Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Atenagoras
Mensagens: 845
Registrado em: 26 Set 2016 12:23
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Atenagoras » 13 Set 2017 18:18

Victor Silva escreveu:
13 Set 2017 16:06
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Tem isso tbm, para um pão de hamburguer acho que não pode ter tanta casca, ficou próximo de pão italiano mesmo. Agora vc me deu uma puta idéia de fazer esse pão maior e colocar uns recheios dentro.
Modéstia parte acho que faço um hamburguer bem gostoso. Gosto de fazer molhos diferentes e capricho no blend, mas o pão tem sido o calcanhar de aquiles. Não acho em lugar nenhum um pão decente.

Preciso fazer eu próprio, se você puder passar a receitar com todos os macetes, fico agradecido.

Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Victor Silva » 13 Set 2017 18:27

Atenagoras escreveu:
13 Set 2017 18:18
Modéstia parte acho que faço um hamburguer bem gostoso. Gosto de fazer molhos diferentes e capricho no blend, mas o pão tem sido o calcanhar de aquiles. Não acho em lugar nenhum um pão decente.

Preciso fazer eu próprio, se você puder passar a receitar com todos os macetes, fico agradecido.
Eu comecei esses dias a fazer e testar, vc vai adaptando e sempre tem uma falha aqui e a outra ali, mas tem seus macetes.
Essa semana devo fazer e vou fotografar passo a a passo.

1- Sovar bastante para a massa ficar boa.
2- dar o tempo de crescimento que a massa merece, de uma a duas horas.
3- Pre-aquecer o forno para que cozinhe bem.

Mas essa semana vou fazer e coloco todo o passo a passo e com os erros que cometi, para que ngm erre tbm. Nunca tinha feito massa, vou me aventurar em outras massas depois que acertar o pão.

Depois mande os molhos que vc fizer. Por enquanto eu só fiz maionese temperada mesmo.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 13 Set 2017 20:59

Eu se fosse fazer um pão pro meu hambúrguer faria um brioche ou um pão francês no formato do burguer. Questão de gosto, acho.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 13 Set 2017 21:21

Lenilson escreveu:
13 Set 2017 20:59
Eu se fosse fazer um pão pro meu hambúrguer faria um brioche ou um pão francês no formato do burguer. Questão de gosto, acho.
Brioche? :silly:

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 13 Set 2017 21:24

Zé Tempero escreveu:
13 Set 2017 21:21
Brioche? :silly:
Sim. Pq?

A não ser confundi muito os pães é brioche mesmo. :smoke:
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5638
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RFAbdo » 14 Set 2017 07:26

Lenilson escreveu:
13 Set 2017 20:59
Eu se fosse fazer um pão pro meu hambúrguer faria um brioche ou um pão francês no formato do burguer. Questão de gosto, acho.
Fui atrás de umas receitas de brioche e desanimei legal...

Caso vc ache algo prático, avisa aqui...eheh

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 14 Set 2017 09:39

RFAbdo escreveu:
14 Set 2017 07:26
Fui atrás de umas receitas de brioche e desanimei legal...

Caso vc ache algo prático, avisa aqui...eheh
Realmente o brioche é um pão trabalhoso, mas é excepcional no hamburger.

Dos mais simples é o normal, que o Victor vai postar a receita ou o francês mesmo (formato do hamburguer)
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Victor Silva » 20 Set 2017 09:21

Vamos lá Galera.
Como prometi, fiz o pão novamente e alguns erros permaneceram e outros melhoraram. Vou postar a receita que eu tenho, mas agora vou olhar outras diferentes, mudar algumas coisas e tentar chegar no pão perfeito.

Essa receita eu fiz e dividi em 6 pães, mas como é para ser pão de hambúrguer, ficou pequeno. Mas como foi só teste então não muda muito o que valia era a ser macio e bem cozido.

Em um recipiente coloque:

3 xicaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
1 colher de fermento biologico seco
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
180 ml de leite morno ou temperatura ambiente

Misture tudo ou bata por uns 10 minutos na batedeira, como eu não tenho batedeira fiz na colher de pau mesmo e fui misturando tudo até ficar uma massa bem grudenta (foto 1 abaixo). Salpique em uma superficie plana farinha de trigo e sove a massa por pelo menos uns 15 minutos, a massa irá grudar muito nessa superficie e vc não desista da massa, vai salpicando farinha até chegar nesse ponto aqui (foto 2 abaixo).

FOTO 1 Após misturar os ingredientes e coloca-lo em uma superficie salpicada de farinha de trigo

Imagem


FOTO 2 (Massa já pronta no ponto certo)

Imagem

Percebe-se que depois que chega no ponto certo da massa a superficie fica limpa e pq conforme vai chegando no ponto a massa vai se desgrudando da sua mão e tbm da superficie. Essa é a hora que vc sabe que esta bom o ponto, mas ainda fica grudando um pouquinho, mas nada que faça agarrar em nada.

Após isso tudo deixe descansando por no mínimo 1 hora, de preferencia no micro-ondas ou no forno desligado, por conta da temperatura controlada dentro desses ambientes, isso interfere muito no crescimento da massa. Na primeira vez que fui, deixei fora desses ambientes e como estava frio, ela cresceu bem menos. Eu dessa vez, deixei 1h e 25 minutos, cresceu bem, mas não tanto igual eu vi em outras receitas recentemente. Se puder deixar umas 2 horas é melhor. Dica da vóvó do Snickt e do Vovo Lenilson, é um pano úmido em cima do recipiente onde a massa for descansar, esse pano não deixa ressecar a massa criando uma casca indesejada, mas pode ser usado o plástico filme por cima para conservar a umidade da massa.

Após esse tempo de descanso, eu coloco em uma superfície lisa, faço uma tripa e divido em 6 pedaços, mas nessa receita, 6 pedaços deixaram pães pequenos para hambúrguer, então eu sugiro de 4 a 5 pedaços e faço bolas como essa na foto abaixo

Imagem

Após colocar na travessa, separo a clara da gema e coloco a gema em uma xícara e com o pincel, passo a gema na massa e salpico com gergelim, ficando assim:

Imagem

O tempo de cozimento leva de 20 a 30 minutos, dependendo do forno. Na primeira receita que postei com hambúrguer eu deixei 20 e achei que não ficou tão bacana, na segunda deixei 35 minutos de propósito e acho que passou um pouco, mas o sabor ainda estava muito bom e agora nessa terceira, deixei 30 minutos, acho que dava pra deixar menos tempo, mas como meu forno não está 100%, ainda estou calculando o tempo certinho do forno, mas o resultado foi esse e está cada mais chegando no ponto que eu quero.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 20 Set 2017 09:36

Porra, Vitão, não acho que o ponto do pão passou não. Eu achei o ponto perfeito. Se vc assar menos eu acho que pode ficar cru. O que vc poderia fazer é assar duas fornadas separadamente. Uma vc deixa um tempo e a outra mais um pouco, se for o caso. Pra não ter que testar o ponto e ter que fazer uma receita toda vez pra isso.

Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Victor Silva » 20 Set 2017 09:49

Zé Tempero escreveu:
20 Set 2017 09:36
Porra, Vitão, não acho que o ponto do pão passou não. Eu achei o ponto perfeito. Se vc assar menos eu acho que pode ficar cru. O que vc poderia fazer é assar duas fornadas separadamente. Uma vc deixa um tempo e a outra mais um pouco, se for o caso. Pra não ter que testar o ponto e ter que fazer uma receita toda vez pra isso.
Eu acho que passou pq a casca em cima ficou um pouco mais dura que o normal para um pão de hamburguer, na receita original, eles falam em 20 minutos, eu deixei 35...agora 30...e estava pensando em uns 28 munutos agora. Mas essa da fornada dupla pode ser uma boa mesmo. Vou fazer dessa forma na outra receita que eu peguei, que tinha uns detalhes diferentes.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 20 Set 2017 16:47

Victor Silva escreveu:
11 Set 2017 19:36
Fala galera, acompanho muito o tópico entre alguns programas de gastronomia e estou tentando me aventurar a fazer algumas coisas.
Fiz um Hamburguer artesanal, desde o pão até a carne, maionese e cebola caramelizada, sei que não é nada demais pra muitos aqui, mas foi um avanço para mim. O Pão não deu muito certo no crescimento, talvez o local que eu deixei para crescer estava frio e não teve o crescimento esperado, mas o resto ficou muito bom.

Segue a foto do mesmo e quem for se aventurar a fazer o pão, essa é uma dica que não sabia quando fiz: Armazene em algum lugar com temperatura controlada para não ter o mesmo problema que eu tive.

Imagem


Devo fazer o pão hj outra vez e posto aqui somente o pão para vcs verem.
Cara ta bonitão mas a montagem poderia ser melhor. N existe regra para isso mas é melhor derreter o queijo em cima da carne. Depois alface em cima do queijo,tomate , cebola caramelizada. E maionese na minha opinião n se coloca dentro de lanche. Servir a parte é melhor e evita molhar muito o lanche. Faço bastante lanche. O pão eu ja me aventurei e n consegui chegar no nível de padarias tops. Prefiro comprar um brioche q uma padaria faz por encomenda aqui na minha cidade.

O último q fiz foi esse:
Pão de parmesão, rúcula, cebola caramelizada, bacon, queijo prato e blend de patinho , peito e costela.

Imagem

Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Victor Silva » 20 Set 2017 18:07

Calixto escreveu:
20 Set 2017 16:47
Cara ta bonitão mas a montagem poderia ser melhor. N existe regra para isso mas é melhor derreter o queijo em cima da carne. Depois alface em cima do queijo,tomate , cebola caramelizada. E maionese na minha opinião n se coloca dentro de lanche. Servir a parte é melhor e evita molhar muito o lanche. Faço bastante lanche. O pão eu ja me aventurei e n consegui chegar no nível de padarias tops. Prefiro comprar um brioche q uma padaria faz por encomenda aqui na minha cidade.

O último q fiz foi esse:
Pão de parmesão, rúcula, cebola caramelizada, bacon, queijo prato e blend de patinho , peito e costela.

Imagem
Top hein Calixto, mas esse foi o primeiro que eu fiz, primeiro mesmo. Não tive muita pesquisa e planejamento. Conforme fui me aventurando no pão, eu fui pegando os detalhes tbm das receitas e de algumas tecnicas do hamburguer.

Em relação ao queijo, os outros hamburguers que eu fiz no mesmo dia, eu derreti o queijo na carne, mas esse estava com tanta pressa de montar que esqueci de colocar.
Em relação a maionese eu não tenho preferencia onde ela vai, mas estou pensando em substituir essa maionese por um molho diferente e usar a maionese para servir separado.
Mas valeu pelas dicas, esse pão de parmesão e rúcula vou ver se adoto em algum lanche que eu for fazer.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 20 Set 2017 23:57

Victor Silva escreveu:
20 Set 2017 18:07
Top hein Calixto, mas esse foi o primeiro que eu fiz, primeiro mesmo. Não tive muita pesquisa e planejamento. Conforme fui me aventurando no pão, eu fui pegando os detalhes tbm das receitas e de algumas tecnicas do hamburguer.

Em relação ao queijo, os outros hamburguers que eu fiz no mesmo dia, eu derreti o queijo na carne, mas esse estava com tanta pressa de montar que esqueci de colocar.
Em relação a maionese eu não tenho preferencia onde ela vai, mas estou pensando em substituir essa maionese por um molho diferente e usar a maionese para servir separado.
Mas valeu pelas dicas, esse pão de parmesão e rúcula vou ver se adoto em algum lanche que eu for fazer.
Adote tbm tomate confitado e queijo ementhal. Casam demais com rúcula. Caso tenha interesse em aprender Burgers recomendo o site o hambúrguerperfeito , guiadohamburguer e o canal sanduba insano no YouTube.

Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Victor Silva » 21 Set 2017 18:22

Calixto escreveu:
20 Set 2017 23:57
Adote tbm tomate confitado e queijo ementhal. Casam demais com rúcula. Caso tenha interesse em aprender Burgers recomendo o site o hambúrguerperfeito , guiadohamburguer e o canal sanduba insano no YouTube.
O tomate confitado eu pensei seriamente em usar mesmo, não sabia que combinava tanto com a rúcula. O próximo vou tentar usar, valeu pela dica.
Essa semana ando meio enrrolado, mas na próxima devo fazer o hambúrguer novamente. Até lá vou fazer mais um pão com outra receita para chegar no pão que eu quero.
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 22 Set 2017 11:04

Victor Silva escreveu:
21 Set 2017 18:22
O tomate confitado eu pensei seriamente em usar mesmo, não sabia que combinava tanto com a rúcula. O próximo vou tentar usar, valeu pela dica.
Essa semana ando meio enrrolado, mas na próxima devo fazer o hambúrguer novamente. Até lá vou fazer mais um pão com outra receita para chegar no pão que eu quero.
Poste para nós. Eu vou preparar uma hamburgada na brasa em breve e irei postar os passos. Abraço

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: ardigo, Djair Ferreira, Johnny Ramone, Maestro, Tartaruga e 151 visitantes