Albur escreveu:Cara eu nao consigo entender como a Honda nao consegue fazer um motor no minimo razoavel.
A Honda e uma empresa top tecnologicamente e japones e um povo movido a expectativa.
Quero dizer, japones sempre tenta fazer o que os outros esperam dele, e quando nao consegue, socialmente e uma vergonha.
Nessa altura todos os engenheiros da Honda deviam estar mordidos para fazer um puta de um motor, mas parece que estao nem ai...
Eu acho que entendo perfeitamente tudo que está acontecendo. Vejo esses itens como razão pro vexame da Honda:
1) A Honda esteve ausente da categoria durante muito tempo e a evolução tecnológica foi muito alta e tomou um rumo não usual. Fazer um motor aspirado qualquer empresa faz. Os da Honda estão entre os melhores do mundo. Se fosse aspirado, eles estariam acima da Renault por exemplo...Mas atualmente não é só motor. É unidade de força, ou seja, é motor, turbo, sistema de recuperação de energia, cilindro sob demanda, o caralho a 4, etc...
As tecnologias utilizadas na F1 não seguiram as tendências atuais, e sim tomaram um rumo diferente...Isso já dificulta muito a vida de qualquer empresa que se aventurar por agora, por mais avançada que seja!
2) Os Japas são orgulhosos pra caralho! Complementando o primeiro item, uma gestão esperta iria contratar várias pessoas que já tivessem experiência com as tecnologias atuais, com isso eles iriam se adequar com muito mais facilidade. Mas o orgulho deles é TÃO GRANDE que eles simplesmente não trazem ninguém de fora pra fortalecer a equipe. A equipe de motor é composta apenas por Japoneses que não possuem experiência nenhuma com a atual F1! Por mais que os caras sejam bons, isso nunca iria dar certo em curto prazo. Não há uma discrepância tão grande de genialidade hoje em dia como antigamente!
3) Perderam muito tempo em um conceito que era certeza de ser errado! A Ferrari tentou em 2014 o motor com tamanho reduzido e foi um ano que eles passaram vergonha! Aí em 2015 os japas chegam tentando o mesmo conceito! Será que eles acharam que iram fazer um motor tão melhor do que a Ferrari que é da categoria desde os primórdios?
Aquilo era pedra santana total. Se a Ferrari estava passando vergonha com esse conceito, pra que eles foram insistir no mesmo conceito? Numa época onde a maior potência do motor fazia toda a diferença...Onde a aerodinâmica do Newey não fazia mais a diferença!
4) A Honda subestimou toda a categoria e paga o preço até hoje! Eles poderiam ter tido uma PUTA vantagem em 2014 (onde o desenvolvimento dos motores estavam congelados). A Honda já estava com contrato fechado pra 2015, mas como ainda não fazia parte da categoria, eles poderiam testar e desenvolver o motor a vontade! Tinham tudo à disposição! Lembro que as equipes até reclamaram disso e ficaram com medo...Mas eles simplesmente nem testaram nada!
Enfim,
se os japas tivessem aproveitado a oportunidade que tiveram em 2014...Testado tudo na prática com o carro, e evoluindo o motor. Tivessem apostado no conceito certo, além de contratar pessoas experientes neste intervalo de tempo, aí sim a parceria teria dado certo! Arrisco-me a dizer que eles poderiam até estar com o melhor carro esse ano (dada a vantagem de desenvolvimento que eles tiveram em 2014). A McLaren pensou certo, mas a Honda que afundou essa parceria!