tradição ou crime? o que acham?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Izzy Jew
Contato:

Re: tradição ou crime? o que acham?

Mensagem por Izzy Jew » 11 Dez 2014 01:59

Temos uma errônea compreensão ao ligarmos a isonomia com igualdade. Nem todas pessoas podem ser tratadas da mesma forma, seja por questões de justiça social. Uma regra clara nos direitos humanos é a não discriminação, e para tanto existem alguns tratados internacionais que abordam o tema.
Se por um lado temos a liberdade religiosa, por outro temos nosso código de leis penal que condena o infanticídio. Pensar com ressalva que o índio talvez tenha a liberdade de matar crianças defeituosas abala a vida, a dignidade humana, o princípio que rege todo nosso sistema de leis. Nesse caso há de se buscar a vida, mesmo que isso implique restrições a liberdade étnica dos grupos que praticam o infanticídio.
Um claro exemplo é a lei do véu na França, que embora seja aplicada a todas as mulheres, atinge só minorias, tais como muçulmanas e hindus. É uma clara lei discriminatória que afeta um grupo específico. Ao pensar na autonomia e dignidade da pessoa humana, temos que levar em consideração a adequação social da prática. Matar um ser humano é crime em qualquer parte do mundo, nosso código moral já exerce a repulsa mesmo antes da lei.
Apoiar a liberdade étnica para o infanticídio é a mesma coisa que apoiar o corte do clitóris de mulheres na África. O princípio da autonomia não é absoluto, tomando por exemplo um criminoso encarcerado. Já o princípio da dignidade da pessoa humana é inabalável, e no sistema brasileiro é irrenunciável. Se permitirem que esses índios permaneçam com a prática, a Constituição Federal será rasgada, pois perdeu sua atividade principal que é a dignidade da pessoa humana.

Steve Jabs
Contato:

Mensagem por Steve Jabs » 11 Dez 2014 06:24

Assunto complexo e mostra, mais uma vez, a tendência de se querer padronizar as culturas.

Sobre a questão dos povos tradicionais, recomendo uma pesquisa rápida sobre os aborígines australianos e todas as confusões que já rolaram por lá.
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 11 Dez 2014 07:23

cultura é minha benga.

Foguinho
Contato:

Mensagem por Foguinho » 11 Dez 2014 08:23

Eu sou praticante de uma religão de minoria, de origem africana e com "tradições" diferentes de maioria religiosa do pais.
Eu sou julgado pela cabeça da maioria que tenta fazer leis para desvirtuar as praticas da minha religião.

Sei que as grandezas de falar de religião e infanticídio são bem diferentes. Agora acho que existe um ponto comum que é a adequação desta prática.

Acredito que entre as tribos de índios mais civilizadas esta prática deva ser abolida e a fiscalização ser mais intensa para aplicar as penalidades, por motivos óbvios estas tribos estão mais inseridas no contexto atual da sociedade brasileira.

Agora entre as tribos mais remotas, que tem um tipo de vida mais primitivo está pratica deva ser observada com cautela e dentro do possível tentar a conscientização da tribo.
Até porque eu, duvido que um cara que vá chegar no meio da floresta cagando regras para os índios vai ser atendido, sendo que os caras a centenas de anos fazem isso.

Acho que é uma questão de bom senso, só isso
Imagem

Steve Jabs
Contato:

Mensagem por Steve Jabs » 11 Dez 2014 08:26

FCB escreveu:cultura é minha benga.
%-(
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 11 Dez 2014 08:28

Daqui a pouco algum indio já dá a opinião aqui pelo iPhone dele.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 11 Dez 2014 09:02

Izzy Jew escreveu:Temos uma errônea compreensão ao ligarmos a isonomia com igualdade. Nem todas pessoas podem ser tratadas da mesma forma, seja por questões de justiça social. Uma regra clara nos direitos humanos é a não discriminação, e para tanto existem alguns tratados internacionais que abordam o tema.
Se por um lado temos a liberdade religiosa, por outro temos nosso código de leis penal que condena o infanticídio. Pensar com ressalva que o índio talvez tenha a liberdade de matar crianças defeituosas abala a vida, a dignidade humana, o princípio que rege todo nosso sistema de leis. Nesse caso há de se buscar a vida, mesmo que isso implique restrições a liberdade étnica dos grupos que praticam o infanticídio.
Um claro exemplo é a lei do véu na França, que embora seja aplicada a todas as mulheres, atinge só minorias, tais como muçulmanas e hindus. É uma clara lei discriminatória que afeta um grupo específico. Ao pensar na autonomia e dignidade da pessoa humana, temos que levar em consideração a adequação social da prática. Matar um ser humano é crime em qualquer parte do mundo, nosso código moral já exerce a repulsa mesmo antes da lei.
Apoiar a liberdade étnica para o infanticídio é a mesma coisa que apoiar o corte do clitóris de mulheres na África. O princípio da autonomia não é absoluto, tomando por exemplo um criminoso encarcerado. Já o princípio da dignidade da pessoa humana é inabalável, e no sistema brasileiro é irrenunciável. Se permitirem que esses índios permaneçam com a prática, a Constituição Federal será rasgada, pois perdeu sua atividade principal que é a dignidade da pessoa humana.
Tá contratado. Fica de prontidão aí que quando eu for preso você vai ter que ir lá me tirar. rsrsrs

Belo post.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Izzy Jew
Contato:

Mensagem por Izzy Jew » 13 Dez 2014 19:02

Queixodevidro escreveu:

Tá contratado. Fica de prontidão aí que quando eu for preso você vai ter que ir lá me tirar. rsrsrs

Belo post.
:hi:

Responder