Horus escreveu: ↑01 Nov 2017 05:40
Quando abri o tópico acho que eu estava pedindo ajuda. Mas não sei se alguém pode realmente me ajudar; seja esse alguém um forista, um psiquiatra ou um espiritualista.
O que pode me ajudar é a minha cruz! A minha sinceridade, o meu destino... Preciso contar tudo o que aconteceu comigo! Acho que só isso poderá me aproximar de Deus.
Amigo, me dei ao trabalho de ler o tópico todo. Confesso que quase parei por volta da página 6, 7 e 8 mas depois disso deslanchou e a leitura ficou bem fácil, eu queria mesmo era ler a próxima página, e a próxima e a próxima e aqui estou eu.
Me identifiquei quando disse que gasta tempo revisando o que posta e relendo os próprios posts, e quando disse que gosta de usar a lógica, assim como quando fala em depressão e hipovolição.
Acredito, e isso é apenas uma opinião, que algumas coisas que relatou podem ter causa biológica (mas logo descarto, considerando que sua psiquiatra aparentemente rejeitou isso). Outras coisas podem ser efeito das drogas, autoindução, alucinação, etc. (não digo que foi isso, digo que entre tantas experiências, uma ou outra poderia ter sido). Algumas coisas podem ser efeito dos livros que leu: já li partes das obras do Alan Kardec no Ensino Médio (cerca de 15 anos atrás) mas nunca li inteiros. Li alguma coisa de gnosticismo e passei os olhos em muitos livros ocultistas nessa época (tenho até hoje em pdf). Castañeda nunca li, mas vou ler. De toda forma essas leituras tem um efeito muito forte em pessoas com personalidade que predisponha a encontrar um sentido para a vida e que não se encaixam na sociedade (como eu). O seriado Dexter me ajudou muito. O conselho de fingir ser um adulto pode te ajudar de igual forma. O livro de Eclesiastes e Jó também. Mas onde eu quero chegar é que algumas coisas em seus relatos pode ter origem espiritual como alguns foristas disseram aqui.
Nesse último caso eu acho que qualquer caminho que percorrer pode te dar uma ajuda subjetiva, mas como citou a Lógica e a verdade absoluta, penso que os conceitos de Deus, espíritos e aliens devem ser analisados a luz das ferramentas que temos segurança para dizer que condizem com a realidade. Diante de tantas religiões e vertentes, sejam manifestações diferentes da mesma coisa ou sejam tentativas diferentes de alcançar um sentido na vida que pode ou não existir (acredito que exista), o que temos de segurança para utilizar é a Lógica, a princípio.
Como tal, usando o Fundacionalismo Epistemológico te convido a pôr a prova suas crenças mesmo que elas funcionem na prática. Por exemplo, o Kardecismo funciona, a Umbanda funciona, qualquer religião de origem africana ou afro-americana também, as religiões e filosofia orientais (se é que podemos usar esse termo). Mas a partir do momento que falamos em Deus, espíritos e Jesus, não basta saber o que funciona, mas sim o que é de fato verdade e o que é aparência de verdade.
Nesse sentido, um colega forista perguntou como definir Deus. E o caminho é esse mesmo. Ao ler a Filosofia Clássica, a Escolástica e a atual apologética cristã e islâmica você pode chegar mais próximo do que realmente é possível entender. Se teu propósito é experimentar, siga outro caminho. Mas se é entender e experimentar, sugiro o Cristianismo, não a vertente Kardecista, com todo respeito a quem é e principalmente ao melhor professor que já tive na vida, que é advogado, segurança pessoal privado, assessor de vereador, kardecista há 15 anos e teólogo kardecista. Foi através dele que vi muita gente ser transformada, ser curada, ele falava de Deus, de Bíblia, de Jesus, pregava as virtudes e a fuga dos vícios, e sempre dizia:
O conhecimento liberta Sempre citava Kardec ou Chico Xavier. A única diferença entre eu e ele é que para ele fazer o bem ajudava a evoluir na reencarnação e progredir para quando fossemos encontrar Deus no Julgamento e para mim fazer o bem era reconhecimento pelo que Jesus, Deus encarnado já fez por nós vivendo uma vida justa em nosso lugar e morrendo também em nosso lugar.
Podem alguns colegas achar que estou pregando ou destratando outras religiões, mas não estou, estou dizendo que a forma de entender Deus, Jesus, e verdade absoluta, ao invés de somente pragmatismo subjetivo é usando as ferramentas da Lógica e da Epistemologia Fundacionalista para cavar a verdade no Universo.
Seja encontrando Deus no Big Bang, na moralidade humana, na ressurreição de Jesus ou na Bíblia, falar sobre Deus e espíritos e Jesus, relacionando-os como se os três fossem verdade só é possível através da revelação que Deus faz de si mesmo na Natureza e na Bíblia. Sem relacionar os três entre si outras possibilidades se abrem.
Por isso, concluo que separar cada caso que te ocorreu é difícil devido estar tudo misturado em tua experiência, drogas, leituras sobre ocultismo, tratamento psiquiátrico, experiências mediúnicas. Nessa impossibilidade te convido a, além de
continuar na psiquiatria, que não te ajuda muito por não estar tão aberta ao transcendental mas te mantém mais ou menos nos trilhos, a
achar uma fonte saudável para os hormônios ficarem em dia, além da musculação, tanto física (
esporte) quanto psicológico (
artes, trabalho, desafios mentais como xadrez), e por fim
achar ajuda espiritual, no caso aconselho estudar apologética cristã, e a ler ambos os livros, a Bíblia e o Alcorão. Na Apologética leia The Blackwell Companion to Natural Theology, tem em pdf para baixar. Caso não leia inglês procure em português as obras de Alvin Plantinga, William Lane Craig, Ravi Zacharias e Norman Geisler. Procure uma igreja séria como a Batista, Presbiteriana das tradicionais ou Igreja do Nazareno e Assembleia de Deus, das pentecostais. Das neo-pentecostais sugiro nenhuma mas tive um chefe aqui que era da Universal (não gosto dela mas ajudou o cara a sair das drogas, da putaria e da violência). Tenho amigos que já pararam de beber e fumar na força de vontade, mas como seu caso envolve experiência espirituais com e sem uso de drogas, sugiro uma igreja mesmo.
Tenho um amigo que usou muita droga e hoje só fuma cigarro e bebe uma cerva de boa. Ele ficava alucinado, quebrava tudo, achava que a mulher o traía, entrava na igreja e queria por ordem no que achava estar errado, até que a polícia teve de usar taser para pará-lo após roubar uma viatura e causar um acidente. Ficou Natal e Ano Novo preso. Dia desses ele perguntou se isso era espiritual porque a psiquiatra disse não ter problema nenhum com ele. Ele realmente acredita que Deus revelava as coisas para ele (como a suposta traição da esposa) entre outros dons, tipo profetizar, conhecer coisas que não sabia, etc. Eu disse a ele que a indução realizada por livros e vivências religiosas em várias religiões e igrejas, mais o uso de drogas ou quando não usava, quando ele ficava nervoso, fazia ele ver, ouvir e achar coisas que só existiam na mente dele. Até achei que ele era esquizofrênico mas ele não é. Ele fala alto e não te deixa falar. Mas eu conheço ele há anos e sou um dos únicos que conseguia conversar com ele quando estava alucinado, então conquistei o direito de falar o que penso. E ele aceitou minha opinião como possibilidade razoável. Hoje se controla totalmente, mas não pode entrar numa igreja que fica loucão de nervoso por causa das coisas erradas que vê. Depois se acalma e reflete que agiu de maneira imatura. Particularmente acho que é a criação dele, mais sequela de drogas (sequelas psicológicas e não biológicas) e que apenas o tempo, mais ajuda paciente em reconstruir estruturas de pensamento e ação e a vontade dele podem mudar isso aos poucos, e está ocorrendo. Tem assunto que ele é cabeça-dura, mas gosto de como ele reflete e dias depois muda de atitude. Seu caso me lembra o dele em muitos aspectos.
Então, por mais que demore, se teu propósito é a verdade usando a lógica, resumindo meu conselho, seria:
1. continuar a psiquiatria, e usar os remédio de verdade
2. fazer esporte e uma atividade mental como arte, xadrez, pôquer juntamente com laborterapia
3. ajuda espiritual na apologética cristã e numa igreja séria que trabalhe com libertação e cura interior
Se quiser achar a sua verdade, subjetiva mas que funciona, substitua o item 3 por:
3. ajuda espiritual no kardecismo, na umbanda, no islamismo ou nalguma seita cristã como mórmons ou testemunhas de jeová
Espero ter ajudado.