Vamos lá Galera.
Como prometi, fiz o pão novamente e alguns erros permaneceram e outros melhoraram. Vou postar a receita que eu tenho, mas agora vou olhar outras diferentes, mudar algumas coisas e tentar chegar no pão perfeito.
Essa receita eu fiz e dividi em 6 pães, mas como é para ser pão de hambúrguer, ficou pequeno. Mas como foi só teste então não muda muito o que valia era a ser macio e bem cozido.
Em um recipiente coloque:
3 xicaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
1 colher de fermento biologico seco
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
180 ml de leite morno ou temperatura ambiente
Misture tudo ou bata por uns 10 minutos na batedeira, como eu não tenho batedeira fiz na colher de pau mesmo e fui misturando tudo até ficar uma massa bem grudenta (foto 1 abaixo). Salpique em uma superficie plana farinha de trigo e sove a massa por pelo menos uns 15 minutos, a massa irá grudar muito nessa superficie e vc não desista da massa, vai salpicando farinha até chegar nesse ponto aqui (foto 2 abaixo).
FOTO 1 Após misturar os ingredientes e coloca-lo em uma superficie salpicada de farinha de trigo
FOTO 2 (Massa já pronta no ponto certo)
Percebe-se que depois que chega no ponto certo da massa a superficie fica limpa e pq conforme vai chegando no ponto a massa vai se desgrudando da sua mão e tbm da superficie. Essa é a hora que vc sabe que esta bom o ponto, mas ainda fica grudando um pouquinho, mas nada que faça agarrar em nada.
Após isso tudo deixe descansando por no mínimo 1 hora, de preferencia no micro-ondas ou no forno desligado, por conta da temperatura controlada dentro desses ambientes, isso interfere muito no crescimento da massa. Na primeira vez que fui, deixei fora desses ambientes e como estava frio, ela cresceu bem menos. Eu dessa vez, deixei 1h e 25 minutos, cresceu bem, mas não tanto igual eu vi em outras receitas recentemente. Se puder deixar umas 2 horas é melhor. Dica da vóvó do Snickt e do Vovo Lenilson, é um pano úmido em cima do recipiente onde a massa for descansar, esse pano não deixa ressecar a massa criando uma casca indesejada, mas pode ser usado o plástico filme por cima para conservar a umidade da massa.
Após esse tempo de descanso, eu coloco em uma superfície lisa, faço uma tripa e divido em 6 pedaços, mas nessa receita, 6 pedaços deixaram pães pequenos para hambúrguer, então eu sugiro de 4 a 5 pedaços e faço bolas como essa na foto abaixo
Após colocar na travessa, separo a clara da gema e coloco a gema em uma xícara e com o pincel, passo a gema na massa e salpico com gergelim, ficando assim:
O tempo de cozimento leva de 20 a 30 minutos, dependendo do forno. Na primeira receita que postei com hambúrguer eu deixei 20 e achei que não ficou tão bacana, na segunda deixei 35 minutos de propósito e acho que passou um pouco, mas o sabor ainda estava muito bom e agora nessa terceira, deixei 30 minutos, acho que dava pra deixar menos tempo, mas como meu forno não está 100%, ainda estou calculando o tempo certinho do forno, mas o resultado foi esse e está cada mais chegando no ponto que eu quero.