Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sandman682
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por Sandman682 » 11 Dez 2014 00:00

ska4fun escreveu:E as cepas presentes no ar são as de fermentação alta ou não? Vc está me dizendo que dá pra fazer fermentação baixa com cepas circulantes ao ar livre? As largers são uma invenção recente exatamente pela seletividade da levedura em locais mais frios.

Giaradin, Lindeman, Boon, Cantillon...

O diferencial da lâmbicas é a fermentação bacteriana. A cepas de levedos são as mesma variedades utilizadas a séculos na Europa.
É q vc falou q alguns fabricantes ainda fazem uma segunda fermentação baixa, e aí eu queria saber quais são esses, justamente por nunca ter ouvido falar disso ("segunda fermentação baixa"). Algum rótulo em específico da Cantillon, por ex?
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 11 Dez 2014 06:31

Sim. Lindeman Geuze. Esse eu conheço pq meu orientador já me presenteou com uma garrafa. Quando se faz uma fermentação longa, ou secundária geralmente abre-se a possibilidade de cepas frias de levedo colonizarem a bebida.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Steve Jabs
Contato:

Mensagem por Steve Jabs » 11 Dez 2014 06:33

Acho que o que ele quer dizer que essa "segunda fermentação baixa" é o mesmo que refermentação ou fermentação na garrafa.

De fato, as leveduras adicionadas no momento do envase tendem a precipitar, formando aquele "lodo" em muitas das cervejas belgas.
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

Sandman682
Contato:

Mensagem por Sandman682 » 11 Dez 2014 08:46

Entendi. Blz, valeu!
Imagem

"Pq eu luto Jiu Jitsu, mas é só por diversão..."

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 11 Dez 2014 12:52

Sandman682 escreveu:Entendi. Blz, valeu!
Eu não.
Ele falou, falou e não disse nada. Fez uma mistureba geral e não chegou a ponto algum.

Resumindo. A leffe tem sim aroma frutado. É uma belgian ale e as belgian blond ales podem ter aromas frutados.
E as lambicas não tem nada a ver com a história.

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 11 Dez 2014 13:19

Sandman682 escreveu:Entendi. Blz, valeu!
Eu não.
Ele falou, falou e não disse nada. Fez uma mistureba geral e não chegou a ponto algum.

Resumindo. A leffe tem sim aroma frutado. É uma belgian ale e as belgian blond ales podem ter aromas frutados.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 11 Dez 2014 13:35

gnomo escreveu: Eu não.

Cara o foda é que eu não consigo pescar o frutado da Leffe.. acho qe o problema é comigo.. me esforçando e muito eu consigo pescar algo .. mas acho que deveria se mais natural, enfim...

No mais, as degustações tme uns parâmetros iguais, mas ainda assim existe subjetividade... esses dias um cara do Brejas, mto gabaritado (era top 30 se n me engano) disse que pescou aroma de carvão/cinza em determinada cerveja.. porra man, sério ? vc já comeu carvão para saber o gosto? Sei lá... Achei estranho, mas sou mt frango nisso então to sempre disposto a aprender.

Aqui deixo os critérios que EU atualmente estou usando para degustação:

Aroma/sabor frutado: geralmente faço remissão e associo à fruta em si... então, por exemplo, cerveja com muito lúpulo não serão frutadas, a exemplo das IPA´s. Tem cervejas que vc toma e dps solta aquele gászinho.. aí sente bem a fruta... o cítrico, o maracujá.. etc.. aí sim eu diria que é bem frutada. Eu não consigo entender o cara que avalia uma Imperial IPA mega blaster e diz que é frutado.. não sei se é comigo o problema.. se alguém quiser dar pitaco estou à disposição. Isso corre bastante com cervejas Weiss, algumas pales, alguma raras standart pilsen (de boa qualidade) e cerveja temáticas aromáticas, como witbier algo assim.

Aroma sabor lupulado: meio óbvio.. geralmente as pales, bitter pales, indian pale .. etc... nessa o amargor, causado pelo lúpulo em evidência, sobressai-se e assume o papel principal no parecer que será exacrado pelo degustador.

Aroma sabor abiscoitada, remetando a pão: tb já pesquei isso.. nesse caso a levedura (fermento) que se sobressai.. acontece em cervejas pilsen gealmente.. até mesmo em qualidades mais baixar, como as de massa leves, tipo stella (estragaram a cerveja, era disparada a melhor pilsen), bud, etc. Isso não se aplica às nossas brazucas de massa.

por ora, esta é minha visão...

Dúvida/viagem minha: alguém já leu o rótulo da Heineken? Me chama mta atenção.. seus componentes são água, malte e lúpulo.. só .. n constar levedura .. ela é classifica como standart lager certo? Mas isso não faz ela uma lambic (ausência de adicção de fermento externo)? E no mais, alguém realmente acha que a Heineken consegue produzir tudo que produz sem adicionar fermentos para acelerar a produção?

grande abs
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 11 Dez 2014 14:03

AEGIS escreveu:
Cara o foda é que eu não consigo pescar o frutado da Leffe.. acho qe o problema é comigo.. me esforçando e muito eu consigo pescar algo .. mas acho que deveria se mais natural, enfim...

No mais, as degustações tme uns parâmetros iguais, mas ainda assim existe subjetividade... esses dias um cara do Brejas, mto gabaritado (era top 30 se n me engano) disse que pescou aroma de carvão/cinza em determinada cerveja.. porra man, sério ? vc já comeu carvão para saber o gosto? Sei lá... Achei estranho, mas sou mt frango nisso então to sempre disposto a aprender.

Aqui deixo os critérios que EU atualmente estou usando para degustação:

Aroma/sabor frutado: geralmente faço remissão e associo à fruta em si... então, por exemplo, cerveja com muito lúpulo não serão frutadas, a exemplo das IPA´s. Tem cervejas que vc toma e dps solta aquele gászinho.. aí sente bem a fruta... o cítrico, o maracujá.. etc.. aí sim eu diria que é bem frutada. Eu não consigo entender o cara que avalia uma Imperial IPA mega blaster e diz que é frutado.. não sei se é comigo o problema.. se alguém quiser dar pitaco estou à disposição. Isso corre bastante com cervejas Weiss, algumas pales, alguma raras standart pilsen (de boa qualidade) e cerveja temáticas aromáticas, como witbier algo assim.

Aroma sabor lupulado: meio óbvio.. geralmente as pales, bitter pales, indian pale .. etc... nessa o amargor, causado pelo lúpulo em evidência, sobressai-se e assume o papel principal no parecer que será exacrado pelo degustador.

Aroma sabor abiscoitada, remetando a pão: tb já pesquei isso.. nesse caso a levedura (fermento) que se sobressai.. acontece em cervejas pilsen gealmente.. até mesmo em qualidades mais baixar, como as de massa leves, tipo stella (estragaram a cerveja, era disparada a melhor pilsen), bud, etc. Isso não se aplica às nossas brazucas de massa.

por ora, esta é minha visão...

Dúvida/viagem minha: alguém já leu o rótulo da Heineken? Me chama mta atenção.. seus componentes são água, malte e lúpulo.. só .. n constar levedura .. ela é classifica como standart lager certo? Mas isso não faz ela uma lambic (ausência de adicção de fermento externo)? E no mais, alguém realmente acha que a Heineken consegue produzir tudo que produz sem adicionar fermentos para acelerar a produção?

grande abs
A degustação tem muito de experiência e comparações pois se baseia em referência. Ex. Não consigo identificar o aroma de assis em uma cerceja pois nem conheço o cheiro de assis.

Se quiser conhecer umas IPAs com aromas frutados, de uma olhada na escola americana. Suas IPAs são extremadas tanto em amargor como em aroma, diferente das inglesas, que puxam mais para o malte.

E é exatamente o tipo de lúpulo que da o aroma frutado. Para produzir cerveja exiatem lupulos para dar o amargor e lúpulo para dar sabor e aroma. Existe também a técnica de dry hopping utilizada para intensificar o aroma e sabor.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 11 Dez 2014 15:38

Entendi man ... lúpulos para dar amargor, lúpulos para dar aroma, os quais, eventualmente, pode ser/remeter ao frutado.

Agora faz mais sentido os rótulos que dizem que a cerveja conta "com x tipos de lúpulo"

Mas assim, a remissão às frutas PODE vir de outra fonte correto? Não apenas do lúpulo. Eu já li mtas coisas no sentido de que cervejas mais maltadas é que dariam o toque frutado
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 11 Dez 2014 17:11

gnomo escreveu: Eu não.

Como assim mistureba? Explique. Lambics são Ales, pq a maior parte do levedo da região é de alta fermentação. Pq vc não concorda?

Lambicas não tem nada a ver com a história? Mas e as famosas lâmbicas frutadas???
Imagem
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 11 Dez 2014 19:29

Estoque de Vedett acabando muito triste

Imagem
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 12 Dez 2014 11:50

AEGIS escreveu:Entendi man ... lúpulos para dar amargor, lúpulos para dar aroma, os quais, eventualmente, pode ser/remeter ao frutado.

Agora faz mais sentido os rótulos que dizem que a cerveja conta "com x tipos de lúpulo"

Mas assim, a remissão às frutas PODE vir de outra fonte correto? Não apenas do lúpulo. Eu já li mtas coisas no sentido de que cervejas mais maltadas é que dariam o toque frutado
Aí ja foge do meu conhecimento.

Acredito que, como em receitas de comidas, a combinação dos ingredientes é quem faz o conjunto final, o malte também pode trazer o aroma de frutas. E como as weis são conhecidas pelo seu aroma de banana, e o seu diferencial é o trigo, então o malte pode sim dar o aroma e sabor frutado.

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 12 Dez 2014 12:15

ska4fun escreveu:
Como assim mistureba? Explique. Lambics são Ales, pq a maior parte do levedo da região é de alta fermentação. Pq vc não concorda?

Lambicas não tem nada a ver com a história? Mas e as famosas lâmbicas frutadas???
É uma mistureba pq cada post seu o assunto diverge cada vez mais. Assim como agora vc quer falar sobre a história da cerveja....

Ee a classificação de cerveja ainda tem muitas discussões, mas apesar delas, é consenso que elas se dividem em 3 grupos, lagers, Ales e lambics. Se vc quiser misturar tudo, vá adiante. Eu me pauto pela maioria absoluta.

Mas enfim, não quero transformar este tópico igual ao de política. Vamos beber e trazer nossas experiências para cá. A informação se encontra vasta na Internet para quem quiser se informar.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 12 Dez 2014 12:21

Eu me pauto pelo critério básico que é a forma de fermentação, milenar, diga-se de passagem. Vc falou, falou e não disse qual extremamente é a mistureba. Não colocou critério técnico algum.

Em relação ao sabor frutado, pode vir tanto malte, quanto do levedo, ou do lúpulo. No caso deste, depende dos óleos essenciais presentes nas flores.
Imagem
Dutch (2014).

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 12 Dez 2014 12:50

tomei essa ontem, mto boa:

Imagem
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Responder