Biblia Sagrada (software para leitura)

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
thiagobjj
Contato:

Re: Biblia Sagrada (software para leitura)

Mensagem por thiagobjj » 16 Nov 2017 09:47

VagabondMusashi escreveu:
16 Nov 2017 07:00
Eu não sabia que o fórum tinha tantos estudiosos da Bíblia.
Não me considero nem religioso e nem cristão, mas gosto de ler a bíblia. Assim como outros livros de cunho religioso/espiritual.

A bíblia é um livro muito bonito, cheio de mensagens que nos fazem refletir. Não é porque existem religiosos safados que a biblia seja um problema. A biblia é a biblia, ela não é papa, o valdomiro, o rr soares e etc.

Já li também o livro dos espirítos do kardec e gostaria de estudar um pouco da filosofia budista, mas são tantas e tantas vertentes do budismo, que sequer sei como começar rs.

abrs.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 16 Nov 2017 10:37

16 Nov 2017 10:16
O novo testamento é um livro muito bonito sim, e a bússola moral do que há de melhor na sociedade ociddental. O velho testamento é lixo arcaico e não tem lugar na nossa sociedade.
Opinião é opinião :giveup: :giveup:

No mais, seria legal não levarmos esse topico pra assuntos polêmicos, é apenas um florista pedindo indicação de aplicativo.

Abrs.
Imagem

The Trooper
Contato:

Mensagem por The Trooper » 16 Nov 2017 10:40

Celão escreveu:
16 Nov 2017 07:17
Embora eu tenha em App, só consigo estudar nas tradicionais. Ultimamente, tenho lido mais a versão NVI. Só não consigo guardar versículos , pois tudo que eu tenho na cabeça é da Almeida.

Em termos de Bíblia para estudo, tenho a Shedd e a Apologética.

PS: Galera do toddy sempre fazendo suas gracinhas =)) =)) =)) =)) =))
Eu "estudava" por aqui:

http://skepticsannotatedbible.com/

Não pegue ar, mestre Celão :lol:

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Nov 2017 10:48

The Trooper escreveu:
16 Nov 2017 10:40
Eu "estudava" por aqui:

http://skepticsannotatedbible.com/

Não pegue ar, mestre Celão :lol:
Hahahaha pego não, pô!!

Na minha opinião, refutar literalidade do que não é literal é proporcional a crer na literalidade do que não é literal! A hermenêutica tá aí não só para crentes, mas também para descrentes! :D
Valeu, mestre!

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Nov 2017 10:58

thiagobjj escreveu:
16 Nov 2017 09:47
Não me considero nem religioso e nem cristão, mas gosto de ler a bíblia. Assim como outros livros de cunho religioso/espiritual.

A bíblia é um livro muito bonito, cheio de mensagens que nos fazem refletir. Não é porque existem religiosos safados que a biblia seja um problema. A biblia é a biblia, ela não é papa, o valdomiro, o rr soares e etc.

Já li também o livro dos espirítos do kardec e gostaria de estudar um pouco da filosofia budista, mas são tantas e tantas vertentes do budismo, que sequer sei como começar rs.

abrs.
O estudo dos livros que compõem a Bíblia é de grande proveito pra qualquer um, inclusive pra quem não tá nem aí pra religião. É possível estudar todo o contexto social, cultural, religioso... das primeiras civilizações (da Mesopotâmia inclusive).

Há, também, diversas correlações com outras culturas mapeadas, o que mostra que boa parte os fatos tido como históricos são reais. São fatos, cidades, nomes de personagens... tudo registrado em documentos de outras civilizações, como a Estela de Merneptá, o Cilindro de Ciro, o Obelisco Negro... e por aí vai!

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 16 Nov 2017 11:08

Celão escreveu:
16 Nov 2017 10:58
O estudo dos livros que compõem a Bíblia é de grande proveito pra qualquer um, inclusive pra quem não tá nem aí pra religião. É possível estudar todo o contexto social, cultural, religioso... das primeiras civilizações (da Mesopotâmia inclusive).

Há, também, diversas correlações com outras culturas mapeadas, o que mostra que boa parte os fatos tido como históricos são reais. São fatos, cidades, nomes de personagens... tudo registrado em documentos de outras civilizações, como a Estela de Merneptá, o Cilindro de Ciro, o Obelisco Negro... e por aí vai!
Gosto mto das historias de moises e abraao. Abrs.
Imagem

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 16 Nov 2017 11:40

Soothsayer escreveu:
15 Nov 2017 23:16
A voz dele é top demais, uma das melhores do mundo. Se o pusessem dublando Deus em adaptações do livro de Ezequiel, por exemplo, seria fantástico.

Minha mãe também, com uma imagem tipo holografia do João Paulo II na capa.
Não discordo em relação da voz dele ser bonita. Mas me dá sono ouvi-lo. Não sei se é por causa do ritmo/velocidade e interpretação. Mas a voz dele sempre me remete aquelas narrativas que ele fazia do Mr. M. Gosto da voz do finado Abujamra aqui do Brasil em narrativas. De algumas passagens bíblicas, eu gostei de ouvir o Nick Cave e Tom Waits.

Eu prefiro até ler - no caso da Bíblia - porque a minha velocidade de leitura e compreensão é muito boa. E como é para estudos, fica complicado seguir por audio. Seria um pecado acelerar a voz do Cidão da massa. Então prefiro a leitura, ainda.

Soothsayer
Contato:

Mensagem por Soothsayer » 16 Nov 2017 12:45

16 Nov 2017 12:24
Perdão, colega, não vou polemizar, mas não creio que se trate de opinião. (...)
Vagabond marotamente querendo levar o tópico pra AP. Contenha o comichão, jovem!
thiagobjj escreveu:
16 Nov 2017 11:08
Gosto mto das historias de moises e abraao. Abrs.
Imagem
:2handed: :2handed: :2handed:
Modern Samurai escreveu:
16 Nov 2017 11:40
Não discordo em relação da voz dele ser bonita. Mas me dá sono ouvi-lo.
Creio que o propósito ali seja a meditação, não o estudo propriamente falando. A narração tem um viés contemplativo.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Nov 2017 12:57

Vai ter sempre gente querendo estragar os tópicos, não dá pra fugir disso.

Pô, galera, vamos pelo menos contextualizar as passagens, não pinçá-las sem critério. Os "escravos" citados na primeira passagem, só pra pegar um exemplo, não têm relação nenhuma com o que sabemos sobre escravidão. Uma tradução mais correta seriam servos. Eram trabalhadores que recebiam seu salário e podiam, inclusive, serem herdeiros de seus senhores. Isso fica claro na passagem em que Abraão, ainda sem filhos, assume que seu herdeiro seria o damasceno Eliezer, seu melhor servo.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 16 Nov 2017 13:43

16 Nov 2017 12:24
Perdão, colega, não vou polemizar, mas não creio que se trate de opinião. Alguns versos bíblicos do velho testamento, de lei judaica arcaica AINDA são usados como referência moral por alguns religiosos, quando estes versos não encontram lugar algum na sociedade contemporânea. São um perigo.

(...)

Daria pra passar o dia todo aqui. Mas não vou. Fui cristão por muito tempo. Ainda me sinto inspirado pela história e figura do Cristo. Mas o que eu falei é verdade: o velho testamento não passa de uma mescla de mitos, estórias, história, e lei judaica absolutamente asquerosa. O novo testamento é a obra prima moral da humanidade.
Não é o foco do tópico amigo. É que é realmente muito chato ficar caçando pelo em ovo em tudo quanto é tópico, não apenas de religião.

Não estou dizendo que é o seu caso ficar caçando assunto, mas qq tópico aqui hoje em dia vira um grande pé no saco.

A bíblia é um livro, e as pessoas podem usar as histórias lá contidas para inspirar-se ou pra fazer merda. Mas o foco aqui é o livro.

Sou praticante do deboísmo, tem muitos tópicos que eu sequer entro saca? Tipo, não gosto de futebol, então não vou lá num tópico de futebol falar q é coisa de otário ficar assistindo marmanjo rico correndo atrás de bola.
Já fui cristão como vc também foi, mas nunca fui atrás de um ateu pra falar que ele vai queimar no inferno ou coisa assim.

Não pegue ar ou ache que é algum tipo de implicância, mas este é um dos melhores fóruns q eu já participei, mas ultimamente até se voce postar a foto de alguma mulher gostosa, vira treta e polemica. Abrs
Imagem

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Nov 2017 14:32

16 Nov 2017 13:38
Eu adoraria que você desse contexto para o resto. Obrigado pela explicação.

Ninguém brigando até agora!
Essa é uma discussão longa da qual participo desde o tópico do Ateísmo, criado no PVT em 2005. São temas debatidos à exaustão e não pretendo entrar nesse ciclo novamente. Primeiro porque nunca vi ninguém mudar de ideia por causa desses argumentos. Na verdade, quem costuma trazer esses 'ataques' não está aberto a nada, está apenas colocando as suas verdades. Contudo, se alguém quiser saber minha opinião sincera sobre o assunto, que fale comigo por mp. Não tenho intenção nenhuma de voltar a esses debates de internet.

De qualquer forma, pra não ficar no zero, há dois pontos importantes que o pessoal que usa esses ataques ignora:

1. O fato de haver, conforme a própria Bíblia, um juízo contra aqueles que se opõem aos desígnios de Deus. Ora, que coerência há em questionar o rigor do juízo aplicado por Deus no passado enquanto se negligencia a possibilidade de um juízo futuro?

2. A antropomorfização de Deus. Esperar que Deus aja como nós agimos é o primeiro erro de todos!

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Nov 2017 14:54

:giveup: :giveup: :giveup:
Vc tá certo!

Thiago RS
Contato:

Mensagem por Thiago RS » 16 Nov 2017 20:31

16 Nov 2017 10:16
O velho testamento é lixo arcaico e não tem lugar na nossa sociedade.
Essa frase aí mostra duas coisas:
1 - Que vc não tem a menor ideia de que tipo de sociedade existia naquela época (os povos que existiam ao redor do povo de Israel eram infinitamente mais cruéis e sanguinários do que Israel e sua Lei Civil/Cerimonial - tipo, se o povo de Israel sacrificava pássaros e bodes nos rituais de purificação, é porque os povos ao redor usavam homens e bebês nesses sacrifícios, e esse é só um de inúmeros exemplos);
2 - De fato, não tem lugar em nossa sociedade, pq Israel nunca almejou sair além dos limites territoriais da Terra Prometida. A Lei Civil deles só tinha lugar no território deles, não em outros.
Por fim, o Velho Testamento, em resumo, está em unidade com o NT, pois ambos tratam do mesmo personagem - Jesus, o Cristo (Messias), que seria apontado a partir da relação pactual entre Deus e o seu povo, em um território, antes restrito a uma etnia, posteriormente estendido a todos os povos em todo o mundo.
thiagobjj escreveu:
16 Nov 2017 09:47
A bíblia é um livro muito bonito, cheio de mensagens que nos fazem refletir.
Pegando essa frase como gancho.
Acho que foi CS Lewis quem disse isso, salvo engano no "Cristianismo Puro e Simples" (Mere Christianity): se você acredita que a Bíblia é um livro com mensagens bonitas e só, isso significa dizer que Cristo é um charlatão - pois Cristo fez afirmações fortes sobre si mesmo, como que Ele é Deus, que ele é o Filho de Deus, que é um com o Seu Pai etc.; Se ele estiver mentindo sobre estas afirmações, o que garante que o restante da mensagem dele é verídica, ou digna de ser seguida (a ponto de homens ao longo de séculos terem defendido com a própria vida tais verdades)?

Thiago RS
Contato:

Mensagem por Thiago RS » 16 Nov 2017 20:38

16 Nov 2017 07:00
Eu não sabia que o fórum tinha tantos estudiosos da Bíblia.
Eu gostaria de ver um "Cristianismo - Vamos discutir sensatamente" por aqui, seria interessante. Podia ser na Assuntos Polêmicos mesmo.

Responder