Bom, sinceramente, eu tambem nao quero alguem sem absolutamente nenhuma experiencia e sem saber normas de seguranca armado do meu lado no range... Ja vi estrangeiros tirando selfie com o revolver apontado sabe-se la para onde!!!MTan escreveu:Poder, pode!
Mas vai depender do clube.
Tem alguns clubes que não querem, por conta da pessoa não ter curso de tiro e acabar causando um acidente.
Nos que podem, só uns tiros...
Depois pra atirar de novo tem de filiar
Outro dia um grupo de rapazes foi posto para fora por nao seguir extritamente as normas de seguranca impostas no range. (as areas de tiro tem uma parede de vidro que pode ser monitorada constantemente por funcionarios). Um bando de galalaus armados com varios tipos de rifles e pistolas, todos de cabeca baixa, levando bronca e sendo removidos enquanto os outros frequentadores assistiam. Depois os funcionarios foram explicar o ocorrido e o pessoal bateu palmas...
No nosso range todo mundo que nunca atirou passa por um curso basico gratuito, de umas 2 horas, geralmetne nos sabados, que cobre teoricamente o funcionamento das pistolas e revolvers, normas de seguranca para o range e para manusear armas em geral, com o pessoal tendo que fazer um por um todos os procedimentos demonstrados... e depois 1 hora no range,com dois supervisores, dando instrucoes passo a passo para as pesssoas carregarem o pente, colocar bala no chamber, atirar, ejetar bala presa, etc. Isso passo a passo por uns 10 tiros, com instrucao e todo mundo fazendo ao mesmo tempo. Depois dao mais 10 tiros cada um por conta propria, com os supervisores olhando...
Minha mulher estava muito nervosa em manusear uma arma no inicio (fui no curso com ela), mas ao final das 3 horas, estava bem mais tranquila e segura. E seguia o protocolo bem a risca. Foi excelente, porque desde que ela seguisse o protocolo, ela se sentia no controle da situacao. A ultima orientacao era para se algo ocorresse nao planejado ou se sentisse insegura, tirar o pente, ejetar qualquer bala da camera, colocar a arma na plataforma com indicador de desarme no cano apontada para o alvo e ir chamar um funcionario... E pronto, dali para frente foi tudo foi muito mais tranquilo.