Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
gnomo
Mensagens: 283
Registrado em: 12 Out 2014 21:17
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por gnomo » 10 Dez 2014 12:40

As ccaracterísticas de aroma e sabor das cervejas vêm do tipo de malte, lupulo e fermento utilizado. Existem processos de produção que podem realçar sabores, mas estes vem predominatemente doa ingredientes.
É bem comum aromas frutados em pale ales. A Duvel trippel hop tem frutado. As APAs por também tem bastante frutado. Os lúpulos americanos Amarilo e Cascade tem características frutadas e citricas
Para começar a diferenciar os aromas sugiro o single hop project da Way. Vc vai conseguir diferenciar vários aromas somente com a mudança do tipo de lúpulo.
ska4fun escreveu:Boa parte dos subprodutos da fermentação não entram no envase gerando uma vez veja quase larger, ou melhor
Você poderia explicar melhor este ponto?

Sandman682
Mensagens: 136
Registrado em: 02 Jul 2014 15:43
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Sandman682 » 10 Dez 2014 13:07

ska4fun escreveu:O que eu estou dizendo é que esse subtipo pale/blond não é muito representativo das Belgian ales. Boa parte dos subprodutos da fermentação não entram no envase gerando uma vez veja quase larger, ou melhor
O próprio BJCP possui, dentre seus estilos, o Belgian Pale Ale e o Belgian Blond Ale. Este último é bem comum na Bélgica.

http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5638
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por RFAbdo » 10 Dez 2014 13:13

fee escreveu:
Atualmente está uma moda de se fazer cervejas de bandas, celebridades e etc, até hoje não tomei uma que valha a pena.
Isso tem atraído muitos "leigos" para os rótulos das cervejarias artesanais. Mas concordo que é uma modinha que tá ficando boba.

Avatar do usuário
rei gabiru
Mensagens: 5139
Registrado em: 08 Set 2014 13:33
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por rei gabiru » 10 Dez 2014 14:28

Lucafs escreveu:Visão interna do abatedouro :bleh: :

Imagem

Uma belo estoque, menos as "Bud Light" que são pura água.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

Sandman682
Mensagens: 136
Registrado em: 02 Jul 2014 15:43
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Sandman682 » 10 Dez 2014 15:10

Steve Jabs escreveu:
Cara, essa série é bem legal! Baixei tudo, mas só vi os dois primeiros episódios. Se alguém se interessar, dá para comprar/alugar no iTunes.

Aliás, as cervejas da Brewdog são muito boas, quase extremas! Sou fã da Hardcore IPA, mas a linha especial que eles fazem, chamada de Abstrakt, é uma experiência única!
Eu baixei os torrents do Brew Dogs neste link:
http://kickass.so/brew-dogs-tv36193/" onclick="window.open(this.href);return false;

Pena só q esteja faltando o 1o episódio da 1a temporada... :mf_depressed:

Ah, e tb gostei mto da Tokyo*, da Paradox Jura e da Cocoa Psycho. São fantásticas!

De qquer maneira, uma outra série bem legal q passou no final de 2010 foi o Brew Masters, com o Sam Calagione (Dogfish Head).

phpBB [video]
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ska4fun » 10 Dez 2014 16:25

gnomo escreveu:As ccaracterísticas de aroma e sabor das cervejas vêm do tipo de malte, lupulo e fermento utilizado. Existem processos de produção que podem realçar sabores, mas estes vem predominatemente doa ingredientes.
É bem comum aromas frutados em pale ales. A Duvel trippel hop tem frutado. As APAs por também tem bastante frutado. Os lúpulos americanos Amarilo e Cascade tem características frutadas e citricas
Para começar a diferenciar os aromas sugiro o single hop project da Way. Vc vai conseguir diferenciar vários aromas somente com a mudança do tipo de lúpulo.



Você poderia explicar melhor este ponto?
Pera que deu erro no tapatalk quando eu tava postando.

*gerando uma cerveja com aroma mais próximo ao de uma strong lager. Leffe blond ale não é nem de longe representante das famosas ales frutadas, até por que estas são feitas com uma fermentação a partir de várias cepas selvagens de leveduras, o que resulta na riqueza de aromas do produto.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ska4fun » 10 Dez 2014 17:17

http://www.beeradvocate.com/beer/style/54/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Sandman682
Mensagens: 136
Registrado em: 02 Jul 2014 15:43
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Sandman682 » 10 Dez 2014 17:48

O BeerAdvocate é um site de avaliações de cerveja, e não um definidor de estilos. Assim como o RateBeer, q eu prefiro. E o RateBeer classifica a Leffe apenas como Belgian Ale. Mas como ambos são para avaliações, então algumas informações eles têm q trazer, sendo o estilo da cerveja uma delas. Agora, classificar a Leffe Blond e a Orval como sendo do mesmo estilo (Belgian Pale Ale, coisa q o BeerAdvocate fez) é um erro grosseiro, pois as 2 são completamente diferentes! Então q faça como o RateBeer: apenas Belgian Ale. Deixando dessa forma genérica, não está errado. O erro foi especificar (Belgian Pale Ale).

Os estilos são definidos pelo BJCP e pelo Brewers Association. O BJCP não atualiza o seu guia de estilos desde 2008, mas deverá fazê-lo mto em breve, sendo q já há um esboço de como será a atualização. Já o Brewers Association traz atualizações anuais.

Eu prefiro o BJCP, pois acho q traz diretrizes mais seguras, mas concordo q uma atualização continua sendo necessária. Já o guia do BA eu nem consulto tanto, mas não deixa de ser referência. Ah, e o BJCP costuma ser o mais usado qdo de concursos de cervejas artesanais.

BJCP
http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Brewers Association (2014)
http://www.brewersassociation.org/attac ... _FINAL.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ska4fun » 10 Dez 2014 17:52

Eu tbm não vejo critério ou base pra atribuir o caráter frutoso pra blond ales, que usam cepas controladas, ao contrário das cepas selvagens das lâmbicas, as verdadeiras Belgian fruity ale. A classificação da cerveja ainda não se consolidou e nem vai enquanto não deixar de se pautar pela de vinho.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Sandman682
Mensagens: 136
Registrado em: 02 Jul 2014 15:43
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Sandman682 » 10 Dez 2014 17:59

ska4fun escreveu:Eu tbm não vejo critério ou base pra atribuir o caráter frutoso pra blond ales, que usam cepas controladas, ao contrário das cepas selvagens das lâmbicas, as verdadeiras Belgian fruity ale. A classificação da cerveja ainda não se consolidou e nem vai enquanto não deixar de se pautar pela de vinho.
Aí é uma questão de percepção...

Exatamente: a classificação ainda não se consolidou, e nem acredito q um dia será imutável, já q sempre estão desenvolvendo cervejas novas, mas certas coisas (classificações) já estão bem sólidas.

Lambics são completamente diferentes, pois são de fermentação espontânea. Algumas têm um certo frutado inerente ao estilo, mas o q predomina nas Lambics são os aromas selvagens (de celeiro, estábulo, cobertor de cavalo, como dizem) e de caráter terroso. As q têm adição de frutas apenas as têm para suavizar o estilo e serem mais tolerantes ao público em geral. Lambics não são pra todo mundo... são do tipo "ame ou odeie".
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ska4fun » 10 Dez 2014 18:03

Exatamente. Na verdade as lâmbicas são uma recriação da forma tradicional de produção das ales. A riqueza das cepas selvagens se reflete no retrogosto das benditas, onde a presença de Georgina, gosto de terra é marcante. De qualquer modo são elas que fizeram a fama das frutadas.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

gnomo
Mensagens: 283
Registrado em: 12 Out 2014 21:17
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por gnomo » 10 Dez 2014 20:24

ska4fun escreveu:Eu tbm não vejo critério ou base pra atribuir o caráter frutoso pra blond ales, que usam cepas controladas, ao contrário das cepas selvagens das lâmbicas, as verdadeiras Belgian fruity ale. A classificação da cerveja ainda não se consolidou e nem vai enquanto não deixar de se pautar pela de vinho.
Cara, você está fazendo uma confusão sem tamanho. Está misturando lagers, ales e lambics.

E uma cerveja não precisa ser do tipo lambic para ter um aroma e sabor frutado. O estilo das cervejas é muito mais um indicativo do tipo de fermentação, origem e cor da cerveja. Serve como uma referência e não como um guia de deve ou não deve.

E não conheço muito de vinhos, mas não vejo as avaliações se cervejas se pautando nos vinhos.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ska4fun » 10 Dez 2014 23:16

Eu não sei se vc sabe mas as cepas usadas na fermentação das lâmbicas são cepas que fermentação alta, levedos que necessitam de uma temperatura mais elevada. Cepas de fermentação baixas só são encontradas em locais frios, sombreados, como cavernas e afins. Portanto as lâmbicas tradicionais são ales. Alguns fabricantes ainda fazem uma segunda fermentação baixa, pra enriquecer o sabor e a refrescância da bebida.

Pegue as mais famosas frutadas belgas e verás que a maioria são lâmbicas, com a adição de frutas, como já citaram.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Sandman682
Mensagens: 136
Registrado em: 02 Jul 2014 15:43
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Sandman682 » 10 Dez 2014 23:39

ska4fun escreveu:Eu não sei se vc sabe mas as cepas usadas na fermentação das lâmbicas são cepas que fermentação alta, levedos que necessitam de uma temperatura mais elevada. Cepas de fermentação baixas só são encontradas em locais frios, sombreados, como cavernas e afins. Portanto as lâmbicas tradicionais são ales. Alguns fabricantes ainda fazem uma segunda fermentação baixa, pra enriquecer o sabor e a refrescância da bebida.

Pegue as mais famosas frutadas belgas e verás que a maioria são lâmbicas, com a adição de frutas, como já citaram.
Quais fabricantes, por exemplo? Pois, pelo q eu sei, a fermentação das Lambics se dá a partir de leveduras e bactérias presentes no ar. E o principal no aroma é justamente aquele cheiro de estábulo, e não o frutado.
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por ska4fun » 10 Dez 2014 23:49

E as cepas presentes no ar são as de fermentação alta ou não? Vc está me dizendo que dá pra fazer fermentação baixa com cepas circulantes ao ar livre? As largers são uma invenção recente exatamente pela seletividade da levedura em locais mais frios.

Giaradin, Lindeman, Boon, Cantillon...

O diferencial da lâmbicas é a fermentação bacteriana. A cepas de levedos são as mesma variedades utilizadas a séculos na Europa.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: bartkaninde, Debulho, Tartaruga e 333 visitantes