : nunca trabalhei menos de 10-12 horas por dia ( tirando almoço ) Quando comecei , era normal ir pra casa depois da meia noite e trabalhar fim de semana. Na maioria do tempo Recebia hora extra ou então acumulava férias . Como era mais novo e todo mundo trabalhava no mesmo esquema achava de boa e nunca reclamei . Além disso fui promovido algumas vezes e por causa do trampo tive a oportunidade de mudar pro exterior por isso considero que valeu a pena.
Na coréia : choque cultural e esquema bem diferente. Lá e normal neguinho tomar café , almoçar e jantar no trampo com o chefe. NINGUÉM vai pra casa antes do chefe e se ele fica até tarde, todo mundo tb fica , as vezes fazendo nada ou jogando paciência , mas e importante demonstrar lealdade . Além disso , neguinho e muito pouco produtivo , vários coffe breaks e normal sair pra jantar e voltar pro trampo bêbado . Normal trabalhar de ressaca de manhã , feder a álcool e dormir na mesa na hora do almoço.A maioria dos negócios se fazem no boteco/restaurante ou nos "talking bars" ( o equivalente do strip club). Eu tentei entrar no esquema e no começo tava disposto e trabalhar no mesmo ritmo . Bebia pra cacete, dormia mal , mas tava construindo uma moral com o pessoal local . Depois de 2 meses tava odiando minha vida, então decidi mudar .o fato de não falar coreano e estar com a minha esposa ( ela trabalha na mesma empresa) me fizeram mudar o esquema e trabalhar em ritmo parecido com o Brasil. Resultado : minha moral diminuiu, mas melhorei um pouco a qualidade de vida . No fim já tava tocando o foda-se pra voltar pra Austrália.
Na Índia : trabalhei pouco tempo na Índia em comparação , mas achei o esquema meio parecido com o Brasil . Lá são 9h /dia de jornada . Geral trabalha pra caceta , mas tem almoço longo e vários coffe breaks . Eu Trabalhava 10-12 horas por dia, mas tiveram várias vezes que eu virei noites e noites no trampo. Nessa época não ganhava nada de hora extra, mas tinha todas as despesas pagas. como fui lá pra completar uma parada específica e vazar , já sabia o que esperar. Completei , ganhei moral com os chefes e fui promovido de novo . Achei que valeu a pena
Na Austrália: quando cheguei , achei o esquema bem diferente do Brasil. No meu projeto Neguinho trabalhava 10-12 horas por dia , mas reclamava pra cacete que não era normal ! Por 1 ano , trabalhei pelo menos 1 dia do fim de semana . Como eu tava acostumado com o Brasil, achava de boa e na média acho que trabalhava menos. A maioria dos estrangeiros trabalhava igual a min , mas entre os Australianos tinha gente que trabalhava igual e gente que se recusava e trabalhava 8 horas exato. Além disso , sexta-feira 3:30 geral tava no boteco. Outra parada diferente era o negócio do horário . Ninguém tava nem aí se vc chegava as 8 ou as 11 e percebi que muitos chegavam tarde e saiam tarde pra fingir que trabalhavam muito. Por ultimo, o lance que me deixa mais bolado e o tal do " sick leave " . Do nada, neguinho manda um email e fala que ta doente , na cara dura . No dia seguinte o maluco aparece bonzinho e ninguém fala nada. Malandragem institucionalizada.
Eu sempre achei australiano preguiçoso e tive muita dificuldade de me adaptar a trabalhar 8 horas por dia. Desde que eu to aqui , muita coisa mudou , o governo reduziu a jornada de trabalho pra 7.5h / dia e minha empresa vem gastando muita grana em programas pra melhorar a qualidade de vida da galera. Com o tempo, tive a felicidade de construir uma reputação que me permite ter controle sobre meu horário de trabalho e tenho certeza que devo isso ao quanto eu trabalhei nesses últimos anos .Hoje em dia , trabalho 8-10 horas por dia e muito poucos fins de semana. Tb tenho muita flexibilidade de trabalhar de casa pelo menos 1 dia por semana e não preciso dar satisfação pra ninguém quanto a horário . Meu filho nasceu e pedi 10 semanas de férias sem problema.
Esse ano , Decidi que agora que eu tenho uma família eles são minha prioridade e acho que pelos próximos 2-3 anos, vou trabalhar 100% no modo Australiano. Meu plano e aposentar entre 45-50 então quando meu filho estiver um pouco maior , talvez eu decida dar mais um gás , fazer uma grana e tentar ser promovido mais uma vez. Ou então chuto o balde, mudo pra Tailândia vou treinar muay thai e viro pescador.
@pridefcneverdie