A insônia bateu, então, digo eu, vou falar do meu último ceviche, que fiz de frutos do mar, mas comprados congelados, um pacote como esses de ingredientes pra feijoada...
Ceviche... A regra é peixe fresco. Mas toda regra tem suas exceções. Se, como eu, pobre de mim, você mora no meio do país e num lugar alto e esquisito e longe do litoral não há muita facilidade pra conseguir frutos do mar. Além disso peixes e frutos do mar congelados tem algo a seu favor, bactérias nocivas em peixes e frutos frescos são mortas. Então aqui vai um ceviche de frutos do mar congelados:
1 pacote de ingredientes para paella
6 limões (não tenho muita certeza)
1 cebola roxa média
1 molho de cheiro verde
1 pimenta fresca ou pimenta q vc tenha à mão (eu usei pimenta cumari e exagerei e quase morri por isso)
1 batata doce cortada em fatias grossas e cozida
Sal e pimenta do reino à gosto
Coloque o pacote de frutos do mar pra descongelar. Não tenho ideia de como e qual tempo vc vai usar pra isso. Acho que comprando de noite vai dar certo no almoço e de dia vai dar certo de noite. Whatever.
Fatie a cebola, reserve numa vasilha e esprema o tanto de limão que seja suficiente pra cobrir tudo. Deixe lá até vc acabar de fazer o resto. E quando fo juntar ao resto escorra o limão né.
Fatie a batata doce em fatias grossas e coloque pra refogar em uma panela com água e sal. Deixe cozinhar até que você enfie o garfo nela e ela caia do garfo. Reserve e deixe na própria água.
Corte todos os frutos em tamanho de bocadas. Separe o polvo. Coloque água suficiente para cobrir o polvo pra ferver. Depois de ferver jogue no polvo, escorra e, se puder coloque o polvo em uma vasilha com gelo, se não, foda-se isso.
Corte o coentro (prefiro o molho q vem com coentro e cebola. Na verdade cada lugar do país chama o tal cheiro verde de coentro e cebola ou salsa e cebola... enfim, foda-se isso) e reserve.
Corte a pimenta e reserve.
Tudo certo? Hora de jogar tudo numa vasilha só. Jogue tudo numa vasilha e coloque sal a gosto (prefira menos sal) e pimenta do reino também. Deixe o coentro com cebolinha por último.
Separe um prato bonito. Com as mão limpas (eu espero que vc tenha lavado as mãos desde o início disso) pegue a mistura e coloque cuidadosamente no prato fazendo uma monte. Coloque a batata doce aos lados. Decore à vontade. Deixe bonito.
Caso você more no litoral e tem chance de fazer isso com frutos do mar frescos eu te odeio.
impressões: Mexilhão tem sabor forte e nem todos gostam, eu adoro. Se quiser tirar problema seu. Ah! A questão da batata doce é pra quebrar o azedo do ceviche, mas eu coloquei aqui pras pessoas não ficarem chateadas, mas eu não usei. E também não usei leite de tigre... foda-se isso também.