Depois de mais de dez anos estou na saga do processo de cidadania italiana novamente, dessa vez para meus irmaos que ainda estao nao Brasil. Com a introducao das Apostilas de Haia a fila no consulado de Curitiba esta andando mais ou menos 6 mil lugares por ano.
Como ja temos a localidade, datas de nascimento, casamento e obitos dos antepassados tanto no Brasil como na Italia ficou facil pedir os documentos. Com a necessidade de conseguir vias recentes dos documentos na Italia eu precisei contactar pessoas, geralmente brasileiros que fazem essas buscas de documentos na Italia porem como eu sei onde estao os documentos e me recusei a pagar entre 100 e 300 euros por certidao.
Com a ajuda do Google eu encontrei esse website de uma companhia localizada em Arezzo que consegue em duas semanas os documentos (mas voce precisa saber as datas e os cartorios). Eles cobram 35 euros por extratos de certidoes e 47 euros por cerrtidoes de inteiro teor mais 7 euros para enviar cada documento para o Brasil. Se como eu vc nao falar italiano o Google translate funciona perfeitamente, tenha o cuidado de traduzir todos os emails retornados pela companhia e nao se esqueca que o Google so traduz bem os textos que estao bem escritos, linguagem de sms ou Facebookpodem resultar em traducoes sem sentido
O website da companhia e:
https://www.visureinrete.it/
Espero ter ajudado alguem