Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"
-
- Aprendiz
- Contato:
Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"
Nada a ver, o Brazilian é pra dizer que nasceu aqui, não que é exclusividade nossa.
- Chet Baker
- Contato:
Aqui no Brasil é jiu jitsu mesmo.
Agora lá fora não me incomodo que chamem de bjj. Pelo menos há referência do local em que a arte se desenvolveu e diferencia do ju jistsu japonês .
Agora lá fora não me incomodo que chamem de bjj. Pelo menos há referência do local em que a arte se desenvolveu e diferencia do ju jistsu japonês .
Acho que o nome BJJ já existia, mas pegou de vez com uma campanha da IBJJF, um pouco antes de mudar a sede pros EUA. Criaram um produto de exportação.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
- viniciusfs
- Contato:
O brazillian nem deveria existir. Metade do nome é inglês, metade em japonês pra uma arte marcial dita como brasileira. BJJ é claramente o nome do produto, o que é lamentável. Se não existiesse a treta com o nome Gracie o produto seria Gracie Jiu-jitsu.
Sou daqueles que acredita que o que fazemos hoje é uma evolução/continuação do que os japoneses tem feito, que pensa que judo e jiu-jitsu são esportes com regras diferentes mas origem na mesma arte marcial. Eu acho que é tudo jiu-jitsu e não tem dono.
Sou daqueles que acredita que o que fazemos hoje é uma evolução/continuação do que os japoneses tem feito, que pensa que judo e jiu-jitsu são esportes com regras diferentes mas origem na mesma arte marcial. Eu acho que é tudo jiu-jitsu e não tem dono.
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Falta de conhecimento histórico, de entender que o Brazilian Jiu Jitsu é uma das formas de jiu jitsu, não a única. Ademais, já pensou tirar o Thai do Muay Thai pq ele foi exportado pro mundo inteiro?
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
-
- Contato:
Discussão interessante... Não chamamos o futebol de English footbal e nenhum outro esporte pelo nome do País. Por outro lado, é um orgulho nossa luta ser tratada lá fora por Brazilian jiu jitsu.
-
- Contato:
BJJ é uma vertente do JJ, o fundamento é o mesmo, porém com diferentes formas/movimentos. É uma arte aprimorada, não vejo motivos por não chamar-se de Brazilian Jiu-Jitsu.
"Mar calmo não faz um bom marinheiro"
Na minha opiniao isso eh bobagem.. a ideia de que tudo eh jujutsu eh falha.
Nao ha porque nao deixar o nome Gracie JJ or BJJ no contexto historico atual. Se voces forem no japao e perguntarem sobre o legitimo "japanese jujutsu" vao olhar para voce com uma expressao perplexa e perguntar qual deles. Algumas das escolas tradicionais, em ordem alfabetica:
Hontai Yōshin-ryū (Takagi Ryu)
Kashima Shin-ryū
Kitō-ryū
Kukishin-ryū
Kyushin-ryū
Sekiguchi-ryū
Shindō Yōshin-ryū
Sōsuishi-ryū
Takenouchi-ryū
Tatsumi-ryū
Tenjin Shin'yō-ryū
Yagyū Shingan-ryū
Yōshin-ryū
Cada uma se especializava em algo diferente. Kano mesmo estudou algumas, se nao me engano, pelo menos Kito e Tenjin. O proprio judo, quando chegou no Brasil ainda era frequentemente referenciado como Kano jujutsu. Na sua maior parte, BJJ se manteve bem proximo do judo (kano jujutsu) original, "infelizmente" diminuindo muito o enfase as quedas em prol de ganhar combates 1 x 1, ja que o proprio Kano havia observado que o chao era mais rapido de se ganhar proficiencia do que a parte em pe. E afinal a meta de aprender GJJ historicamente era ganhar combates reais e se defender em brigas.
Portanto qual o problema em se ter o "Gracie-ryū", a menos que disputem ser plagio do judo...
Alias, o colega Tony tinha uma excelente pagina comentando a historia do BJJ. Possivelmente a melhor que ja conheci. Nao sei se ainda existe. Espero que sim.
Nao ha porque nao deixar o nome Gracie JJ or BJJ no contexto historico atual. Se voces forem no japao e perguntarem sobre o legitimo "japanese jujutsu" vao olhar para voce com uma expressao perplexa e perguntar qual deles. Algumas das escolas tradicionais, em ordem alfabetica:
Hontai Yōshin-ryū (Takagi Ryu)
Kashima Shin-ryū
Kitō-ryū
Kukishin-ryū
Kyushin-ryū
Sekiguchi-ryū
Shindō Yōshin-ryū
Sōsuishi-ryū
Takenouchi-ryū
Tatsumi-ryū
Tenjin Shin'yō-ryū
Yagyū Shingan-ryū
Yōshin-ryū
Cada uma se especializava em algo diferente. Kano mesmo estudou algumas, se nao me engano, pelo menos Kito e Tenjin. O proprio judo, quando chegou no Brasil ainda era frequentemente referenciado como Kano jujutsu. Na sua maior parte, BJJ se manteve bem proximo do judo (kano jujutsu) original, "infelizmente" diminuindo muito o enfase as quedas em prol de ganhar combates 1 x 1, ja que o proprio Kano havia observado que o chao era mais rapido de se ganhar proficiencia do que a parte em pe. E afinal a meta de aprender GJJ historicamente era ganhar combates reais e se defender em brigas.
Portanto qual o problema em se ter o "Gracie-ryū", a menos que disputem ser plagio do judo...
Alias, o colega Tony tinha uma excelente pagina comentando a historia do BJJ. Possivelmente a melhor que ja conheci. Nao sei se ainda existe. Espero que sim.
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
Pra diferenciar o "soccer" do "football" o mundo todo chama o esporte de futebol americano.. não vejo nada demais em ter o Brazilian no nome, além de diferenciar do JJJ. Abs.Rodrigo muleta escreveu: ↑06 Nov 2017 08:34Discussão interessante... Não chamamos o futebol de English footbal e nenhum outro esporte pelo nome do País. Por outro lado, é um orgulho nossa luta ser tratada lá fora por Brazilian jiu jitsu.
Gracie/Brazilian Jiu-Jitsu é o "estilo Gracie/Brasileiro" de Jiu-Jitsu, assim como o Judô é o "estilo Kano" de Jiu-Jitsu.
No Japão era, e ainda é, visto que Yoshizo Machida chama sua versão de Karatê Shotokan de "Machida Ryu", comum a cultura de criar seu próprio estilo, e chamá-lo de um nome diferente, mesmo você sendo discípulo de um mestre conhecido.
Jiu-Jitsu é um nome genérico para conjuntos de técnicas que não utilizavam golpes traumáticos, assim como Karate é para golpes de mãos nuas e Kung-fu é para exercício físico.
No Japão era, e ainda é, visto que Yoshizo Machida chama sua versão de Karatê Shotokan de "Machida Ryu", comum a cultura de criar seu próprio estilo, e chamá-lo de um nome diferente, mesmo você sendo discípulo de um mestre conhecido.
Jiu-Jitsu é um nome genérico para conjuntos de técnicas que não utilizavam golpes traumáticos, assim como Karate é para golpes de mãos nuas e Kung-fu é para exercício físico.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!
Acesse: Papo no Tatame
Acesse: Papo no Tatame
- pauloeduardo2906
- Contato:
Eu penso que o BJJ é um estilo do Jiu-Jitsu, pois foi adaptado do tradicional, onde é completamente diferente do nosso! Mas é o que eu acho...assim como o muay boran é diferente do muay thai, o judô tradicional é diferente do judô olímpico e etc...
Ídolos:Anderson Silva no MMA, Roger Gracie no Jiu Jitsu e Buakaw Banchamek no K1
- RicardoBJJ
- Contato:
Não dou 20 anos pra arte ser convertida de vez para American Jiu-Jitsu, ou algo parecido.
- Edward Khil
- Contato:
Todo mundo sabe que o jiu-jitsu é japonês. Mas deixa o povo chamar de BJJ, não há problemas nisso e nem razão pra se perder tempo com isso. Saulo deve tá com o tempo dele muito ocioso...
Направление? Какое направление?!
-
- Usuário Fundador
Eu nao vejo o porque ser chamado somente de JJ, pois existem vertentes do mesmo...
Agora, o mundo todo fala soccer? Kkkkkk para né.