História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas
- Carioca SP
- Contato:
Re: História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fech
Lawyer sempre deixando a galera esperando seu próximo post!
Apareça mais mestre!
Apareça mais mestre!
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]
"Quem eh o senhor que mora em Manaus?"
Milton Yamada, esse foi aluno direto de Conde Koma, esta bem velhinho, mas segundo alguns amigos, bem lúcido.
O outro já é falecido.
Milton Yamada, esse foi aluno direto de Conde Koma, esta bem velhinho, mas segundo alguns amigos, bem lúcido.
O outro já é falecido.
Elton escreveu:"Quem eh o senhor que mora em Manaus?"
O outro já é falecido.
Não foi esse que o Rorion tava falando mal uma vez?
Torcendo para esse topico render!
Isso foi em 2003 qnd foram treinar na equipe de MMA da GB e nem durou tanto tempo assim.Elton escreveu: mais tarde os maiores nomes da Luta Livre se fundiram com a Barra Gracie do Carlinhos Gracie, nomes como Ximú, Cacareco, Babalú, Alexandre Baixinho e outros passaram muita coisa de Luta Livre por lá, assim como aprenderam muita coisa também...
É uma via de mão dupla.
Octacampeão Brasileiro
Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆
"Isso foi em 2003 qnd foram treinar na equipe de MMA da GB e nem durou tanto tempo assim."
Foram treinar não, foram ensinar Luta Livre, aprenderam muita coisa lá também, e só escrevi isso pra mostrar que a influencia é uma via de mão dupla, o Jiu influencia a Luta Livre e vise versa, isso não acontece agora, acontece a anos, só se apagou um pouco com aquele lance de rivalidade nos anos 80. Pra se ter uma ideia, o Dedé Pederneira começou no Brunocilla levado pelo Marco Ruas...Hélio, Oswaldo e George treinaram Luta Livre por um bom tempo com Dudu, tem até aquela foto do Hélio de maio, o Oswaldo foi juiz de Catch, George dedicou-se anos a Luta Livre, Carlos patrocinou alguns campeonatos de Luta Livre nos anos 30, Rolls levou toda a família para a Luta Livre nos anos 70, Robson Gracie chegou a ser técnico da seleção brasileira, Roberto Leitão treinou na Academia do Carlson um bom tempo...todo mundo teve suas influencias, olhem as classificações de faixa da Luta Livre, de onde vc acha que veio? Chaves de pé, joelho e calcanhar eram raras no BJJ antes desse intercâmbio, dá pra ficar o dia todo fazendo essa cronologia...
Foram treinar não, foram ensinar Luta Livre, aprenderam muita coisa lá também, e só escrevi isso pra mostrar que a influencia é uma via de mão dupla, o Jiu influencia a Luta Livre e vise versa, isso não acontece agora, acontece a anos, só se apagou um pouco com aquele lance de rivalidade nos anos 80. Pra se ter uma ideia, o Dedé Pederneira começou no Brunocilla levado pelo Marco Ruas...Hélio, Oswaldo e George treinaram Luta Livre por um bom tempo com Dudu, tem até aquela foto do Hélio de maio, o Oswaldo foi juiz de Catch, George dedicou-se anos a Luta Livre, Carlos patrocinou alguns campeonatos de Luta Livre nos anos 30, Rolls levou toda a família para a Luta Livre nos anos 70, Robson Gracie chegou a ser técnico da seleção brasileira, Roberto Leitão treinou na Academia do Carlson um bom tempo...todo mundo teve suas influencias, olhem as classificações de faixa da Luta Livre, de onde vc acha que veio? Chaves de pé, joelho e calcanhar eram raras no BJJ antes desse intercâmbio, dá pra ficar o dia todo fazendo essa cronologia...
"Não foi esse que o Rorion tava falando mal uma vez?"
Sei não, conta mais, fiquei curioso agora...esse senhor esta afastado da luta a anos, é bem de idade e reservado. Acho que era até compadre do Maeda...
Sei não, conta mais, fiquei curioso agora...esse senhor esta afastado da luta a anos, é bem de idade e reservado. Acho que era até compadre do Maeda...
Elton escreveu:"Isso foi em 2003 qnd foram treinar na equipe de MMA da GB e nem durou tanto tempo assim."
Ensinar luta livre em pleno 2003 lá na GB? Pelo que foi passado na época o patrocinador iria investir na GB e se esses caras da LL quisessem continuar sendo patrocinados que seguissem juntos, acho que o nome da empresa era Unamar ou algo do tipo, alguém com a memória melhor pode lembrar.
Octacampeão Brasileiro
"Então LLE e BJJ são lutas irmãs em sua formação? Sempre achei que eram rivais."
Não disse isso mano, veja bem, estou mostrando que é uma via de mão dupla, que TODOS se beneficiaram ao longo dos anos em suas modalidades em particular, daqui a pouco tem gente gritando aí...
O que tento mostrar, historicamente, que as duas modalidades são fenômenos culturais sofrendo diversas influencias em determinados períodos da história, que esse lance de "fulano inventou" é furada.
BJJ e Luta Livre se aperfeiçoaram muito ao longo dos anos, cada um com um "pai" diferente, o BJJ vem do Judô e se desenvolve lentamente conforme suas características culturais, regionais e técnicas, a Luta Livre da mesma forma, sendo que essa veio do Catch.
Não disse isso mano, veja bem, estou mostrando que é uma via de mão dupla, que TODOS se beneficiaram ao longo dos anos em suas modalidades em particular, daqui a pouco tem gente gritando aí...
O que tento mostrar, historicamente, que as duas modalidades são fenômenos culturais sofrendo diversas influencias em determinados períodos da história, que esse lance de "fulano inventou" é furada.
BJJ e Luta Livre se aperfeiçoaram muito ao longo dos anos, cada um com um "pai" diferente, o BJJ vem do Judô e se desenvolve lentamente conforme suas características culturais, regionais e técnicas, a Luta Livre da mesma forma, sendo que essa veio do Catch.
Quem centraliza o BJJ é o Hélio, sem ele nada estaria como hoje, ele foi o cara teimoso que peitou todo mundo, inclusive muita gente grande politicamente falando, sem Hélio, sem BJJ hoje, seria tudo Judô Olímpico. Com o tempo ele vira uma liderança forte e todas as regiões começam a seguir uma tendencia natural, que é segui-lo...
Com a criação da Federação de 67, a coisa se nivela, é claro que sempre existiu uma característica própria de cada região, mas é o pontapé pra se nivelar e se tronar o que vemos hoje...
Na Luta Livre foi parecido, mas bem menor em praticantes, a partir dos anos 50 alunos do Tatu começam a se organizar meio que sem querer, a coisa toma forma e no final termina nos Brunocillas chegando nos anos 60, até serem mais conhecidos no duelo de 84.
O pessoal do Leitão é bem mais recente e em menor número, a Luta Livre era muito forte na Ilha do Governador devido aos Brunocillas...
Com a criação da Federação de 67, a coisa se nivela, é claro que sempre existiu uma característica própria de cada região, mas é o pontapé pra se nivelar e se tronar o que vemos hoje...
Na Luta Livre foi parecido, mas bem menor em praticantes, a partir dos anos 50 alunos do Tatu começam a se organizar meio que sem querer, a coisa toma forma e no final termina nos Brunocillas chegando nos anos 60, até serem mais conhecidos no duelo de 84.
O pessoal do Leitão é bem mais recente e em menor número, a Luta Livre era muito forte na Ilha do Governador devido aos Brunocillas...
- Carioca SP
- Contato:
Vamos lá...
O pessoal da LL ter ido pra GB MMA foi juntar a fome com a vontade de comer.
Eram lutadores casca grossa, que estavam sem apoio/patrocínio, e a GB estava montando uma equipe, e precisava de caras experientes no MMA, pois a maioria de seus lutadores era experiente somente no JJ.
Tanto é que alguns acabaram indo de vez para o JJ, tendo no Babalu o maior exemplo disso.
Em relação á irmandade de JJ e LL, nunca ouvi falar disso não.
O Elton citou bem, o JJ veio do Judô, e a LL do Catch.
E os personagens que deram origem á rivalidade com o JJ eram do Brunocilla (Hugo Duarte, Molina, Eugênio e etc).
O pessoal da LL ter ido pra GB MMA foi juntar a fome com a vontade de comer.
Eram lutadores casca grossa, que estavam sem apoio/patrocínio, e a GB estava montando uma equipe, e precisava de caras experientes no MMA, pois a maioria de seus lutadores era experiente somente no JJ.
Tanto é que alguns acabaram indo de vez para o JJ, tendo no Babalu o maior exemplo disso.
Em relação á irmandade de JJ e LL, nunca ouvi falar disso não.
O Elton citou bem, o JJ veio do Judô, e a LL do Catch.
E os personagens que deram origem á rivalidade com o JJ eram do Brunocilla (Hugo Duarte, Molina, Eugênio e etc).
[iViva a Old School!
Arrepiou!LAWYER escreveu:Eu tenho vontade de escrever, mas o tempo está contra mim. Está difícil administrar a minha vida e relatar lembranças e acontecimentos. Muita coisa vai passando...
Falei com Rickson, dia desses. Voltou a treinar muito, quase diariamente. A volta pra LA lhe fez bem. Perguntei por Kron, que vai lutar dia 23. Lembrei que há dois anos, mais ou menos na época das visitas de Lyoto, achei o moleque "fora da curva", de tão bom!
O pai me fala:
- Olhaaaa... Se naquela época você achou ele bom... Ele agora está um "specimen"!
Encontro na rua com um gigante de outrora... O bicho ainda impressiona com o pescoço piramidal sobre os ombros e as orelhas muito fechadas. Treinamos juntos na época em que o nome era vale-tudo. Trocamos porrada em treinos fechados. Ele se lembrou de uma briga no Riocentro, mas eu não me lembro... Me colocou o apelido de "mula" por causa dos chutes naquele dia, mas eu realmente não me lembro e também não importa...
Eu preparei ele prum vale-tudo em São Paulo. Esquentei a perna dele de tanto chute. Ele me cinturou e me jogou do segundo andar. Doeu essa porra...
- Pô, Lawyer, sabe o que mais me chocou?
- Não, o que?
- Tú me deu um tapão no meio do peito, que minha pressão chegou a abaixar, fiquei verde, sem entender o que era aquilo...
- Foi bom, pra tú ficar esperto e abrir um espaço... Você também me bateu bastante!
.......
- Os treinos mudaram né, Lawyer?
- Mudaram, não tem outro jeito...
- E quando um cara igual eu resolver encarar um professor novo desses aí, na frente dos alunos???
- Vai ficar feio pra ele...
- Tenho rodado as academias, ninguém sabe sair do cem kilos, do jeito certo!
- Poucos sabem... esticando o braço, você tira a maioria de cima...
- Ninguém aguenta comigo ainda, Lawyer!
- Acredito... Depois que se aprende do jeito certo a coisa fica entranhada na gente... Era muito tempo de faixa-azul. Parece que só tinha ela... Um querendo arrancar a cabeça do outro...
- Sinto saudades, Lawyer... (ver os olhos de um guerreiro marejar é foda!)
- Eu também! Mas não fique assim porra, tudo muda e a vida é boa... Você podia ensinar alguns caras... Há bons garotos por aí, sempre há!
- Ééé.... eu vou pensar nisso... eu vou pensar nisso...
Quando se mergulha muito fundo em alguma coisa, você se torna o próprio fundo. É possível parar, fazer outras coisas, mudar, casar... mas o fundo permanece o mesmo, imenso, denso, escuro, represado dentro de você. Não há como escapar...
Grande abraço a todos e hoje... claro! Hoje é dia de treino!
Jiu jitsu adotado pela polícia do BRasil em 1915!
Interessante que a história contada na reportagem sobre a popularização do Jiu Jitsu no Japão envolve um desafio exatamente como os Gracie fizeram por aqui.
Agora eu estou pesquisando quem é o mestre que está ensinando.
Notícia publicada no jornal A Notícia em 30 de maio de 1915
Interessante que a história contada na reportagem sobre a popularização do Jiu Jitsu no Japão envolve um desafio exatamente como os Gracie fizeram por aqui.
Agora eu estou pesquisando quem é o mestre que está ensinando.
Notícia publicada no jornal A Notícia em 30 de maio de 1915
Colando para não se perder
EngSantosBJJ escreveu:Pessoal,
Segue link de um documentário sobre BJJ realizado pela Discovery Channel.
Abraços
Desafio original de Conde Koma a qualquer lutador a ganhar dele por 5.000 francos.
Publicado em 2/05/1915 no jornal O Paiz que circulava no Rio de Janeiro no começo do seculo 20.
Publicado em 2/05/1915 no jornal O Paiz que circulava no Rio de Janeiro no começo do seculo 20.