Mensagem
por Molecula » 13 Dez 2014 15:36
Como estou com um tempo sobrando agora, peguei um livro do Bertrand Russell que tenho aqui, em que em uma parte há um debate dele com um padre.
Segue..
"-Russel: Mas o Sr. não pensa que existe uma abundância de casos mencionados de pessoas que acreditam que ouviram o Diabo falar-lhes em seus corações, exatamente da mesma maneira em que os místicos afirmam deus fazer - e não estou falando de uma visão exterior, estou falando de uma experiência puramente mental. Esta parece-me ser uma experiência do mesmo tipo que a experiência mística de deus, e não vejo que a partir do que a mística nos diz o Sr. possa obter qualquer argumento a favor de deus que não seja igualmente um argumento a favor do Diabo.
(...)
-Russel: O fato de que uma crença tem um bom efeito moral sobre um homem não é uma evidência qualquer em favor de verdade."
Aqui a parte sobre quem acha que um cético desprezar qualquer coisa ilógica é ofensa:
"-Padre Copleston: Se se trata de uma questão que para o Sr. não tem siginificado, é obviamente difícil discutí-la, não é?
-Russel: Sim, é muito difícil."
Veja bem, para o cético(meu caso) estes assuntos não tem qualquer significado. Por isso, respondemos a esse assunto, como se fosse um outro qualquer(o que de fato é).
Agora, por mim, a psicografia para pais que tem um tipo de fé é muito benéfica(apesar de eu achar tudo mentira). Tenho parente que perdeu o filho aos 17 anos, e é nítido que faz bem para ele saber que o filho dele psicografou algo(mesmo eu sabendo que é irreal), pois ameniza a sua dor.
Portanto, mesmo eu achando charlatanismo qualquer prática religiosa, há casos, que para quem a procurou, tanto faz para ela se é verdade ou não, ela só quer algo diminua a sua dor(Agora, se é o melhor método para amenizá-la são outros 500).
Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.
Grow your beard against melanoma #project60.