Pinhão escreveu:
Sim cara.
Você já foi a um Centro?!
Já foi em Igreja ou viu a IURD em ação?!
A diferença é que a IURD explora quem não tem nada bixo, PEDINDO DÍZIMO, exigindo no caso.
a crença até pode ser parecida (em relação a acreditar em algo), mas a IURD vende lugar no céu, tijolinho da igreja e os caralho..pra gente que não tem nada, e se apega a religião como bote salva vidas...como a única certeza de uma "justiça"
eu por exemplo, acredito em deus, e no espírito, e principalmente em "karma", ou seja, se eu fizer o bem ele volta pra mim, mas não PEÇO A DEUS QUE ME DÊ AS COISAS, eu peço força pra lutar e paz de espírito. só isso. não me agarro em deus para tudo, como salvador da minha vida.
já quem não tem nada na vida, quem foi eculaxado por todo mundo as vezes se agarra nisso e vive cegamente a religião, e é nisso que a IURD arrebanha..... no medo das pessoas, de perder esse apoio, no medo de ser esculaxado por algo que eles acreditam ser a única justiça possível em uma vida desgraçada!
Além de que a IURD paga nego pra ir la fazer teatro, falar que levantou da cadeira de roda, que quando entrou pra igreja e PAGOU SEU DÍZIMO, conseguir montar uma loja pequena, depois uma mega loja e hoje é dono de uma empresa multinacional, sacou?! eles VENDEM uma ascensão social em razão da religião, que não existe.
Sim pros dois.
O que a IURD faz, além das espetacularizações que existem em quase todas as religiosidades brasileiras (inclusive no espiritismo) é fundir o mundo material com o imaterial. As divisões não são claras entre os dois planos, diferente da maioria das religiosidades. Logo mal e bem estão aqui. E eles estão em conflito (aka teologia da batalha espiritual, algo comum no pentecostalismo desde 1907).
O que há de novo com a IURD e o dinheiro (bom não só a IURD, mas outras igrejas neopentecostais e até algumas clássicas que se neopentecostalizaram)? Como não há uma cisão clara entre mundo material e imaterial o problema monetário do fiel é encarado como um problema espiritual. DELE. O que significa isso? Ele não está em plena comunhão com Deus, logo está em crise.
Qual a diferença disso pro karma espírita? O karma espírita retira a culpa das tragédias ou problemas que acontecem do indivíduo como ente "racional". Porque colocam elas atreladas a outras vidas. E como resolver os problemas? Melhorar nessa vida, pra na próxima você estar em condições melhores. É o evolucionismo vigente no século XIX que foi apropriado teologicamente pelo Kardec. Algo comum à época em que mudanças devem ser paulatinas.
Os (neo)pentecostais pensam de outra forma. Não acreditam em reencarnação, logo, é impossível pra eles a culpa estar na outra vida. Então o problema está no indivíduo que não prospera por falta de fé.
Eu discordo das duas visões, mas não dá pra negar que pelo menos na IURD eles deixam a responsabilidade de tudo a cargo do indivíduo. Claro que ignoram problemas sociais, culturais, cognitivos e porque não biológicos. Agora o espiritismo também faz isso e minimiza os problemas achando uma origem em outra vida. São perspectivas diferentes, cabe você escolher o que prefere.