História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Marcial
Contato:

Re: História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fech

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2014 13:28

Elton escreveu:Quem centraliza o BJJ é o Hélio, sem ele nada estaria como hoje, ele foi o cara teimoso que peitou todo mundo, inclusive muita gente grande politicamente falando, sem Hélio, sem BJJ hoje, seria tudo Judô Olímpico. Com o tempo ele vira uma liderança forte e todas as regiões começam a seguir uma tendencia natural, que é segui-lo...
Com a criação da Federação de 67, a coisa se nivela, é claro que sempre existiu uma característica própria de cada região, mas é o pontapé pra se nivelar e se tronar o que vemos hoje...
Elton, não foi Carlos que teve as primeiras desavenças da família Gracie com a federação de pugilismo, por não aceitar a vitória por encostamento de espáduas?
Quando provaram que até no Japão valia a regra, não foi Carlos, como líder da família à época, que ao recusá-la praticamente definiu o conceito e o rumo do BJJ?
Obviamente, Hélio foi o grande desenvolvedor técnico, como campeão e mestre. Mas acho que o papel de Carlos foi decisivo para a separação BJJ x Judô olímpico.

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 15 Dez 2014 13:29

Hall escreveu:Desafio original de Conde Koma a qualquer lutador a ganhar dele por 5.000 francos.

Publicado em 2/05/1915 no jornal O Paiz que circulava no Rio de Janeiro no começo do seculo 20.

Imagem
Taí, isso não começou com os Gracies...
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 15 Dez 2014 13:37

Estava pesquisando baseado em uma matéria do BJJHeroes e olha que interessante.

A história de que Conde Koma ensinava golpes proibidos NÃO veio dos Gracies, mas sim do próprio Maeda.

Olhem aqui a reportagem do primeiro campeonato de Jiu Jitsu do Brasil começado em 02/05/1915, onde se destaca que Maeda demonstrava golpes proibidos.

Acredito que essa info só pode ter vindo do mesmo.

Publicado no Jornal O Paiz em 02/05/1915

Imagem
Imagem

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 15 Dez 2014 16:35

Carioca SBC escreveu:
Taí, isso não começou com os Gracies...
É uma tradição do Kodokan, que usou e abusou dos desafios, pra sedimentar o Judo. Depois veio a hipocrisia da crítica a eles.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Judo Pitbull
Contato:

Mensagem por Judo Pitbull » 15 Dez 2014 22:36

ska4fun escreveu:
É uma tradição do Kodokan, que usou e abusou dos desafios, pra sedimentar o Judo. Depois veio a hipocrisia da crítica a eles.
Boas Ska!

Podes falar um pouco mais acerco disso sff?

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 15 Dez 2014 23:25

A Kodokan se firmou através de desafios a outras escolas, estilos. Espalhou o judô pelo mundo na base do que hj se chama de desafio Gracie. Depois começou a fazer biquinho contra quem aceitava desafios. Casos clássicos como o de Tokugoro Ito, Maeda, Toku Sanpo, dentre outros.
Imagem
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

eduardom
Contato:

Mensagem por eduardom » 16 Dez 2014 00:25

Nao sei se ja foi postado aqui, mas e' uma leitura bem legal sobre o Kimura.

http://www.bjjee.com/articles/my-judo-b ... ds-part-1/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.bjjee.com/articles/my-judo-b ... ds-part-2/" onclick="window.open(this.href);return false;

Se alguem traduzir e colocar no site e' um material bem interessante.

Guardeiro_123
Contato:

Mensagem por Guardeiro_123 » 16 Dez 2014 00:52

eduardom escreveu:Nao sei se ja foi postado aqui, mas e' uma leitura bem legal sobre o Kimura.

http://www.bjjee.com/articles/my-judo-b ... ds-part-1/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.bjjee.com/articles/my-judo-b ... ds-part-2/" onclick="window.open(this.href);return false;

Se alguem traduzir e colocar no site e' um material bem interessante.
Cara, se toparem esperar até meados de janeiro, posso traduzir um deles sem problema, só preciso que alguém faça uma revisão para corrigir os termos técnicos do judô, e o português, obviamente.

Mas tem que ser próximo ao fim de janeiro..

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 16 Dez 2014 09:59

Hall escreveu:Desafio original de Conde Koma a qualquer lutador a ganhar dele por 5.000 francos.

Publicado em 2/05/1915 no jornal O Paiz que circulava no Rio de Janeiro no começo do seculo 20.

Imagem
Saindo um pouco do tema desafio, essa manchete me chamou atenção na grafia usada, isso parece um "elo perdido" entre o Ju-Jutsu e o Jiu-Jitsu, afinal, escreveram Ju-Jitsu. Alguém sabe me dizer se a adaptação pro português foi puramente fonética?

Minha mãe não consegue pronunciar nada além de JUI-Jitsu, isso me dói os ouvidos, esses dias perguntaram na escola "É aqui que dão aula de Jiu-Jipsu?"
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 16 Dez 2014 11:50

Foi muito entre aspas essa frase, justamente porque sei que tanto faz a maneira de falar.
Mas enfim, alguem sabe se foi apenas abrasileirado ou realmente alguém tentou de alguma forma mudar o nome?
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 16 Dez 2014 16:46

"Elton, não foi Carlos que teve as primeiras desavenças da família Gracie com a federação de pugilismo, por não aceitar a vitória por encostamento de espáduas?"

Não, isso é coisa do livro da Reila...

"Quando provaram que até no Japão valia a regra, não foi Carlos, como líder da família à época, que ao recusá-la praticamente definiu o conceito e o rumo do BJJ?"

Novamente, coisa do livro da Reila, mano, no Japão as regras variaram por anos, o Brasil era o último lugar a chegar alguma coisa, você acha que alguém teria livro de regras do Kodokan em 1930 no Brasil? Regras esportivas só foram começar a ser implantadas depois de 1950, com o fim da Guerra e a dominação dos aliados, com a abertura do "novo Kodokan", as regras esportivas começaram a ter maior foco, antes ninguém ligava pra isso não. As regras que a Reila descreve vem da Luta Romana, não do Kodokan...na época de Maeda o chão era muito bem trabalhado, as lutas chegavam a começar ajoelhados no chão...a Reila viajou nessa parte, assim como em muitas outras, coisas que ela desconhece e fez uma pesquisa pobre...

Obviamente, Hélio foi o grande desenvolvedor técnico, como campeão e mestre. Mas acho que o papel de Carlos foi decisivo para a separação BJJ x Judô olímpico."

De onde tirou isso? Mano, o Hélio foi o cara que colocou a cara a tapa, que reunificou o BJJ quando a coisa andava muito mal das pernas, mas o maior contribuidor técnico foi o Rolls, fora uma galera que se eu tocar no nome já vai sair briga aqui, depois dos anos 50 o Gracie JJ ficou muito isolado e tecnicamente adormecido, Hélio não aceitava intercambio de maneira alguma, por isso aquele lance do triângulo, onde o Rolls aprende em um livro de Judô japonês, as raspagens na época do Hélio eram bem básicas, os estrangulamentos também, giros, escaladas, muita gente ajudou no desenvolvimento técnico do BJJ, depois da Federação de 67 então...aí a coisa vai se moldando e vira uma esponja, sai absorvendo tudo que é eficiente em combate. Judô Olímpico, Luta Olímpica, Sambo...

Agora antes que me entendam mal novamente, ter uma técnica básica, não quer dizer que não seja eficiente, só com o aroz com feijão se faz muita coisa, mas nada se criou como mágica não, muita gente ajudou nesse lance aí...

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 16 Dez 2014 17:34

"Jiu jitsu adotado pela polícia do BRasil em 1915!"

Mano, é bom ir com calma nesse lance de 'Jiu-jitsu" adotado, na maioria das vezes os caras recebiam um curso de auto defesa, se resumia a isso, a implantação vem com desenvolvimento entre professor e aluno, que mais tarde se tornaria um instrutor, e é assim que a coisa vai prosperando na maioria dos Estados do Brasil...pra se ter uma ideia, em 1888 já havia um japonês dando aulas para a Guarda Imperial do RJ.
Isso não prosperou justamente por não se ter uma escola, um Dojo, um local de aprendizagem e treinamento constante...

"Interessante que a história contada na reportagem sobre a popularização do Jiu Jitsu no Japão envolve um desafio exatamente como os Gracie fizeram por aqui."

Desafios no Japão eram algo absolutamente normal, o Kodokan era desafiado quase que diariamente, e isso se deu por muitos anos, de´cadas.
No início Kano até incentivava esses desafios, a coisa foi se perdendo depois dos anos 20, com o Japão de olho nas Olimpíadas, os desafios foram desencorajados, mas continuaram a existir, nos EUA uma galera do Kodokan lutava contra todo os tipos de lutadores, o próprio Maeda em 1905 estava em destaque em jornais com a frase "Método Judô desafia qualquer lutador de qualquer modalidade"...em muitos textos de Kano, ele fala sobre o MMA das artes marciais, que os judocas deveriam se enfrentar a nível de pesquisa, isso era algo absolutamente normal para Kano, esse espirito puritano do Kodokan de não aceitar desafios vem depois da Segunda Guerra, quando os aliados reabrem o "novo Kodokan"...

"Agora eu estou pesquisando quem é o mestre que está ensinando."

Em 1915 provavelmente não irá encontrar muita coisa no RJ, Maeda chegou a dar um curso no Rio em 1914.
Em 1908 a Marinha do Brasil contrata um japonês chamado Sada Miako para dar aulas, ele fica quase um ano, mas as aulas são vistas como um fiasco diante de algumas derrotas do japonês para os brasileiros, a mais famosa foi contra o capoeirista Macaco Velho em 1909, depois disso o japonês coloca a viola na sacola e volta pro Japão...

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 16 Dez 2014 18:18

1915-Maeda e Satake desenvolvem um grande trabalho de ensino do Judô no Amazonas, de lá saem alunos como Jacinto Ferro que ficaria até , Donato Pires, Carlos, Oswaldo, Gastão Gracie e muitos outros.

1925-Geo Omori, aluno direto de Hajime Isogai, que era aluno direto de Jigoro Kano, abre uma academia no RJ, eu tenho quase certeza que é nessa Academia que Carlos e seus irmãos começam a treinar em 1925. Ainda não posso provar, mas estou bem perto, depois Geo Omori fecha essa Academia e vai para São Paulo, Donato Pires leva Carlos para Minas Gerais, Carlos assume o treinamento da Guarda Mineira por algum tempo, fica desempregado e vai para São Paulo direto a procura de Geo Omori.
Lá eles treinam juntos, o George aprende seus primeiros passos lá...
Geo Omori deu aulas pra muita gente lá, tinha uma Academia onde ensinava a luta, era muito famoso.

1930-Donato Pires abre a Academia de Jiu-jitsu no RJ, Carlos e George são seus instrutores.
1932-A Academia só passa a ser definitivamente do Carlos após essa data, ele e o Donato já não se entendem e acabam brigando, Donato vai embora e Carlos assume a direção da Academia juntamente com George.
É aqui que os Gracie passam a ser importantes como escola, começam a ensinar e formar alunos, George começa a ensinar Hélio a lutar, Oswaldo se interessa na divulgação da luta, vai ensinar em Teresópolis e depois em Minas, onde acaba por fixar residência.
Carlos começa a agitar o circuito de lutas no RJ, muitos lutadores aparecem vindo de SP, Geo Omori é um deles.
Com a chegada de Geo Omori no RJ, muitos cursos são abertos para o ensino da arte, o japonês se torna um,a celebridade.

1935 é a vez de Takeo Yano, foi enviado por Maeda para dar aulas na Marinha do RJ, também abre cursos de "Jiu-jitsu" no RJ em vários Clubes.
Em seguida os Irmãos Ono, que já davam aulas em SP.

Jacinto Ferro dá aulas de 'Jiu-jitsu" até 1929, quando vem a falecer...

me 1934 já havia outro aluno de Conde Koma dando aulas d e"Jiu-jitsu" em Minas Gerais chamado Loanzi, deus aulas pra muita gente, Oswaldo, George...ensinou muita gente por lá...levou George e Yano para lutar e ministrar aulas em Minas.
Depois foi para o Rio Grande do Sul, onde montou a Federação Gaúcha de Judô, também levou Yano e Geroge para dar aulas por lá...morreu ensinando Judô em idade bem avançada.

George e Yano foram verdadeiros desbravadores na arte de ensinar, rodaram praticamente todo o Brasil ensinando a arte da luta, tem muita cria dos dois espalhados pelo país, Yano montou uma Federação de "Jiu-jitsu" em Minas Gerais...estou levantando muita coisa desses caras.

Como podem ver, existiu muita gente, mas muita gente na divulgação do "Jiu-jitsu" pelo Brasil, só que quem unifica tudo é o Hélio a partir de 1952, com o racha com o Judô, Hélio treinou com judocas japoneses, participou de competições de Judô da colônia de São Paulo e chegou a se apresentar como "professor de Judô", mas em 52 segue um caminho diferente, que deu origem a uma segunda linha de Judô no Brasil que se torna o BJJ.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 16 Dez 2014 22:00

Show Elton!
Imagem
Dutch (2014).

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 17 Dez 2014 08:06

Legal pra caralho !!!

Trampo fenomenal do Elton, e do resto da galera questionando os pontos. To acompanhando apenas como admirador aqui !
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Responder