Biblia Sagrada (software para leitura)

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
thiagobjj
Contato:

Re: Biblia Sagrada (software para leitura)

Mensagem por thiagobjj » 17 Nov 2017 07:49

Thiago RS escreveu:
16 Nov 2017 20:31

Pegando essa frase como gancho.
Acho que foi CS Lewis quem disse isso, salvo engano no "Cristianismo Puro e Simples" (Mere Christianity): se você acredita que a Bíblia é um livro com mensagens bonitas e só, isso significa dizer que Cristo é um charlatão - pois Cristo fez afirmações fortes sobre si mesmo, como que Ele é Deus, que ele é o Filho de Deus, que é um com o Seu Pai etc.; Se ele estiver mentindo sobre estas afirmações, o que garante que o restante da mensagem dele é verídica, ou digna de ser seguida (a ponto de homens ao longo de séculos terem defendido com a própria vida tais verdades)?

Como disse, nao sou cristão. Mas não creio que q isso me impeça de pegar boas referências. Ter a idéia de jesus como um exemplo de fé e bondade (ser crucificado em favor de outros pecadores por exemplo).

Algo parecido com aqueles contos que no fim da história tem a "moral da historia". Tipo pedrinho e o lobo. Não precisa o pedrinho e o lobo ter ocorrido para se ter em mente que é ruim mentir, pois qdo falar a verdade podem não acreditar em você.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 17 Nov 2017 07:51

VagabondMusashi escreveu:
16 Nov 2017 20:41
Começa que eu to dentro

Mas foda... o fórum tomou um baque pesado agora há pouco
o q eu perdi? ahaha
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 17 Nov 2017 18:04

Thiago RS escreveu:
16 Nov 2017 20:38
Eu gostaria de ver um "Cristianismo - Vamos discutir sensatamente" por aqui, seria interessante. Podia ser na Assuntos Polêmicos mesmo.
Se vocês abrirem um tópico assim me avisem, eu estou começando a ler uma série de livros sobre a história das religiões e gostaria de aprender mais profundamente sobre Cristianismo.

alest
Contato:

Mensagem por alest » 17 Nov 2017 19:05

Eu acho interessante um tópico sobre isso mesmo, o problema que muitos vao achar uma oportunidade para mostrar falhas na crença do outro e isso vai gerar vários vortex.

Mas, vale a tentativa.

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Chaves Antifa » 17 Nov 2017 19:25

Galera pra quem gosta de estudar a Bíblia de um ponto de vista histórico recomendo que procurem material no YouTube do arqueólogo Rodrigo Silva. Ele explica muitas coisas que a primeira vista parece um absurdo nos dias de hoje como porque Deus mandou matar? O cara manja demais de língua hebraica e tudo que ele fala é a luz da arqueologia. Ele é adventista, apresentava um programa chamado Evidências em um canal que não me recordo agora, recomendo não apenas pra cristãos mas para ateus também, impossível não curtir esse cara.

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Chaves Antifa » 17 Nov 2017 19:28

alest escreveu:
17 Nov 2017 19:05
Eu acho interessante um tópico sobre isso mesmo, o problema que muitos vao achar uma oportunidade para mostrar falhas na crença do outro e isso vai gerar vários vortex.

Mas, vale a tentativa.
Pois é, pior que um crente fanático é um ateu fanático.

Soothsayer
Contato:

Mensagem por Soothsayer » 17 Nov 2017 20:32

Chaves 67 escreveu:
17 Nov 2017 19:25
Galera pra quem gosta de estudar a Bíblia de um ponto de vista histórico recomendo que procurem material no YouTube do arqueólogo Rodrigo Silva. Ele explica muitas coisas que a primeira vista parece um absurdo nos dias de hoje como porque Deus mandou matar? O cara manja demais de língua hebraica e tudo que ele fala é a luz da arqueologia. Ele é adventista, apresentava um programa chamado Evidências em um canal que não me recordo agora, recomendo não apenas pra cristãos mas para ateus também, impossível não curtir esse cara.
Rodrigo é top, se não me engano tem dois doutorados.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7

Tenente Murphy
Contato:

Mensagem por Tenente Murphy » 17 Nov 2017 22:52

Chaves 67 escreveu:
17 Nov 2017 19:25
Conheci quando ele foi no Programa do Jô. Muito bom mesmo. Entende muito da área e tem uma didática legal.
Soothsayer escreveu:
17 Nov 2017 20:32
Rodrigo é top, se não me engano tem dois doutorados.
Verifiquei agora:

Graduado em Teologia, pós-graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (1996). Especialização em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1998). Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção - atualmente vindulada à PUC SP (2001). Estudos pós doutorais com concentração em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). Doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo. É professor de Teologia e Arqueologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho, SP (UNASP-ec), curador do Museu Paulo Bork de Arqueologia do Oriente Médio.

Tenente Murphy
Contato:

Mensagem por Tenente Murphy » 18 Nov 2017 00:38

Modern Samurai escreveu:
15 Nov 2017 18:55
Valeu, amigo!

A minha idéia é comprar algumas, mas gostaria de analisa-las primeiramente antes de comprar. Eu tenho a Bíblia de Genebra e de Jerusalém em pdf. É para estudos, mesmo. Meu pai tem muitas, mas ele é testemunha de Jeová, então não queria chegar pegar alguma dele, porque sei que viriam outras perguntas após isso. É para estudo, mesmo, obrigado. Vou ter que dar uma estudada panorâmica primeiro para depois me aprofundar mais. Encontrei uma chamada "BIBLIA THOMPSON TEMAS EM CADEIA", pareceu-me bacana, também.

Agradeço novamente a ajuda a todos no tópico, abraço geral!
Software uso da King James em Português para celular. Leio mais impressas e em pdf. Consegui baixar praticamente todas as versões em pdf.

Recomendo além das duas que você já tem, a Thompson (mais utilizada em seminários e cursos teológicos), a Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal e a Tradução Brasileira, raríssima, mas muito boa. Tem também para fins de comparação a controversa NVI, a mais controversa ainda Bíblia Freestyle e a Bíblia na Linguagem de Hoje, todas com traduções atuais, em linguagem coloquial e uma delas até usando gírias.

Sobre outras traduções e Bíblias de estudo com temas específicos tem várias em pdf ou, se preferir comprar impressas, também. Mas o preço é sempre salgado.

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 18 Nov 2017 10:39

Pessoal, minha avó queria comprar uma bíblia em espanhol, mas eu não acho em lugar nenhum pra dar de presente pra anciã. Alguém tem uma que queira vender ou sabe quem tem? Abraços
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 18 Nov 2017 11:00

Tenente Murphy escreveu:
18 Nov 2017 00:38
Software uso da King James em Português para celular. Leio mais impressas e em pdf. Consegui baixar praticamente todas as versões em pdf.

Recomendo além das duas que você já tem, a Thompson (mais utilizada em seminários e cursos teológicos), a Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal e a Tradução Brasileira, raríssima, mas muito boa. Tem também para fins de comparação a controversa NVI, a mais controversa ainda Bíblia Freestyle e a Bíblia na Linguagem de Hoje, todas com traduções atuais, em linguagem coloquial e uma delas até usando gírias.

Sobre outras traduções e Bíblias de estudo com temas específicos tem várias em pdf ou, se preferir comprar impressas, também. Mas o preço é sempre salgado.
Eu não consigo ler nada em celular :)) Se tiver esse software em pc ou mac, eu vou baixar. Eu gostei do software que o brother Soothsayer recomendou.

Copiei e colei todas as suas recomendações, agradeço muito a ajuda, copiei os livros que me recomendaste em MP, também. Brigadão, mesmo!

Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Turbo » 18 Nov 2017 11:27

Bom para um leigo que queira comecar a estudar e entender um pouco, qual é o recomendado ?
Nao gosto muito de ficar lendo em tablets, celular. No caso iria comprar o livro
Por incrivel que pareca, a parte de estudo biblicos quando eu fiz eu era bem novo e nao lembro nada, entao seria bem interessante poder agora depois de velho tentar entender melhor.
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Tenente Murphy
Contato:

Mensagem por Tenente Murphy » 18 Nov 2017 19:38

Raul Nutti escreveu:
18 Nov 2017 10:39
Pessoal, minha avó queria comprar uma bíblia em espanhol, mas eu não acho em lugar nenhum pra dar de presente pra anciã. Alguém tem uma que queira vender ou sabe quem tem? Abraços
Tua avó lê em pdf? :D :D :D

Tenente Murphy
Contato:

Mensagem por Tenente Murphy » 18 Nov 2017 20:00

Turbo escreveu:
18 Nov 2017 11:27
Bom para um leigo que queira comecar a estudar e entender um pouco, qual é o recomendado ?
Nao gosto muito de ficar lendo em tablets, celular. No caso iria comprar o livro
Por incrivel que pareca, a parte de estudo biblicos quando eu fiz eu era bem novo e nao lembro nada, entao seria bem interessante poder agora depois de velho tentar entender melhor.
Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal e NVI. Leia as duas concomitantemente. Baixe da internet um plano de estudos anual, semestral, trimestral ou mensal ou o período que tiver disponível e siga ele. Se quiser algo mais, tem os livros Como Estudar a Bíblia Sozinho do Tim LaHaye e Doze maneiras de estudar a Bíblia sozinho do Rick Warren. Ambos tem em pdf para baixar. Para começar isso ajuda. Depois pode adquirir um Manual Bíblico ou uma coleção de Comentários aos livros bíblicos. Se quiser estudar a Crítica Bíblica vai ter de estudar Hermenêutica, Exegese e História do Pensamento Cristão. Daí é outro mundo. Antes disso, nada como um Manual de Hermenêutica, um de Exegese, um Manual de Tempos e Costumes Bíblicos ou Semíticos, um Dicionário Bíblico, uma Concordância, um Manual de Geografia, um livro de História da Igreja, um de História do Pensamento Cristão, História dos Hebreus e uma boa base em Apologética Cristã e Filosofia. Entender o debate entre Liberalismo e Fundamentalismo também é bom, e acho que temos colegas no fórum que conhecem mais disso do que eu.

Mas uma Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal e uma NVI para começar estão de bom tamanho por um bom tempo.

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 21 Nov 2017 17:23

Doutrinas religiosas não são pra ser debatidas. Se voce é uma pessoa melhor seguindo determinada doutrina vá em frente, esse é o seu caminho.

Responder